Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sporting vs Zurique

O Sporting recebe amanhã à noite em Alvalade o Zurique e pode garantir desde logo o 1º lugar no grupo D da Liga Europa.
Depois da derrota na Luz para o campeonato, o Sporting vai tentar o regresso às vitórias. No jogo da Suiça o Sporting venceu por 0-2 mas não foi um jogo nada fácil. Amanhã o Sporting não vai poder contar com alguns habituais titulares. A juntar aos já há muito tempo indisponíveis Jeffrén, Rinaudo e Izmailov, também Matías Fernandez e Carrillo não podem dar o seu contributo. Destaque para a chamada de 3 juniores na convocatória.Vai ser um Sporting diferente do habitual mas com a mesma ambição de vitória.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Tiago e Marcelo Boeck;

Defesas: Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, Insúa e João Pereira;

Médios: Schaars, Capel, Pereirinha, João Mário, André Santos, André Martins, Filipe Chaby e João Carlos;

Avançados: Bojinov, Van Wolfswinkel e Diego Rubio.

Ficha de jogo:

Data: 1 de Dezembro de 2011
Hora: 20:05
Local: Estádio Alvalade XXI
Liga Europa - 5ª Jornada
Árbitro: Peter Rasmussen (Dinamarca)
Transmissão TV: SIC

sábado, 26 de novembro de 2011

Benfica 1-0 Sporting

Faltou audácia a Domingos.

O Sporting saiu esta noite derrotado no Estádio da Luz por 1-0 e atrasa-se assim na luta pelo título. Foi um jogo onde o Sporting foi superior durante grande parte do jogo mas onde não esteve feliz na concretização e, como em tantas outras ocasiões, voltou a falhar num lance de bola parada.

Quanto a mim, Domingos errou várias vezes neste jogo. O primeiro erro foi logo o de colocar Carriço em campo. Mais uma vez ficou provado que não está talhado para jogar na posição de trinco. Só sabe destruir jogo. Depois, quando Cardozo foi expulso, e a perder, Domingos devia ter colocado em campo um avançado mas não o fez, colocou André Santos no lugar de Carriço. Não arriscou...

O Sporting entrou bem no jogo, pressionando alto, e teve o primeiro lance de perigo na cabeça de Wolfswinkel que cabeceou ao lado. O primeiro aviso do Benfica surgiu na sequência de um pontapé de canto, com Gaitan a rematar ao poste. Logo a seguir, Schaars quase marcou, mas o seu remate saiu junto ao poste direito da baliza de Artur. À passagem dos 25 minutos, Matías saiu lesionado sendo rendido por Carrillo. O jovem peruano pouco depois de entrar quase marcou mas Artur defendeu. O Benfica limitava-se a tentar sair a jogar em contra-ataque e era do Sporting o controlo do jogo. Faltou eficácia nos lances ofensivos. A 3 minutos do intervalo, e na sequência de um canto, Javi Garcia cabeceou para o golo perante a apatia da defesa do Sporting. Um golo marcado contra a corrente do jogo. O resultado ao intervalo era claramente injusto.

Para a 2ª parte, impunha-se que o Sporting entra-se novamente forte, mas não foi isso que aconteceu. Elias ainda assustou na marcação de um livre directo mas o Benfica entrou melhor e podia ter dilatado o marcador, valendo a grande defesa de Rui Patrícia a remate de Cardozo.. Seria Elias a ter o empate na cabeça e nos pés mas não foi capaz de bater Artur. Aos 62 minutos Cardozo foi expulso mas o Sporting não soube aproveitar a vantagem numérica. Domingos não arriscou, lançando apenas Bojinov a 10 minutos do fim do jogo. Tarde de mais...o Benfica defendeu muito atrás e complicou a vida ao Sporting.

Apesar da derrota, nada está perdido. A equipa mostrou personalidade, atitude, vontade de vencer e certamente que o irá continuar a fazer nos próximos jogos. Terá que ser, no entanto, mais eficaz.

Futsal: Sporting 5-4 Freixieiro

O Sporting regressou às vitórias no campeonato nacional de futsal.

Depois do empate no último jogo que realizou para o campeonato, o Sporting regressou às vitórias esta tarde ao vencer por 5-4 o Freixieiro. Foi um jogo bastante equilibrado onde o Sporting teve que saber sofrer para vencer.

Foi um Sporting muito desfalcado que regressou ao pavilhão onde garantiu mais um apuramento para a Final Four da UEFA Futsal Cup, o Multiusos de Odivelas. Orlando Duarte apenas pôde contar com oito jogadores de campo, estando ausentes por, lesão, Pedro Cary, Leitão, Djô e Preá.

O Sporting entrou e melhor e Deo fez o primeiro remate de grande perigo, respondendo a equipa nortenha, aos 7 minutos, com o primeiro golo, através de Coelho, num remate de meia-distância. O Sporting não acusou o golo sofrido e empatou pouco depois pelo jovem André Galvão, que concretizou ao segundo poste um livre marcado por Buiu. Aos 11m, o Sporting passou para a frente do marcador por Deo num remate muito perto da baliza da equipa de Matosinhos, após tabela com Caio Japa. Deo bisou 2 minutos depois, aproveitando mais um erro colectivo adversário, para fazer passar a bola por cima do corpo do guarda-redes Cláudio. Em jogo de parada e resposta, o Freixieiro na resposta ao 3º golo do Sporting reduziu para 3-2 mas logo a seguir Joao Matos fez mais 2 golos e colocou o Sporting a vencer por 5-2. Ainda antes do intervalo, o Freixieiro voltou a marcar e levou o resultado para o intervalo nuns 5-3.

A 2ª parte só teve 1 golo, e para o Freixieiro, com o Sporting a desperdiçar muitas oportunidades de golo. A um golo do empate, o Freixieiro optou pelo guarda-redes avançado nos derradeiros minutos, mas os comandados por Orlando Duarte voltaram a revelar segurança defensiva neste capítulo táctico do jogo, segurando a vantagem e a conquista de mais três pontos para o nacional de futsal.

O Sporting continua assim em 2º lugar, com menos 1 jogo que o Benfica.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Benfica vs Sporting

Amanhã é dia de derby. Benfica e Sporting encontram-se à 11ª jornada separados na classificação por apenas um ponto. Num jogo marcado pela estreia da já famosa "jaula", que consiste num sector do 3º anel que está dividido com uma rede para os adeptos visitantes, o Sporting irá apresentar-se na Luz com algumas baixas mas certamente que com ambição de vitória. Domingos Paciência convocou os mesmos 20 jogadores que tinha chamado para o jogo contra o Braga, para a Taça de Portugal. De fora das opções continuam Jeffrén, Rodriguez, Izmailov e Rinaudo. Amanhã será, provavelmente, o grande teste a este Sporting e eu acredito que pode conseguir um bom resultado.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, Arías, João Pereira e Insúa;

Médios: Pereirinha, Schaars, Capel, Matías Fernandez, André Santos, André Martins e Elias;

Avançados: Bojinov, Wolfswinkel, Carrillo e Diego Rubio.

Ficha de jogo:

Data: 26 de Novembro de 2011
Hora: 20:15
Local: Estádio da Luz
Liga Zon Sagres - 11ª Jornada
Árbitro: João Capela
Transmissão TV: Sport TV1

O meu 11 para o derby

Salvo alguma alteração de última hora, os 11 jogadores que irão entrar amanhã de início no derby devem ser os mesmo que o fizeram frente ao Braga, para a Taça de Portugal.

Assim, sem surpresa, Rui Patrício será o titular da baliza do Sporting.

Na defesa, os laterais serão, como de costume, João Pereira e Insúa, que recuperou de um traumatismo sofrido no último jogo. Os centrais serão Onyewu e Polga, com Carriço à espreita. Rodriguez é baixa por lesão.

No meio campo, surge talvez a maior dúvida de Domingos Paciência: quem jogará a trinco? Penso que o titular será André Santos. Outra possibilidade passa pela "adaptação" de Carriço. Em último caso, recuar Elias e lançar Matías para o miolo.

Nas alas, Capel é indiscutível à esquerda. Na direita, Matías Fernandez deve repetir a titularidade dos últimos jogo, ficando Carrillo à espreita.

No ataque, o habitual Wolfswinkel. Nem Bojinov nem Rubio fazem sombra ao holandês, neste momento.

Qual o vosso 11 para o derby?

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Capel, o melhor de Outubro

Depois de Wolfswinkel, agora foi a vez de Diego Capel.

Capel recebeu hoje o prémio de Jogador do Mês de Outubro do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF). No momento da entrega o extremo sportinguista aproveitou para partilhar o prémio “com todos os meus companheiros, pois sem o contributo deles não teria conseguido conquistar este troféu. Agradeço também à equipa técnica e directiva, assim como a todos adeptos pelo apoio. Foi, para mim muito gratificante receber este prémio depois destes três meses em que o saldo é muito positivo. Deixo também uma mensagem de apoio aos jogadores que estão a passar por um mau momento. Desejo-lhes muita sorte e que consigam vingar”.

A terminar, Capel fez questão de expressar uma mensagem de solidariedade para Carlos Martins, sua família e ao pequeno Gustavo. “Quero deixar uma palavra de ânimo à família de Carlos Martins e ao seu filho Gustavo. Desejo-lhe o melhor, que tudo corra bem e que possa recuperar o mais rápido possível”.

Sorteio da Taça da Liga

Realizou-se hoje o sorteio da 3ª fase da Taça da Liga - Bwin Cup.

O Sporting calhou no Grupo A juntamente com Rio Ave, Gil Vicente e Moreirense.

Os jogos estão marcados para 2/3 de Janeiro de 2012, 18 de Janeiro e 4/5 de Fevereiro. Todas as equipas realizam três jogos, sendo pelo menos um deles na condição de visitado.


Caso passe às meias-finais, o Sporting irá jogar com o vencedor do Grupo C, que pode ser o Braga.

A final disputa-se no Estádio Cidade de Coimbra, a 14 de Abril.


Grupo A

Sporting
Rio Ave
Gil Vicente
Moreirense

Grupo B

Benfica
V. Guimarães
Marítimo
Santa Clara

Grupo C

SC Braga
Nacional
Portimonense
Penafiel

Grupo D

FC Porto
P. Ferreira
V. Setúbal
Estoril

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Belém em Alvalade... para a Taça!

O Sporting vai receber o Belenenses nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, ditou o sorteio realizado hoje na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

O derby lisboeta, que marcará o regresso do clube do Restelo aos grandes palcos, será disputada a 5 de Dezembro, segunda-feira.
 
Nos quartos-de-final, é possível que haja um Sporting - Benfica em Alvalade. Basta, para tal, que ambos vençam os seus adversários nos oitavos. O Benfica vai jogar à Madeira contra o Marítimo.

Final Four - Uefa Futsal Cup

São já conhecidas as 4 equipas que irão disputar a Final Four que irá decidir o vencedor da UEFA Futsal Cup, época 2011/2012.

São elas, o Dínamo de Moscovo, antigo vencedor da prova, o estreante Barcelona e o Marca Futsal, equipa italiana que deixou pelo caminho o campeão em título, o Montesilvano. O Sporting, curiosamente, já defrontou esta equipa italiana na pré-temporada.

O director desportivo do futsal do Sporting, Miguel Albuquerque, anunciou, após o final do jogo frente ao Iberia Tbilisi, que "o Sporting enviou na sexta-feira, dia 18 de Novembro, um e-mail à Federação de Futebol para se candidatar à organização da «final four» da UEFA Futsal Cup, que terá lugar em Abril. Se o conseguirmos, o pavilhão Multiusos de Odivelas voltará a ser o palco desta competição".

O director sportinguista disse ainda que “o pavilhão precisará de 5000 lugares. Actualmente, tem dois mil, mas adaptaremos o pavilhão ao que a UEFA pede”.

Não vai ser fácil a missão do Sporting. Vai também depender muito do sorteio. Equipa a evitar na meia-final, parece-me ser a do Barcelona. Os campeões espanhois estão muito fortes.

domingo, 20 de novembro de 2011

Sporting 2-0 Braga

Em frente!

Foi difícil a vitória desta noite do Sporting frente ao Braga. 2-0 foi o resultado mas podia ter havido mais golos, para ambos os lados.

Domingos apresentou um 11 próximo daquele a que se pode chamar de ideal. Onyewu e Polga regressaram ao eixo da defesa tal como Insúa ao lado esquerdo. No meio, André Santos foi o trinco, com Elias e Schaars mais à frente. No apoio a Wolfswinkel, Capel à esquerda e Matías à direita.

O Braga entrou forte no jogo e dispôs dos primeiros lances de perigo. O Sporting respondeu, e conseguir marcar 2 golos em pouco tempo. Primeiro Capel, a aproveitar jogada de insistência de Wolfswinkel que cruzou para o espanhol que, isolado na esquerda, fintou o guarda-redes bracarense e chutou para a baliza deserta. 5 minutos depois, livre na esquerda de Matías Fernandez, Berni a socar a bola para a frente que embateu em Insúa e foi para o fundo da baliza. O Sporting mostrava uma grande eficácia e ficava com uma vantagem confortável. Até ao intervalo, o Braga, inconformado com o resultado, teve mais posse de bola e rematou mais, mas teve sempre em Rui Patrício um adversário à altura.

A 2ª parte começou praticamente com o lance da expulsão de Elderson. Elias recuperou uma bola e quando ia isolado para a baliza foi carregado em falta pelo lateral esquerdo bracarense. Com mais uma unidade, o Sporting ainda assim demorou a ter o controlo do jogo. Com a entrada de Carrillo em campo o Sporting começou a criar mais oportunidades de golo, tendo mesmo o jovem peruano rematado à trave.

Em véspera da deslocação à Luz para o campeonato, o Sporting conseguiu mais uma importante vitória, seguindo em frente na Taça de Portugal.

sábado, 19 de novembro de 2011

Sporting vs Braga

O futebol regressa amanhã à noite a Alvalade. Depois da paragem devido aos jogos da Selecção Nacional, o Sporting recebe amanhã o Braga em jogo relativo à 4ª eliminatória da Taça de Portugal. É um jogo onde o Sporting irá certamente sentir grandes dificuldades para levar de vencida o conjunto bracarense mas onde certamente os jogadores leoninos irão dar o tudo por tudo para vencer. Para este jogo, Domingos já pode contar com alguns jogadores que estavam lesionados. Assim, Polga, Onyewu e Isúa foram convocados. De fora, ainda a recuperar das respectivas lesões, continuam Izmailov, Jeffrén e Rinaudo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;

Defesas: Carriço,, Polga, Oniewu, Evaldo, João Pereira, Insua e Arias;

Médios: Schaars, Diego Capel, Matías, Pereirinha, André Santos, André Martins e Elias;

Avançados: Bojinov, Van Wolfswinkel, Carrillo e Diego Rubio.
 
Ficha de jogo:
 
Data: 20 de Novembro de 2011
Hora: 20:15
Local: Estádio Alvalade XXI
Taça de Portugal - 4ª eliminatória
Árbitro: Jorge Sousa
Transmissão TV: Sport TV1

Futsal: Iberia Tbilisi 5-5 Sporting

Estamos na final four!

O Sporting empatou esta tarde 5-5 com o Iberia Tbilisi e garantiu o apuramento para a final four da uefa futsal cup.

Foi um jogo muito complicado para o Sporting que se viu a perder ao intervalo por 3-0. Já na 2ª parte, o Sporting esteve a perder por 4-1 mas ainda teve capacidade para igualar o jogo.

A 1ª parte foi de facto muito ingrata para o Sporting. Sempre com maior domínio de jogo, a equipa da Georgia aproveitou as falhas defensivas do Sporting e fez 3 golos sem resposta. Tudo corria mal ao Sporting nesta fase do jogo.

Na 2ª parte, a equipa entrou mais concentrada no jogo e chegou ao golo logo no 1º minuto por Marcelinho, após combinação com Leitão. Nova falha defensiva e novo golo para o Iberia punha o resultado em 4-1. Orlando Duarte arriscou e colocou o Sporting a jogar em 5x4. Foi o momento chave do jogo. Em 2 minutos o Sporting fez 2 golos, por Deo e Alex. Pouco depois, na sequência de uma rápida jogada de contra-ataque, o Sporting chegou ao empate, novamente por Deo. Mas, mais uma vez conta a corrente do jogo, e aproveitando falha de João Matos, o Iberia adiantou-se novamente no marcador, quando faltam apenas 3 minutos para o final do jogo. O Sporting não baixou os braços, acreditando sempre que podia conseguir o apuramento. Alex, que jogava como guarda-redes avançado, defendeu uma bola e saiu rapidamente para o ataque, passando por um adversário e oferecendo o golo a Leitão que não desperdiçou. Estava feito o empate e até ao fim o Sporting conseguir aguentar bem a pressão da equipa georgiana.

Com este empate, o Sporting garantiu o 1º lugar do grupo e irá estar mais uma vez presente na final four da uefa futsal cup.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Futsal: Sporting 3-1 Gyori Eto FC

Só falta 1 ponto!

O Sporting, em jogo da 2ª jornada da ronda de elite da uefa futsal cup, vencer o Gyori Eto FC por 3-1.

As duas equipas que tinham vencido na 1ª jornada, defrontaram-se hoje à noite, com o Sporting a entrar melhor no jogo e a dispor de várias ocasiões para marcar. O 1º golo acabou por surgir com naturalidade à passagem dos 7 minutos, com Marcelinho, junto ao segundo poste, a colocar dentro da baliza a bola que ressaltou para ele depois do seu remate anterior. Logo a seguir, Deo fez o segundo golo, ao ser o mais rápido a aparecer a uma bola perdida à frente da área, após o passe interceptado de Leitão para Cary. O Sporting dominava e jogava bom futsal, não sendo por isso de estranhar o 3º golo, três minutos depois, com a bola a bater no corpo de Pedro Cary e ir para o fundo da baliza. Até ao intervalo, a equipa hungara jogou em 5x4 mas sem sucesso.

O Sporting voltou igualmente forte no início da 2ª parte, fazendo vários remates mas sem conseguir dilatar o marcador. Acabou por ser o Eto FC a marcar por Al Ioani. O golo sofrido não afectou o Sporting, que continuou a dominar, mas faltou eficácia ofensiva para conseguir um resultado mais dilatado e também uma pontinha de sorte.

Com este triunfo, o Sporting parte para a última jornada desta Ronda de Elite na primeira posição, necessitando apenas de um empate frente ao Iberia Star Tiblissi para carimbar a passagem à Final Four da UEFA Futsal Cup. A equipa do Iberia venceu hoje o City US's por 7-3 e ainda tem hipóteses de garantir a qualificação.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Next Gen Series: Sporting 5-1 Liverpool

Festival!

O Sporting recebeu esta noite em Mafra o Liverpool, em jogo da 6ª e última jornada da Next Generation Series, e goleou a equipa inglesa por 5-1. Foi mais uma clara demonstração da qualidade da equipa treinada por Sá Pinto.

Na 1ª parte, embora o Sporting tenha tido maior domínio de jogo, os ingleses conseguiram criar algum equilíbrio, mas sem criar grandes lances de perigo. Aos 20 minutos, Edgar Ié colocou o Sporting em vantagem, na sequência de um livre apontado por Betinho. A vantagem justificava-se, pois as principais ocasiões de golo até ao momento tinham pertencido ao Sporting. O segundo golo apareceu aos 36 minutos por intermédio de Chaby que rematou cruzado, sem hipótese de defesa para o guarda-redes do Liverpool. Os jogadores do Liverpool reagiram e conseguiram reduzir a desvantagem para 2-1, por intermédio de Ngoo, quando faltavam cinco minutos para o intervalo.

No segundo tempo, a primeira grande ocasião de golo foi para o Liverpool, mas Rafael Veloso evitou o golo do empate. Na resposta, Betinho teve o grande momento do jogo, ao fazer o 3º golo num espectacular pontapé de bicicleta. Pouco depois, Betinho marcou novamente e aumentou a vantagem para 4-1. A partir do quarto golo, o ritmo de jogo baixou, sendo que ambas as equipas se preocuparam mais em gerir o esforço físico. Antes do final do encontro, num remate de longe, Etock, que tinha entrado minutos antes para o lugar de Betinho, marcou o quinto gol e fechou a contagem.

Vitória justa do Sporting, que dominou por completo a partida. O Sporting termina a fase de grupos com 16 pontos, deixando o 2º classificado, Liverpool, a 9 pontos!

Futsal: Sporting 5-3 City'US Tirgu-Mures

O Sporting iniciou hoje à noite da melhor forma possível a sua participação na ronda de elite da uefa futsal cup.

Em jogo da 1ª jornada, o Sporting bateu a equipa romena do City'US Tirgu-Mures por 5-3.

O Sporting entrou no multiusos de Odivelas disposto a resolver cedo a partida, e ainda antes do 1º minuto Deo inaugurou o marcador. Pouco depois veio o 2-0 numa rápida jogada de contra-ataque finalizada por João Matos. O Sporting era, por esta altura, dono e senhor do jogo. Um pouco do nada, o City'US marcou e por alguns minutos o Sporting pareceu perdido em campo. Foi sol de pouca dura, e nos últimos minutos da 1ª parte o Sporting fez mais 2 golos, por João Matos, que bisou, e Pedro Cary.

A 2ª parte foi diferente, com a equipa romena, tal como já havia feito na época passada, a apostar no 5x4. Fruto disso mesmo, e aproveitando alguma desconcentração da defensiva do Sporting, o City'US conseguir marcar 2 golos e colocar o marcador em 4-3. A partir daqui o Sporting cresceu no jogo, começou a criar alguns lances de perigo, e acabou mesmo por chegar ao 5-3 com Leitão a finalizar uma bonita jogada de combinação com Marcelinho.

Com esta vitória, o Sporting soma os primeiros 3 pontos no Grupo C da ronda de elite da uefa futsal cup. Amanhã, novo jogo, com o Sporting a defrontar a equipa hungara do Gyori Eto FC que hoje venceu o Iberia Star por 9-2.

Arranca hoje!

Arranca hoje a fase de elite da uefa futsal cup.

O Sporting joga hoje o seu 1º jogo contra a equipa do City'US Tirgu-Mures. O jogo será disputado às 20:15 no Pavilhão Multiusos de Odivelas e terá transmissão televisiva na RTP2.

Amanhã, 2ª jornada, com o Sporting a defrontar Gyóri Eto FC às 20:30.

Finalmente, no Sábado, o Sporting irá jogar contra o Iberia Star Tbilisi, às 17h e também será transmitido pela RTP2.

Todos os jogos da competição serão transmitidos em www.sporting.pt/uefafutsalcup.

À meia dúzia é mais barato!

PORTUGAL 6-2 BÓSNIA

ESTAMOS NO EURO 2012!


Curiosidade: os 6 golos foram marcados por ex-jogadores do Sporting...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bilhetes esgotados

O Sporting anunciou, esta segunda-feira, que esgotou os 3.425 bilhetes disponibilizados pelo Benfica para o derby de 26 de Novembro, a contar para a 11ª jornada da Liga Portuguesa.

Os bilhetes foram postos à venda esta manhã e foram alvo de enorme procura da parte dos adeptos leoninos, tendo esgotado rapidamente.

Devido à enorme procura, o Sporting revelou, no seu site oficial, ter requerido mais cinco mil bilhetes junto do rival lisboeta.

O Sporting aguarda ainda a resposta do Benfica.
Relembre-se que os adeptos leoninos irão assistir ao jogo no Piso 3 do Estádio da Luz numa espécie de "jaula" criada para os adeptos visitantes.

sábado, 12 de novembro de 2011

Eusébio provoca Sporting

Eusébio da Silva Ferreira é, para muitos, o melhor jogador português de todos os tempos. Não o vi jogar, mas não discordo dessa opinião. Já vi muitos vídeos e foi sem dúvida um enorme jogador. Mas não é isso que está aqui em causa.

O que Eusébio disse este fim de semana à revista Única do Expresso é, no mínimo, vergonhoso e justifica-se um pedido de desculpas do mesmo.

"Não gosto do Sporting. No meu bairro, era um clube de elite, da polícia, que não gostava das pessoas de cor, era racista". É desta forma taxativa que Eusébio descreve a visão que tem do clube de Alvalade.

Na mesma entrevista, o "Pantera Negra", refere que apenas jogou no Sporting de Lourenço Marques, quando vivia em Moçambique, porque o treinador do Desportivo nunca o “deixou treinar” e porque a “mãe não percebia nada de futebol”. E continua ainda: "Então se o Benfica me tivesse raptado, eu iria gostar de uma equipa que me tinha feito isso? Não gosto é do Sporting". Para o ex-jogador, a história foi inventada porque, após três meses da sua chegada a Portugal, o clube de Alvalade percebeu o seu valor. E reforça: “Eu nem do Sporting de lá gosto, quanto mais do de cá. Tudo o que hoje sou é graças a mim, aos meus colegas e ao Benfica”.

Uma personalidade como Eusébio tinha que ter mais atenção à forma como diz as coisas. Portugal está longe de ser só o Benfica e mais respeito exige-se. O Sporting Clube de Portugal é um clube centenário que não merece este tipo de "desabafos".

Fico a aguardar uma tomada de posição da actual Direcção do Sporting.

NextGen Series: Molde 3-4 Sporting

O Sporting garantiu hoje o primeiro lugar no grupo 2 da Next Generation Series.

Os jovens comandados de Sá Pinto, venceram na Noruega o Molde por 3-4.

Mesmo sem poder utilizar alguns jogadores que estiveram em Angola, o Sporting foi quase sempre superior ao seu adversário tendo ao intervalo a vencer por 1-2, com golos de Mateus Fonseca e Alexandre Guedes.

Na 2ª parte, o Sporting consegui mesmo ter uma vantagem de 3 golos, com mais dois golos apontados por João Mário. O Molde ainda conseguiu reagir e reduziu para 3-4.

Com mais este triunfo, o 4º em 5 jogos, o Sporting é líder destacado com 13 pontos, mais 7 que o 2º classificado, o Liverpool.

Na 6ª e última jornada deste grupo 2, o Sporting irá receber na próxima 4ª feira, em Alvalade, o Liverpool.

Futsal: Sporting 5-5 Módicus

2 pontos perdidos.

O Sporting consentiu esta tarde um empate a 5 golos no seu terreno frente ao Módicus. A jogar no Pavilhão Multiusos de Odivelas, já para preparar a presença na ronda de elite da uefa futsal cup, o Sporting cedeu 2 pontos frente ao Módicus.

O Sporting até entrou bem no jogo, e aos 7 minutos já ganhava por 2-0, com os golos a serem marcados por Caio Japa e Marcelinho. Cristiano que começou o jogo como titular teve que ser substituído por João Benedito logo aos 3 minutos. O Módicus reagiu e conseguiu igualar o jogo. Antes do intervalo, Marcelinho colocou novamente o Sporting a vencer por 3-2.

Na 2ª parte o Sporting voltou a entrar melhor, e chegou à vantagem de 2 golos após grande jogada de combinação entre Marcelinho e Leitão, com este último a encostar para a baliza. A partir daqui, o Sporting baixou o ritmo de jogo, talvez já pensar nos próximos jogos da uefa futsal cup, e o Módicus conseguiu novamente empatar o jogo a 4 golos. Logo a seguir, Deo rematou de longe e benificiou de uma fífia do guarda-redes do Módicus, passando o marcador para 5-4. A 18 segundos do final da partida, e numa altura em que o Módicus jogava em 5x4, o Sporting consentiu o empate.

2 pontos perdidos que colocam o Sporting no 2º lugar da classificação.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Angola 4-0 Sporting

A festa foi angolana.

Os meninos do Sporting não tiveram pernas para o conjunto angolano e foi goleado.

Dois golos na 1ª parte e outros tantos na 2ª fizeram o resultado.

Aqui ficam os jogadores utilizados:

Marcelo (Tiago, 45 m), Arias, Rúben Semedo, Edgar Ié e Evaldo; André Santos (Luís Cortez, 78 m), Bruno Pereirinha (Diego Capel, 45 m), Filipe Chaby (Rodolfo Simões, 83 m) e André Carrilo (Iuri Medeiros, 78 m), Diego Rubio (Farley Rosa, 45 m) e Valery Bojinov (van Wolfswinkel, 45 m)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sporting em Angola

O Sporting partiu hoje para Angola para disputar amanhã um jogo amigável contra a Selecção daquele país, no âmbito do 36º aniversário da independência de Angola.

A agenda leonina será preenchida:

Dia 9 de Novembro:


8h00 – Partida para Angola (Aeroporto da Portela)
15h30 (16h30 hora em Luanda) – Chegada a Luanda (Aeroporto 4 de Fevereiro)
16h00 – Cerimónia de colocação de flores no Monumento Herói Nacional, Dr. Agostinho Neto
19h00 – Conferência de Imprensa de antevisão do encontro Angola-Sporting

Dia 10 de Novembro:

10h00 – Actividade de solidariedade: Jogo na Escola 9 de Talatona
12h00 – Reunião do Presidente do Sporting com o Sporting Angola
14h00 – Almoço da comitiva do Sporting com o Sporting Angola
19h00 – Jogo Angola-Sporting (transmissão na Sport TV1)
22h00 – Partida para Portugal (Aeroporto 4 de Fevereiro)
 
Domingos Paciência convocou 19 jogadores para este encontro, sendo que 7 deles são júniores.
 
Tiago e Marcelo (guarda-redes), Evaldo, Arias, Daniel Carriço, Pereirinha, Rúben Semedo, Rodolfo Simões e Edgar Ié (defesas), André Santos, Filipe Chaby, Farley Rosa, Luís Cortez, Diego Capel, Carrillo (médios), Bojinov, van Wolfswinkel, Diego Rubio e Iuri Medeiros (avançados).

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Todos com Rinaudo

Fito Rinaudo lesionou-se com gravidade na passada 5ª feira na Roménia. Operado no dia seguinte, tendo como tempo de paragem aproximadamente 3 meses, o jogador argentino já se encontra em casa a recuperar.

Ontem à noite, no jogo em Alvalade contra a União de Leiria, Rinaudo não foi esquecido.

Primeiro, depois de apontar o 1º golo do Sporting, Matías Fernandez correu para o banco de suplentes e ergueu a camisola de Fito Rinaudo no ar, mostrando assim que toda a equipa está com ele e que o estão a apoiar.


Depois, ao intervalo, a Juventude Leonina levantou 3 tarjas onde se podia ler:

ESFORÇO, GARRA, DEDICAÇÃO

ÉS UM VERDADEIRO LEÃO

FORÇA FITO RINAUDO

Estamos todos com Rinaudo.

Livres de perigo

No final do jogo de ontem contra a União de Leiria em Alvalade, viveram-se momentos de pânico depois da queda de dois adeptos no fosso.

Tudo aconteceu depois de Diego Capel se ter dirigido ao topo norte para atirar a sua camisola para os adeptos que, como sempre, se aglomeraram junto ao muro da bancada tendo dois deles acabado mesmo por cair no fosso. Capel ficou afetado com o que aconteceu e dirigiu-se de imediato para junto dos dois adeptos para saber como se encontravam.

Os dois adeptos foram socorridos pelo Director Clínico do Sporting, doutor Frederico Varandas, que comandou as operações de estabilização e que, com o apoio dos elementos da Cruz Vermelha, permitiu que fossem evacuados em situação de politraumatizados, para o Hospital de Santa Maria.

A preocupação demonstrada por Capel foi tanta que quis mesmo marcar presença no hospital, tendo apenas ficado mais tranquilo quando foi informado pelo Clube do estado de saúde de ambos. Estão livres de perigo.

O blog "Sporting na Mente" deseja aos dois adeptos do Sporting rápidas melhoras.


domingo, 6 de novembro de 2011

Sporting 3-1 U. Leiria

Tremideira!

Não foi fácil a 7ª vitória consecutiva do Sporting no campeonato. A equipa pareceu ter sentido muito a falta de Rinaudo, e depois de estar a vencer por 2-1 sentiu muitas dificuldades para segurar o resultado.

Com muitas lesões, principalmente a nível defensivo, Domingos fez estrear o ainda júnior Ilori que jogou ao lado de Carriço. A meio campo, sem Rinaudo, jogaram Elias, Schaars e Mátias. À esquerda Capel, no ataque Wolfswinkel e à direita Pereirinha. Na minha opinião, Pereirinha não tem condições para jogar no Sporting. Jogo após jogo mostra que não tem qualidade para ser titular desta equipa.

O Sporting entrou muito forte e chegou cedo ao golo. Excelente trabalho individual de Matías Fernandez culminado com um remate para  golo. O mais difícil parecia estar feito, o Sporting estava em vantagem. Mesmo a ganhar, o Sporting continuou em busca de mais golos e podia ter marcado, mas nem Matías, de livre directo, nem Evaldo conseguiram marcar. Contra a corrente do jogo, o Leiria chegou ao golo, num lance em que o jovem Ilori falhou e deixou isolado o avançado leiriense Djaniny que frente a Rui Patrício não facilitou. Logo a seguir Elias podia ter marcado mas rematou ao lado, depois de falha defensiva do Leiria.  Até ao intervalo, o equilibrio foi a nota dominante.

Para a 2ª parte, Domingos fez entrar Carrillo para o lugar do inconsequente Pereirinha. O Sporting melhorou, entrou mais forte, e chegou ao golo novamente por Matías Fernandez, após bom passe de Elias. O Sporting estava novamente a vencer mas nem por isso o seu jogo estabilizou. O Leiria acreditou que podia chegar ao empate e criou alguns lances junto à baliza de Rui Patrício que podiam ter dado golo. A 10 minutos do fim Domingos fez entrar o jovem colombiano Arias, que se estreou oficialmente pelo Sporting, e seria mesmo Arias a construir a jogada que acabaria por resultar numa grande penalidade já em tempo de desconto. Wolfswinkel não falhou e marcou o 3º golo do Sporting.

Com mais estre triunfo, o Sporting aproveirou os empates de Porto e Benfica e fica a apenas 1 ponto dos dois adversários. Na próxima jornada, jogo grande, com o Sporting a deslocar-se à Luz.

Futsal: Académica 1-2 Sporting

Foi difícil!

O Sporting venceu hoje ao fim da tarde a Académica de Coimbra por 1-2. Como o resultado o comprova, foi um jogo muito complicado onde só muito perto do fim é que o Sporting garantiu a vitória.

O Sporting foi sempre a equipa com mais domínio de jogo mas esbarrou quase sempre na forte defesa da briosa e em última instância no guarda-redes André Sousa. A Académica também se aproximou-se algumas vezes com perigo da baliza de João Benedito. Ao intervalo, face a tanto equilibrio, o empate a zero bolas aceitava-se perfeitamente.

Na 2ª parte, o Sporting entrou em campo mais pressionante, mas continou com problemas em furar a defesa adversária. O 1º golo do jogo acabou por surgir a 6 minutos do fim, depois de jogada estudada na transformação de um livre culminada com um grande remate de Marcelinho que marcou um grande golo. O mais difícil parecia feito, mas na jogada seguinte, a Académica empatou por Nino ao aproveitar desconcentração da defensiva do Sporting. Com tudo empatado, o Sporting continuou à procura da vitória e viria a consegui-la a pouco mais de um minuto do fim do jogo. Deo arrancou pela direita, tirou um adversário do caminho e cruzou para Pedro Cary encostar para o fundo da baliza.

O Sporting conseguiu assim garantir mais 3 pontos num jogo que foi muito complicado. Quanto à classificação, tudo na mesma, continua em 1º lugar em igualdade pontual com o Benfica.

sábado, 5 de novembro de 2011

Sporting vs U. Leiria

O Sporting irá defrontar amanhã em Alvalade a União de Leiria em busca de mais uma vitória no campeonato. Depois de ter perdido na Roménia e principalmente por ter perdido Rinaudo por 3 meses, o Sporting tem que obrigatoriamente regressar amanhã aos triunfos. Para este jogo, Domingos não pode contar com vários jogadores que se encontram lesionados: o já falado Rinaudo, Izmailov, Jeffrén, Onyewu, Polga e Insúa. São muitas contrariedades mas temos que ser fortes.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;

Defesas: Evaldo, Daniel Carriço, Rodriguez, João Pereira, Santiago Arias e Tiago Ilori;

Médios: André Martins, André Santos, Elias, Schaars, Pereirinha, Matías Fernandez, Capel e Carrillo;

Avançados: Wolfswinkel, Bojinov e Rubio.

Ficha de jogo:

Data: 6 de Novembro de 2011
Hora: 20:15
Local: Estádio Alvalade XXI
Liga Zon Sagres - 10ª Jornada
Árbitro: Manuel Mota
Transmissão TV: Sport TV1

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Wolfswinkel novamente o melhor

Wolfswinkel foi eleito o Melhor Jogador do Mês de Outubro.

A Liga Portugal atribui um troféu mensal ao melhor jogador da Liga Zon Sagres. A eleição do atleta é feita através da votação realizada pelos treinadores da competição e pelos adeptos registados no site da Liga (http://www.ligaportugal.pt/).

São considerados elegíveis os jogadores que tiverem cumprido 50% dos minutos disponíveis de jogos oficiais para esse mês, ou período correspondente às jornadas em questão. Neste caso, o troféu refere-se às jornadas realizadas no mês de Outubro de 2011.

O avançado sportinguista foi o atleta que reuniu as preferências da maioria, conquistando 24,4%, seguido do colega de equipa Diego Capel, com 13,6%, e pelo jogador do Marítimo, Baba Diawara, com 10,3%.

Já em Setembro Wolfswinkel tinha sido eleito o melhor jogador pelo Sindicato dos jogadores.

Que continue assim, é bom sinal para o Sporting.

Fito pára 3 meses

Menos mal!

Fito Rinaudo vai parar 3 meses.

Depois de se ter lesionado no jogo de ontem frente ao Vaslui logo aos 6 minutos, tudo apontava para que o jogador argentino tivesse fraturado a tíbia e o perónio. Afinal, Rinaudo foi hoje operado ao tornozelo esquerdo, devido a fratura do maleolo externo.

É uma grande perda nesta fase da época tão importante para o Sporting. Mas pronto, ainda vamos poder contar com o Fito esta época.

Força Rinaudo!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vaslui 1-0 Sporting

Derrota previsível.

Depois de um ciclo de dez vitórias seguidas, o Sporting foi hoje derrotado por uma bola a zero na deslocação à Roménia. Para mim foi uma derrota previsível, já que a equipa já está apurada e porque Domingos ia aproveitar este jogo para fazer jogar jogadores menos utilizados.

Mas pior que esta derrota, que pouco ou nada importa para as contas finais deste grupo, foi sem dúvida a grave lesão de Fito Rinaudo. O jogador argentino, ao cortar uma bola de carrinho, caiu com o peso do seu corpo em cima do seu pé esquerdo provocando a torsão deste. É provável que tenha fraturado a tíbia e o perónio, ou seja, terminou a época para Rinaudo. Uma grande perda para o Sporting.

Em relação ao jogo não há muito a dizer. Os jogadores esforçaram-se é certo, mas houve uma clara falta de automatismos. Os poucos lances de perigo criados pelo ataque do Sporting foram quase sempre na sequência de lances individuais.

Apesar da derrota, o Sporting segue isolado na frente do grupo G com mais 4 pontos que o adversário de hoje, o Vaslui. Na próxima  jornada, o Sporting recebe em Alvalade a equipa suiça do Zurique.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vaslui vs Sporting

Já com o apuramento garantido, o Sporting desloca-se à Roménia para defrontar o Vaslui. Apesar disso, o Sporting tem que vencer para garantir desde já o 1º lugar. Não podemos é menosprezar o adversário que tem obrigatoriamente que ganhar se ainda quer ser apurado, Para este jogo, é provável que Domingos opte por utilizar jogadores que têm sido menos utilizados. Há jogo para o campeonato no Domingo e há que poupar alguns jogadores.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo e Tiago

Defesas: João Pereira, Rodriguez, Daniel Carriço, Onyewu e Evaldo

Médios: André Santos, Fito Rinaudo, Pereirinha, André Martins, Schaars, Matias e Capel

Avançados: Carrillo, Bojinov, Wolfswinkel e Rubio

Ficha de jogo:

Data: 3 de Novembro de 2011
Hora: 18:00
Liga Europa - 4ª Jornada
Local: Stadionul Ceahlaul
Árbitro: Kristinn Jakobsson
Transmissão TV: Sport TV1


 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops