Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sai Veloso, Entra Zapater

Está confirmado!

Miguel Veloso vai ser jogador da Génova de Itália e Alberto Zapater reforça o Sporting.

O Sporting informou ao fim da manhã a CMVM do princípio de acordo estabelecido com a equipa italiana. Não são conhecidos ainda os valores do negócio, mas fala-se em 9 milhões de euros mais o passe do jogador espanhol.

Veloso sai assim do Sporting depois de 4 épocas no plantel sénior.

Em sentido inverso, chega Zapater, jogador formado nas escolas do Zaragoza e que chegou ao Génova a época passada, onde não se afirmou. Zapater é um médio de características mais defensivas, mas que também sabe ajudar o ataque quando é necessário. Tem 25 anos e mede 1,80cm. É internacional Sub20 da Espanha.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Liga Europa - Pré Eliminatória: FC Nordsjaelland 0-1 Sporting

Ganhar sem deslumbrar!

No 1º jogo oficial da época, o Sporting deslocou-se à Dinamarca e bateu o FC Nordsjaelland por 0-1, na 3ª Pré-Eliminatória da Liga da Europa.

O Sporting venceu bem, é a equipa mais forte, com melhores jogadores, mas não fez um grande jogo, não se pondo no entanto em causa a vitória. Podiam, e deviam, era ter feito um jogo melhorzito... notei sobretudo alguma lentidão nas transições defesa / ataque, só quebradas com as subidas dos laterais Evaldo e João Pereira.

A equipa que entrou em campo foi a mesma que tinha vencido o Man City, tal como Paulo Sérgio tinha avisado, entrando apenas Rui Patrício para o lugar de Tiago. E Rui Patrício até começou o jogo com uma grande defesa que evitou o golo do adversário na primeira jogada do encontro. Depois deste susto inicial, o Sporting controlou o jogo e chegou ao golo por Vukcevic, à passagem do minuto 24, após um excelente passe de Maniche. Um bom golo do montenegrino, dos melhores do lado do Sporting. Sem ter criado muitas oportunidades de golo, o Sporting chegou à vantagem fruto do maior domínio de jogo, baseado em muita posse de bola.

A 2ª parte foi mais do mesmo (os primeiros 15 minutos a nossa amiga SIC não transmitiu... o costume portanto), com Miguel Veloso a entrar para o lugar do lesionado Pedro Mendes. Hélder Postiga ainda rematou uma bola ao poste, Valdés, João Pereira e Carriço permitiram boas defesas ao guarda redes dinamarquês, ficando por marcar o golo da tranquilidade.

Apesar do escasso 0-1, penso que o Sporting, com maior ou menores dificuldades, irá passar esta eliminatória e apurar-se para o playoff de acesso à Liga Europa. O jogo da 2ª mão será no próximo dia 5 de Agosto, às 20:30, em Alvalade.


FC Nordsjaelland: Jesper Hansen; Henrik Kildentoft, Michael Parkhurst, David Jensen, Pierre Bengtsson; Nikolaj Stokholm (cap.), Enoch Adu; Bajram Fetai (Tobias Mikkelsen, 72 m); Matti Nielsen (Bernier, 66 m) Andreas Laudrup (Andreas Granskov, 82 m); Nicki Nielsen.

Suplentes não utilizados: Nenad Novakovic, Soren Christensen, Mikkel Knudstrup e Philip Rasmussen.

Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Anderson Polga, Daniel Carriço (cap.), Evaldo, Simon Vukcevic (Jaime Valdes, 69 m), Maniche, Pedro Mendes (Miguel Veloso, 46 m), Yannick Djaló (Liedson, 80 m); Carlos Saleiro, Hélder Postiga.

Suplentes não utilizados: Tiago, Nuno André Coelho, Sinama Pongolle e Matías Fernandez.

Golo: Vukcevic (24 m).

Oh Captain, my Captain!

Confirma-se!

Daniel Carriço vai ser esta noite o capitão de equipa. Tal como previsto desde o início da temporada, Carriço é o escolhido de Paulo Sérgio para envergar a braçadeira de capitão, naquele que irá ser o primeiro jogo oficial da época.

Durante a pré-temporada, foram vários os jogadores que usaram a braçadeira (Polga, Pedro Mendes, Liedson) mas será o mais jovem de todos a ser a 1ª opção.

Carriço é um líder nato, tendo sendo o capitão em todos os escalões de formação bem como na Selecção Nacional.

Para mim, é uma óptima escolha!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Liga Europa - Pré Eliminatória: FC Nordsjaelland vs Sporting

29 de Julho de 2010
19:30
Liga Europa - 3ª Pré-Eliminatória
Farum Park
Transmissão TV: SIC
Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Tiago e Victor Golas.

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Evaldo, Nuno André Coelho e João Pereira.

Médios: Pedro Mendes, Maniche, Matías Fernandez, Valdés, Miguel Veloso, André Santos e Vukcevic.

Avançados: Carlos Saleiro, Pongolle, Yannick Djaló, Hélder Postiga e Liedson.

Aí está o primeiro jogo a sério da temporada! O Sporting desloca-se amanhã para a Dinamarca para defrontar o FC Nordsjaelland em jogo a contar para 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa. Para este jogo, Paulo Sérgio tomou as suas primeiras decisões a sério, convocando 20 jogadores e deixando de fora Tonel, Abel, Torsiglieri, Salomão, Grimi e André Martins. Será concerteza mais um bom teste à valia deste Sporting que nos últimos jogos se tem exibido em bom plano. Espero que seja para continuar...

O 1º de muitos!

Barclays New York Challenge

Vencedor

Sporting Clube de Portugal

domingo, 25 de julho de 2010

Barclays New York Challenge: Tottenham 2-2 Sporting

Bom teste!

No último jogo da pré temporada, o Sporting empatou a 2 com o Tottenham de Inglaterra, naquele que foi o seu 3º jogo em solo americano.

Como era de esperar, Paulo Sérgio apresentou um 11 totalmente diferente daquele que havia defrontado o Manchester City. E os que jogaram hoje deram boa conta do recado. O jogo de hoje foi mais lento, muito por culpa do horário a que foi disputado, à 1 da tarde! Muito calor para se jogar um jogo de futebol...

Os ingleses adiantaram-se no marcador por Robby Kean que fugiu ao fora de jogo e marcou isolado na cara de Rui Patrício. Na jogada seguinte o Sporting igualou por Matías Fernandez. Um bonito golo de cabeça do chileno após passe de trivela do miúdo Salomão.

Na 2ª parte, o Sporting entrou praticamente a ganhar, com um bom golo do reforço Valdés. Este é daqueles que não engana... O Tottenham viria a empatar após grande falha de Maniche (tinha substituído Miguel Veloso) que colocou a bola num adversário que isolou Obika que facilmente bateu o desamparado Rui Patrício. Falhas destas não se podem cometer em alta competição.

Até ao final do jogo foi sempre o Sporting a tentar mais o golo da vitória mas sem conseguir grandes oportunidades de golo.

O Sporting regressa agora a casa tendo já em pensamento a 1ª mão da pré-eliminatória da Liga Europa que vai-se disputar já na próxima 5ª feira, na Dinamarca.


Tottenham: Cudicini; Hutton, Bale, Naughton e Corluka; Walker, Huddlestone, Jenas e Taarabt; Kranjcar e Keane.

Golos: Keane (24 min) e Obika (71 min)

Sporting: Rui Patrício; Abel, Nuno André Coelho, Torsiglieri e Grimi; Salomão, André Santos, Miguel Veloso e Valdés; Matías Fernández e Liedson.

Jogaram ainda: Pongolle, Maniche, João Pereira, Evaldo, Djaló, Pedro Mendes e André Martins

Golos: Matías Fernadez (25 min) e Valdés (47 min)

sábado, 24 de julho de 2010

Barclays New York Challenge: Man City 0-2 Sporting

Muita posse de bola!

Começa a ganhar forma o Sporting de Paulo Sérgio. E, pelo que se tem visto nos últimos jogos, agrada-me. O futebol do Sporting começa a basear-se em muita posse e circulação de bola, com os jogadores a interpertarem cada vez melhor aquilo que o treinador pede. O futebol directo de pontapé para a frente das épocas anteriores parece que, finalmente, desapareceu.

O Sporting desta noite dominou por completo o Manchester City, que só nos primeiros 10 minutos conseguiu equilibrar o jogo. Depos, só deu Sporting, que controlou o jogo como quis, marcando 2 golos e desperdiçando outros tantos.

Djaló acabou por ser a figura do jogo, não pelo que jogou, que foi pouco, mas sim pelos 2 golos marcou. Um jogo à imagem de Djaló, capaz do melhor e do pior. É um jogador com um enorme potencial mas que parece não o saber utilizar.

No meio campo, Pedro Mendes e Maniche começam a formar uma dupla de respeito: experiência aliada a qualidade de passe e sentido posicional, jogam e fazem jogar.

O único aspecto que me parece que tem que ser melhorado é o processo ofensivo, a equipa ainda está longe dos últimos 30 metros, chegando pouco à baliza adversária.

O Sporting volta a jogar amanhã às 18h com o Tottenham.


Manchester City: Hart; Richard, Zabaleta, Lescott, Kompany, Cunningham; Patrick Vieira, Ireland, Johnsson,; Craig Bellamy e Jô

Sporting: Tiago; João Pereira, Daniel Carriço, Polga e Evaldo; Vukcevic, Pedro Mendes, Maniche e Yannick; Hélder Postiga e Saleiro

Jogaram ainda: Pongolle, Miguel Veloso, Jaime Valdés e André Santos

Golos: Yannick Djaló (22 e 39 min)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Barclays New York Challenge


Na digressão que está a fazer pelos Estados Unidos, e depois do jogo contra o Celtic, o Sporting irá participar no prestigiado Barclays New York Challenge.

O Sporting realiza o seu primeiro jogo na madrugada de amanhã frente aos ingleses do Manchester City, treinados por Roberto Mancini. Irá ser um bom teste frente à milionária equipa de Manchester. No Domingo, o Sporting defronta mais uma equipa inglesa, desta vez o Tottenham. A outra equipa participante neste torneio é o New YorkRed Bull, que apresentou recentemente o francês Thierry Henry como reforço da equipa.

Calendário e horário de jogos do Sporting:

Sporting - Manchester City

01h00 de Sábado - Transmissão Sport TV1


Sporting - Tottenham

18h00 de Domingo - Transmissão Sport TV1

Football at Fenway: Celtic 1-1 (6-5gp) Sporting

Melhorias!

Bom jogo do Sporting no mítico Fenway. Paulo Sérgio fez alinhar 2 equipas distintas em cada uma das partes do jogo.

O Celtic marcou 1º, por Samaras, na sequência de uma grande penalidade muito forçada cometida por Polga.

A 10 minutos do fim, Postiga empatou na primeira vez que tocou na bola, encostando para o fundo da baliza uma bola que ressaltou da trave após cabeceamento do jovem Salomão.

O vencedor deste jogo decidiu-se nas grandes penalidades, Liedson foi o único a falhar.


Sporting 1ª Parte: Rui Patrício, Abel, Tonel, Torsiglieri, Grimi, Pedro Mendes, Miguel Veloso, Vukcevic, Matias Fernandez, Valdés e Saleiro

Sporting 2ª Parte: Vítor Golas, João Pereira, Nuno André Coelho, Polga, Evaldo, Diogo Salomão, André Santos, Maniche, Pongolle, Djaló (Postiga 80m) e Liedson

Golo: Postiga (81 min)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Soccer Day!


"Hoje é o Pavlyuchenko, amanhã o Mikhailichenko e depois o Gorbatchov"

"Hoje é o Pavlyuchenko, amanhã o Mikhailichenko e depois o Gorbatchov".

Foi com estas palavras que o Director Desportivo do Sporting, Costinha, pôs um ponto final nas especulações acerca da contratação do russo Pavlyuchenko por parte dos leões.

Não me espanta nada, foi só mais uma das muitas tiradas do jornal A Bola que não sabem fazer mais nada do que mandar tiros para o ar sobre possíveis jogadores a contratar pelo Sporting.

A mando de quem? Pois...

terça-feira, 20 de julho de 2010

Roman Pavlyuchenko de verde e branco?

Segundo o jornal A Bola, o avançado russo Roman Pavlyuchenko pode alinhar nos leões durante esta época por empréstimo do Tottenham. A concretizar-se a contratação, Paulo Sérgio ficaria com um dos objectivos pretendidos, ter um ponta-de-lança forte no jogo aéreo.

O jornal refere que os clubes já têm acordo, falta apenas o sim do jogador. Curiosamente, o Sporting vai defrontar no fim de semana o Tottenham, no torneio a realizar nos Estados Unidos.

Vindo do jornal que vem, custa-me um pouco a acreditar nesta notícia... mas sem dúvida que, a concretizar-se, seria um excelente reforço para o Sporting. E este é daqueles que vende camisolas e gameboxs...

Roman Pavlyuchenko é um internacional russo de 28 anos, que se destacou no Spartak de Moscovo, estando vinculado ao Tottenham há duas temporadas, onde não sendo titular indiscutível, ainda marcou 24 golos em 60 jogos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pré-Época: Sporting 2-0 Lyon

Consistente!

O Sporting, no jogo de apresentação aos seus associados, recebeu e venceu os franceses do Lyon por 2-0. Foi um jogo onde o Sporting mostrou uma equipa mais consistente, comparando com os jogos anteriores.

Já podendo contar com os mundialistas, Paulo Sérgio colocou mesmo Pedro Mendes e Miguel Veloso no 11 inicial, apresentando um modelo de jogo mais próximo do 4x3x3, com Maniche a completar o trio de meio campo, Valdés à esquerda, Vukcevic à direita e Pongolle na frente de ataque.

O Sporting entrou bem no jogo e logo aos 2 minutos marcou por Tonel, na sequência de um livre marcado por Valdés. Boa entrada do leão em campo, dominador e com boa pressão sobre o homem que tinha a bola. Na 1ª parte, a defesa ainda mostrou algumas fragilidades, com o Lyon a assustar por 2 ou 3 vezes. A partir da meia hora de jogo, Paulo Sérgio começou a mexer na equipa, utilizando todos os jogadores à sua disposição.

Na 2ª parte, o Sporting controlou o jogo, não permitindo ao Lyon oportunidades de golo. Yanick Djaló fez o 2º golo, após boa jogada de Diogo Salomão.

O Sporting vai agora disputar nos Estados Unidos um torneio com as equipas do Celtic, do Tottenham e do Manchester City. É mais um ciclo de jogos que Paulo Sérgio tem para montar a equipa da melhor forma.


Sporting: Vítor Golas; Abel, Tonel, Torsiglieri e Grimi; Pedro Mendes, Maniche, Miguel Veloso e Valdés; Pongolle e Vukcevic.

Golos: Tonel (2 min) e Djaló (72 min)

Lyon: Vercoutre; Abenzouar, Boumsong, Lovren e Cissokho; Pjanic, Gonalons e Ederson; César Delgado, Gomis e Jimmy Briand

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sorteio Liga Europa: Viagem à Dinamarca

O sorteio desta manhã da 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa, ditou que o adversário do Sporting é o FC Nordsjaelland, da Dinamarca.

Para mim, é uma equipa completamente desconhecida. Como equipa, é apenas profissional desde 1998 tendo o actual nome desde 2003. Terminou a época passada em 7º lugar no campeonato e esta vai ser a 2ª participação nas competições europeias.


O Sporting desloca-se primeiro à Dinamarca, no dia 29 de Julho, jogando a 2ª mão em Alvalade no dia 5 de Agosto.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pré-Época: PSG 4-2 Sporting

Os mesmos erros do passado!

Quando aos 5 minutos de jogo o Sporting já vencia por 0-2, estava longe de imaginar que ainda íamos sofrer 4 golos, ainda por cima da forma como foram consentidos.

Um frango do guarda-redes francês Edel e um golo de cabeça de Carriço, na sequência de um livre de Vukcevic, deram vantagem ao Sporting neste amigável com o Paris Saint Germain, quando apenas estavam decorridos 5 minutos de jogo.

Em apenas 2 minutos, o que parecia um jogo controlado pelo Sporting, mudou completamente depois de dois erros defensivos que permitiram outros tantos golos aos franceses. O 2º golo foi igual a tantos outros sofridos na época passada, na sequência de um canto. Saleiro, isolado, podia ter marcado o 3º golo, mas permitiu a defesa ao guarda-redes.

Na 2ª parte, o PSG mudou toda equipa e assistiu-se a mais do mesmo, com mais um golo sofrido de canto e outro onde os centrais deixaram o avançado do PSG cabecear à vontade. Facilidades a mais para uma equipa com os objectivos do Sporting.

Paulo Sérgio tem ainda muito trabalho pela frente. A dupla Carriço/Polga não me parece ser a ideal para este Sporting. Muito macios... Falta criatividade no meio campo... no ataque, faltam avançados que marquem golos.

Má notícia deste jogo foi mesmo a lesão de Daniel Carriço, com suspeita de fractura no braço esquerdo. Depois de Izmailov, é mais uma contrariedade para o treinador leonino que continua a afirmar necessitar de mais e melhores jogadores no plantel.

O próximo jogo é no Domingo, na apresentação aos sócios em Alvalade. O adversário é a equipa francesa do Lyon.

PSG: Edel, Ceará, Traoré, Camara, Armand, Giuly, Makelele, Chantôme, Nenê,

Jogaram ainda: Coupet, Sessegnon, Hoarau, Kezman, Maurice e Arnaud

Golos: Erding (20 m), Giuly (23 m) Sessegnon (57 m), Maurice (65 m);


Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Carriço, Polga, Evaldo, Yannick Djaló, Maniche, André Santos, Vukcevic, Saleiro e Postiga.

Jogaram ainda: Jaime Valdes, Torsiglieri, Nuno André Coelho, Pongolle, Diogo Salomão, Grimi e Abel.

Golos: Edel (npb, 1 m), Carriço (4 m)

Sem Ti Não Há Campeões

terça-feira, 13 de julho de 2010

A maldição do nº7!

Seja ele uma grande coincidência, ou simplesmente muito azar, ou ainda, para os mais cépticos, uma grande maldição, o que é certo é que desde que Luís Figo saiu do Sporting, todos os jogadores que vestiram a camisola com o nº 7 não foram nada felizes, sofrendo quase todos eles graves lesões.

Senão vejamos:

Figo saiu do Sporting no final da época 1994/1995.

Na época seguinte, Sá Pinto herdou a camisola que era de Luís Figo. Foi suspenso durante 1 ano por ter agredido Artur Jorge.

Sá Pinto saiu para a Real Sociedad, tendo Iordanov ficado com o 7, na época 1997/1998. O avançado búlgaro sofreu um grave acidente de carro na Bulgária e pouco tempo depois foi-lhe detectada esclerose múltipla.

Em 1998/1999 a camisola 7 foi de Leandro Machado. O brasileiro ficou mais conhecido pelo que fez fora do campo do que propriamente dentro das 4 linhas.

Na época seguinte, a "vítima" foi Delfim, que iria sofrer uma grave lesão no joelho.

Em 2001, Sá Pinto regressou ao Sporting e escolheu novamente a camisola 7. Consequência, várias operações aos joelhos. Mudou depois para a camisola 10...

2002/2003, a camisola 7 foi para Marius Niculae. O avançado romeno teve um início de época em grande no Sporting, mas viria a sofrer uma grave lesão num joelho e mais tarde num pé.

Entre a época 2003/2004 e 2006/2007 nenhum jogador do Sporting vestiu a malfada camisola 7.

De 2007/2008 até hoje, Marat Izmailov tem sido o dona da 7, com os resultados que se conhecem. Depois de uma primeira época sem grandes problemas, o russo foi operado ao joelho na época passada e provavelmente terá que ser novamente esta época já que o joelho continua a apresentar alguns problemas.

E que tal retirar a Camisola 7?

Começam a ser coincidências a mais...para não lhe chamar outra coisa!!!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Futsal Época 2010/2011

Pode-se dizer que começou hoje a temporada 2010/2011 do Campeão Nacional Sporting.

Orlando Duarte foi apresentado como novo treinador do Sporting, depois da saída de Paulo Fernandes que terminou contrato.

Orlando regressa ao Sporting 9 anos depois de ter saído para a Seleção Nacional. O agora técnico leonino assinou por 2 épocas com mais uma de opção.

Neste seu regresso, o treinador leonino já fez saber que "Fico feliz por ter deixado o Sporting campeão e ter regressado com o Clube também campeão". "Este é um espaço privilegiado para trabalhar, onde encontro pessoas com paixão pelo futsal e pelo desenvolvimento da modalidade, ao contrário da minha situação profissional anterior. Gosto de estar motivado e o Sporting traz-me isso para o trabalho bi-diário que iremos desenvolver, com o objectivo de vencer as quatro competições onde participaremos. Comigo não há jogos-treino, mas sim de preparação, e quero que todos os dias eu e a minha equipa sejamos melhores com a certeza de que as vitórias serão uma realidade."

Em relação à época anterior há algumas mexidas no plantel. Assim:

Saídas: Café (regressou ao Brasil), Evandro, Éder e Diogo Santos (terminaram contrato)

Entradas: Marcelinho e Pedro Cary (ex-Belenenses), Leitão (ex-Lobelle Santiago, Espanha), Mário Freitas (ex-Magadouro).

Dúvidas: Paulinho (ex-Belenenses)

domingo, 11 de julho de 2010

Pré-Época: Nice 1-1 Sporting

Mais um jogo, mais um teste na pré-época que o Sporting está a realizar na França.

Frente a um adversário da primeira divisão gaulesa, o Sporting empatou a 1.

Marcou primeiro o Nice, praticamente na primeira vez que se acercou da baliza do Sporting. Torsiglieri cometeu grande penalidade e Remy bateu Tiago.

O Sporting empatou na 2ª parte, também na transformação de uma grande penalidade. Pongolle fez o golo.

O Sporting apresentou de início um 11 totalmente diferente daquele que jogou na 6ª feira contra os suiços do Young Boys. Faltam ainda chegar os jogadores que estiveram no Mundial e parece-me ser necessário garantir alguns reforços de qualidade. Jà deu para perceber que Evaldo e João Pereira devem ser os laterais do Sporting, Maniche tem estado em bom plano no meio campo e o ataque continua pouco inspirado. Jaime Valdés jogou 10 minutos e deu boas indicações.

O Sporting volta a jogar na próxima 4ª feira contra o Paris Saint Germain.


Nice: Ospina; Civelli, Ismael Gace, Paisley e Sable; remy, Hellebuyck, Coulibaly e Mournier; Mamadou Bagayoko e Bamogo.

Golo: Remy (14m)

Sporting: Tiago; Abel (João Pereira ,72m), Tonel, Torsiglieri e Grimi (Evaldo, 72m); André Santos (Maniche, 61m), Nuno André Coelho (Salomão, 46m) e André Martins (Carriço, 61m); Vukcevic (Yannick Djaló, 46m), Pongolle (Valdés, 83m) e Owuso (Postiga, 46m).

Golo: Pongolle (74m)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pré-Época: Young Boys 0-1 Sporting

Em mais um jogo de preparação para a nova temporada, o Sporting deslocou-se à Suiça e venceu o Young Boys por 0-1.

Foi um jogo típico de pré-temporada, com o jogo a ser disputado num ritmo baixo e ainda com muita coisa a ser melhorada.

Dos reforços jogaram de início Evaldo, Maniche, André Santos e Diogo Salomão, sendo que o Guarda Redes foi o ex-junior Victor Golas.

O Sporting até que entrou bem no jogo, com Yanick Djaló em bom plano a imprimir velocidade ao ataque leonino. Postiga desperdiçou uma boa oportunidade ao cabeçear ao lado. O golo surgiu aos 27 minutos depois de mais uma boa jogada de Djaló que serviu Saleiro que rematou em bom estilo para o fundo da baliza dos suiços.

Depois do golo marcado, o ritmo de jogo foi progressivamente baixando e nem na 2ª parte melhorou, bem pelo contrário. Paulo Sérgio apenas fez 4 substituições sendo que Vukcevic entrou e saiu perto do final, aparentemente por lesão.

Ao 4x4x2 inicial, Paulo sérgio optou a meio da 2ª parte por colocar a equipa em 4x3x3, com André Santos, Maniche e Nuno André Coelho no meio campo e Pongolle, Djaló e Vukcevic no ataque. A melhor oportunidade surgiu com um cabeamento de Maniche à trave da baliza do Young Boys.

Domingo há novo teste, desta vez contra a equipa francesa do Nice, às 15:30.


Young Boys: Burki; Bienvenu (Dussin, 80), De Pierro, Affolter, Doubai (Thierry Doubay, 85), Raimondi (Schneuwly, 64), Sutter, Degen, Regazzoni (Marco Schneuwly, 71), Mayuka (Hochstrasser, 64), Moreno (Pasche, 85)

Sporting: Vítor Golas; Evaldo, Polga, Carriço, J. Pereira; A. Santos, Maniche, D. Salomão (Vukcevic, 58; Grimi 86), Yannick Djaló; Saleiro (N. André Coelho, 58) e Postiga (Pongolle, 58)

Golos: Saleiro, 27 min

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Jaime Valdés reforça Sporting

Jaime Valdés é reforço do Sporting.

O chileno, de 29 anos, que actuava no Atalanta de Itália, vai assinar contrato para as próximas 3 temporadas. O Sporting vai gastar na contratação do médio chileno à volta de 2,2 milhões de euros.

Valdés foi um dos pré-convocados do Chile para o Mundial mas acabou por ficar fora dos 23 de Bielsa.

"El Pajarito", como é conhecido no seu país, é um destro que joga bem com os 2 pés e que pode jogar em qualquer posição na frente de ataque. Valdés é assim o 2º chileno do plantel do Sporting, juntando-se a Matías Fernandez.

108 Milhões e o Canal Sporting

108 milhões!

O Sporting comunicou à CMVM a renegociação do contratato dos direitos televisivos com a PPTV (Publicidade de Portugal e Televisão, SA). O actual contrato, que terminava na época 2012/2013, foi renovado até 2017/2018.

Por época, o Sporting vai começar a receber qualquer coisa como 13,75 milhões de euros. Segundo o comunicado enviado para a CMVM, "Os proveitos globais provenientes do acordo celebrado serão repartidos entre ambas, revertendo para a SCS o montante de 75,6 milhões de euros e para a Sporting SAD o de 32,4 milhões de euros."

Onde vai então ser aplicado este dinheiro? vamos ter que aguardar para ver...

Ao mesmo tempo que renovou o contrato dos direitos televisivos, o Sporting celebrou também uma parceria para a criação do Canal Sporting. Este projecto está ainda dependente de um estudo de viabilidade económico-financeira. Espero que seja aprovado e que o Canal Sporting seja uma realidade.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Judas Moutinho

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Calendário 2010/2011 - Liga Zon Sagres


O Sporting inicia a Liga Zon Sagres 2010/11 em Paços de Ferreira, clube que Paulo Sérgio orientou no início da época passada. Vai ser assim o regresso a uma casa que bem conhece.

Os «leões» recebem na segunda jornada o Marítimo, na terceira ronda viajam até à Figueira da Foz para enfrentar a Naval e na quarta jornada recebem o Olhanense.

À 5ª jornada, o 1º jogo grande, há um derby na Luz com um Benfica-Sporting e na décima segunda jornada realiza-se o clássico Sporting-FC Porto em Alvalade.

Os «leões» fecham o campeonato com uma deslocação a Braga.

"Maçã Podre"

José Eduardo Bettencourt, visivelmente agastado, esclareceu esta manhã os pormenores da transferência de João Moutinho para o Porto.

E o presidente leonino não poupou o seu ex-capitão:

"João Moutinho não contava para o Sporting e o Sporting não contava para João Moutinho. Não tinha as mínimas condições para ser o capitão de equipa".

"O João Moutinho forçou uma solução interna e disse que, se não jogasse no estrangeiro, queria fazê-lo «no FC Porto, no Benfica ou em outro clube qualquer». «Não faz sentido em falar de cláusulas de rescisão»".

"O João, em vez de colaborar e acreditar no seu valor desportivo, perdeu as estribeiras e disse que teria dado a sua palavra de que iria para o FC Porto. O seu comportamento com o presidente, director desportivo e equipa técnica foi deplorável. Se não tivesse presenciado, nunca acreditaria que fosse possível descer tão baixo".

A permanecer no plantel, João Moutinho seria "uma maçã podre no pomar" e iria "contaminar o ambiente e espírito de um grupo que quer caminhar com outra firmeza e ambição".

sábado, 3 de julho de 2010

Vukcevic fica no plantel

Afinal, Simon Vukcevic vai continuar no plantel do Sporting.

Depois de gorada a transferência para os gregos do Olimpiakos, Paulo Sérgio optou por integrar o montenegrino no plantel.

"Sempre disse que o Vuk é um bom jogador. Hoje conheço melhor a realidade do Sporting do que ontem e cheguei à conclusão que, para bem do Sporting, o mais correcto será potenciar o Vuk, em vez de fazer uma aposta que poderia ser mais arriscada. Vim para um novo clube e tinha conhecimento de vários problemas com alguns jogadores. A minha primeira ideia foi a de limpar a casa, para começar sem essas pedras na engrenagem. Depois de cá estar pude aperceber-me junto do grupo (que me falou bem do atleta) que, muitas vezes, foi mais vítima do que prevaricador e que é bom elemento no balneário. Aquilo que eventualmente são os seus defeitos, cá estaremos para trabalhar com ele e ajudarmos o Sporting. O Sporting sempre em primeiro lugar."

O montenegrino vai já viajar na próxima 2ª feira com a restante equipa para o estágio que se vai realizar na França.

Para Vukcevic: "Sinto-me muito bem, acho que foi o melhor que poderia ter acontecido. Tenho a certeza que vai ser o virar de uma página, um novo ciclo e uma nova vida."

Sporting 5-1 1º Maio Sarilhense

Depois do empate de ontem frente ao Mafra, hoje foi dia de novo jogo treino, novamente contra o 1º Maio Sarilhense. Depois dos 10-0 da semana passada, desta vez o resultado foi de 5 a 1.

Em jogo realizado à porta fechada, Paulo Sérgio utilizou 18 jogadores e viu os seus avançados exibirem-se em boa forma. Wilson Eduardo, Hélder Postiga, Carlos Saleiro, Diogo Salomão e Owusu foram os autores dos golos leoninos. Nivaldo marcou para o adversário.

Sporting: Vítor Golas (Tiago e depois Rui Patrício), Abel, Tonel (Pedro Mendes), Polga, Grimi, Diogo Salomão, João Gonçalves (André Martins), Mexer (Hélder Postiga), Wilson Eduardo (Yannick), Owusu e Pongolle (Carlos Saleiro).

1.º Maio Sarilhense: Hugo, Sandro, Cunha, Espada, Gonçalo, J. Pedro, Dias, Rui, Crisanto, Nivaldo e Miguel
Jogaram ainda: Bruno, Afonso, Mike, Tiago, Dimas, Valter e Furtado.

Moutinho a caminho do Porto...

João Moutinho parece estar a caminho do Futebol Clube de Portugal.

Vários órgãos de comunicação social noticiaram esta manhã um possível desentendimento do jogador com Costinha com este a alegar querer sair do Sporting. Entretanto, parece que o Sporting já negociou com o Porto a venda do jogador, falando-se num contrato de 4 épocas.

A confirmar-se a notícia, concretiza-se um sonho de Pinto da Costa, que há uns anos atrás afirmou que "João Moutinho é um jogador à Porto".

Agora só espero é que se João Moutinho sair, que seja pelo valor da cláusula de rescisão. Dispenso jogadores acabados e favores do Bettencourt...

Em relação ao Moutinho, nada a dizer... mais uma vez fica provado o carácter do jogador. Verde por fora, e sabe-se lá a verdadeira cor por dentro!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Empate a 2 com o Mafra

O Sporting empatou esta manhã com a Mafra a duas bolas, em jogo de preparação disputado à porta fechada na Academia, em Alcochete.

Hélder Postiga foi o destaque do apronto, já que apontou os dois golos dos leões, pertencendo a Kifuta e Samuel os tentos dos visitantes.

Depois de ter goleado o 1.º Maio Sarilhense por 10-0, adversário que volta a defrontar sábado, a equipa leonina não foi além de uma igualdade com o Mafra, no segundo ensaio da pré-época.

Num jogo em que Paulo Sérgio não utilizou todos os elementos do plantel que tem ao dispor, destaque para a estreia do argentino Marco Torsiglieri no eixo da defesa, fazendo dupla com Daniel Carriço, num 11 que contou igualmente com Maniche, Evaldo e André Santos.

Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Marco Torsiglieri, Evaldo, André Martins, André Santos, Maniche, Hélder Postiga, Carlos Saleiro e Yannick.

Jogaram ainda: Vítor Golas, Tiago, Diogo Salomão, Owosu, Pongolle e Wilson Eduardo.

Golos: Postiga (2)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Salomão é Leão!

Diogo Salomão é Leão!

O jovem de 21 anos, que com surpresa integrou os trabalhos de pré-época, precisou apenas de 1 semana de treinos para convencer Paulo Sérgio das suas capacidades. Salomão e o Sporting rubricaram hoje um contrato válido por 4 épocas.

Diogo Salomão fez a sua formação como jogador no Estrela da Amadora, tendo posteriormente jogado no Casa Pia e no Real Massamá.

Joga preferencialmente na ala esquerda, é rápido e tem boa técnica. Vamos ver o que dá...

Em declarações ao site do Sporting, o novo reforço leonino afirmou:

"Estar no Sporting é uma sensação indescritível; quando ainda estava no Casa Pia, já tinham surgido umas notícias sobre um eventual interesse do Sporting em mim, mas nada certo. Com o passar do tempo, e já depois de estar no Real Massamá, soube que estava a ser observado pelos responsáveis do Sporting, mas nunca tinha falado com ninguém. Mais tarde, quando soube que a possibilidade de vir para Alvalade era real, eu fiquei entusiasmado. É o sonho de qualquer jogador."

"Espero assumir um papel importante na equipa o quanto antes e ficar na história deste grande Clube que é o Sporting. Sou um jogador rápido e explosivo, e gosto de assistir os avançados. Também finalizo, mas o meu papel é assistir".

Novos Equipamentos 2010/2011

Imagens retiradas do site oficial do Sporting.

Parabéns Sporting!

104 ANOS DE VIDA
PARABÉNS
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops