Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Foi há 15 anos...

Faz hoje 15 anos que a tragédia se abateu sobre Alvalade. A tarde de 7 de Maio de 1995 ficará para sempre na memória dos sportinguistas pelos piores motivos.

Corria a época 1994/1995 e o Sporting recebia em Alvalade o FC Porto em jogo a contar para a 31ª Jornada. As equipas estavam separadas por 5 pontos...jogo do título portanto. Mas rapidamente o jogo passou para 2º plano...

À chegada do autocarro azul e branco junto à porta 12-A, como era costume, um grupo de dezenas de adeptos leoninos concentrou-se junto a um dos varandins do velhino Estádio José Alvalade para "receber" os jogadores portistas. O dito varandim não aguentou a pressão e o peso de tanta gente e acabou por ceder provocando a queda a muitos jovens que ali se encontravam. O resultado da queda foi trágico: dezenas de feridos, alguns com gravidade e, pior que tudo, 2 mortes a lamentar, Zé e Paulo. Os momentos que se seguiram à queda foram dramáticos com membros da Juventude Leonina e da Polícia a ocorrerem ao local para socorrem as pessoas que tinham caído. O próprio médico do FC Porto na altura, Dr. Domingos Gomes, acorreu ao local para prestar os 1ºs socorros mas consta que acabou por ser apedrejado...ridículo e lamentável!

A vontade dos jogadores leoninos, após este episódio, era de não disputar o jogo, mas tal não foi possível. Jorge Sampaio também se mostrou incrédulo com a situação: "Fiquei muito impressionado com tudo o que se passou, mas também com a normalidade com que tudo prosseguiu. Senão fosse a faixa preta da Juve Leo, nem se teria notado que algo de anormal se tinha passado antes."

O FC Porto acabaria por vencer o jogo por 0-1 e sagrar-se Campeão Nacional.

José Eduardo Bettencourt, Dias Ferreira e Ernesto Ferreira da Silva vão estar na sexta-feira, 7 de Maio, às 19h00, na sede da Juventude Leonina para participarem na cerimónia que assinalará a passagem dos 15 anos da trágica morte de dois adeptos do Sporting, vitimados pela queda do varandim do antigo Estádio José Alvalade.

0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops