Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Visita ao passado - Sá Pinto

Ricardo Sá Pinto!

Não foi há muito tempo que pendurou as botas, mas já deixa saudades...

A 1ª vez que me lembro de ter realmente reparado em Sá Pinto, foi num jogo em Alvalade que o Sporting venceu o Salgueiros por 2-1 e Sá Pinto fez o golo salgueirista. Depois do golo, levantou o braço e percorreu as bancadas de Alvalade de braço apontado...é para vocês devia ele querer dizer. Depois desse golo, mais alguns golos se seguiram e na época 94/95 estava a jogar de verde e branco.

E que bem que o fez! Irreverente, lutador, é daqueles jogadores que os adeptos gostam, que dá tudo o que tem em campo. Na sua 1ª passagem por Alvalade, Sá Pinto fez 3 épocas onde conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Este período ficou marcado pela agressão a Artur Jorge que lhe valeu um castigo de 1 ano sem poder jogar futebol. Saiu então para a Real Sociedad onde ficou 1 época só a treinar e onde permaneceu mais 2 épocas.

Não me lembro de nenhum outro jogador do Sporting que, a jogar fora, tivesse tido elementos das claques leoninas a apoiá-lo. E Sá Pinto teve-o, no seu 1º jogo em terras espanholas.

Em 2000, Sá Pinto regressa ao Sporting, então actual Campeão Nacional. Depois de uma época menos boa, Sá Pinto finalmente consegue realizar o seu sonho e é Campeão no Sporting!

A braçadeira de capitão também foi sua durante muitos jogos. Dificilmente se encontra um jogador melhor para desempenhar tais funções dentro de campo.

Tal como outros símbolos do Sporting, Sá Pinto saiu do clube sem a festa que realmente merecia. Ainda jogou 1 época na Bélgica antes de abandonar a competição. Actualmente, faz parte da estrutura directiva do Sporting, com funções administrativo-comerciais.

Obrigado por tudo Sá "Coração de Leão" Pinto!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Futsal - Renovações

O Sporting continua atempadamente a preparar a próxima época.

Depois das renovações de Alex, Deo e Djo, foi a vez de Café e João Matos renovarem os seus vínculos contratuais com o Sporting.

O Ala brasileiro Café renovou até 2011. Actualmente com 24 anos, Café chegou a Alvalade em 2007, depois de ter sido o jogador revelação da Liga de Futsal do Brasil e rapidamente se afirmou no conjunto de Paulo Fernandes. Internacional brasileiro, Café foi recentemente de novo chamado, para os trabalhos da selecção "Canarinha".

João Matos renovou o seu contrato até 2012. Cada vez mais uma aposta de Paulo Fernandes na equipa do Sporting, João Matos é um jovem com enorme potencial técnico táctico, fazendo da sua "raça" e empenho colocado no jogo uma das suas principais características.

As estas renovações, juntam-se o regresso de Evandro e as contratações de Caio Japa (Belenenses) e Ré (Sassoeiros). É também provável a contratação de Cardinal (Freixieiro).

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Rei Liedson

domingo, 26 de abril de 2009

Resultados Futebol Formação

Juniores - 30ª Jornada (Fim da 1ª Fase)

Real 1-1 Sporting

Golos: Alexander Zahavi

Classificação: 1º Lugar - 72 pontos

O Sporting irá disputar a Fase Final contra o Porto, Benfica e Vitória de Guimarães.


Juvenis - 3ª Jornada (2ª Fase)

Pescadores 0-2 Sporting

Golos: Peter Caraballo e Mauro Antunes

Classificação: 1º Lugar - 9 pontos


Iniciados - 5ª Jornada (2ª Fase)

Sporting 4-1 CADE

Golos: Eric Dier, Iuri Medeiros, Tiago Bernardo e Edilino Ié

Classificação: 1º Lugar - 15 pontos

Com este trinfo os jovens Iniciados do Sporting garantiram presença na Fase Final.

sábado, 25 de abril de 2009

Liga Sagres - 26ª Jornada: Sporting 2-1 E.Amadora

Tanto sofrimento!

É sina do Sporting e principalmente dos sportinguistas ter que sofrer. E isso, mais uma vez, aconteceu esta noite. O Sporting venceu o Estrela da Amadora e venceu bem, de forma justa, mas não se livrou de um valente susto perto do final do jogo. Susto esse que podia ter sido evitado se os leões tivessem aproveitado alguma das várias oportunidades de golo que tiveram para matar o jogo.

Para este jogo, o Sporting apresentou-se em campo com um meio campo inédito! Sem Rochemback, Moutinho, Vukcevic e Izmailov, o losango foi formado por Adrien, Pereirinha, Veloso e Romagnoli. E, talvez muito por culpa da natural falta de entrosamento destes jogadores, a 1ª parte do Sporting foi jogada a um ritmo lento onde só Pereirinha parecia ter alguma capacidade para tentar surpreender a defesa adversária. O Sporting até marcou na 1ª oportunidade de golo de que dispôs, com o regressado Hélder Postiga a responder da melhor forma de cabeça a um cruzamento do incansável Liedson. A partir daqui, o Sporting controlou o jogo, teve alguns bons lances onde podia ter feito o 2º golo mas, mesmo em cima do intervalo, o Estrela iria empatar, naquele que seria o seu 1º remate à baliza. E foi, por sinal, um bonito golo, num remate de longe ao angulo da baliza de Rui Patrício, que nada podia fazer. Caia assim um balde de água fria nas bancadas de Alvalade (bem compostas) que já não estavam muito quentes devido à chuva que se fez sentir durante quase todo o jogo.

Para a 2ª parte, o Sporting apareceu melhor em campo, a trocar a bola de forma mais rápida e seria num lance rápido de contra ataque que Liedson resolveria mais uma partida, ao cabecear de forma irrepreensível uma bola cruzada por Pedro Silva. Um grande golo em mais uma grande exibição do Levezinho! Se está a jogar limitado, fará se não estivesse! Liedson que podia ter feito descansar os sportinguistas mais cedo, mas falhou de forma incrível 3/4 boas oportunidades de golo. Paulo Bento, perto do fim, mexeu na equipa e fez sair o apagado (mais uma vez...) Romagnoli, entrando Djaló para o seu lugar e Pedro Silva, que saiu lesionado tendo entrado Abel para a lateral direita. Seria já em cima do minuto 90 que o Estrela teria a sua 2ª bola de golo no jogo, com Vidigal a aproveitar uma bola que Rui Patrício não segurou e um ressalto nas pernas dos defesas leoninas para, de calcanhar, fazer a bola passar rente ao poste da baliza leonina.

O Sporting terminava assim o jogo com o credo na boca mas, felizmente, tudo não passou de um grande susto. Os leões conseguiram assim somar a 6ª vitória consecutiva na Liga e colocam pressão sobre o líder que só joga amanhã.

Na próxima jornada, o Sporting desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica e já sabe que não poderá contar com Polga, que viu hoje o 5º amarelo no Campeonato. Seja como for, é para vencer!


Sporting: Rui Patrício, Pedro Silva (Abel, 77 m), Carriço, Polga, Caneira, Adrien, Veloso, Pereirinha, Romagnoli (Yannick, 75 m), Hélder Postiga e Liedson

Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Ronny, Tonel, Tiuí e Diogo Rosado

Golos: Hélder Postiga (19 m), Liedson (55 m)


Estrela da Amadora: Filipe Mendes, Hugo Gomes, Tengarrinha, Nuno André Coelho, Ney Santos, Pedro Pereira (Celestino, 45 m), Vidigal, Marcelo Goianira, Fernando, Silvestre Varela e Rui Varela (Moreno, 15 m)

Suplentes não utilizados: André Marques, Mustafa, Marco Paulo, Vítor Vinha e Nuno Pedroso

Golos: Marcelo Goianira (45 m)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Liga Sagres - 26ª Jornada: Sporting vs E.Amadora

25 de Abril de 2009
20:30
Liga Sagres - 26ª Jornada
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda Redes: Rui Patrício e Ricardo Baptista

Defesas: Abel, Pedro Silva, Tonel, Polga, Daniel Carriço, Caneira, Ronny

Médios: Adrien, Miguel Veloso, Romagnoli, Pereirinha, Diogo Rosado

Avançados: Liedson, Postiga, Djaló, Tiuí e Wilson Eduardo

2 Juniores convocados! Com tantas ausências, Paulo Bento teve que chamar 2 jovens jogadores para completar a convocatória. Foram eles, Diogo Rosado, médio ofensivo e Wilson Eduardo, avançado. A somar às ausências já conhecidas de Grimi, Vukcevic, Rochemback e Izmailov vieram juntar-se para este jogo os castigados João Moutinho e Derlei.
Não se espera um jogo fácil frente ao Estrela Amadora mas, com maiores ou menores dificuldades, temos que os levar de vencida. Em relação a apoio, penso que não irá faltar. Este jogo é mais um jogo dos Núcleos e portanto é de esperar uma grande afluência de pessoas de todo o país.
Todos juntos o Sporting vamos apoiar e o Sporting irá ganhar!

Encher Alvalade!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Uma questão de Bom Senso

Manda o Bem Senso que, quando as coisas estão bem, não se devem alterar.

Paulo Bento e Derlei têm em comum o facto de ambos estarem em final de contrato com o Sporting. A continuidade de um até pode estar dependente da continuidade do outro, mas adiante.

Derlei a meio desta época afirmou que esta iria ser a sua última temporada como jogador profissional. Mas com o desenrolar dos jogos, os golos e, sobretudo, as boas exibições, o jogador brasileiro parece ter reconsiderado e já equaciona jogar mais 1 época. Ao que parece os próprios companheiros de equipa querem que o Ninja jogue mais 1 ano. Na minha opinião, só temos é que renovar com ele. Há muito tempo que não víamos uma dupla atacante funcionar tão bém e, se o jogador se sente capaz, temos que aproveitar e renovar com ele. Jogadores com a entrega e influência de Derlei não se podem desperdiçar.

Em relação ao Paulo Bento, o caso é um pouco mais complexo. O treinador leonino afirmou que o final da época era o terminar de um ciclo, ciclo esse ao lado de Soares Franco. Com o Presidente leonino de saída, o treinador está dependente da vontade do novo Presidente. A minha opinião é que, seja quem for o novo Presidente leonino, há que renovar com Paulo Bento. É certo que tem faltado vencer o Campeonato, mas também é certo que, face aos orçamentos dos rivais e às actuais circunstâncias da vida sportinguista, o trabalho desenvolvido por Paulo Bento só pode ser considerado de positivo. E depois é um homem que defende o clube como poucos! É quase sempre o 1º a "oferecer o corpo às balas", é um homem com carácter, não tem medo de dizer o que pensa e o que sente. O último jogo em Guimarães é um bom exemplo disso...Paulo Bento foi grande!
Como treinador pode e deve melhorar, mas espero que o faça no Sporting. Esta época, depois de vencida a Supertaça, já vai ser complicado vencer mais alguma coisa...só resta o Campeonato. Mas mesmo assim, a vir um outro treinador, desconhecedor da realizade leonina, penso que se deveria apostar na continuidade.

Sei que não é unânime nos sportinguistas esta questão da continuidade de Derlei e Paulo Bento. Mas se analisarmos bem a questão, são certamente mais os pros que os contras a favor de ambos.

Haja Bom Senso!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Moutinho até 2014!

Não estava nada à espera!

Depois de ter manifestado a intenção de sair para o estrangeiro no início da temporada, João Moutinho chegou a acordo com o Sporting para renovar o seu contrato até 2014.

Com isto não significa que o jogador não possa vir a sair do Sporting mas, sem dúvida que demonstra que o jogador se sente bem no Sporting e que não se importa de continuar mais umas épocas em Alvalade. Mas até pode ser uma jogada para mais facilmente sair do Sporting...

Por mim, que fique por muitos e bons anos no Sporting!

"Nos termos e para os efeitos do disposto no art. 248º CVM, a Sporting, SAD vem informar que foi nesta data renovado o contrato de trabalho desportivo com o Jogador João Moutinho, o qual passará a vigorar até ao dia 30 de Junho de 2014.
A cláusula de rescisão foi fixada em 22.5M€ e em contrapartida o Jogador João Moutinho prescindiu do direito a receber 10% de uma futura transferência, bem como do direito a receber o montante correspondente a 10% de uma eventual proposta, superior a 15M€, que a Sporting SAD viesse a declinar."

Só não vê...

...quem não quer!

domingo, 19 de abril de 2009

Resultados Futebol Formação

Juniores - 29ª Jornada

E. Amadora 2-3 Sporting

Golos: Amido Baldé, Diogo Rosado e Wilson Eduardo

Classificação: 1º Lugar - 71 pontos


Juvenis - 2ª Jornada (2ª Fase)

Sporting 1-0 V. Setúbal

Golos: Ariclene Oliveira

Classificação: 1º Lugar - 6 pontos


Iniciados - 4ª Jornada (2ª Fase)

Imortal 0-5 Sporting

Golos: Filipe Chaby, Iuri Medeiros (2), Armindo Bangna e Carlos Mané

Classificação: 1º Lugar - 12 pontos

sábado, 18 de abril de 2009

Liga Sagres - 25ª Jornada: V.Guimarães 1-2 Sporting

Grandes!

Foi com uma 1ª parte de grande categoria e um 2º tempo de luta e entrega que o Sporting levou de vencida esta noite o Vitória de Guimarães. Derlei e Liedson foram mais uma vez decisivos ao apontarem os golos leoninos. O Sporting teve que também, mais uma vez, jogar com o "amigo" do costume...o Paixão tá claro.

O Sporting apresentou-se esta noite em campo com um meio campo made in Academia. Veloso, Pereirinha, Adrien e Moutinho formaram o quarteto do losango que por vezes alternou com um 4x4x2 mais clássico. E os leões entraram muito bem em jogo, com Derlei por 2 vezes a ter hipótese para marcar mas, primeiro enviou a bola a trave e depois falhou o alvo. Mais tarde seria Liedson a dispor de flagrante oportunidade para marcar mas Nilson evitou com uma grande defesa. O Sporting controlava o jogo e só por 2 vezes o Vitória assustou após 2 falhas da defensiva leonina. Valeu Rui Patrício com duas boas intervenções. Perto do intervalo, nova bola no ferro, desta vez por Miguel Veloso num remate de longe. O caldo ficaria entornado já nos descontos da 1ª parte quando Carriço fez o golo mas o artista do apito (até estava de vermelho e tudo...) decidiu anular, vá-se lá saber porquê. Pé em riste? não inventemos.

Depois de um 1º tempo dominador, o Sporting apareceu, estranhamente, mais contido na 2ª parte, talvez por culpa do melhor jogo do Vitória. E o Sporting acabaria mesmo por sofrer o golo, após nova falha defensiva. Pedro Silva e Carriço ficaram parados a ver Roberto cabecear para a baliza de Patrício. Depois do golo sofrido, os jogadores leoninos mostraram algum desnorte. Para complicar, Paulo Bento seria expulso do banco pelo artista do apito. A reviravolta viria por onde menos se esperava. Depois da entrada de Postiga para o lugar de Adrien, Ronny entrou para o lugar de Caneira. E seria dos pés do lateral brasileiro que surgiu o passe para o golo de Derlei, na sequência de um livre do lado esquerdo. A equipa cresceu, acreditou que ainda era possível vencer, e isso acabaria por acontecer, com Derlei a servir em bandeja a bola para Liedson não falhar na cara de Nilson. Estava consumada a reviravolta e assim conquistados 3 preciosos pontos na corrida ao título nacional.

Num bom jogo de futebol, muito disputado, com um mau árbitro, o Sporting mostrou que está unido e que irá continuar a lutar pela vitória jogo a jogo em busca da vitória final...o campeonato!


V. Guimarães: Nilson; Andrezinho, Gregory, Moreno e Milhazes; Flávio Meireles, Desmarets, João Alves (Custódio, 84 m); Marquinho (Luís Filipe, 67 m), Nuno Assis e Roberto (Santana, 84 m)

Suplentes não utilizados: Nuno Santos, Sereno, Carlitos, Fajardo

Golos: Roberto (56 m)

Sporting: Rui Patrício; Caneira, Polga, Carriço e Pedro Silva; Miguel Veloso, João Moutinho e Adrien (Postiga, 64 m); Pereirinha, Liedson e Derlei

Suplentes não utilizados: R.Batista, Tiuí, Romagnoli e Abel.

Golos: Derlei (81 m) e Liedson (89 m)

Futsal - 24ª Jornada: Sporting 6-3 Instituto D.João V

Boa vitória!

O Sporting voltou às vitórias depois do empate na anterior jornada frente ao Freixieiro. A vítima foi o Instituto D. João V, o resultado 6-3.

Entrou muito bem em jogo o Sporting e facilmente chegou aos 4 a 0. Alex teve em destaque ao fazer 3 assistências para golo. Deo por 2 vezes, Davi e Divanei fizeram os golos. Aproveitando alguma desconcentração da defensiva leonina, o Instituto conseguiu fazer 2 golos. Ao intervalo o marcador registava 4-2.

Na 2ª parte, o jogo foi mais equilibrado, tendo os golos aparecido perto do final. O Sporting fez mais 2 golos por intermédio de Deo (Hat-trick) e pelo capitão Zézito. O Instituto reduziu num dos últimos lances do jogo.

Foi uma boa vitória do Sporting que assim continua a lutar por chegar pelo menos ao 4º lugar.

Sporting: Cristiano, Davi (1), João Matos, Deo (3), Alex, Zézito (1), Café, Paulinho, Divanei (1)

Assembleia Geral - Referendo chumbado

Os mais de 1500 sócios do Sporting que estiveram ontem à noite presentes no Pavilhão Atlântico votaram na sua maioria a favor de uma assembleia geral referendária. Os votos a favor foram de 72,45%, ficando no entanto aquém dos necessários 75% para a proposta ser aprovada.

Assim, é provável que já nem se realize a Assembleia Geral prevista para 8 de Maio e se avance de imediato para eleições antecipadas. Foi pelo menos este o cenário levantado por Soares Franco. Soares Franco que vê, num espaço de 1 ano, as suas 2 propostas serem rejeitadas em Assembleia Geral, mesmo que por pouca margem. É sinal que a oposição, apesar de pequena, tem ainda alguma força nos meandros leoninos. Oposição que, segundo Dias da Cunha, já terá candidato para as próximas eleições.

Com mais este chumbo, o Sporting vai continuar mais uns tempos num impasse. Quem serão os candidatos à Presidência? Que projectos irão apresentar? O tempo não pára e o Sporting também não pode parar!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Liga Sagres - 25ª Jornada: V.Guimarães vs Sporting

18 de Abril de 2009
21:00
Liga Sagres - 25ª Jornada
Estádio Afonso Henriques
Transmissão TV: RTP1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Baptista

Defesas: Abel, Daniel Carriço, Anderson Polga, Caneira, Tonel, Pedro Silva e Ronny

Médios: Adrien, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli

Avançados: Liedson, Derlei, Hélder Postiga e Tiuí.

Para a difícil deslocação de amanhã a Guimarães, Paulo Bento convocou todos os jogadores disponíveis. São 5 os ausentes devido a lesão: A Grimi, Vukcevic e Rochemback juntaram-se Izmailov e Djaló. Não é pois um Sporting na máxima força aquele que se vai apresentar amanhã em campo mas certamente será um Sporting que quererá vencer para continuar a pensar no título de Campeão Nacional.
O Sporting vai ter que ser igual ao que jogou em Matosinhos contra o Leixões, ou seja, lutador, vai ter que saber sofrer e, principalmente, ser dominador!
Uma nota final para o árbitro: Bruno Paixão. Mais um factor importante a ter em conta já que normalmente temos que jogar também contra ele.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Futsal - 24ª Jornada: Sporting vs Intituto D.João V

Sabor autêntico

Sai BES...entra Super Bock!

A marca de cerveja será o patrocinador das camisolas do Sporting na próxima época, nas costas.

Depois dos problemas entre o Sporting e a Sagres, o clube leonino vira-se assim para a concorrência.

Um Sabor autêntico para um Clube igualmente autêntico!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Assembleia Geral Sporting

Na próxima 6ª feira, dia 17, irá realizar-se pelas 20h uma Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico.

Não venho aqui fazer campanha pelo Sim ou pelo Não, ou mesmo pelo Nulo, mas sim deixar alguns esclarecimentos para aqueles que forem votar para saberem realmente no quê e para quê o vão fazer.

Assim, esta Assembleia Geral pode ser a 1ª de 3 Assembleias. Passo a explicar:

Na Assembleia de 6ª feira será posta a votação a alteração de estatutos, mais concretamente a criação de um novo Estatuto, o Artigo 78, que pode ser lido AQUI. Quer esta proposta seja rejeitada ou seja aprovada, irá sempre haver uma 2ª Assembleia Geral, provavelmente no dia 8 de Maio.

Nesta 2ª Assembleia será votado o Plano de Reestruturação Financeiro. Os moldes em que é votado depende se a alteração de estatutos forem aprovados ou não. Se forem aprovados será realizada nos moldes de uma Assembleia Geral Eleitoral, com os votos a serem feitos na urna. Se for reprovada, a Assembleia será feita de forma normal.

Só se este Plano de Reestruturação for Aprovado é que haverá uma 3ª Assembleia Geral, no dia 11 de Maio, para ser submetido à AG da SAD.

Votem no melhor para o Sporting!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Soares Franco vs Dias da Cunha

Um foi Presidente do Sporting Clube de Portugal durante alguns anos.

Outro, é o actual Presidente do Sporting Clube de Portugal, mas está de saída.

Ou seja, um é passado e outro prepara-se para o ser, sendo ainda o Presente.

Qual o tema do debate? O Futuro do Sporting!

O que é que vimos? uma autência lavagem de roupa suja!

Um dizia mata...o outro dizia esfola!

Porque é que estes 2 senhores não foram jantar fora e não resolveram os seus problemas? O que é que os sportinguistas ficaram a ganhar neste "debate" de 1 hora? Que o Sporting tem um passivo alto? Isso já todos sabemos. A mim pessoalmente custa-me ouvir o Dias da Cunha falar... o homem está claramente debilitado. Já em relação ao Soares Franco, fala fala mas de concreto não diz nada.

Deu para ficar a saber, graças a uma carta enviada por FSF a DC, que Soares Franco vê um Sporting sem associativismo e ecletismo. Nada também de inesperado. Também ficámos a saber que Dias da Cunha, que tanto criticou a venda de património, já tinha apalavrada a alienação do mesmo.

Enfim, quem ficou a perder foi o Sporting e os sportinguistas porque no meio de 1 hora de conversa, pouco ou nada se aproveitou!

sábado, 11 de abril de 2009

Liga Sagres - 24ª Jornada: Sporting 3-1 Naval

Liedson Resolve!

Não foi fácil a vitória leonina na Batalha Naval desta tarde em Alvalade, mas foi uma vitória importante que acabou por permitir ao Sporting somar mais 3 pontos e alargar a diferença para o 3º classificado. Liedson foi novamente a estrela leonina ao apontar 2 golos e 1 assistência.

Em relação à ultima jornada, Pedro Silva regressou para a lateral direita e Miguel Veloso ocupou o lugar mais recuado do losango. De resto tudo na mesma. Tudo menos a exibição. Melhor a da semana passada, muito irregular a do jogo de hoje.

O Sporting entrou mal no jogo tendo pertencido à Naval os dois primeiros lances de perigo no jogo, obrigando num deles Rui Patrício a fazer boa defesa. O Sporting acabaria por marcar no 1º remate que fez à baliza, graças sobretudo a Liedson que não desistiu do lance e aproveitou uma escorregadela de um adversário para servir Pereirinha que fez o golo. Após o golo, o Sporting não conseguiu segurar o jogo, e permitiu o empate 3 minutos depois após um mau passe de Miguel Veloso a que se seguiu falha de marcação dos centrais leoninos. Perto da meia-hora de jogo, e aproveitando um livre à entrada da área, João Moutinho marcou para entrada de cabeça de Liedson que fez o seu 1º golo na partida. A partir daqui o Sporting finalmente começou a controlar o jogo e não mais a Naval chegou à baliza leonina na 1ª parte.

A 2ª parte iniciou-se da mesma forma como tinha terminado a 1ª, com o Sporting a controlar mas sem conseguir criar grandes oportunidades de golo. Os jogadores leoninos raramente conseguiram impor velocidade ao seu jogo. Destaco a má exibição de Romagnoli. O argentino continua a anos luz do que já mostrou em anos anteriores. Pecou por tardia a sua substituição aos 60 minutos de jogo pelo regressado Izmailov. Derlei dispôs de uma excelente oportunidade de golo para matar o jogo mas errou o alvo ao cabecear ao lado quando estava sozinho na área. Sem conseguir fazer o 3º golo, o Sporting começou a recuar no jogo e a Naval foi acreditando que podia igualar, ganhando alguns lances de bola parada que podiam originar algum perigo. Foi já no último minuto de descontos que o 3º golo acabaria por surgir pelo inevitável Liedson. O levezinho fez o seu 11º golo no campeonato ao aproveitar uma defesa pra frente do Guarda Redes adversário.

Com este triunfo, o Sporting mantém-se na perseguição ao líder que voltou a vencer. Temos que continuar a ganhar e esperar que eles escorreguem. Com a vitória da Académica, o Sporting tem agora 4 pontos à maior para o 3º lugar.

Sporting: Rui Patrício; Pedro Silva, Carriço, Polga, Caneira, Miguel Veloso, Pereirinha (Adrien, 85 m), Moutinho, Romagnoli (Izmailov, 61 m), Derlei e Liedson

Suplentes não utilizados: Tiago, Tonel, Tiuí, Postiga e Abel

Golos: Pereirinha (13 m) e Liedson (27 e 90+3 m)

Naval: Peiser; Carlitos, Paulão, Diego Ângelo, Daniel Cruz, Lazaroni, Godemeche (Hauw, 65 m), Baradji (Gilmar, 65 m), Davide, Marcelinho e Marinho (Camora, 78 m)

Suplentes não utilizados: Jorge Baptista, Fabrício, Simplício e Tiago Freitas

Golos: Marcelinho (16 m)

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Liga Sagres - 24ª Jornada: Sporting vs Naval

11 de Abril de 2009
18:00
Liga Sagres - 24ª Jornada
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago

Defesas: Abel, Daniel Carriço, Anderson Polga, Caneira, Tonel, Pedro Silva e Ronny

Médios: Adrien, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli e Izmailov

Avançados: Liedson, Derlei, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Tiuí.

Para a recepção à Naval 1º Maio, Paulo Bento convocou todos os jogadores disponíveis, à excepção de Ricardo Baptista. Os regressos de Pedro Silva, que estava castigado, e de Izmailov, que recuperou de lesão, são as maiores novidades na convocatória. De fora ficaram Grimi, Vukcevic e Rochemback, todos lesionados.
A 7 jornadas do fim, o Sporting tem que forçosamente vencer para depois ficar à espera do que o líder irá fazer. Não estou à espera de um jogo fácil até porque a Naval tem feito um campeonato regular e tem bons jogadores nas suas fileiras. Mas acredito na vitória, com mais ou menos dificuldades.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lesões atrás de Lesões

Não está fácil o actual panorama do Departamento Médico do Sporting. Tem vindo a aumentar nos últimos dias o número de "clientes" dos médicos leoninos. Pegando na rábula dos Gato Fedorento, em que Paulo Bento no balneário referia o nome de um jogador dizendo de seguida "Castigado", neste caso podemos substituir o Castigado por Lesionado.

Grimi...Lesionado! O lateral argentino lesionou-se com gravidade no Dragão estando já em fase de recuperação pós-operação. Só regressa na próxima época.

Vukcevic...Lesionado! O montenegrino voltou a lesionar-se no ombro, desta vez ao serviço da sua Selecção. Foi operado com sucesso esta semana e já teve alta. Dentro de 8 semanas regressa aos treinos só voltando aos relvados na próxima época.

Izmailov...Lesionado! Marat Izmailov continua a treinar com limitações e a fazer tratamento à lesão no joelho. É pouco provável que possa jogar contra a Naval.

Depois, no fim de semana, veio a deslocação a Matosinhos e daí vieram mais dores de cabeça para Paulo Bento e seus pares.

Romagnoli...Lesionado! O médio argentino sofreu uma dura entrada por parte de um adversário e teve mesmo que ser substituído. Fez um traumatismo no pé mas a sua recuperação para Sábado é possível. Hoje mesmo já treinou com os restantes colegas.

Rochemback...Lesionado! Fábio Rochemback lesionou-se também no jogo de Sábado aquando da marcação de um livre. Rotura muscular foi o diagnóstico tendo uma paragem prevista de 4 semanas.

Adrien Silva...Lesionado! O jovem médio português, que rendeu Rochemback frente ao Leixões, sofreu nesse mesmo jogo uma entorse no pé direito. Felizmente também é recuperável para o jogo de Sábado frente à Naval tendo hoje mesmo já treinado com o resto da equipa.

Curioso, no meio de tanta lesão, só Grimi é que não joga no meio-campo! De resto, 5 médios lesionados! Só sobraram à razia Miguel Veloso, Pereirinha e João Moutinho. Mesmo face à recuperação de Romagnoli e Adrien não me admirava que fosse chamado o júnior Diogo Rosado ao lote de convocados.

Certo certo é que jogaremos sempre de início com 11 jogadores!

domingo, 5 de abril de 2009

Liga Sagres - 23ª Jornada: Leixões 0-1 Sporting

Boa vitória!

Francamente gostei do jogo que o Sporting fez hoje em Matosinhos. Sem os principais criativos no meio-campo, Izmailov e Vukcevic, os que jogaram fizeram-no bem, com muita atitude e com muita entrega. E ainda houve mais 2 contrariedades com 2 lesões na 1ª parte. Defensivamente a equipa esteve muito bem não permitindo ao adversário nenhuma oportunidade de golo. No ataque, Liedson e Derlei tiveram bons momentos de entendimento.

Com várias ausências, Paulo Bento optou por Abel como lateral direito e fez entrar Romagnoli para o meio-campo. E o Sporting até não entrou muito bem no jogo e foi um pouco contra a corrente do mesmo que Derlei viria a marcar o único golo da partida. Foi logo aos 12 minutos que o ninja facturou após excelente desmarcação de Liedson. A partir do golo, não mais o Sporting perdeu o controlo do jogo e pode-se apenas queixar de si próprio por não ter conseguido senteciar o jogo mais cedo. Foram várias as oportunidades de golo desperdiçadas ao longo do jogo.

Ainda na 1ª parte, mais 2 contrariedades no já desfalcado meio-campo leonino: Romagnoli saiu tocado depois da meia-hora, sendo substituído por Miguel Veloso. Ao intervalo, Rochemback também ficou no balneário tendo entrado Adrien para o seu lugar.

O Sporting iniciou a 2ª parte com 7 jogadores formados na Academia e ainda viria a entrar Djaló em campo, notável!

Uma nota para os comentadores da Sport TV: podiam ser um pouco mais imparciais. É certo que os benfiquistas estão habituados a que bolas no peito sejam penalty mas não é preciso que façam o mesmo com as outras. Curiosamente, ou não, ambos até usam óculos. Aconselho por isso, vivamente, que ambos se desloquem à Multiópticas mais próxima!

Foi uma vitória importante que permite ao Sporting manter-se no 2º lugar a 4 pontos do líder. O próximo jogo é no Sábado frente à Naval.

Leixões: Beto, Laranjeiro, Nuno Silva, Élvis, Angulo, Roberto Souza, Bruno China, Hugo Morais, Chumbinho (Zé Manel, 57 m), Jean Sony (Rodrigo Silva, 57 m) e Diogo Valente

Suplentes não utilizados: Berger, Ruben, Sandro, Vasco Fernandes e Braga.

Sporting: Rui Patrício, Abel, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Rochemback (Adrien Silva 46 m), Pereirinha, Romagnoli (Miguel Veloso, 34 m), João Moutinho, Derlei (Yannick, 90 m) e Liedson

Suplentes não utilizados: Tiago, Tonel, Ronny e Postiga

Golo: Derlei (12 m)

Resultados Futebol Formação

Juniores - 28ª Jornada

Sporting 2-2 Belenenses

Golos: Amido Baldé e Wilson Eduardo

Classificação: 1º Lugar - 68 pontos


Juvenis - 1ª Jornada (2ª Fase)

Barreirense 0-3 Sporting

Golos: Auto-Golo, Peter Caraballo e Danilo Serrano

Classificação: 1º Lugar - 3 pontos


Iniciados - 3ª Jornada (2ª Fase)

Sporting 12-0 Lusitano Évora

Golos: Armindo Bangna (3), Eric Dier, Carlos Mané, Edgar Lé, Antoninho Silva, Alexandre Guedes (2), Rafael Floro e Tiago Bernardo (2)

Classificação: 1º Lugar - 9 pontos

sábado, 4 de abril de 2009

Liga Sagres - 23ª Jornada: Leixões vs Sporting

5 de Abril de 2009
18:00
Liga Sagres - 23ª Jornada
Estádio do Mar
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago

Defesas: Abel, Daniel Carriço, Anderson Polga, Caneira, Tonel e Ronny

Médios: Adrien Silva, Rochemback, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli

Avançados: Derlei, Yannick Djaló, Hélder Postiga, Rodrigo Tiuí e Liedson.

Depois de 2 semanas sem Campeonato, eis que regressam os jogos. Ao Sporting, cabe deslocar-se a Matosinhos para defrontar a equipa sensação da época, o Leixões. São vários os ausentes para este jogo. Grimi e Vukcevic, já se sabia, não jogam mais esta época. Pedro Silva cumpre 1 jogo de castigo depois da expulsão na Final da Taça da Liga. Izmailov, apesar de já ter treinado durante a semana, ainda não está a 100%. De salientar o regresso de Miguel Veloso aos eleitos de Paulo Bento.
Não se esperam facilidades amanhã no Estádio do Mar mas ao Sporting só um resultado interessa que é a vitória. Tudo o que não passe pelo triunfo é um mau resultado!

Futsal - 22ª Jornada: Freixieiro 4-4 Sporting

Foi um belo jogo de futsal aquele que se assistiu esta tarde no Choradinho entre Freixieiro e Sporting.

O empate a 4 acaba por ser um resultado justo face ao que se passou no recinto. O Sporting cedo ficou em desvantagem e teve que passar o jogo atrás do prejuízo. Aos 4 minutos já o Sporting perdia por 2-0. Os leões não desanimaram, conseguindo reduzir para 2-1. Mas uma desatenção defensiva permitiu ao Freixieiro aumentar para 3-1. Antes do intervalo porém, Café fez o 2º leonino. 3-2 era o resultado que se verificava ao intervalo.

O Sporting voltou a entrar mal na 2ª parte e, após uma fífia de Davi (está de saída para o benfica), o Freixieiro fez o 4-2. Tudo se complicava mas o Sporting mostrou que atravessa um bom momento e ainda conseguiu chegar à igualdade. Primeiro por Alex, que bisou na partida e, já perto do final, Divanei estabeleceu o resultado final.

Com este resultado o Sporting manteve-se em 5º lugar a apenas 1 ponto do Freixieiro.

Sporting: João Benedito, Davi, João Matos, Deo, Zézito, Café (1), Alex (2), Paulinho, Divanei (1)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vukcevic...KO!

Vukcevic não joga mais esta época!

O montenegrino voltou a lesionar-se no ombro ao serviço da sua Selecção. Tinha sido em Fevereiro de 2008 que, para a Liga dos Campeões frente ao Basel, Vukcevic ao tentar dominar uma bola alta caiu mal e fez uma luxação no ombro. Na altura, não foi preciso recorrer à cirurgia e algumas semanas depois Vuk estaria de volta aos relvados.

Desta vez foi diferente e, logo à chegada a Lisboa, Vukcevic afirmava que não tinha forças e tinha mesmo que ser operado. Isso mesmo foi confirmado pelo Departamente Médico do Sporting no seguinte comunicado:

"...Apesar de não constituir uma urgência cirúrgica, a Direcção Clínica, ponderadas todas as circunstâncias e após ouvir o jogador e a Direcção Técnica, optou pelo tratamento cirúrgico. A justificação deste procedimento está bem expressa na informação clínica emitida há cerca de um ano atrás (28 de Março de 2008), a qual inserimos na presente informação clínica. A cirurgia está programa para a próxima semana. O jogador não jogará mais na presente época. Prevemos que o jogador possa retomar o processo regular de treino aproximadamente 60 dias após a cirurgia."

É assim uma grande baixa para os jogos que faltam disputar no Campeonato. Depois de todos os problemas no início da época, o montenegrino tinha regressado em bom plano e era, sem dúvida, um dos indiscutíveis da equipa.

Agora, resta ao Sporting corresponder ao pedido de Vukcevic: Ganhem o Campeonato mesmo sem mim!

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops