Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Um mal nunca vem só...

Costuma-se dizer que um mal nunca vem só.

O caso de Jeffrén é um bom exemplo disso. O extremo espanhol, que esteve afastado dos relvados durante quase 3 meses, regressou ontem à competição no jogo frente ao Feirense. Jéffren entrou para o lugar de Capel à passagem do minuto 62. Para espanto de todos, o jogo abandonou o terreno de jogo pelo seu próprio pé sem que tivesse dito a alguém o que se estava a passar.

As primeiras informações foram dadas por Domingos que afirmou que "Jeffren está a atravessar uma fase difícil. Entrega-se demasiado ao jogo e hoje sentiu que o músculo estava a prender. Já numa fase de desespero, acabou por ficar ansioso".

A confirmação veio hoje, Jeffrén sofre de uma mialgia na coxa esquerda, a mesma que teve o problema que o afastou dos relvados tanto tempo.

Os problemas de Jeffrén não são de agora. Já em Espanha, quando actuava no Barcelona, o hispano-venezuelano era conhecido pelos constantes problemas físicos. Bruno Aleman, jornalista da "Cadena Ser", de Barcelona, recorda os inúmeros episódios e o histórico de lesões, na Catalunha, do agora jogador do Sporting, apreciando que "é um jogador que se lesiona com muita facilidade". A ideia atinge tal dimensão que, na opinião de Bruno Aleman, Jeffrén "podia ser um dos suplentes principais do Barcelona, mas com tantas lesões não ficou". O jornalista que acompanha a actualidade do Barcelona vai mais longe e considera que o jogador do Sporting "não é inferior a Pedrito, mas recordo episódios em que parava duas ou três semanas e, quando regressava recuperado, voltava a lesionar-se no mesmo dia".

Recorde-se que, desde que chegou a Portugal, Jeffrén lesionou-se na 1ª jornada frente ao Olhanense, voltou a lesionar-se no jogo da 3ª jornada com o Marítimo, e ontem, em jogo da 9ª jornada, nova lesão. Resta saber por quanto tempo irá parar agora...

Resta-nos desejar rápidas melhoras ao Jeffrén!

domingo, 30 de outubro de 2011

Feirense 0-2 Sporting

10ª vitória!

Mesmo sem realizar uma grande exibição, o Sporting jogou o suficiente para levar de vencida uma aguerrida equipa do Feirense. 0-2 foi o resultado final com a dupla de holandeses do Sporting a resolver novamente.

Domingos apresentou o mesmo 11 que havia goleado o Gil Vicente, trocando apenas o lesionado Polga pelo americano Onyewu. O ritmo de jogo na 1ª parte foi na generalidade lento, com o Sporting a ter mais posse de bola e com o Feirense a tentar sair no contra-ataque. Foram mesmo os feirenses a dispor da primeira grande ocasião de golo, mas um jogador seu não conseguiu desviar a bola para a baliza, na sequência de um canto. O primeiro lance de perigo do Sporting saiu dos pés de Elias que tirou um adversário da frente mas rematou por cima. Pouco depois, Capel ganhou a linha e cruzou rasteiro mas Wolfswinkel chegou centimentos atrasado. Perto da meia hora, ficou por marcar uma grande penalidade cometida sobre Elias. Perto do intervalo, Wolfswinkel obrigou Paulo Lopes a defesa apertada para canto.

Na 2ª parte, com o jogo empatado, o Sporting entrou mais pressionante, e começou a jogar mais perto da área do Feirense. Em 2 minutos, Capel sofre duas faltas para amarelo de Henrique e este foi expulso. A partir daqui, o Sporting intensificou a pressão e já com Carrillo e Jeffrén em campo, que substituiram Elias e Capel, acabou por chegar ao golo na sequência de uma grande penalidade a castigar falta de Cris sobre Schaars dentro da área. Wolfswinkel não desperdiçou e colocou o Sporting na frente do marcador. Pouco depois, Carrilo arrancou pela esquerda e rematou para grande defesa de Paulo Lopes que desviou para o poste. Logo a seguir, chegou o golo da tranquilidade. Matías na direita cruzou, Carriço rematou contra um defesa e no ressalto da bola Schaars estoirou à entrada da área para um grande golo. Até ao final do jogo, destaque para a saída do terreno de jogo de Jeffrén que, ao que parece, se ressentiu da lesão na coxa.

Com mais esta vitória, a décima consecutiva, o Sporting consolida a 3ª posição no campeonato a apenas 3 pontos de Porto e Benfica. Na próxima 5ª feira o Sporting desloca-se à Romenia para defrontar o Vaslui para a 4ª jornada da Liga Europa. Para o campeonato, o Sporting vai receber o Leiria.

Sporting 5-0 SL Olivais

Mais um jogo, mais uma vitória.

O Sporting continua a vencer no campeonato. Hoje, vitória por 5-0 frente ao SL Olivais.

Os campeões nacionais chegaram facilmente ao 2-0, com golos de Deo, através de um lance individual e Caio Japa, após tabela com Buiu. Até ao intervalo, o Sporting falhou muitas oportunidades de golo, ficando o marcador nos 2-0.

O Olivais, com os antigos jogadores do Sporting Zézito e Piranha no cinco inicial (João Marçal lesionado não jogou) revelou ser uma equipa muito experiente e organizada e mostrou a razão pela qual está tão bem classificada no campeonato.

Apesa da boa réplica do adversário, os comandados de Orlando Duarte geriram bem o resultado e Leitão e Deo (com um auto-golo pelo meio) fizeram os golos que garantiram uma vitória tranquila por parte do Sporting.

Com mais este triunfo, o Sporting segue na liderança do campeonato. No próximo Domingo, o Sporting vai jogar contra a Académica, em Coimbra.

sábado, 29 de outubro de 2011

Feirense vs Sporting

O Sporting procura amanhã a sua 10ª vitória consecutiva. O adversário vai ser o Feirense, que esta época subiu à Liga Zon Sagres. O jogo será disputado no Municipal de Aveiro já que o estádio do Feirense ainda não está pronto para receber jogos. Para este jogo, há que destar o regresso de Jeffrén aos convocados. O espanhol desde a 3ª jornada que não é utilizado devido a lesão. Ao invés, Anderson Polga saiu da convocatória porque se lesionou.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo;

Defesas: João Pereira, Onyewu, Daniel Carriço, Evaldo e Insua;

Médios: Schaars, Rinaudo, André Santos, Matías Fernández, Elias e Pereirinha;

Avançados: Bojinov, Wolfswinkel, Jeffrén, Carrillo, Capel e Diego Rubio.

Ficha de jogo:

Data: 30 de Outubro de 2011
Hora: 20:15
Local: Estádio Municipal de Aveiro
Liga Zon Sagres - 9ª Jornada
Transmissão TV: Sport TV1
Árbitro: André Gralha

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Calendário da Uefa Futsal Cup

Já é conhecido o calendário de jogos do Grupo C da Uefa Futsal Cup, Fase de Elite que se irá disputar, pelo segundo ano consecutivo, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Os jogos serão realizados entre os dias 16 e 19 de Novembro e o primeiro classificado do grupo terá acesso à Final Four. Recorde-se que o Sporting é vice-campeão europeu.

O calendário dos jogos é o seguinte:

16 de Novembro


18h00 – Iberia Star Tbilisi-Gyóri Eto FC
20h30 – Sporting-Tirgu-Mures;

17 de Novembro

18h00 – Tirgu-Mures-Iberia Star Tbilisi
20h30 – Sporting-Gyóri Eto FC;

19 de Novembro

14h30 - Gyóri Eto FC-Tirgu-Mures
17h00 - Iberia Star Tbilisi-Sporting

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bruno de Carvalho satisfeito

Bruno de Carvalho, candidato derrotado nas eleições de Março do Sporting, revelou em entrevista à Rádio Renascença uma grande satisfação pelo trabalho que Domingos Paciência está a realizar no Sporting, mas não fica surpreendido, porque "um Sporting vencedor nunca me surpreende", justificou.

Apesar dos bons resultados da equipa, Bruno de Carvalho não muda de discurso em relação a Godinho Lopes, mantendo as reservas de sempre: "eu não mudo de pensamentos por as pessoas fazerem o mínimo que se pode fazer no Sporting Clube de Portugal, que é vencer", acrescentando que o máximo que se pode fazer é "reestruturá-lo financeiramente, trazer equilibrio e esperança de continuidade futura".

Bruno de Carvalho comentou, ainda, a decisão do Benfica em não ceder mais bilhetes ao Sporting para o clássico, do que o exigido por lei, 3.250. O reconhecido sócio do clube pensa que o Sporting tem sido "mais leal e consciente do que o Benfica tem sido connosco". Recorde-se que na época passada o Sporting aceitou o pedido do Benfica para serem disponibilizados mais bilhetes.?? Na

Nada que não me surpreenda...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mundo Sporting


Aproveitando uma ida a Lisboa, e depois de ter almoçado na Churrasqueira do Campo Grande, "peguei" na minha mulher e na minha filha e decidi fazer uma coisa que há muito tempo queria fazer: visitar o Mundo Sporting, o nosso museu.

Depois de uma caminhada de alguns minutos, chegámos à entrada vip do Estádio de Alvalade. A mítica porta 10 A lá está... Comprados os bilhetes, fomos recebidos por uma senhora muito simpática que nos acompanhou até ao museu. Antes de entrar, pudemos ver uma mesa que foi usada por muitas direcções do Sporting para realizar as suas reuniões e a camisola utilizada por José Travassos na Selecção da Europa.

Entramos no Mundo Sporting e vemos logo à nossa frente a frase imortalizada pelo Visconde de Alvalade: "Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa".

Entramos depois na zona do ecletismo do Sporting. Muitos troféus e muitas histórias em imagens e notícias do 2º maior clube a nível mundial com mais títulos. Gostei de ver a camisola do Zézito (futsal) a agradecer pelos 13 anos passados no Sporting. Fiquei um pouco descontente por ver fotografias do Simão e do João Moutinho na parte do futebol de formação. Para mim, os mal agradecidos não têm lugar na história do Sporting. Também lá está uma das biciletas do grande Joaquim Agostinho, entre muitas outras preciosidades.
De seguida, vimos a evolução das camisolas do Sporting e a história dos Estádios de futebol onde já jogámos. Dá para ver camisolas do Sporting com dezenas de anos em muito bom estado de conservação. Aqui é de louvar todos aqueles que diariamente trabalham para manter todos estes objectos em perfeitas condições. Podemos também ver as fotografias de todos os presidentes do Sporting. Mais à frente, chegamos à zona mais ampla do museu onde podemos apreciar as vitrinas com milhares de troféus, cerca de 4 mil. Somos grandes, sem dúvida. E se alguém duvidar, no dia que vir aqueles troféus deixa de o fazer. Nesta zona podemos também ver várias curiosidades que se passaram no Estádio de Alvalade, entre outras. Destaco os bilhetes dos inúmeros concertos que se realizaram em Alvalade, os pins dos clubes adversários e uma história sobre um megafone.
Depois dos troféus, ficamos perante uma parede de verdadeira história leonina: Um Sporting 5-1 Benfica que vai sendo relatado (penso que por Artur Agostinho) e onde podemos também ver vários jornais da altura e frases dos treinadores na parede e recortes de jornais. Espectacular! Estão lá também rádios e televisões antigas.
Entramos depois numa zona de várias momentos da história do Sporting. Participações em torneios internacionais, vários troféus conquistados (alguns deles com mais de 1 metro de altura, era preciso quase uma equipa inteira para os carregar), camisolas, bolas, chuteiras com algum significado especial, enfim, respira-se Sporting. Destaco a camisola do Manuel Fernandes, os tenis e camisola com que Carlos Lopes venceu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, a camisola do Schmeichel e ainda mais uma camisola da equipa que venceu o campeonato na época 1999/2000, assinada por todos os jogadores.
 
Mais à frente, entramos num mundo virtual. Entramos no "túnel de acesso ao relvado" e do nosso lado direito vemos a passar vários jogadores do Sporting (Ronaldo, Sá Pinto,...). Ficamos depois numa mini bancada e durante alguns instantes ficamos a ver o antigo estádio a encher de público a grande velocidade. Depois assistimos a um vídeo que fala dos melhores momentos do Sporting, desde os 5 violinos, passando pela conquista da Taça das Taças, a inauguração do novo estádio e alguns títulos conquistados. Ouvimos também vários testemunhos de pessoas ligadas ao Sporting, tais como Iordanov, Obikwelu, Manuel Fernandes, Hilário, entre outros.

A visita termina com uma mensagem deixada no Livro de Honra deste grandioso museu. Um verdadeiro Mundo Sporting!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sporting 6-1 Gil Vicente

E vão nove!

Assistiu-se esta noite em Alvalade a um festival de golos como há muito tempo não acontecia. O Sporting goleou o Gil Vicente por 6-1. A equipa está bem, os jogadores estão motivados, os adeptos estão contentes, tudo corre às mil maravilhas.

A equipa que hoje subiu ao relvado tinha duas alterações em relação ao último jogo: Insúa e Elias renderam Evaldo e Pereirinha respectivamente. O Sporting, como é habitual, entrou pressionante e, como também já vem sendo hábito, marcou cedo. Canto da esquerda, remate meio falhado por Wolfswinkel, a bola vai parar a Polga que cruzou da esquerda para o cabeceamento vitorioso de Carriço. Um golo de centrais! Até ao intervalo o Sporting teve mais algumas boas chances de golo, mas não conseguiu marcar. Destaco a boa exibição de João Pereira.

Na 2ª parte veio o "vendaval" de golos. Wolfswinkel foi carregado na área e o próprio avançado holandês fez o 2º golo na transformação da respectiva grande penalidade. O 3º e o 4º golo foram marcados por Capel e de cabeça (!!). Duas grandes jogadas colectivas culminadas com dois cabeceamentos para golo do extremo espanhol. Depois do 4-0 e de alguns olés da bancada, a equipa descontraiu e disso se aproveitou o Gil Vicente para marcar o golo de honra, com o avançado Roberto a aproveitar falha de marcação dos centrais. Já com Rubio e Bojinov em campo, o Sporting fez mais 2 golos, ambos pelo bulgaro Bojinov. O 5º, após excelente jogada na esquerda de Carrillo, que entrou muito bem em campo, e o 6º novamente após jogada de Carrillo que serviu Rubio que cruzou para Bojinov bisar.

Foi o fim de festa perfeito, numa noite em que o Sporting mostrou novamente que está vivo, está forte e que, a continuar assim, vai ser um caso muito sério neste campeonato. Não haja factores externos e o campeonato pode ser nosso...

Foi a nona vitória consecutiva!

Taça de Portugal: Sporting recebe o Braga

Realizou-se hoje o sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Ao Sporting, calhou em sorte receber em Alvalade o Sporting de Braga.

Este jogo derá disputado, em princípio, no dia 20 de Novembro.

Lista de todos os jogos:

Leixões-Santa Maria
Alcochetense-Amares/Pampilhosa/Olhanense
Ribeira Brava-Sp. Covilhã
Juv. Évora-Marítimo
Estoril-Penafiel
Rio Ave-Torreense
Tondela-Oliveirense
Moreirense-Lousada
Belenenses-Vizela
Académica-F.C. Porto
Mirandela-Gondomar
Naval-Benfica
São João de Ver-Tirsense
P. Ferreira-Nacional
Desp. Aves-V. Guimarães
Sporting-Sp. Braga

Sporting vs Gil Vicente

Em busca da 9ª vitória consecutiva! É este o grande objectivo do Sporting para o jogo de hoje à noite contra o Gil Vicente. Vencer para não deixar fugir os mais directos adversários na luta pelo título que já ganharam nesta jornada. O Sporting, apesar de favorito, não pode menosprezar o adversário. Para este jogo, Domingos já pode contar novamente com Onyewu Insúa e Elias que não jogaram na passada 5ª feira contra o Vaslui.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;

Defesas: João Pereira, Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo e Insúa;

Médios: Rinaudo, Schaars, André Santos, Capel, Pereirinha, Elias e Matías;

Avançados: Bojinov,Rubio, Wolfswinkel e Carrilo.
 
 
Ficha de jogo:
 
Data: 24 de Outubro de 2011
Hora: 20:15
Liga Zon Sagres - 8ª Jornada
Local: Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: Sport TV1
Árbitro: João Capela

sábado, 22 de outubro de 2011

Futsal: Braga 0-3 Sporting

Mais um jogo, mais uma vitória. A vítima hoje foi o Braga que no seu reduto foi derrotado por 0-3.

Apesar do resultado final ter sido confortável, o jogo não foi nada fácil. O Braga apresentou-se em campo muito organizado e com boa coesão defensiva. O Sporting, que não pode contar com Alex, viu no entanto Leitão regressar.

Na 1ª parte, Deo inaugurou o marcador após boa jogada colectiva da equipa do Sporting. Até ao intervalo, apesar de ter tido algumas oportunidades, o marcador não sofreu alterações.

Na etapa complementar, o Sporting foi mais forte e fez mais 2 golos. O primeiro foi da autoria de Caio Japa com um forte remate cruzado. O 0-3 foi apontado por Buiu aproveitando o jogo em 5x4 do Braga para chutar para a baliza deserta desde a sua área.

Vitória justa do Sporting que assim se mantém na liderança do campeonato.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sporting 2-0 Vaslui


Apurados!

O Sporting está apurado para os 16 avos de final da Liga Europa depois da vitória por 2-0 frente ao Vaslui. É a primeira equipa na história da competição que consegue apurar-se ao fim de apenas 3 jornadas. A vitória foi justa e peca apenas por escassa tal foi o domínio do Sporting. A equipa romena não rematou uma única vez durante todo o jogo.

O momento do jogo foi a expulsão de Wesley aos 37 minutos de jogo. Incrível a forma como o jogador reagiu a uma pequena provocação de João Pereira. Com 5 árbitros em campo, o jogador brasileiro deu uma cabeçada no defesa do Sporting. Era o culminar do jogo agressivo dos romenos que vieram para Alvalade defender o zero a zero a todo o custo.

O Sporting teve sempre o controlo do jogo, jogando no meio campo do adversário. Os romenos estacionaram o autocarro e foi dificil ao Sporting abrir espaços na defesa e criar lances de perigo. Depois da expulsão e aproveitando a desorientação do Vaslui, o Sporting chegou finalmente ao golo, depois de excelente jogada de Matías Fernandez que assistiu Evaldo para um golo fácil. O mais dificil estava feito, a apenas 2 minutos do intervalo.

Na 2ª parte, continuou a dar só Sporting. Matías foi o melhor do Sporting e mostrou isso mesmo ao apontar o 2º golo, após espectacular arrancada de Capel que serviu Carrillo que fez um tunel ao adversário e isolou Matías. Este golo acabou com o jogo e o Sporting limitou-se apenas a gerir o resultado.

3 jogos, 3 vitórias e liderança destacada do grupo.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

NextGen Series: Wolfsburgo 0-0 Sporting

O Sporting está praticamente na fase final da Next Generation Series.

Depois do empate de hoje a zero golos na Alemanha, o Sporting segue na liderança do grupo 2 com mais 3 pontos que o Liverpool e menos um jogo realizado.

No jogo de hoje,  o Sporting funcionou como uma equipa bastante coesa em termos defensivos, controlando o encontro com grande consistência táctica.

Nas próximas dois jogos, o Sporting vai jogar à Noruega frente ao Molde e termina esta fase jogando em casa contra o Liverpool.

Sporting vs Vaslui

O Sporting recebe amanhã à noite a equipa romena do Vaslui em jogo da 3ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. Actualmente com 6 pontos, mais 4 que o seu adversário de amanhã, o Sporting pode praticamente garantir o apuramento para os oitavos final. Apesar dos problemas com lesões, que afectam principalmente o sector defensivo, o Sporting a jogar em casa tem que vencer.
Na convocatória de Domingos, nos 18 chamados destaca-se o nome do ainda júnior Tiago Llori, defesa central que foi chamado para suprimir as baixas de Onyewu e Rodriguez. Polga e Carriço também estiveram lesionados e a sua condição física pode não ser ainda a melhor. De resto, Bojinov já está recuperado e é opção para amanhã. Insúa castigado não pode ser utilizado.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo;

Defesas: João Pereira, Carriço, Polga, Ilori e Evaldo;

Médios: Rinaudo, Schaars, Pereirinha, André Santos, André Martins, Matias e Capel;

Avançados: Bojinov, Wolfswinkel, Rubio e Carrillo.

Ficha de jogo:

Data: 20 de Outubro de 2011
Hora: 20:05
Liga Europa - 3ª Jornada
Local: Estádio Alvalade XXI
Árbitro: Clément Turpan (França)
Transmissão TV: SIC

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A arte de saber marcar

Nos últimos tempos, tivemos Manuel Fernandes, Jordão, Cadete, Acosta, Jardel, Liedson...agora temos:

Ricky Van Wolfswinkel

Chegou ao Sporting no Verão, sendo umas das transferências mais caras de sempre. Desconhecido para a maior dos adeptos leoninos, tardou um pouco a encontrar o seu lugar na equipa. Nos jogos de pré-época, apesar de alguns golos frente a adversários mais fracos, mostrou-se sempre algo perdido em campo, revelando problemas de adaptação. Nos primeiros jogos do campeonato raramente foi opção, sendo Postiga o titular.

No dia 11 de Setembro, tudo mudou. Começou o jogo em Paços de Ferreira como suplente mas saltou do banco para marcar o golo do triunfo. A partir daí, foram 5 jogos consecutivos a marcar, somando, no total, 8 golos nos últimos 7 jogos. Notável!

Wolfswinkel é um avançado alto, frio, que não se deixa intimidar, sabe explorar o espaço e é prático a finalizar. Não o vemos em grandes jogadas individuais nem em jogadas de um para um. Está no campo para meter a bola dentro da baliza, e é isso que se pede a um avançado.

Na retina ficou o golo marcado em Zurique, não tanto pela finalização, que era fácil, mas sim pela movimentação feita, que deixou o defesa contrário completamente "às aranhas".

Marca com o pé direito, o seu pé preferido, mas também já o vimos marcar por 2 vezes com o pé esquerdo e outra com a cabeça, no último fim de semana contra o Famalicão.

Na Holanda era conhecido pelo "Iceman" devido à forma "fria" como aborda os lances de grande penalidade. Raramente falha.

Não é para todos o que Wolfswinkel tem feito...ele, sem dúvida, tem a arte de saber marcar golos!

Nem dado!

Segundo o DN de hoje:

"Simão Sabrosa esteve a um pequeno passo, no último defeso, de regressar a Alvalade e, sabe o DN, este é um processo que ainda não morreu, podendo ser reatado no próximo mês de Janeiro quando o mercado reabrir.

O internacional português, nas conversas que manteve regularmente com Godinho Lopes, com quem mantém uma boa relação, fez ver que queria sair da Besiktas e que a questão salarial não era um problema. Por outro lado Simão tinha de consultar o Benfica, pois fez uma promessa a Luís Filipe Vieira de que os encarnados seriam sempre a sua prioridade quando voltasse a Portugal. E isso foi feito, tendo sido comunicado a Simão que Jorge Jesus não via com bons olhos a sua contratação."

A minha opinião é:

Nem dado!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Futsal: Sporting 4-1 Loures

Mais uma vitória!

O Sporting recebeu e venceu o Loures por 4-1, em jogo da 6ª jornada do campeonato nacional de futsal.

Foi um jogo onde o resultado final foi escasso para o domínio de jogo e oportunidades de golo criadas e desperdiçadas pelo Sporting.

O Sporting marcou cedo, à passagem do minuto 4 de jogo, por João Matos através de um forte remate de longe. Algo surpreendentemente, a equipa do Loures conseguir empatar no minuto seguinte. Apesar de ser mais forte, de dominar o jogo, o Sporting só conseguiu marcar o 2º golo a 16 segundos do intervalo. Buiu foi o autor do golo.

A vencer por 2-1, o Sporting não adormeceu à sombra da vantagem. Pelo contrário, continuou em busca de mais golos e chegou ao 3º golo por intermédio de Pedro Cary, aos 23 minutos. A perder, o Loures arriscou no 5x4 mas seria o Sporting novamente a marcar, a 4 segundos do fim do jogo, por Buiu, que assim bisou na partida.

Com mais esta vitória, o Sporting segue na frente do campeonato, a par do Benfica.

sábado, 15 de outubro de 2011

Famalicão 0-2 Sporting

O Sporting venceu o Famalicão por duas bolas a zero e está apurado para a próxima eliminatória da Taça de Portugal. Foi um jogo onde o Sporting foi claramente superior mas em que só na 2ª parte conseguiu concretizar com golos essa superioridade. Wolfswinkel bisou e foi a figura do jogo.

Domingos fez algumas alterações ao onze que tem sido habitual: Marcelo foi o guarda-redes, Evaldo o lateral esquerdo e Carriço jogou ao lado de Onyewu no centro da defesa. À frente da defesa, face ao castigo de Rinaudo, surgiu André Santos, com Schaars e Matías mais à frente. No ataque, Insúa jogou do lado esquerdo e Capel à direita, com o holandês Wolfswinkel a manter a titularidade.

A 1ª parte foi de sentido único, com o Sporting a ser dono e senhor do jogo mas a não conseguir marcar. Foram várias as ocasiões de golo desperdiçadas pelos leões. Schaars começou por cabecear para defesa incompleta do guarda-redes do Famalicão que Wolfswinkel não aproveitou. A seguir foi André Santos que rematou forte de fora da área levando a bola a embater na trave. João Pereira também quase marcou mas um defesa salvou em cima da linha de golo. O empate ao intervalo era lisongeiro para o Sporting.

Na 2ª parte surgiram finalmente os golos. Onyewu e Carriço ficaram no balneário, tendo entrado para os seus lugares Pereirinha e Rodriguez. O Famalicão até apareceu em campo mais afoito, a criar vários lances perto da baliza de Marcelo, mas seria o Sporting a marcar. O 1º golo foi apontado na transformação de uma grande penalidade, por Wolfswinkel, depois de falta na área sobre Matías Fernandez. Pouco depois surgiu o segundo, novamente por Wolfswinkel, que correspondeu de cabeça a um bom cruzamento de Pereirinha, que havia entrado ao intervalo. Até final do jogo, e mesmo com o Famalicão reduzido a 9 unidades, o Sporting não conseguiu dilatar o marcador, apesar de ter tido algumas oportunidades.

Acabou por ser uma vitória fácil, frente a uma equipa claramente inferior, mas com um resultado curto para o volume ofensivo mostrado durante o jogo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Famalicão vs Sporting

O Sporting inicia amanhã a sua participação na Taça de Portugal desta época. O adversário será o Famalicão que actualmente milita na 2ª Divisão Nacional. Longe vão os tempos em que os famalicenses disputavam jogos da 1ª Divisão. Apesar disso, o Sporting não pode menosprezar o adversário e terá que lutar para conseguir vencer.
Domingos decidiu poupar para este jogo Rui Patrício, Elias e Bojinov. Rinaudo, castigado, também não pode ser utilizado. A estes juntam-se os ainda lesionados Jeffrén e Izmailov. O jovem Santiago Arias foi chamado pela primeira vez.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Marcelo Boeck e Tiago;

Defesas: Arías, Rodríguez, João Pereira, Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, Insúa;

Médios: Schaars, Pereirinha, André Santos, André Martins, Matias Fernandez e Capel;

Avançados: Carrillo, Rubio e Van Wolfswinkel.


Ficha de jogo:

Data: 15 de Outubro de 2011
Hora: 20:00
Taça de Portugal - 3ª Eliminatória
Local: Estádio 22 de Junho
Árbitro: Artur Soares Dias
Transmissão TV: Sport TV1

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Futsal: Adversários da ronda de elite

O Sporting já conhece os adversários que vai defrontar na ronda de elite da UEFA Futsal Cup, que se realiza de 12 a 20 de Novembro, no pavilhão Multiusos de Odivelas.

Os adversários que calharam em sorte ao Sporting são o Iberia Star Tiblisi, da Geórgia, o City'US Târgu Mures, da Roménia e os húngaros do Gyori ETO FC.

Os vencedores dos quatro grupos seguem para a fase final da competição, a Final Four, para disputar o título de campeões europeus.

Recorde-se que o Sporting é o actual vice-campeão europeu.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Resultados Futebol Formação

Juvenis - 10ª Jornada (Fase Regular)

Ac. Santarém 2-9 Sporting

Golos: Eusébio (3), Batis Candé (2), Daniel Podence (2), Cristian Ponde e João Faria

Classificação: 2º Lugar - 26 Pontos


Iniciados - 7ª Jornada (Fase Regular)

Alverca 0-1 Sporting

Golo: Heriberto Tavares

Classificação: 2º Lugar - 18 Pontos

Futsal: Operário 2-4 Sporting

O Sporting soma e segue no campeonato nacional de futsal.

Este fim de semana, nova vitória, desta vez por 2-4 nos Açores frente ao Operário.

A 1ª parte foi equilibrada, com sinal mais para o Sporting. Marcou-se apenas 1 golo. Deo foi o autor após boa jogada individual. Apesar de dispor de várias ocasiões de golo, o marcador não sofreu alterações até ao intervalo.

Na 2ª parte surgiram mais golos para o Sporting, com Paulinho e Deo a marcarem logo após o reatamento, e Marcelinho, após iniciativa individual de Alex, a fazer o quarto da equipa, à passagem dos 30 minutos de jogo, depois de João Benedito ter estado – por duas vezes e em tentativas de chapéu a Beto – muito perto de também fazer o «gosto ao pé» aproveitando o facto dos açorianos jogarem desde o minuto 24 com guarda-redes avançado. O Operário ainda conseguiu marcar 2 golos, mas a vitória já não fugiu ao Sporting.


Foi um bom jogo onde os açorianos deram sempre boa réplica. O Sporting continua na frente do campeonato.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

De excelência!

O Pavilhão Mulidesportivo de Alvalade recebeu ontem um certificado internacional de excelência, o que sucede pela primeira vez em Portugal a um espaço deste carácter.

O galardão foi entregue a Godinho Lopes, presidente do Sporting, pela Committed to Excellence e ISO9011:08, pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e pela Empresa Internacional de Certificação (EIC), respectivamente.

Para abrilhantar a cerimónia, os leões promoveram um dia de actividade das modalidades, com 19 delas a fazerem-se representar no acto solene. Mais de um milhar de pessoas passou pelo Multidesportivo do Sporting, onde desfrutaram de um dia totalmente diferente. Ali, durante sete horas, respirou-se e viveu-se o eclectismo «leonino».

Futsal: Sporting 5-0 Boavista

Em jogo da 5ª jornada do campeonato nacional de futsal, o Sporting recebeu e vencer o Boavista por claros 5-0. Foi um jogo fácil para os leões que nunca tiveram a vitória em causa.

A 1ª parte foi de domínio do Sporting que chegou ao intervalo já a vencer confortavelmente por 3-0. Buiu por 2 vezes e Paulinho foram os autores dos golos.

Na 2ª parte, apesar do ritmo de jogo ter diminuido, o Sporting ampliou o resultado para 5-0, com os golos a serem marcados por Deo e André Galvão que se estreou a jogar pelos seniores.

Com mais esta vitória, o Sporting continua na frente do campeonato.

Ficou-se hoje também a saber que a UEFA voltou, pelo segundo ano consecutivo, a escolher o Sporting como clube organizador de um dos grupos da Ronda de Elite que apura um dos quatro emblemas que participarão na Final Four da UEFA Futsal Cup.

O Sporting é o Clube que lidera o ranking europeu da modalidade e, depois da experiência positiva do ano passado, a UEFA decidiu voltar a confiar ao Sporting esta fase importante da competição.

A Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup irá ser disputada entre os dias 12 e 19 de Novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, com o sorteio dos grupos a ter lugar pelas 13h da próxima terça-feira na sede da UEFA, na Suíça.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Izmailov operado

É oficial, Marat Izmailov foi novamente operado ao joelho direito.

Em notícia publicada no site, o Sporting informa que Izmailov foi operado ao joelho direito tendo a operação decorrido com sucesso.

Não foi dito qual o tempo de paragem.

Aqui fica a informação clínica disponibilizada pelo Sporting:

"O jogador Marat Izmailov foi submetido, com sucesso, a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito.

A cirurgia foi efectuada no Hospital da Luz, em Lisboa, pelo Dr. Pedro Pessoa.
Marat Izmailov já cumpre o programa de recuperação que foi estabelecido.
No decorrer das próximas semanas serão prestadas mais informações nos respectivos e habituais boletins clínicos."

Rápidas melhoras Izmailov!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Wolfswinkel, o melhor de Setembro

Ricky Van Wolfswinkel foi eleito o melhor jogador do mês de Setembro.

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) elegeu o avançado do Sporting, Van Wolfswinkel, como o melhor jogador do mês de Setembro.

A SJPF irá posteriormente entregar o prémio ao avançado holandês, que tem estado em destaque ao serviço do Sporting apontando golos decisivos (já leva 4 golos no campeonato).

No top 10 também entram Elias, Rinaudo e Capel.

Classificação do mês de Setembro:

1.º Wolfswinkel (Sporting)
2.º Danilo Dias (Marítimo)
3.º Wilson Eduardo (Olhanense)
4.º Elias (Sporting)
5.º Rinaudo (Sporting)
6.º Diego Capel (Sporting)
7.º Nuno Gomes (Sp. Braga)
8.º Baba (Marítimo)
9.º Sissoko (Académica)
10.º Diego (V. Setúbal)

domingo, 2 de outubro de 2011

Vitória Guimarães 0-1 Sporting

À capel(a)!

E vão 6! 6 vitórias consecutivas, 4ª no campeonato. Hoje, mais uma vez, foi uma vitória contra tudo e contra todos, principalmente contra todos os Brunos Paixãos deste campeonato. Mais uma vez tentaram nos derrubar mas não conseguiram.

O Sporting apresentou-se em Guimarães com o seu 11 habitual, contando com o regressado Elias. À semelhança dos últimos jogos, o Sporting entrou forte e chegou cedo ao golo. Foi à passagem do minuto 7 quanto Schaars recuperou uma bola a meio campo e serviu Capel que descaído para o lado esquerdo rematou cruzado para o fundo da baliza de Nilson. O Sporting jogava sobre o meio campo do Vitória e Schaars podia ter feito o 2º golo mas Nilson desviou para canto. Quando nada o fazia prever, eis que surge o artista do costume, Bruno Paixão. O árbitro de Setúbal expulsou Rinaudo por entrada do argentino sobre Maranhão. Um exagero! Este artista tem que ser sempre o protagonista. A jogar com 10, o Sporting teve obrigatoriamente que baixar as suas linhas e começou a defender mais e a jogar em contra-ataque. Só por uma vez o Vitória teve perto do golo, mas o cabecemento de Edgar saiu ao lado da baliza de Rui Patrício.

Em vantagem ao intervalo, Domingos deixou Carrillo no balneário e lançou André Santos para o jogo. O Sporting, com menos uma unidade, jogou para defender o resultado e consegui-o na perfeição. O Vitória nunca foi capaz de criar oportunidades de golo. Evaldo e Carriço entraram para os lugares de Capel e Wolfswinkel e o Sporting formou uma muralha à frente da baliza de Rui Patrício que lhe permitiu segurar o resultado. Foi mais uma demonstração da garra e do querer destes jogadores.

Com este importante triunfo, o Sporting consegue a 4ª vitória consecutiva na Liga antes da pausa para os jogos da Selecção e da Taça de Portugal.

Futsal: Belenenses 3-4 Sporting

Regresso às vitórias!

Depois do empate na jornada anterior, o Sporting voltou às vitórias com um difícil triunfo no reduto do Belenenses por 3-4.

Foi um jogo complicado para o Sporting que só na 2ª parte conseguiu passar para a frente do marcador.

Na 1ª parte, o Belenenses chegou aos 2-0, tendo o Sporting ainda conseguido reduzir por Caio Japa.

Na 2ª parte, Marcelinho cedo marcou e igualou o resultado. Logo a seguir Paulinho fez o 3º o golo que colocou os leões com vantagem pela primeira vez no jogo. O Belenenses ainda conseguiu novamente empatar o jogo, com um golo de penalty. Finalmente, a 2 minutos do fim, Alex fez o 4º golo que garantiu mais um importante triunfo para o Sporting.

O meu 11 inicial

Em equipa que ganha não se mexe.

Posto isto, o meu 11 para hoje é em tudo semelhante aos últimos apresentados por Domingos Paciência.

Com a ausência de Rodriguez, Polga deve manter o lugar na equipa, tal como aconteceu no jogo contra a Lazio.

A meio campo, Elias regressa. O preterido deverá ser Matías Fernandez que ainda não está bem fisicamente.

Nas alas não há muitas soluções, por isso Carrillo e Capel continuarão a ser os titulares. No ataque, Wolfswinkel é indiscutível. Só por questões físicas é que pode ficar no banco.

Vitória Guimarães vs Sporting

Jogo difícil é aquele que espera ao Sporting hoje ao fim da tarde em Guimarães. Mesmo estando a atravessar um momento menos bom, o Vitória é sempre uma equipa complicada, principalmente a jogar no Afonso Henriques. O Sporting, que vem de 5 vitórias consecutivas, procura logicamente a 6ª vitória consecutiva que lhe permita continuar nos lugares da frente do campeonato. Um aspecto a ter em conta é a condição física dos jogadores já que o Sporting teve jogo na 5ª feira e por isso teve menos tempo de recuperação.
Para o jogo de hoje, Domingos não pode contar com Rodriguez que ainda não recuperou de lesão. Em relação ao jogo com a Lazio, Elias é a grande novidade na convocatória.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Defesas: João Pereira, Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, Insúa;
Médios: Schaars, Rinaudo, Elias, André Santos, André Martins, Matias Fernandez e Capel;
Avançados: Carrillo, Bojinov, Rubio e Wolfswinkel.


Ficha de jogo:

Data: 2 de Outubro de 2011
Hora: 18:00
Liga Zon Sagres - 7ª Jornada
Local: Estádio Afonso Dom Henriques
Árbitro: Bruno Paixão
Transmissão TV: Sport TV1

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops