Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Liga Sagres - 20ª Jornada: Porto 0-0 Sporting

Estamos vivos!

O Sporting deu esta noite uma clara demonstração de crer e de grande atitude, mantendo-se na luta pelo título. O empate acabou por ser um resultado justo apesar do Sporting ter disposto das melhores ocasiões de golo.

Depois da pesada derrota da passada 4ª feira, pensou-se que o Sporting se poderia apresentar "ferido" em campo, mas cedo se percebeu que essas feridas estavam saradas. Foram 4 as alterações em relação a esse jogo: da defesa só ficou Polga, regressando Pedro Silva, Carriço e Grimi. Face à ausência de Vukcevic, Pereirinha entrou para a ala direita.

Assistiu-se a um jogo muito equilibrado, muito disputado a meio-campo e com poucas ocasiões de golo. O Sporting na 1ª parte teve 3 boas ocasiões para marcar: 1º Izmailov tentou o chapéu a Helton quando podia ter rematado em força... Liedson cabeceou ao poste após passe também de cabeça de Derlei, naquela que foi a grande oportunidade de golo da partida e, finalmente, novamente Liedson a falhar o desvio após passe de Moutinho. Nota para a lesão de Grimi, aparentemente grave, perto da meia-hora de jogo. O lateral argentino foi substituído por Caneira.

A 2ª parte foi ainda mais disputada a meio-campo, com muita luta e muita entrega dos jogadores de parte a parte, muitas faltas e muitas paragens, onde todos os jogadores leoninas mostraram grande coesão e muita entrega, demonstrando que querem levar a equipa o mais além possível, ou seja, rumo ao título.

Com este empate, o Sporting mantém o 3º lugar a 4 pontos do Porto, estando agora o Benfica em 2º lugar a 2 pontos dos azuis.

Nas próximas 2 jornadas o Sporting joga 2 vezes em Alvalade, frente a Paços de Ferreira e Rio Ave e só os 6 pontos são esperados.


Porto: Helton, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Rolando, Cissokho (Tomás Costa, 71 m), Fernando, Raul Meireles, Lucho (Farias, 83 m), Rodriguez, Hulk e Lisandro (Tarik, 87 m)

Suplentes não utilizados: Nuno, Stepanov, Mariano, Tomás Costa e Madrid


Sporting: Tiago, Pedro Silva, Polga, Carriço, Grimi (Caneira, 28 m), Rochemback (Adrien, 83 m), Pereirinha, Moutinho, Izmailov (Djaló, 68 m), Derlei e Liedson

Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Tonel, Tiuí e Romagnoli

Futsal - 19ª Jornada: Sporting 4-3 NS Tires

O Sporting continua na senda das vitórias!

Desta vez, recebeu e bateu o Núcleo Sportinguistas de Tires. Num jogo entre equipas "irmãs", o Tires entrou melhor no jogo e chegou a estar a vencer por 0-2, com apenas 4 minutos de jogo decorridos.

Os leões reagiram, e pouco depois reduziram por Alex. O 2-2 chegaria aos 15 minutos dos pés de Paulinho. Ainda antes do intervalo, Davi fez o 3-2. Foi um bom período onde o Sporting conseguiu dar a volta ao marcador.

No 2º tempo o equilíbrio manteve-se, com o Sporting a conseguir fazer o 4-2 por Divanei a meias com um adversário. O jogo parecia resolvido mas o Tires ainda conseguiu reduzir para 4-3 pondo emoção no jogo até ao fim.

O Sporting acabaria mesmo por vencer mas num jogo que se esperava mais fácil do que realmente foi. O importante foi a conquista de mais 3 pontos.

Sporting: Cristiano, Bibi, João Matos, Alex (1), Café, Davi (1), Paulinho (1), Zézito, Deo, Divanei (1)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Liga Sagres - 20ª Jornada: Porto - Sporting

28 de Fevereiro de 2009
20:30
Liga Sagres - 20ª Jornada
Estádio do Dragão
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Tiago e Ricardo Batista

Defesas: Abel, Pedro Silva, Carriço, Polga, Tonel, Caneira, Ronny e Grimi

Médios: Rochemback, Adrien, Pereirinha, Moutinho, Romagnoli e Izmailov

Avançados: Derlei, Yannick, Tiuí e Liedson

Para o jogo do tudo ou nada de amanhã, Vukcevic é ausência de última hora. O montenegrino está a contas com uma constipação e não é opção para o jogo de amanhã. De fora, ficam também Rui Patrício, Miguel Veloso e Postiga, todos lesionados.
Depois da pesada derrota na Liga dos Campeões, os jogadores leoninos têm que dar o tudo por tudo para tentar vencer amanhã, é fundamental que isso aconteça para que o Sporting continue na luta pelo título. Uma derrota, coloca o Sporting a 7 pontos, tornando praticamente impossível esse objectivo.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bonito serviço...

"Filipe Soares Franco abordou o Porto-Sporting do próximo sábado. O jogo foi antecipado para sábado, porque o Porto tinha agendado o jogo da meia final da Taça, para 4ª feira, dia 4, mas que entretanto foi adiado para dia 22 de Março, um Domingo. Soares Franco compreende e promete um Sporting a discutir a vitória, apesar de se apresentar no Dragão com menos 24 horas de descanso que o FC Porto." in rr.pt

Mas o que é isto?

Que palhaçada vem a ser esta? Somos dirigidos por anjinhos??

Eu por acaso já tinha estranhado o jogo ser no Sábado, sabendo que o Porto jogava na 3ª feira e o Sporting na 4ª feira, logo, menos 24h de descanso. Agora que tinha sido o Sporting a "abrir as pernas" para que isto acontecesse é que não estava à espera!!

Só falta deixarem os jogadores do Porto fazerem o que quiserem e ganhar o jogo...secalhar há pessoas em Alvalade que ficavam felizes com isso!

VERGONHA!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Liga dos Campeões: Sporting 0-5 Bayern

Mau demais...

"Queremos que este Clube seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa". A esta hora, José Alvalade deve estar às voltas no túmulo...

O Sporting foi esta noite copiosamente derrotado em Alvalade pelos alemães do Bayern, em jogo a contar para a 1ª mão dos Oitavos de Final da Liga dos Campeões. Foi um jogo em que tudo correu mal, muito à semalhança do que já tinha acontecido aquando da visita do Barcelona.

Os erros pagam-se caro e, nesta altura da prova, frente a adversários poderosos, ainda mais caro se paga. E foi isso que aconteceu ao Sporting, falhou, pagou! E caro! 0-5 foi o resultado mais pesado da história leonina em jogos a contar para as competições europeias, a jogar em casa.

Paulo Bento mexeu na equipa em relação ao último jogo. Talvez tenham sido mexidas a mais, principalmente na defesa, onde só Polga repetiu titularidade. Abel, Tonel e Caneira completaram o quarteto. No meio-campo, surgiu Romagnoli no lugar de Vukcevic. Mais uma vez, o argentino esteve longe de convencer.

O Sporting até entrou bem no jogo, podia ter marcado aos 10 minutos através de Polga, mas o remate do central brasileiro foi salvo em cima da linha de golo. Rochemback e Liedson ainda ameaçaram de longe, mas o pesadelo começaria perto do intervalo. Derlei falhou no atraso e colocou a bola nos pés de Ribéry que, sózinho, tirou do caminho Polga e Tonel e fez o golo à saída de Tiago. Estava dado o mote para o que seria a 2ª parte.

O Sporting regressou dos balneários com vontade de dar a volta ao resultado, dispôs de uma boa oportunidade para o fazer mas, contra a corrente do jogo e em posição de fora de jogo, Klose faria o 2º golo. Se as coisas já estavam difíceis, mais difíceis ficaram depois de Rochemback cometer falta dentro da área (desnecessária) e de Ribéry ter convertido o penalty. 0-3 e com meia hora pela frente, o pior estava para vir. Os jogadores do Sporting acusaram bastante o 3º golo e não mais se encontraram. Perto do fim, mais 2 golos, ambos marcados por Luca Toni, perante a "pasmaceira" da defesa leonina e mais uma falha imperdoável, desta vez por Pereirinha, que havia entrado para o lugar de Abel.

Com 0-5 chegava ao fim uma noite de pesadelo, que os cerca de 35 mil espectadores que se deslocaram a Alvalade certamente não esperariam. A eliminatória está assim resolvida, restando ao Sporting tentar deixar uma boa imagem no jogo da 2ª mão, em Munique.

O Sporting tem que levantar a cabeça e começar já a pensar no importante jogo do próximo Sábado, frente ao Porto.


Sporting: Tiago; Abel (Pereirinha, 60 m), Polga, Tonel e Caneira; Rochemback, João Moutinho, Izmailov (Vukcevic, 60 m) e Romagnoli; Liedson e Derlei (Yannick, 72 m).

Suplentes não utilizados: Ricardo Baptista, Pedro Silva, Daniel Carriço e Grimi.

Bayern: Rensing; Oddo (Lell, 66 m), Lúcio (Van Buyten, 78 m), Demichelis e Lahm; Van Bommel, Zé Roberto, Ribery e Schweinsteiger (Altintop, 78 m); Miroslav Klose e Luca Toni

Suplentes não utilizados: Butt, Ottl, Podolski e Borowski

Golos: Golos: Frank Ribery (42 e 63 m), Klose (57 m) e Luca Toni (84 e 90 m).

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Liga dos Campeões: Sporting vs Bayern

25 de Fevereiro de 2009
19:45
Liga dos Campeões - Oitavos de Final
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Tiago e Ricardo Batista

Defesas: Carriço, Polga, Pedro Silva, Ronny, Caneira, Tonel, Grimi e Abel

Médios: Izmailov, Vukcevic, Pereirinha, Rochemback, João Moutinho e Romagnoli

Avançados: Derlei, Yannick, Rodrigo Tiuí e Liedson

Pela 1ª vez nos Oitavos de Final da Liga dos Campeões, o Sporting recebe amanhã os alemães do Bayern de Munique. Apesar dos maus resultados nos últimos jogos, o Bayern é uma equipa fortíssima e sempre um dos candidatos a vencer a prova. Já o Sporting, não tem nada a perder e a jogar em casa certamente que irá jogar para ganhar. Paulo Bento tem algumas baixas para este jogo. Rui Patrício, Adrien e Miguel Veloso ainda não estão recuperados dos problemas físicos. Postiga juntou-se a estes 3 no "estaleiro leonino", depois de ter saído lesionado no derby de Sábado. O avançado leonino pára 3 semanas. Tiuí e Ronny regressam ao lote de 20 convocados.
Com o apoio de todos, o Sporting certamente que irá conseguir um bom resultado!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Resultados Futebol Formação

Juniores - 21ª Jornada

Sporting 3-0 Oeiras

Golos: Wilson Eduardo (2) e Amido Baldé

Classificação: 2º Lugar - 52 pontos


Iniciados - 20ª Jornada

Barreirense 0-6 Sporting

Golos: Frederic Maciel (2), Iuri Medeiros, Tiago Bernardo, Antoninho Silva e Edilino Ié

Classificação: 1º Lugar - 57 pontos

Liga Sagres - 19ª Jornada: Sporting 3-2 Benfica

Só 3-2!

Peca por escassa a vitória do Sporting sobre o Benfica, tal o domínio e a superioridade leonina durante o jogo. A 2ª parte assistiu-se a um autêntico banho de bola e a um festival de oportunidades de golo desperdiçadas pelo Sporting. Liedson foi mais uma vez decisivo, ao apontar 2 golos, o 10º contra o Benfica em 12 jogos.

O Sporting apresentou-se em campo no seu esquema habitual, com Pedro Silva e Grimi nas laterais, o meio campo habitual e Postiga na frente ao lado de Liedson. E a 1ª parte não foi bem jogada, bem pelo contrário. O Sporting até marcou cedo, à passagem dos 10 minutos por Liedson, com um remate fantástico sem hipóteses para Moreira. Pensava-se que o Sporting com este golo pode-se embalar para uma grande exibição, mas não foi isso que aconteceu na 1ª metade do jogo. Muitos passes errados e faltas de parte a parte, tornaram o jogo feio e muito mal jogado. Postiga, perto da meia hora saiu lesionado, tendo sido rendido por Derlei. O Benfica assustou com um remate ao poste de Yebda na sequência de uma falta inexistente (uma constante durante todo o jogo) e acabaria por empatar por Reyes na sequência de uma grande penalidade a castigar falta na área de Polga sobre Suazo (mal Polga neste lance). O Sporting pareceu querer reagir após o golo sofrido e podia muito bem ter-se adiantado no marcador se o árbitro tivesse assinalado penalty num corte descarado com o braço de Maxi Pereira dentro da área. Só não viu quem não quis!!

Com o jogo empatado, o jogo foi para intervalo. A 2ª parte foi totalmente diferente, com um grande Sporting em campo. Logo aos 3 minutos do reatamento, Derlei fez o 2-1 após um bom passe de Polga e fífia da defesa encarnada. Estava dado o mote para o que seria a 2ª parte... Sporting a atacar e a falhar golos feitos...Benfica a não conseguir construir uma jogada e com o seus jogadores a tentarem sempre cavar faltas perto da área para tentarem marcar nos lances de bola parada. Derlei por 2 vezes, Liedson, Vukcevic, Pereirinha na trave, não conseguiram fazer o 3º golo leonino. Mas tantas vezes vai o cântaro à fonte que o 3º golo acabou por surgir, pelo inevitável Liedson, que bisou no jogo com um extraordinário cabeceamento, após excelente jogada de Pereirinha na direita que, literalmente sentou Sidnei e cruzou para Liedson marcar. O Sporting conseguia assim sossegar os seus adeptos e garantir 3 preciosos pontos.

Já perto do final do jogo, Cardozo ainda reduziu para 3-2, ao cabecear no meio dos centrais verde e brancos. Um golo que arrefeceu um pouco os ânimos visto que o Sporting perdeu assim a vantagem em caso de empate na classificação.

O Sporting iguala assim o Benfica na Classificação ficando as duas equipas a 4 pontos do Porto. No próximo Sábado, mais uma final, com a deslocação ao Dragão. Antes, na 4ª feira, novo jogo em Alvalade, desta vez para a Champions League frente aos alemães do Bayern.


Sporting: Tiago; Pedro Silva, Daniel Carriço, Anderson Polga e Grimi; Rochemback, Izmailov (Tonel, 90+1 m), Moutinho, Vukcevic (Pereirinha, 74 m); Liedson e Hélder Postiga (Derlei, 27 m).

Suplentes não utilizados: Ricardo Batista; Caneira, Yannick Djaló e Romagnoli.

Golos: Liedson (11 e 83 m) e Derlei (48 m)

Benfica: Moreira; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, David Luiz, Ruben Amorim (Nuno Gomes, 79 m), Yebda (Di Maria, 58 m), Katsouranis, Reyes, Aimar e Suazo (Cardozo, 66 m)

Suplentes não utilizados: Quim; Binya, Carlos Martins e Miguel Vítor

Golos: Reyes (37 m g.p.) e Cardozo (90 m).

Futsal - 18ª Jornada: Sporting 3-2 Mogadouro

O Sporting venceu esta tarde o Mogadouro por 3-2 (3-1 ao intervalo) na partida referente à 19.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Os «leões» elevam, assim, para dez, o número de jogos sem perder, dos quais seis se reportam à segunda volta (cinco vitórias e um empate).

A vitória podia e devia ter sido mais folgada mas os leões falharam muito na finalização. Mesmo estando a perder com um auto-golo de Alex o Sporting não desmoralizou e chegou ao intervalo a vencer por 3-1.

No 2º tempo, o jogo foi mais equilibrado tendo o Mogadouro jogado muito tempo em 5x4 tendo conseguido chegar ao 3-2.

A vitória do Sporting não tem discussão e os leões continuam assim a recuperar na classificação.

Sporting: João Benedito; Davi (1), Alex (1), Café, Divanei, Zezito, Bibi, Deo, João Matos (1) e Paulinho

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Liga Sagres - 19ª Jornada: Sporting - Benfica

21 de Fevereiro
20:00
Liga Sagres - 19ª Jornada
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Tiago e Ricardo Batista

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira, Grimi, Abel e Tonel

Médios: Izmailov, Vukcevic, Pereirinha, Rochemback, Moutinho e Romagnoli

Avançados: Derlei, Yannick Djaló, Liedson e Postiga

Joga-se amanhã, provavelmente, o jogo mais importante da temporada, até ao momento. Não há margem para mais erros e só a vitória pode fazer com que o Sporting ainda lute pelo título. Para este jogo, Abel e Grimi regressam ao passo que Rui Patrício, Miguel Veloso e Adrien, por lesão, ficam de fora.
Estou confiante num bom jogo do Sporting e na consequente vitória. Os bilhetes estão praticamente todos vendidos. Não é pois por falta de apoio que não vamos vencer.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Liedson vs Benfica

Liedson resolve! E já resolveu muitos derbys!

Num total de 11 jogos disputados frente ao Benfica, o Levezinho já marcou por 8 vezes! Só há 1 equipa a quem Liedson marcou mais golos, a Académica, com 9 golos sofridos.

Só na época de estreia em Portugal é que Liedson não marcou aos encarnados. De resto, pelo menos, marca sempre 1 golo. Espero que este Sábado, Liedson volte a resolver!

Aqui ficam alguns dos golos marcados pelo Levezinho ao Benfica:




terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Derby

O DERBY É ISTO:








segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Futebol Formação - Resultados

Juvenis - 20ª Jornada

Eléctrico 0-6 Sporting

Classificação: 1º Lugar - 58 pontos


Iniciados - 19ª Jornada

Sporting 8-0 Odivelas

Golos: Antoninho Silva, Armindo Bangna (3), Adónis Romão (2), Edgar Ié e Edilino Ié

Classificação: 1º Lugar - 54 pontos

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Liga Sagres - 18ª Jornada: Belenenses 1-2 Sporting

Reviravolta!

Como era de esperar, a vitória do Sporting esta noite no Restelo foi muito difícil, diria mesmo arrancada a ferros. Mas isso aconteceu muito por culpa própria. O Sporting podia e devia ter resolvido o jogo mais cedo e assim evitado tanto sofrimento.

O Sporting apresentou-se em campo sem João Moutinho que ficou doente (febre) na véspera do jogo. No seu lugar, entrou Adrien Silva que deu bem conta do recado. O miudo está um "patrãozinho" no meio campo. No ataque regressou Liedson que fez dupla com Derlei. Pedro Silva jogou na lateral direita e Veloso na esquerda.

E a 1ª parte foi de sentido único, com o Sporting a dominar e a encostar o Belenenses à sua defesa. O problema esteve na finalização, com os leões a disporem de várias oportunidades para marcar mas a falharem sempre na hora H. Liedson esteve particularmente desinspirado esta noite, falhando 3 ou 4 oportunidades que não costuma desperdiçar.

No 2º tempo, o Belenenses cedo se adiantou no marcador por intermédio de Marcelo, que havia entrado ao intervalo. No entanto, mais uma vez o Sporting foi prejudicado já que o avançado brasileiro se encontrava em fora de jogo. Depois do golo sofrido os jogadores leoninos tiveram alguns momentos de desnorte e o Belenenses dispôs de mais 2 oportunidades para dilatar a vantagem. Paulo Bento mecheu, e bem, na equipa, fazendo sair primeiro Rochemback, entrando Djaló e depois Derlei, que foi rendido por Postiga. E seria Postiga a ser determinante na reviravolta no marcador. 1º assistiu Vukcevic, para o montenegrino igual a partida; depois, inverteram-se os papéis e foi Vukcevic a isolar de forma magistral Postiga que, com um chapéu subtil, bateu Júlio César e fez o 2º golo do Sporting...um golaço!

O Sporting ainda podia ter dilatado o marcador mas nem Djaló, nem Liedson, conseguiram marcar.

O Sporting consegue assim uma importante vitória na véspera de receber o Benfica e da deslocação ao Dragão.


Belenenses: Júlio César; Cândido Costa, Carciano, Rodrigo Arroz (Marcelo, 45 min), Ávalos e Tininho (Roncatto, 86 min); Diakité, Mano, Zé Pedro e Silas; Saulo (Vinícius Pacheco, 82 min)

Suplentes não utilizados: Assis, Kiko, Wender, Gabriel Gómez

Golos: Marcelo (51min)


Sporting: Tiago; Pedro Silva (Caneira, 86 min), Daniel Carriço, Polga e Miguel Veloso; Rochemback (Djaló, 65 min), Adrien, Izmailov e Vukcevic; Liedson e Derlei (Postiga, 72 min)

Suplentes não utilizados: Rui Batista, Tonel, Romagnoli, Pereirinha

Golos: Vukcevic (75 min) e Postiga (79 min)

Futsal - 17ª Jornada: Sassoeiros 2-4 Sporting

Ora aí está Divanei!

O ala brasileiro começou esta tarde a justificar o porquê da sua contratação pelo Sporting.

O jogo foi, durante grande parte do tempo, muito equilibrado, tendo sido resolvido nos pequenos pormenores, ou seja, a qualidade dos jogadores.

O Sporting podia-se ter adiantado cedo no marcador, mas falhou na hora da finalização. O Sassoeiros soube responder sempre bem e também teve as suas oportunidades. O 1º golo surgiu para o Sporting, após passe de Divanei para João Matos que encostou facilmente para a baliza. Divanei tinha entrado pouco tempo antes em campo e tinha avisado por 2 vezes com 2 bons remates.

Ao intervalo o Sporting vencia por 0-1, mas se tivesse empatado aceitava-se perfeitamente. No 2º tempo, Bibi fez o 0-2 mas logo de seguida o Sporting permitiu que o Sassoeiros fizesse 2 golos e iguala-se a partida. Foi então que surgiu Divanei para resolver o jogo: 2 golos que deram mais 3 importantes pontos ao Sporting que tem vindo a melhorar de jogo para jogo.

Vitória por 2-4 num bom espectáculo de futsal com boa réplica do Sassoeiros.

Sporting: Cristiano, Davi, Café, Alex, João Matos (1), Djo, Deo, Zézito, Paulinho, Divanei (2) e Bibi (1)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Liga Sagres - 18ª Jornada: Belenenses - Sporting

14 de Fevereiro de 2009
20:30
Liga Sagres - 18ª Jornada
Estádio do Restelo
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Tiago e Ricardo Baptista

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira e Tonel

Médios: Adrien, Izmailov, Vukcevic, Miguel Veloso, Pereirinha, Rochemback, Moutinho e Romagnoli

Avançados: Derlei, Yannick Djaló, Liedson e Postiga.

São várias as alterações na convocatória para a deslocação ao Restelo, em relação ao último jogo. Liedson e Djaló regressam após lesão. Pelo contrário, Rui Patrício lesionado e Abel e Tiuí por opção ficaram de fora dos eleitos.
O Sporting, que vem de 2 empates e 1 derrota, somando apenas 2 pontos em 9 possíveis, tem obrigatoriamente que vencer o Belenenses não se estando à espera de um jogo fácil, bem pelo contrário. Os azuis do Restelo têm sido bem orientados por Jaime Pacheco e certamente que irão complicar a vida ao Sporting.
Dos jogadores do Sporting só espero atitude e vontade de vencer.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

88º Aniversário de Moniz Pereira


Mário Moniz Pereira completa hoje 88 anos de vida.

Uma vida dedicada ao desporto, em especial ao atletismo, e uma dedicação enorme ao seu clube de sempre: o Sporting Clube de Portugal! A sua vida é sinónimo de Sporting sendo actualmente o Sócio Nº 2 do Sporting Clube de Portugal.

Moniz Pereira foi, podemos dizê-lo, um atleta completo. Andebol, Basquetebol, Futebol, Hóquei em patins, Ténis de Mesa, Voleibol e claro Atletismo, foram modalidades praticadas pelo professor.

É um professor, desportista, atleta, treinador e autor de canções mesmo sem saber nada de notas musicais (toca de ouvido). Em sua casa guarda vídeos e vários tipos de documentação de tudo o que são competições de atletismo tais como os Jogos Olímpicos ou Campeonatos do Mundo... uma verdadeira enciclopédia viva.

Um dos seus maiores desgostos será, certamente, o Sporting não possuir, neste momento, uma pista de atletismo. A pista de atletismo foi destruída juntamente com o velhinho Estádio de Alvalade e desde então, tal como em outras modalidades, os atletas têm que andar com a "casa às costas". Esperemos que a prenda do seu 89º aniversário seja uma pista de atletismo.

PARABÉNS SR. ATLETISMO!

Pontapés de canto

Se há lances num jogo de futebol que cada vez são mais decisivos, esses são os lances de bola parada.
O Sporting, nos últimos anos, teve alguns bons executantes. Balakov e André Cruz devem ter sido o expoente máximo do aproveitamento deste tipo de lances.

Centrando-me exclusivamente nos pontapés de cantos, esta época tem sido um verdadeiro desastre para o Sporting. A história até começou bem...no 1º canto da época, golo! Cruzamento de Rochemback e golo de Tonel, na recepção ao Trofense. Desde esse 1º canto até há última jornada com o Braga, o Sporting marcou mais 128 com aproveitamento nulo! E o Sporting até é a equipa da Liga Sagres com mais cantos a favor.

Penso que a ausência de Tonel não pode servir de desculpa para o mau aproveitamento nos pontapés de cantos. Sem dúvida que o central é um dos que melhor sabe aproveitar estes lances mas o Sporting tem que ter alternativas à altura. Basta ver os outros grandes, principalmente o Benfica, que tem marcado vários golos de bola parada.

Não sei se estes "lances de laboratório" são ensaiados na Academia...se não são, deveriam ser... e se já são, têm que ensaiar ainda mais!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Liga Sagres - 17ª Jornada: Sporting 2-3 Braga

O princípio do fim?

É certo que o Sporting perdeu bem esta noite, é inquestionável. Mas também é certo que continuam a acontecer coisas que só acontecem ao Sporting. Alguém acredita que o 3º golo seria validado a um dos outros candidatos ao título? Eu não... e viu-se as arbitragens nos jogos dessas equipas com o Braga. Braga que já tinha sido superior nesses jogos e hoje também o foi grande parte do jogo.

A equipa do Sporting esteve muito mal esta noite, principalmente na 1ª parte. Neste período de tempo não me lembro de nenhuma oportunidade de golo, ao contrário de 1 ou 2 lances de perigo por parte do Braga. A equipa nunca se encontrou, não se deu com a pressão alta do Braga, tendo muitas dificuldades para construir jogo. O empate ao intervalo acabava por ser um resultado ajustado mas com o Braga a ser melhor.

Na 2ª parte, Caneira ficou no balneário entrando Miguel Veloso para o seu lugar. O Sporting demonstrou alguma vontade em melhorar o seu jogo, conseguindo chegar mais próximo da área arsenalista. Mas viria a ser o Braga a marcar, num lance muito confuso na área do Sporting acabando por ser Derlei a introduzir a bola na própria baliza, assim me pareceu. A defesa do Sporting mostrou muita cerimónia neste lance como aliás em muitos outros lances. Aquele que tem sido o sector mais forte do Sporting esta época, hoje não esteve nada bem. Apesar de não jogar bem, o Sporting ainda igualou por Derlei a cerca de 20 minutos do fim. Acreditei que ainda fosse possível dar a volta ao jogo, mas não foi isso que aconteceu. Mais uma desatenção do meio campo e defesa permitiu o 2º golo ao Braga, da autoria de Renteria. Paulo Bento colocou Tiuí em campo no lugar do desastrado Pereirinha mas, logo a seguir, o Braga marcou (?) o seu 3º golo num lance que só o árbitro auxiliar viu. Na minha opinião, a bola não ultrapassou na sua totalidade a linha de golo. Este golo matou o jogo, apesar de Izmailov ter ainda reduzido já em período de desconto.

Com esta derrota, o Sporting perdeu o 7º (!!) ponto em 9 possíveis, ficando assim mais longe das equipas da frente que esta noite dividiram pontos. A continuar assim, resta ao Sporting lutar pelos lugares da Uefa. A equipa continua a demonstrar fraligidades nas alturas decisivas não conseguindo aproveitar os deslizes dos adversários.


Sporting: Rui Patrício; Abel (Pedro Silva, 81 m), Daniel Carriço, Anderson Polga e Caneira (Miguel Veloso, 45 m); Fábio Rochemback, Bruno Pereirinha (Tiuí, 61 m), João Moutinho, Marat Izmailov; Derlei e Simon Vukcevic

Suplentes não utilizados: Tiago, Adrien Silva, Tonel e Romagnoli

Golos: Derlei (69 m) e Izmailov (90 m)


Braga: Eduardo; João Pereira, Moisés (Frechaut, 90 m), Leone e Evaldo; Vandinho, Alan, Luis Aguiar e César Peixoto (Matheus, 77 m); Rentería e Meyong (Mossoró, 66 m)

Suplentes não utilizados: Mário Felgueiras, Orlando Sá, Jorginho e Stélvio

Golos: Derlei (59 m,pb), Renteria (80m) e Mossoró (83 m)

Futebol Formação - Resultados

Juniores - 21ª Jornada

Sporting 3-0 Farense

Golos: Henrique Gomes e Wilson Eduardo (2)

Classificação: 3º Lugar - 49 pontos


Juvenis - 19ª Jornada

Real Massamá 0-1 Sporting

Golos: Daniel Pereiria

Classificação: 1º Lugar - 55 pontos


Iniciados - 18ª Jornada

Estoril 0-4 Sporting

Golos: Alexandre Guedes, Luis Cortez, Idelino Lé e Iuri Medeiros

Classificação: 1º Lugar - 51 pontos

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Futsal - 16ª Jornada: Sporting 2-1 Belenenses

O Sporting conseguiu esta tarde uma importante vitória frente ao Belenenses. Os pupilos de Paulo Fernandes venceram e convenceram por 2-1.

Foi um bom jogo de futsal, com domínio repartido, mas com o Sporting a fazer mais remates e a ter mais oportunidades de golo.

O Sporting adiantou-se por Alex após uma excelente jogada individual. Foi mesmo com o resultado de 1-0 que se chegou ao intervalo.

No 2º tempo o Belenenses igualou por Caio Japa mas já perto do final, Davi garantiu o triunfo leonino com um forte remate.

O Sporting recuperou assim terreno frente ao líder e subiu para o 5º lugar na Classificaçao.

Sporting: João Benedito, Alex (1), Davi (1), Café, Deo, Paulinho, João Matos, Jorge Fernandes, Zezito, Bibi e Divanei

Liga Sagres - 17ª Jornada: Sporting - Braga

8 de Fevereiro
19:00
Liga Sagres - 17ª Jornada
Estádio Alvalade XXI
Transmissao TV: SIC

Lista de convocados:

Guarda-Redes: Rui Patrício e Tiago

Defesas: Abel, Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Tonel e Ronny

Médios: Miguel Veloso, Pereirinha, Adrien Silva, Marat Izmailov, Simon Vukcevic, Fábio Rochemback, João Moutinho e Leandro Romagnoli

Avançados: Derlei, Hélder Postiga e Rodrigo Tiuí

Para o difícil jogo com o Braga, Liedson continua a ser o grande ausente. O levezinho ainda nao está totalmente recuperado do entorse no joelho e nao pode dar assim o seu contributo ao Sporting.

Em fim de semana de Porto - Benfica, o Sporting tem que obrigatoriamente vencer para recuperar pontos a pelo menos 1 dos seus mais directos adversários.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Futsal - 16ª Jornada: Sporting - Belenenses

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Taça da Liga - Meias Finais: Sporting 4-1 Porto

Na final!

O Sporting atingiu hoje a final da Taça da Liga pelo 2º ano consecutivo, ao golear o Porto por 4-1. Foi uma vitória justa da equipa que melhor jogou e que mais fez para vencer.

O Sporting apresentou-se com muitas alterações no 11 inicial das quais destaco Adrien pelo excelente jogo que fez, Tonel que regressou em bom plano e Grimi pela boa 2ª parte. Cedo se viu que o Sporting encarou o jogo de forma séria não deixando o Porto jogar. Foi por isso que, contra a corrente do jogo, o Porto se adiantou no marcador com um golo de Tarik, ao aproveitar alguma passividade da defesa leonina. Este golo, contudo, não afectou o Sporting que continuou a jogar na mesma toada. Postiga ainda fez o golo mas o árbitro invalidou porque a bola embateu no braço do avançado leonino. O empate acabaria por surgir, com naturalidade, na transformação de uma grande penalidade a castigar falta sobre Polga. Romagnoli, concentrado, finalizou de forma irrepreensível. Perto do intervalo, Tonel quase marcou mas Nuno defendeu. Ao intervalo o resultado já se podia considerar lisongeiro face o claro domínio do Sporting.

A 2ª parte do Sporting foi ainda melhor que a 1ª. Logo aos 2 minutos, nova grande penalidade, desta vez cometida sobre Postiga. Romagnoli, mais uma vez, enganou Nuno e fez o 2-1. Estava feita a reviravolta e o Sporting partiu para a goleada. À passagem dos 60 minutos, Pereirinha e Derlei entraram para os lugares de Postiga e Romagnoli. Logo a seguir, Vukcevic isolou Derlei com um magistral toque de calcanhar e o brasileiro fez o golo depois de ultrapassar Nuno. Grande jogada a valer o 3º golo na primeira vez que Derlei tocou na bola. E Derlei não se ficou por aqui e voltou a marcar em mais uma bonita jogada de ataque, com o "ninja" a finalizar de forma acrobática. E o marcador ainda podia ter sido ampliado se Izmailov não tivesse falhado com a baliza escancarada.

O Sporting conquistou assim o direito de estar presente no Estádio do Algarve a 22 de Março, para disputar a final da Taça da Liga. Espero que a atitude e a vontade de vencer demonstrada neste jogo, se repita no fim de semana frente ao Braga.

Quanto ao Porto, vieram de comboio...e foram de vela!

Sporting: Tiago; Pedro Silva, Tonel, Polga e Grimi; Adrien, Izmailov, João Moutinho e Romagnoli (Pereirinha, 64 min); Vukcevic (Rochemback, 79 min) e Postiga (Derlei, 64 min)

Suplentes não utilizados: Rui Patrício, Caneira, Carriço, Tiuí

Golos: Romagnoli (35, 48 min) e Derlei (65 e 81 min)


Porto: Nuno; Sapunaru (Diogo Viana, 71 min), Stepanov, Pedro Manuel e Benitez; Andres Madrid (Ivo Pinto, 88 min), Tomás Costa, Guarín e Mariano; Tarik (Josué, 70 min) e Farias

Suplentes não utilizados: Ventura, Sérgio Oliveira, Dias e Rabiola

Golos: Tarik (8 min)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Taça da Liga - Meias Finais: Sporting - Porto

4 de Fevereiro de 2009
19:00
Taça da Liga - Meias Finais
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: SIC

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira, Tonel, Grimi

Médios: Pererinha, Adrien, Izmailov, Vukcevic, Rochemback, Moutinho e Romagnoli

Avançados: Derlei, Hélder Postiga e Rodrigo Tiuí

Sporting e Porto defrontam-se amanhã em Alvalade pela 3ª vez esta temporada. Nas outras duas, os azuis foram mais felizes. Para o jogo de amanhã o Sporting não conta com alguns habituais titulares: Liedson lesionado, Djaló ainda sem ritmo, Abel, Veloso e Ronny por opção. Mas isto não pode servir de desculpa até porque o Porto virá a Alvalade com um lote de jogadores menos utilizados e até alguns juniores.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ciclo decisivo

Jogo da Taça da Liga à parte, o Sporting vai entrar num ciclo de jogos que, quanto a mim, é decisivo para averiguar se o Sporting é realmente candidato ao título.

Nos jogos da 1ª volta, o Sporting venceu em Braga e bateu os azuis do Restelo em Alvalade. O pior veio depois, nos jogos com os outros candidatos ao título: 2 derrotas numa fase em que não contámos com Vukcevic, Izmailov e Caneira. 2-0 na Luz e 1-2 em Alvalade frente ao Porto foram derrotas que puseram um travão no bom início de campeonato.

No próximo fim de semana o Sporting recebe o Braga e só a vitória interessa já que há também um Porto - Benfica e há que ganhar terreno a pelo menos um dos adversários directos. Depois vem a deslocação ao sempre difícil Estádio do Restelo onde mora um Belenenses em clara recuperação, pela mão de Jaime Pacheco. À 19ª Jornada há derby em Alvalade, um jogo de resultado imprevisível onde o Sporting tentará vingar a derrota da 1ª volta. Para terminar este ciclo infernal, visita ao Estádio do Dragão para defrontar o Tri Campeão Nacional.

Pelo meio ainda haverá os jogos da Liga dos Campeões com o Bayern. Mais difícil ciclo de jogos era complicado de arranjar.

Depois de 4 pontos perdidos em 2 jornadas, ao Sporting resta mostrar que é realmente um sério candidato ao título e vencer todos os jogos!

Nota: É importante que Liedson esteja totalmente recuperado para enfrentar este terrível ciclo de jogos.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Resultados Futebol Formação

Juniores - 20ª Jornada

Sporting 7-0 Pombal

Golos: André Martins (2), Wilson Eduardo (2), Henrique Gomes, Nuno Reis e Amido Baldé

Classificação: 3º Lugar - 46 pontos


Juvenis - 18ª Jornada

Sporting 3-0 CAC

Golos: Ignácio Améli, Tiago Cerveira e Peter Caraballo

Classificação: 1º Lugar - 52 pontos


Iniciados - 17ª Jornada

Sporting 0-1 Benfica

Classificação: 1º Lugar - 48 pontos

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops