Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Liga Sagres - 3ª Jornada: Académica 0-2 Sporting

Finalmente!

Ao 7º jogo oficial, finalmente o Sporting garantiu a 1ª vitória. Não foi fácil, antes pelo contrário, mas os leões acabaram por fazer merecer o triunfo. Coincidência, ou não, a 1ª vitória coincidiu com o regresso aos golos de Liedson. Um bom sinal para o Sporting e, quem sabe, para a Selecção Portuguesa.

Apesar da vitória, a exibição não foi muito bem conseguida. Destaco a exibição de Yannick que foi sempre dos mais inconformados e viu o seu esforço coroado com um golo já perto do final do jogo que sentenciou a partida. Já na 1ª parte Yannick tinha ameaçado com um remate à trave da baliza dos estudantes.

Esta vitória surgiu num momento particularmente difícil para toda a estrutura do Sporting e espero que tenha servido para dar a volta por cima a este início de época menos conseguido.


Académica: Ricardo; Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes, Pedro Costa, Paulo Sérgio, Cris, André Fontes (Éder, 71 m), Miguel Pedro, Licá (Tiero, 79 m) e Lito (Sougou, 63 m).

Suplentes não utilizados: Rui Nereu, Amoreirinha, Emídio Rafael e Vouhou


Sporting: Rui Patrício; Pedro Silva (Caneira, 72 m), Polga, Daniel Carriço, André Marques (Saleiro, 56 m), Miguel Veloso, João Moutinho, Matias Fernandez, Bruno Pereirinha (Vukcevic, 45 m), Liedson e Djaló

Suplentes não utilizados: Tiago, Abel, Tonel e Adrien.

Golos: Liedson (64 m) e Yannick (84 m).

Arbitragem: Sem casos no jogo, Jorge Sousa foi um pouco rigoroso na expulsão de Miguel Pedro. Talvez tivesse que ter feito o mesmo a Pedro Silva.

domingo, 30 de agosto de 2009

Miguel Angel Angulo

Se me dissessem há uns 3/4 anos atrás que o Angulo vinha para o Sporting, sem dúvida que ficaria muito satisfeito. Esta noite, quando soube a notícia da sua vinda, fiquei dé pé atrás e dúvido que tenha sido a melhor opção.

Actualmente com 32 anos, Angulo foi pouco utilizado a época passada, tendo sido dispensado pelo Valência. Esta época, era pretendido por Tenerife, Bolton e Blackburn, acabando por vir para o Sporting por 1 época, com mais uma de opção.

Angulo fez mais de 300 jogos no Valência e conta com 11 internacionalizações por Espanha.

Vamos ver o que dá.

sábado, 29 de agosto de 2009

Liga Sagres - 3ª Jornada: Académica vs Sporting

30 de Agosto de 2009
21:15
Liga Sagres - 3ª Jornada
Estádio Municipal de Coimbra
Transmissão TV: Sport TV1
Árbitro: Jorge Sousa

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago;

Defesas: Daniel Carriço, Anderson Polga, Pedro Silva, Marco Caneira, Tonel, Grimi, André Marques e Abel;

Médios: Adrien, Vukcevic, Matias Fernandez, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha e João Moutinho;

Avançados: Carlos Saleiro, Yannick Djaló e Liedson.

6 jogos depois, onde o Sporting somou 5 empates e 1 derrota, está mais do que na hora de ganhar um jogo. O Sporting não se pode dar ao luxo de perder mais pontos neste arranque de Campeonato (já lá vão 5).
Para a deslocação a Coimbra, Vukcevic regressa à lista de convocados, por troca com Rochemback que está de saída do Sporting.
Vamos lá ganhar porra!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Menos um para alimentar...


Fábio Rochemback vai jogar no Grémio de Porto Alegre nas próximas duas temporadas. Uma saída que se esperava, nos últimos dias, depois de conhecida a insatisfação do médio brasileiro por não figurar nas primeiras opções de Paulo Bento, no Sporting.

Actualmente com 27 anos, Rochemback interrompe oito anos consecutivos no futebol europeu para poder jogar com regularidade, o que não acontecia actualmente no Sporting já que era suplente de Miguel Veloso. A sua 2ª passagem pelo Sporting ficou mais marcada pelo que fazia fora do campo (excesso de peso) do que pelo que realmente fez dentro das 4 linhas.

No Grémio de Porto Alegre, Rochemback será orientado por Paulo Autuori, antigo treinador de Benfica, Vitória de Guimarães e Marítimo.

Desejo ao Rochembock boa sorte e bons churrascos!

Sorteio da Liga Europa

Realizou-se hoje ao princípio da tarde, o sorteio da Fase de Grupos da Liga Europa.

O Sporting, sendo cabeça-de-série, estava incluído no Pote 1.

E foi mesmo o Sporting a primeira equipa a ser sorteada, tendo ficado inserido no Grupo D.

Do Pote 2 foi sorteada a equipa holandesa do Heerenveen. Do Porte 3, saiu aquele que, à partida, será o adversário mais complicado, o Hertha de Berlim. Finalmente, do Pote 4, calhou-nos em sorte os desconhecidos do FK Ventspils da Letónia.

Sendo que os 2 primeiros classificados são apurados para os Oitavos-Final, penso que o Sporting tem todas as condições para seguir em frente na competição.

A fase de grupos realiza-se a 17 Setembro (1.ª jornada), 1 de Outubro (2.ª), 22 de Outubro (3.ª), 5 de Novembro (4.ª), 2 e 3 de Dezembro (5.ª) e 16 e 17 de Dezembro (6.ª). Apuram-se para a ronda seguinte os dois primeiros de cada um dos 12 grupos.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fiorentina 1-1 Sporting

Orgulho!

É certo que fomos eliminados da Liga dos Campeões.

É certo que ainda não foi desta que vencemos 1 jogo esta época.

Mas também é certo que o Sporting realizou hoje um bom jogo. Não nos podemos queixar de falta de entrega dos jogadores, deixaram tudo em campo e tentaram o mais que puderam e souberam ganhar o jogo. Não foi possível graças a um menino de 19 anos, de seu nome Jovetic, um fora de série...

João Moutinho alimentou o sonho dos sportinguistas quando aos 35 minutos de jogo marcou o golo do Sporting, na transformação de um livre directo superiormente executado. O Sporting nesta altura já fazia por merecer a vantagem já que era a equipa que mais perigo criava. Destaco a perdida incrível de Yanick que sozinho na cara do guarda redes chutou...para fora.

A 2ª parte foi diferente, Jovetic entrou em campo e desiquilibrou por completo o jogo a favor da Fiorentina. Ele sozinho fabricou o golo do empate dos italianos. A partir daqui faltava um golo ao Sporting para seguir em frente. Paulo Bento arriscou, primeiro fazendo entrar Saleiro para o lugar do apagado Matías e, mais tarde, tentou o tudo por tudo com a entrada de Tonel para ponta de lança, ficando só com 3 defesas. Não foi suficiente...

No somatório das 2 mãos, o Sporting em nada foi inferior à Fiorentina, bem pelo contrário. Não fosse a arbitragem vergonha do jogo de Alvalade e, certamente, que a história tinha sido outra.

O Sporting está assim fora da Liga dos Campeões, competição onde vinha participando há 3 épocas consecutivas. O Sporting vai participar na nova competição da Uefa, a Liga Europa, tendo entrada directa na Fase de Grupos. O sorteio é na próxima 6ª feira.

Fiorentina: Frey, Danielli, Gamberini, Gobbi (Jovetic, 45 m), Comotto, Montolivo, Zanetti (Donadel, 80 m), Vargas, Mutu (Jorgensen, 72 m) e Gilardino

Suplentes não utilizados: Avramov, Kroldrup, Pasqual e Santana

Golo: Jovetic (55 m)


Sporting: Patrício, Polga, Carriço, Pedro Silva (Tonel, 80 m), André Marques, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho, Matias (Saleiro, 61 m), Liedson e Djaló

Suplentes não utilizados: Tiago, Adrien, Rochemback, Caneira e

Golos: João Moutinho (35 m)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Fiorentina vs Sporting

26 de Agosto de 2009
19:45
Liga dos Campeões - Playoff
Estádio Artemio Franchi
Transmissão TV: RTP1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Batista;

Defesas: Abel, Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Tonel, André Marques e Grimi;

Médios: Adrien Silva, Rochemback, Veloso, Pereirinha, Moutinho e Matias Fernandez;

Avançados: Saleiro, Yannick e Liedson

Tudo ou nada!

Depois do empate a 2 no jogo de Alvalade, disputa-se amanhã o decisivo jogo do playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Sem poder contar com Vukcevic castigado e Izmailov, Hélder Postiga e Caicedo, todos lesionados, não vai ser fácil ao Sporting o jogo com a Fiorentina. Ainda para mais sabendo-se que o historial do Sporting nos jogos em Itália não é nada famoso. A equipa continua sem ganhar em jogos oficiais o que também torna as coisas mais difíceis. A moral dos jogadores certamente que não estará nos níveis desejados.
Destaque na convocatória para o regresso de Grimi após alguns meses afastado devido a lesão.

Vamos acreditar que é possível...Força Sporting!

Daniel Carvalho

Está em Lisboa!

Será que veio para assinar?

domingo, 23 de agosto de 2009

Futsal - Taça das Nações

O Sporting perdeu esta tarde na final da Taça das Nações, frente ao Dinamo de Moscovo por 6-5.

Foi um excelente jogo de futsal, com incerteza no resultado até ao último segundo, com os pupilos de Paulo Fernandes a exibirem-se a um bom nível, no entanto acabaram por não conseguir contrariar os ex-campeões europeus, que venceram uma das provas mais importantes do calendário da pré-época.

Resultados do Grupo A:

Sporting 6-3 BIC (Angola)

Golos: Café, Evandro, Divanei, Alex e Caio Japa


Sporting 11-1 UFC Munster (Alemanha)

Golos: Deo (2), Offermann (pb), Ré, Evandro, Café, André Batista (2), Cardinal, Alex (2)

Final:

Sporting 5-6 Dinamo Moscovo (Russia)

Golos: Evandro (2), Djô, Café (2)

Liga Sagres - 2ª Jornada: Sporting 1-2 Braga

Assim não porra!

À 2ª Jornada, a 1ª derrota, e logo em casa. O Sporting continua assim sem vencer em jogos oficiais, e já lá vão 5... Depois da boa exibição da 4ª feira passada frente à Fiorentina, eu e todos os sportinguistas esperávamos mais. Mas não, voltámos à mediania habitual, aos golos sofridos de forma infantil, às falhas defensivas do costume, enfim, uma lástima.

Tal como frente ao Twente, ao Nacional e à Fiorentina, o Sporting entrou a perder no jogo. E quase sempre na 1ª oportunidade / remate do adversário. E o Sporting até entrou bem no jogo, tendo mesmo ficado por marcar uma grande penalidade por mão de um defesa na área. Mas isso não pode servir de desculpa, o Sporting tem que jogar mais!

E porque não deixar Liedson no banco? O brasileiro está muito mal, muito perdulário. Pedro Silva também continua a jogar para quê? Para ser inevitalmente substituído na 2ª parte? E assim se queimam substituições... Hoje já deu também para ver um pouco do Caicedo. Não me surpreendeu a sua (fraca) exibição. Nunca fui defensor da sua contratação...vai ter que mostrar muito para me convencer.

Enfim, estamos num muito mau momento. A força e energia mostradas pelo Presidente pelos vistos não contagearam os jogadores. Paulo Bento também tem que repensar o seu futuro. Os adeptos começam a estar um pouco fartos de "dejá vu"...

Sporting: Rui Patrício, Pedro Silva (Pereirinha, 58 m), Daniel Carriço, Polga, André Marques, Miguel Veloso, Moutinho, Vukcevic, Matias (Yannick, 68 m), Postiga (Caicedo, 36 m) e Liedson

Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Rochemback, Caneira e Tonel

Golo: Yannick (70 m)


Sp. Braga: Eduardo, Rodriguez (Paulão, 65 m), Moisés, Evaldo, Mossoró, Paulo César (Fernando, 65 m), Meyong, Alan, Hugo Viana (Matheus, 73 m), João Pereira e Vandinho

Suplentes não não utilizados: Kieszek, Diogo Valente, Frechaut e Madrid

Golos: Alan (11 m), Meyong (80 m)

Arbitragem: Ficou uma grande penalidade por marcar a favor do Sporting logo aos 4 minutos de jogo por mão na área de Moisés depois de remate de Liedson. Durante o resto do jogo, Olegário Benquerença teve igual a si próprio, mal, com muitas decisões erradas.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Liga Sagres - 2ª Jornada: Sporting vs Braga

22 de Agosto de 2009
21:15
Liga Sagres - 2ª Jornada
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: RTP1
Árbitro: Olegário Benquerença

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Batista;

Defesas: Carriço, Polga, Pedro Silva, Abel, Caneira, Tonel e André Marques;

Médios: Rochemback, Vukcevic, Matías, Miguel Veloso, Pereirinha e Moutinho;

Avançados: Caicedo, Yannick, Postiga e Liedson.

4 jogos e 4 empates depois, o Sporting procura a sua 1ª vitória em jogos oficiais. O adversário é o Sporting de Braga, treinado esta época por Domingos Paciência.
Perante a qualidade do adversário, não se esperam facilidades. Basta lembrar que, a época passada, o Braga venceu em Alvalade por 2-3.
Para este jogo, Abel é a única novidade nos convocados. O lateral direito junta-se aos 18 que foram chamados para o jogo frente à Fiorentina. O 11 inicial não deve ser muito diferente, havendo a dúvida de quem ocupará o lado direito da defesa.
Está no hora de vencer!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sporting 2-2 Fiorentina

Inglório!

A primeira coisa a salientar deste jogo é, depois de exibições menos conseguidas neste arranque de temporada, a boa exibição realizada pela equipa do Sporting. Sim, a equipa, porque o Sporting hoje jogou como uma verdadeira equipa, apesar de alguns erros cometidos. Faltou sorte, um ábitro à altura dos acontecimentos e mais concentração.

A arbitragem foi, sem dúvida, muito má e com clara influência no resultado. Como é possível não expulsar um jogador italiano depois de este socar Liedson? Como é possível não expulsar um jogador italiano quando João Moutinho se isolava numa ala e o adversário mais não fez que o agarrar, ficando assim por mostrar o 2º amarelo? E mais uma série de lances em que este ábitro húngaro mostrou uma enorme falta de categoria.

Depois, há que também criticar o comportamento de Vukcevic. Em alta competição, e sendo um profissional, não pode fazer o que fez. Já com amarelo (mal mostrado na minha opinião), não pode ver o 2º amarelo por tirar a camisola nos festejos do golo. Fez o golo do empate, mas deixou a equipa a jogar com 10... foi o reverso da medalha.

O aspecto negativo desta exibição foi, mais uma vez, as facilidades concedidas nos golos da Fiorentina. Mal Pedro Silva no 1º golo, ao abordar o lance de forma absurda e mal Polga no 2º golo, ao deixar Gilardino sozinho na cara de Rui Patrício.

O grande lance do jogo foi o golo de Miguel Veloso...portentoso!!

Com este resultado, a eliminatória está complicada mas nada é impossível. O Sporting hoje foi muito melhor que a Fiorentina e penso que é possível ir a Itália ganhar o jogo. É só os jogadores terem confiança neles próprios e nada está perdido.

Sporting: Patrício, Carriço, Polga, Pedro Silva (Pereirinha, 56 m), André Marques (Caneira, 67 m), Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic, Matías Fernandez, Postiga (Djaló, 80 m) e Liedson.

Suplentes não utilizados: Tiago, Rochemback, Caicedo, Tonel

Golos: Vukcevic (58 m), Miguel Veloso (66 m);


Fiorentina: Frey, Gamberini, Danielli, Comotto, Gobbi, Montolivo (Donadel, 79 m), Zanetti, Vargas, Mutu (Jovetic, 63 m), Marchionni e Gilardino

Suplentes não utilizados: Avramov, Kroldrup, Jorgensen, Kuzmanovic e Pasqual

Golos: Vargas (6 m), Gilardino (79 m)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sporting vs Fiorentnina

18 de Agosto de 2009
19:45
Liga dos Campeões - 4ª Pré-Eliminatória
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: RTP1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago;

Defesas: Carriço, Polga, Pedro Silva, Caneira, Tonel e André Marques;

Médios: Rochemback, Vukcevic, Matías, Miguel Veloso, Pereirinha e Moutinho;

Avançados: Caicedo, Yannick, Postiga e Liedson.

O Sporting defronta amanhã os italianos da Fiorentina na 1ª mão da 4ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Tradicionalmente, o Sporting não se costuma dar muito bem com as equipas italianas. Mas como não há jogos iguais, temos que acreditar que somos capazes de levar de vencida a Fiorentina.
Em relação à convocatória do último jogo frente ao Nacional, entraram Caicedo e Pedro Silva para os lugares de Saleiro e Abel. Espero que, finalmente, o Sporting faça uma boa exibição e que, principalmente, consiga vencer o jogo, de preferência sem sofrer golos.

domingo, 16 de agosto de 2009

Liga Sagres - 1ª Jornada: Nacional 1-1 Sporting

2 pontos perdidos

Não foi bom o arranque da Liga 2009/2010 para o Sporting. Não foi bom o resultado e não foi boa a exibição, mais uma vez. Preocupante também o facto de a equipa leonina continuar sem marcar em jogos oficiais (os 2 golos marcados foram auto-golos).

O jogo de ontem, exeptuando os últimos 20 minutos, foi mal jogado. O 4x3x3 apresentado por Paulo Bento nunca se encontrou, os jogadores parecia que era a 1ª vez que jogavam juntos e não há 4 anos. Djaló encostado a uma ala, Rochemback e Miguel Veloso no miolo, Abel na lateral direita, tudo erros de casting.

Na 1ª parte, tirando um lance de Liedson, o Sporting não conseguiu incomodar o guarda redes adversário. É certo que o Nacional ainda menos fez, tendo aproveitado mais uma fífia da defesa do Sporting após a marcação de um pontapé de canto para marcar. Incrível a facilidade com que o Sporting sofre golos de canto. No 2º tempo, Abel foi substituído por Pereirinha e Vukcevic entrou para o lugar de Rochemback. A equipa melhorou um pouco mas foi do Nacional a melhor oportunidade, com Carriço a tirar a bola em cima da linha de golo. Só após a entrada de Matías Fernandez é que o Sporting verdadeiramente tomou conta do jogo e começou a criar lances de perigo. O golo acabaria por surgir, com João Aurélio a cabecear para a própria baliza, ele que havia feito o golo do Nacional. O Sporting ainda teve oportunidades para vencer o jogo mas não foi feliz na finalização.

Começou assim com um empate a Liga Sagres 2008/2010. A última vez que o Sporting tinha empatado na 1ª jornada foi há 10 anos atrás, quando empatou a 2 nos Açores frente ao Santa Clara. Curiosamente, nessa época o Sporting seria campeão nacional, 18 anos depois. Espero que venha a acontecer a mesma coisa esta época...

Nacional: Rafael Bracalli; Patacas, Clebão, Tomasevic, Nuno Pinto (Wellington, 50 m), Cléber, Luís Alberto, Leandro Salino, Ruben Micael (Pecnik, 60 m), João Aurélio (Anselmo, 82 m) e Amuneke.

Suplentes não utilizados: Douglas; Abdou Guirassy e Rodrigo.

Golo: João Aurélio (27 m).

Sporting: Rui Patrício; Abel (Bruno Pereirinha, 45 m), Daniel Carriço, Polga, André Marques (Matias Fernandez, 68 m), Miguel Veloso, Rochemback (Vukcevic, 45 m), João Moutinho, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.

Suplentes não utilizados: Ricardo Batista; Caneira, Tonel e Saleiro.

Golo: João Aurélio (p.b, 75 m).


Arbitragem: Sem casos para analisar, disciplinarmente a arbitragem de Pedro Proença deixou muito a desejar. Não se percebem os amarelos mostrados a João Moutinho e Polga.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Liga Sagres - 1ª Jornada: Nacional vs Sporting

15 de Agosto de 2009
19:15
Liga Sagres - 1ª Jornada
Estádio da Madeira
Árbitro: Pedro Proença
Transmissão TV: RTP1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Ricardo Batista

Defesas: Abel, Daniel Carriço, Anderson Polga, Tonel, Marco Caneira e André Marques

Médios: Rohemback, Vukcevic, Matias Fernandez, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha e João Moutinho

Avançados: Carlos Saleiro, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson

1ª Jornada da Liga Sagres e, porque não, 1ª de 30 finais até ao objectivo final: o título! É assim que os jogadores do Sporting devem encarar todos os jogos, como se de uma final se tratasse.
Para este 1º jogo da Liga, Caicedo é grande baixa entre os convocados. O equatoriano tem tido alguns problemas musculares e não se encontra a 100%. É provável que já esteja em condições para o jogo frente à Fiorentina.
Espera-se muitas dificuldades nesta deslocação à Choupana, terreno tradicionalmente difícil para o Sporting que só por 1 vez lá venceu nas últimas temporadas.
É muito importante começar o campeonato a vencer e, ainda mais importante se torna, depois de tão fraca pré-temporada.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Foi há 25 anos...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Bettencourt e o Benfica

"É óptimo ver 62 mil pessoas no estádio e não tenho pejo em reconhecer que os benfiquistas estão com motivos de orgulho e com expectativas muito altas". - Com expectativas altas estão eles todos os anos, qual é a novidade?

"Os sportinguistas é que não têm tantos motivos de euforia e de entusiasmo". - Com estas exibições e com estes resultados como é que quer que estejamos eufóricos e entusiasmados? É certo que passámos a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas também é certo que pouco fizemos para isso...

"Está-se a pedir que fiquem à frente de outros concorrentes com mais investimentos e orçamentos muito maiores". - os jogos ganham-se dentro do campo. Não é o orçamento que ganha jogos. Tá bem que é melhor ter mais dinheiro, mas isso por si só não chega.

"Tem ficado em segundo lugar há quatro anos consecutivos, e isso tem sido muito pouco ou nada valorizado". - É melhor ficar em 2º do que em 3º...mas o que todos nós queremos é ficar em 1º! O 2º é o 1º dos últimos... E esta época, o 2º lugar já nem deu entrada directa na Liga dos Campeões.

"Em função dos investimentos, há outros favoritos mais assumidos". - Todas as equipas começam com 0 pontos. Dentro do campo é que se vê quem serão os favoritos.

"Sinto um pouco de culpa em relação à actual equipa técnica da SAD, um certo remorso de, se calhar, não ter feito mais contratações para dar as condições para que possamos ter as mesmas armas.". - Ainda faltam 2 semanas e meia para o fecho da janela de transferências... trabalhem para conseguir mais reforços! Não é difícil arranjar bons jogadores a bons preços. Já que olha tanto para os rivais, veja alguns dos jogadores que compraram e quanto custaram.

O Futsal já mexe!

O Sporting foi a primeira equipa a iniciar os trabalhos de pré-época. O estágio de preparação será realizado em Ansião, terminando no dia 15 com um jogo particular frente ao Instituto D. João V (18h00).

Estão ainda previstos os encontros da Prestige Cup com o Belenenses (dia 17, pelas 20h30) e Dínamo de Moscovo (dia 18, pelas 20h30). Segue-se a Taça das Nações, nos dias 21, 22 e 23 de Agosto.

José Eduardo Bettencourt este na apresentação da equipa aos sócios e adeptos e referiu:

"Este é o pontapé de saída de uma época que se pretende de êxitos. O grupo é forte e tem um Clube que o apoia. Este ano foram feitos alguns acertos. Veio o Cardinal, o Caio Japa, o Ré e o Evandro que já é da casa. Vamos ter ambição máxima. A imagem do Clube é a imagem dos seus jogadores, por isso, vamos trabalhar com empenho. O campeonato começa a ganhar-se a partir de hoje (primeiro dia da pré-época). Não é só nos «play-offs» que se ganham campeonatos. É em todos os dias, em todos os treinos. Estou certo de que todos os jogadores querem ser tanto campeões, como querem os seus treinadores, directores, dirigentes, enfim, vocês têm uma grande capacidade para nos darem muitas alegrias, por isso, aproveitem-na ao máximo».

Penso que temos um plantel equilibrado e que tem todas as condições para lutar pelo título. Mas só isso não chega... é preciso dar tudo dentro de campo e aí sim mostrar que somos candidatos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Venha de lá a Fiorentina!

Mais uma vez, não se pode dizer que o Sporting tenha sido feliz no sorteio da 4ª eliminatória da Liga dos Campeões. Entre 5 possíveis adversários, calhou aquele que, à partida, seria o mais complicado.

4º classificado do último "Calcio", a Fiorentina é, de há muitos anos, umas das equipas mais competitivas do futebol italiano. Não sendo nenhum papão, certamente que não será uma eliminatória fácil para o Sporting. Apesar de tudo, estou confiante.

Actualmente, a Fiorentina tem alguns bons jogadores no seu plantel: O Guarda-Redes é Sebastien Frey, no meio campo destaco Montolivo e Kuzmanovic, e no ataque pontificam Jovetic e a estrela da companhia, o italiano Gilardino. Depois há ainda Martin Jorgensen e Adrian Mutu e ainda o recém-chegado Javier Castillo. A Fiorentina vendeu neste defeso o internacional brasileiro Felipe Melo à Juventus e Zauri para a Lazio. O português Manuel da Costa, que esteve emprestado à Sampdória, regressou esta época à Fiorentina.

A Fiorentina jogará amanhã um jogo amigável com o Aston Villa. Boa oportunidade para os responsáveis do Sporting começarem a observar o adversário.

A 1ª mão será disputada a 18 de Agosto sendo o 2º jogo no dia 26 do mesmo mês.

Adios Pipi

Pipi Romagnoli já não é jogador do Sporting.

O jogador argentino e o Sporting acordaram a rescisão do contrato. O próximo destino de Romagnoli é o San Lorenzo da Argentina.

Romagnoli foi sempre um jogador inconstante, de altos e baixos, tendo realizado a sua melhor época quanto estava a terminar contrato...coincidência? Apesar de tudo, Pipi sempre foi um bom profissional, não se lhe conhecendo problemas no balneário leonino.

Aqui fica, na íntegra, o comunicado do Sporting:

"A Sporting, SAD chegou a acordo para a revogação do contrato de trabalho com o jogador Leandro Romagnoli, sem quaisquer encargos para a sociedade desportiva «leonina». O Sporting aproveita também para agradecer o profissionalismo demonstrado pelo atleta argentino enquanto vestiu a camisola verde e branca e deseja-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais."

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Twente 1-1 Sporting

Em frente!

Se em 2005, em Alkmaar, Miguel Garcia foi o herói, hoje, em Enschede, Rui Patrício entrou para a história do Sporting. Não por ter marcado um golo, como Miguel Garcia, mas sim por ter sido decisivo na obtenção do golo do Sporting, ao ganhar uma bola na área adversária que acabaria por ser desviada para a própria baliza por um defesa do Twente. Um exemplo de Esforço, Dedicação, Devoção e que acabou com a Glória da obtenção do golo que permitiu ao Sporting seguir em frente nesta eliminatória.

Paulo Bento fez 3 alterações em relação ao jogo de Alvalade: Abel, André Marques e Yannick foram titulares nos lugares de Pedro Silva, Caneira e Vukcevic. E o jogo não podia começar pior... 1º lance do Twente, um canto no 1º minuto de jogo e...golo! Douglas a ganhar nas alturas a Polga e a cabecear para o fundo da baliza do desamparado Rui Patrício. Era o início de mais uma má exibição do Sporting. A equipa tem dificuldade em construir jogadas com cabeça, tronco e membros, usando e abusando do passe directo, que em muito facilitou a vida da defesa do Twente.

Depois, há jogadores ainda em claro sub-rendimento. Liedson é o caso mais gritante, o Levezinho perde-se em jogadas individuais e está ainda com a pontaria muito desafinada. Matías Fernandez parece perdido dentro do campo, Yannick nunca pode jogar encostado à linha. Deu ainda para ver alguns bons pormenores de Caicedo e que André Marques pode vir a ser perfeitamente o lateral esquerdo do Sporting.

Valeu neste jogo a estrelinha da sorte que tem faltado noutras alturas. Foi preciso esperar pelo último minuto do tempo de desconto para surgir o golo do Sporting, por sinal um auto-golo. Espero que este empate, com sabor a vitória, tenha servido para motivar este grupo de jogadores.

Na próxima eliminatória, a que dá acesso à Liga dos Campeões, os possíveis adversários do Sporting são, teoricamente, mais fortes que o Twente. A saber: Anderlecht, Atlético Madrid, Fiorentina, Celtic/Dínamo Moscovo, Estugarda/Timisoara. Complicado...

Twente - Mihaylov; Stam, Wisgerhof, Douglas e Rajkovic; Brama, Janssen e Perez (Tioté, 58 m); Stoch (Rukavytsya, 78 m), Brian Ruiz (Vujicevic, 90 m) e Nkufo.

Suplentes não utilizados: Paauwe, Kuiper, Heubach e Akram

Golo: Douglas (1 m)

Sporting - Rui Patrício; Abel, Anderson Polga, Daniel Carriço e André Marques (Simon Vukcevic, 62 m); Miguel Veloso, João Moutinho, Yannick Djaló e Matias Fernandez (Bruno Pereirinha, 45 m); Hélder Postiga (Felipe Caicedo, 62 m) e Liedson.

Suplentes não utilizados: Tiago, Tonel e Fábio Rochemback.

Golo: Rajkovic (pb), 90+4 m.

domingo, 2 de agosto de 2009

Twente vs Sporting

4 de Agosto de 2009
19:45
Liga dos Campeões - 3ª Pré-Eliminatória
Grolsh Veste Stadium
Transmissão TV: TVI

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Ricardo Batista;

Defesas: Daniel Carriço, Anderson Polga, Marco Caneira, Tonel, André Marques e Abel;

Médios: Adrien Silva, Miguel Veloso, Vukcevic, Bruno Pereirinha, Rochemback, Matias Fernandez e João Moutinho;

Avançados: Felipe Caicedo, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson

Jogo do tudo ou nada!
Depois do empate a zero na 4ª feira, o Sporting, para seguir em frente, terá que vencer ou então empatar com golos no terreno do Twente. Uma coisa é certa, terá sempre que marcar fora.
Fora da convocatória ficou o lesionado Izmailov e, por opção, Saleiro, Pedro Silva e Grimi.
Pelo que se viu nos primeiros 15 minutos do jogo de Alvalade, onde os holandeses foram claramente superiores, espera-se um jogo bastante complicado para o Sporting.
O Twente jogou ontem para a 1ª Jornada do campeonato e venceu fora por 0-2 o Sparta de Roterdão.
Há que acreditar...força Sporting!

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops