Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Caro Franky

Caro Franky, chegou a tua hora. Quero que saibas ao que vens. Vou dar-te uma ajuda. Somos um grande clube português. Temos mais de 100 anos, repletos de história, títulos, figuras carismáticas e momentos inesquecíveis. Nascemos de um sonho, o de nos tornar grandes, tão grandes como os maiores da Europa. Caro Franky, o Sporting não é o que tu vês hoje. É muito mais. Não é só um clube com dívidas, um clube com uma má prestação desportiva, um clube com demissões, equívocos e contestações. O Sporting faz parte da vida de muitas pessoas. É o clube com os adeptos mais fiéis que há em Portugal. Que aguentaram 18 anos sem ganhar qualquer título e permaneceram. O Sporting é algo que está na pele de muita gente, que chora, grita, sofre e é devota às listas verde e brancas, joguem elas onde jogarem, contra quem jogarem, e em que condições jogarem.
Vais encontrar, caro amigo, um Sporting triste. Tens de entender porque é que um clube assim pode assobiar os seus jogadores, pedir a cabeça do seu presidente, exibir tarjas ao contrário e fazer esperas nos Aeroportos. Tens de entender que vais pegar no 10º classificado na Liga, que estás fora da Taça de Portugal, que a tua equipa ganhou apenas 2 jogos, que viste in loco uma mediocridade gritante e em vídeo os outros que, convenhamos, também nada fizemos de positivo, mas que não é este o Sporting. O verdadeiro.
É complicada tua tarefa, não nos podes desiludir. Para isso, ouve o teu amigo que te escreve estas linhas: Pensa por a tua cabeça. Não te deixes ir pelos relatórios que dispões e por as opiniões dos teus adjuntos, que já cá estão. Pedir-te que não ouças o presidente nem preciso, porque bastará falares com ele 5 minutos para entenderes que não percebe nada de bola. Fala, com ele, por exemplo, sobre obras que precises de fazer na tua moradia de cascais, que ele aí ajuda-te. Adiante. Pensa por as tuas ideias. Vê o que se passou até agora, vê os jogos também da B e até dos Juniores, e faz a tua análise. Sem condicionalismos.
Não te conheço Franky, mas acho que deves saber alguma coisa de bola. Questionar o teu currículo quando já levámos, imagine-se, com Sá Pinto, Carvalhal, Paulo Sérgio, Cabral, Paulo Bento (chegou dos juniores) e Peseiro, que todos juntos na altura em que assinaram pelo Sporting tinham ganho zero, é demagogia pura! Tu já foste campeão. 3 vezes. Sim, e por 2 clubes diferentes. Portanto, burro não deves ser para não olhares para o que se passou nestes meses tenebrosos no nosso Sporting e pensares que tens de mudar não algo, mas tudo. Que não podes perder a oportunidade de alterar já a fundo muita coisa! Sim muita coisa. Somos o 2º pior ataque da liga, ainda não ganhámos fora, na Uefa 1 ponto, estamos fora da Taça, não me venhas com merdas também tu! Não me venhas dizer que a equipa precisa de sorte, que os rapazes trabalham bem, que são profissionais, que trabalham bem, e tudo mais. Trata os bois por os nomes. Muda. Altera. Aperta com eles como os outros não fizeram até agora que cá fora, no mundo real, muito têm os lampiões, os tripeiros e todos os outros, apertado connosco, adeptos! Fora dos Twiters, das grades de segurança e dos muros da academia, a realidade é dura. Só nós é que sabemos.
Por isso Franky, tens no jogo de Setúbal a tua oportunidade de nos começares a conquistar! Para isso muda a atitude no banco, muda a presença no balneário, e principalmente, muda os intérpretes. Muda aqueles que não têm corrido, que não têm saltado, aqueles medrosos (podia trocar o d por o r sim) que não arriscam, que têm medo de falhar, que têm 60% de posse de bola a jogar para trás, que não assumem! Muda aqueles que não têm a humildade de correr mais atrás da transição do adversário, que não suportam um toque e se lamentam, aqueles que têm vergonha de sair da sua zona de conforto. Responsabiliza-os que são os grandes culpados disso. E castiga-os. Fá-los passar pelo banco, pela B, por o cacete! Mostra que não és mais um dos totós que sofre por eles, que se sacrifica por eles, e que eles abraçam, choram na sua saída mas…que continuam lá! Tratemos os bois por os nomes: há gente que não merece jogar no sporting, há gente sem qualidade para o fazer, há gente a mais sem vontade e sem raça para representar um clube, caro Franky, que é grande! E não merece o que estes meninos estão a fazer. Portanto Franky, não olhes a nomes. Não olhes a folhas salarias. Não olhes a ativos nem a menos ativos, a valorizações ou ao raio que os parta! Faz à moda antiga: vê, apenas, quem joga melhor à bola! E quem quer jogar a deixar tudo em campo sentindo a grandiosidade de um clube que, uns dizem que acaba, outros que desce, mas que eu mantenho o sonho do eterno Visconde que não será, já é, tão grande como os maiores da Europa.
Nota: ver uma foto que tem corrido hoje as redes sociais, com Jeffrèn a dormir no banco, e Izmailov e Xandão a sorrir, é algo que me dói. É que, caro Franky, eu, e posso falar por milhões de sportinguistas este ano, nem na cama à noite temos dormido bem desde que a época começou.
Cájo

0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops