Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Entrevista a José de Pina

O segundo entrevistado do Blog Sporting na Mente é José de Pina.

Conhecido humorista, escritor, apresentador de televisão e argumentista português, entrevistámos José de Pina na sua qualidade de sportinguista.

Blog Sporting na Mente (BSM) - Qual a sua grande referência para se ter tornado sportinguista?
 
Em casa eramos todos do Sporting. Ainda por cima lembro-me, de ter 3/4anos, de gostar imenso daquela equipa que tinha listas horizontais que via na TV, que por acaso também era o clube do meu pai. Ser do Sporting Clube de Portugal foi por isso natural como a água.
 
BSM  - Lembra-se do primeiro jogo que viu ao vivo do Sporting? o que sentiu na altura?

Tenho de confessar que não me lembro. As imagens mais antigas e fortes que tenho foi de um Sporting/Benfica em que ganhámos 3-0, o treinador do Sporting era o Jimmy Hagan. Foi uma grande sensação.
 
BSM - Tem algum ídolo de infância, algum jogador ou jogadores que o tenham marcado?

Yazalde e a dupla Manuel Fernandes/Jordão.

BSM -  É presença assídua em Alvalade? E nos jogos fora de portas?

Em Alvalade tenho lugar cativo há cerca de 15 anos (agora chama-se Gamebox). Sempre que posso estou lá. A minha vida profissional e pessoal não me permite ver jogos fora, só finais de taça.

BSM - Está contente com o actual plantel do Sporting? Mudava alguma coisa?

O plantel este ano parece-me muito bem montado. Apenas não percebi a dispensa do Wilson Eduardo e a falta de um rato de área móvel. Só Viola não chega. Gosto muito do Ricky, mas ainda não percebi se ele é um "pinheiro" ou um segundo ponta-de-lança. Falta ao Sporting, desde o Jardel, um jogador do estilo Mario Gomez, Luca Toni, Bendtner, Drogba, etc.

BSM - Sá Pinto é o seu treinador ou não tem muita confiança nele?

O Sá Pinto é o meu treinador. Ou seja, para ser português só o vejo a ele e mais ninguém. Quem conhece as minhas intervenções desde há anos sabe que defendo que o Sporting deveria ter um treinador estrangeiro de nome que viesse dar uma visão de fora e quebrasse o paradigma fatalista da equipa.

BSM - Se não estou em erro, foi apoiante de Bruno de Carvalho nas eleições do ano passado. Está satisfeito com o trabalho desenvolvido por Godinho Lopes e seus pares?

Eu, dois ou três dias antes das eleições anunciei que votava em Bruno de Carvalho. Na altura era o que encarnava a tal mudança de paradigma no clube que eu também defendia. Godinho Lopes e a SAD estão a fazer um muito bom trabalho, a equipa de futebol do Sporting desde o ano passado que voltou a ter jogadores de futebol e tem um muito bom plantel. Estou satisfeito.

BSM - Suponho que tenha conhecimento do último relatório e contas do Sporting. Qual a sua opinião dos ordenados chorudos do Dr. José Nobre Guedes (114 mil euros/ano) e Luís Duque (246 mil euros/ano)?

Tanto no futebol como em outras actividades em Portugal, os gestores de topo ganham demais para o país que somos.

BSM - E em relação aos passes de jogadores vendidos a fundos, concorda com esta medida? Não estará o futuro do Sporting hipotecado?

Não me importo que os jogadores pertençam a fundos. O que me interessa é que bons jogadores joguem pelo Sporting. Só assim é que ganhamos titulos. Qual o interesse de termos 100% do passe de jogadores medianos que não nos vão dar titulos nenhuns?

BSM - Como é que é lidar com duas mulheres no programa "Sacanas sem Lei"? Muita pressão? Dá-lhe algum gozo especial "picar" a Leonor Pinhão?

Os meus despiques com a Leonor Pinhão no Programa Sacanas Sem Lei são todas as semanas autênticas batalhas que me dão um gosto enorme. Ela nunca fica sem resposta. Mas sempre com espirito de fairplay.

BSM - Quando vejo as suas intervenções públicas do Sporting noto que é um acérrimo defensor das suas ideias. Já pensou alguma vez em fazer parte de alguma lista para um cargo directivo no Sporting? Acha que tinha condições para tal?

Nunca pensei nisso. Acho que tenho boas ideias de comunicação em que o humor é importante. Uma coisa em que me vejo a fazer algo para ajudar o Sporting é por exemplo colaborar no futuro canal.

BSM - Que opinião tem dos outros representantes do Sporting em programas televisivos? Há pouco tempo atrás vi uma crítica sua ao Eduardo Barroso, actual presidente da Assembleia Geral do Sporting.

O que eu critico no Eduardo Barroso não é como participante do programa Prolongamento, mas sim, estar sempre a falar em tudo o que é meio de comunicação social e a mandar bitaites comprometedores. Ele às vezes parece que se esquece que é presidente da Assembleia Geral.

BSM - Acha que o Sporting precisava duma "Troika"?

O que o Sporting precisa é de uma troika lá à frente para marcar golos.

BSM -  Para terminar, que mensagem gostaria de deixar aos nossos leitores?
 
O Sporting Clube de Portugal é muito grande. Nunca vai acabar, mas convém tratar bem dele. A critica inteligente é muito importante. Essa coisa do "temos é de apoiar" tem limites. Se não o José Eduardo Bettencourt ainda seria presidente. Pensem nisto. Saudações Leoninas
 
 
Obrigado Sr. José de Pina por ter respondido às nossas questões. Boa sorte para a sua vida profissional e continuação de um bom trabalho. Saudações Leoninas

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa entrevista Grande Sportinguista

Anónimo disse...

Deve ser dos poucos Sportinguistas com cabeça que por ai anda... o resto é só treta.

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops