Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sporting B 2-2 Feirense

Segunda Liga - 15ª Jornada

Sporting B 2-2 Feirense

Golos: Ricardo Esgaio (pen) e Betinho

Classificação: 1º Lugar - 33 Pontos

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fim da linha Godinho


Há momentos na vida que nos fazem desesperar. Normalmente por coisas que valham realmente a pena. A perda de um familiar ou amigo, uma situação de desemprego, um problema de saúde, uma bebedeira mal curada ou aquela noite de amor que estava a correr bem mas que foi interrompida sobre o apito final por a entrada em campo de um dos filhos para dormir o resto da noite mais quentinho na cama dos pais.
Depois há o desespero que nos assola neste momento. O desespero desportivo. Que se arrasta há 2 anos, desde, curiosamente, que passei a minha última noite acordado até às 5 da manhã a ver a eleições do meu clube. Nada me diz que não foi aí que tudo se começou a precipitar. O projeto Roquete tinha continuidade. Numa oportunidade única que tivemos, após anos sucessivos de sucessões monárquicas com vários betinhos a sentarem-se na cadeira do poder, que lhe permitia ser o Chair man de uma equipa, qual jogador de Sim City ou Futbol Director.
Depois do Soares Franco do golf, do Bettencourt das matracas, chegava o Godinho da engenharia. Com alterações enormes que, afinal, tudo mantiveram igual o estado da nação sportinguista. Com uma agravante. Os antecessores esgotaram Bento, que tudo espremeu e tanto conseguiu, promoveram Paulo Sérgio do boné do Paços de Ferreira e nem um pinheiro lhe ofereceram, expulsaram Carvalhal, Couceiro e tantos outros, sem que recursos lhe tenham garantido para o sucesso. A agravante de Godinho é que fez magia. Sem dinheiro investiu…eu já nem sei quantos milhões de euros! Contratou para cima de 30 jogadores fazendo com que a média de atletas portugueses no plantel baixasse para o mínimo da história do clube. Se a situação financeira estava mal, pior ficou com certeza. Se o passivo era enorme, gigantesco se tornou, pese embora os malabarismos normais que passam em assembleias gerais normalmente de 40 50 sócios votantes, facilmente influenciadas e “afinadas”, como a própria eleição parece que foi. Os ativos afinal não são tão ativos quanto isso, as vedetas afinal não são tão vedetas, os treinadores sucedem-se, os jogadores entram e saem também, os vices já não estão lá os de “origem”, a equipa especializada do futebol já caiu, e até o departamento médico, um dos melhores da europa, foi trocado pelo Varandas do Vietname.
Na sumula de todas estas mexidas, onde até os adeptos vão ficando diminuídos em número e apoio, vai ficando uma pessoa, intocável a tudo isto: o Presidente Godinho Lopes. Mais, temos todos de apoiar e de dar estabilidade porque é o que precisamos. Para quê? Para estarmos fora da Liga Europa e da Taça de Portugal? Estabilidade para não ganharmos ao último classificado, não ganharmos fora há 7 meses? Para sermos o 2º pior ataque da liga? Estabilidade para continuarmos a potenciar os nossos ativos, quando os que são nossos, mas mesmo nossos a 100%, se vão valorizando na equipa B? Estabilidade para sermos 1ºs na Liga de Honra, estarmos nos juniores pelo 2º ano a dar cartas na “champions” da categoria, e a termos 1, apenas 1 atleta da formação no 11 (por falar nisso, o que seria hoje Patrício se Paulo Bento não o tem mantido na equipa quando, nos 1ºs tempos deu a sua barraquinha com frequência?).
Se este é o caminho da estabilidade, então eu digo que não quero estabilidade. Se for preciso barulho que haja. Se for preciso deixarmos de ser um bando de gajos porreiros para darmos uma volta a isto, que deixemos. Porque, meus amigos, andamos todos a dormir e a assistir à morte lenta do nosso clube. O homem forte do futebol atualmente é, imagine-se, o mesmo que disse há 2 anos que tinha uma equipe para o futebol porque era matéria que não dominava, e ontem, perante mais uma mostra de vergonha, escondeu-se no casulo. E nem o ouvimos falar.
Caríssimo Godinho, já chega de achincalho, de gozo e de brincarmos aos clubes de futebol. Saia se faz favor. Mas antes diga ao Sr. Xandão que não, não estamos no bom caminho. É que o rapaz, além de mau jogador, ontem saiu-se com essa, prova de que além de lento e tosco, ainda não percebeu que este não é o caminho do Sporting. É sim, o caminho para onde deviam ir os jogadores todos, que não correm, não arriscam, não se picam com nada, e continuam com sorrisos brilhantes a seguir a cada encontro, colocando fotos no facebook, twitando mariquices, e jogando playstation enquanto todos nós desesperamos: para a puta que os pariu!
Cajó

Schaars pára 3 meses

Schaars vai parar entre 10 a 12 semana.

Não bastavam os maus resultados e o Sporting ficou hoje a saber que não vai poder contar com Schaars durante as próximas semanas.

O internacional holandês lesionou-se no jogo de ontem contra o Moreirense e soube hoje que sofreu uma fractura no 5.º metatarso do pé direito e que vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica.

Mais uma contrariedade para Vercauteren a juntar aos já lesionados Pereirinha, Carriço, Izmailov e Jeffrén.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Moreirense 2-2 Sporting

Mais 2 pontos perdidos...

Mais um jogo fora de portas, mais um jogo em que não vencemos.

Jogámos com o ÚLTIMO classificado e nem assim conseguimos ganhar.

Incrível como sofremos 2 golos de forma infantil...

Valeu pela reacção na segunda parte e os 2 golos marcados em 2 minutos por Xandão e Eric Dier.

Esta época está feita.

Venha o treinador que vier, venham os jogadores que vierem, enquanto tivermos a liderança que tivermos não vamos a lado nenhum.

domingo, 25 de novembro de 2012

Moreirense vs Sporting

10º Jornada, e o Sporting continua sem acordar. Depois da vitória frente ao Braga, mais um descalabro, desta vez na Liga Europa. Fora da Taça de Portugal e da Liga Europa, longe do primeiro lugar na Liga, ao Sporting resta a luta pela ida à Liga dos Campeões. Vencendo amanhã, o Sporting pode aproximar-se ainda mais do Braga, ficando a 4 pontos. Espero que os jogadores tenham consciência disso e que de uma vez por todas comecem a jogar à Sporting!

Lista de convocados:
 
Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck e Victor Golas;

Defesas: Cédric, Xandão, Marcos Rojo, Tiago Ilori, Pranjic, Eric Dier e Ínsua;

Médios: Elias, Schaars, Diego Capel, Fito Rinaudo, Carrillo, Labyad, André Martins e Gelson;

Avançados: Ricky van Wolfswinkel e Viola.
 
Ficha de jogo:
 
Liga Zon Sagres - 10ª Jornada
Data: 26 de Novembro de 2012
Hora: 20:15
Local: Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Árbitro: Hugo Miguel
Transmissão TV: Sport TV1

sábado, 24 de novembro de 2012

Cascais 1-5 Sporting

Mais uma vitória!

No regresso aos jogos do campeonato, depois do mundial de futsal disputado na Tailândia, o Sporting deslocou-se a Cascais e venceu sem dificuldades por 1-5.

O primeiro golo surgiu logo aos 2 minutos de jogo por Paulinho. Alex e pouco depois João Matos colocaram o placar em 0-3 favoráveis ao Sporting. O Cascais conseguiu reduzir poucos segundos antes de terminar a 1ª parte.

Na segunda parte o Sporting controlou o jogo e conseguiu marcar mais 2 golos por intermédio de Divanei e Alex.

Em 7 jornadas, o Sporting tem 7 vitórias, liderando o campeonato nacional de futsal.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Basel 3-0 Sporting

De vergonha em vergonha!

O Sporting perdeu por 3-0 na Suiça e está fora da Liga Europa. A última jornada, frente ao Videoton, será apenas para cumprir calendário.

No fim do jogo, chego à conclusão que a vitória contra o Braga foi uma ilusão. Andámos todos iludidos nesta semana e meia com o Sporting. Voltámos a cair na realidade. Somos fracos! Somos maus! Não temos qualidade!

Se Vercauteren em 1 mês de Sporting ainda não percebeu que Gelson é fraquíssimo... que Pranjic nunca pode ser um número 10... que Labyad não rende colado ao lado direito... que Carrillo é o nosso melhor desiquilibrador e ainda assim deixa-o no banco... o que é que eu posso fazer?

Nada!

E este Sporting também não é nada! Zero!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Basel vs Sporting

Jogo decisivo. Ainda sem ganhar na Liga Europa, com 4 jornadas disputadas, o Sporting encontra-se no último lugar do grupo G, com apenas 2 pontos. Para ainda ter alguma hipótese de apuramento, o único resultado possível é a vitória. Não vai ser fácil, a equipa suiça em casa é forte, mas o Sporting é superior e tem que entrar em campo para ganhar. Para este jogo, são várias as baixas para Vercauteren. Schaars tá castigado, já que foi expulso contra o Genk. Lesionados estão Carriço, Pereirinha, Arias, Jeffrén, Boulahrouz e Izmailov. Há que dar continuidade ao jogo contra o Braga. Força Sporting!

Lista de convocados:
 
Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck, Victor Golas;

Defesas: Xandão, Marcos Rojo, Tiago Ilori, Cédric Soares, Emiliano Insúa, Daniel Pranjic;

Médios: Elias, André Martins, Adrien Silva, Gelson Fernandes, Rinaudo, André Carrillo, Diego Capel;

Avançados: Ricky van Wolfswinkel, Valentín Viola, Zakaria Labyad e Betinho.
 
Ficha de jogo:
 
Liga Europa - 5ª Jornada
Data: 22 de Novembro de 2012
Hora: 18:00
Local: St. Jakobs Park
Árbitro: Paolo Valeri (Itália)
Transmissão TV: SIC

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Obrigado, Cristiano!

"Sei que estão todos aí na Batalha, quero-vos dizer que tenho muito orgulho em ser sportinguista e em ter jogado tantos anos nesse grande clube".

"Tenho a certeza que a nossa equipa de futebol vai ultrapassar esta fase menos boa. Temos um plantel muito bom e todos juntos e com muita fé, o Sporting vai voltar ao que era".

Este não é dos que cospe no prato!

Obrigado, Cristiano!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Derby à 2ª feira

O derby entre Sporting e Benfica vai ser jogado no dia 10 de Dezembro, uma segunda-feira.

Tal acontece devido ao Sporting jogar na 5ª feira anterior, dia 6, contra o Videoton em Alvalade em jogo a contar para a 6ª jornada da Liga Europa.

O jogo será disputado às 20:15 e será transmitido na Sport TV1.

Em Frente Sporting!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sporting 1-0 Braga

Ganhámos!

Finalmente, depois de oito jogos sem vencer, o Sporting ganhou. 1-0 foi o resultado final com o golo a ser apontado logo aos 4 minutos porWilfswinkel, após passe do estreante Eric Dier.

Foi uma vitória difícil? Foi! O Braga mostrou em Alvalade que tem uma excelente equipa e está muito bem orientada.

O Sporting, como tem sido uma constante, desperdiçou várias ocasiões para resolver o jogo mais cedo e no fim teve que sofrer.

O importante foram os 3 pontos conquistados e que esperemos que sejam os primeiros 3 de muitos mais. É com as vitória é que as equipas se moralizam e temos que acreditar que ainda vamos a tempo de conseguir alguma coisa nesta liga.

Para Franky Vercauteren, a sua primeira vitória á frente do Sporting, chega numa altura em que vai ter agora mais tempo para preparar a equipa, em virtude de já estarmos fora da Taça de Portugal.

Em Frente Sporting!

sábado, 10 de novembro de 2012

Sporting vs Braga

Vem aí a nona jornada e o Sporting tem que vencer. Chega de marcar passo. Com apenas 1 vitória em 8 jogos, é uma vergonha o que se está a passar. Pela frente o Sporting vai ter o Braga, que tem vindo a fazer uma boa temporada, estando apenas a 3 pontos dos primeiros lugares. Depois do empate de 5ª feira para a Liga Europa, Vercauteren não fez muitas alterações na convocatória. Cédric, castigado, não pode dar o seu contributo. Com Arias e Pereirinha, o treinador belga teve que recorrer à equipa B. Ricardo Esgaio ou Eric Dier, um deles deve ser o escolhido para jogar como lateral direito. Pranjic, recuperado de lesão, também já é opção. Amanhã, tem que ser um Sporting à Sporting aquele que vai subir às 4 linhas. Um Sporting vencedor!

Lista de convocados:
 
Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck

Defesas: Xandão, Marcos Rojo, Eric Dier, Ricardo Esgaio, Pranjic e Ínsua

Médios: Schaars, Izmailov, Diego Capel, André Carrillo, Labyad, Fito Rinaudo, Adrien, Elias e Gelsón Fernandes

Avançados: Ricky van Wolfswinkel, Viola e Betinho.
 
Ficha de jogo:
 
Liga Zon Sagres - 9ª Jornada
Data: 11 de Novembro de 2012
Hora: 20:15
Local: Estádio Alvalade XXI
Árbitro: Pedro Proença
Transmissão TV: Sport TV1

Sporting B 2-2 Naval

Segunda Liga - 13ª Jornada

Sporting 2-2 Naval

Golos: Bruma (pen) e Diego Rubio

Classificação: 1º Lugar - 32 Pontos

Empate num jogo em que o Sporting foi melhor mas onde os erros se pagam caro. Os jovens leões estiveram por duas vezes em vantagem no marcador, com golos de Bruma, de penalty, e Diego Rubio, com um grande remate já dentro da área. Duas perdas de bola resultaram em outros tantos golos para a Naval.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sporting 1-1 Genk

E o apuramento ficou mais longe...

O que dizer sobre este Sporting?

Que tudo nos acontece!

Uma primeira parte muito mazinha... uma segunda parte de crer e garra, com mais uma expulsão pelo meio... um golo de Wolfswinkel que nos fez acreditar no regresso às vitórias... e, mais uma vez, um golo sofrido no último minuto que nos deixa longe do apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa.

Resta-me salientar a boas exibições do Elias, Capel e Rui Patrício.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Toca a reunir!

O meu historial Sportinguista tem que se lhe diga. O meu 1º jogo ao vivo aconteceu em Setúbal, no tempo em que a malta do Alentejo enchia o Bonfim pois chegar a Lisboa antigamente não era tão fácil como agora. As estradas eram piores, os carros andavam menos, e a malta de cá nos anos 80 ia muito a Faro ao São Luis ou a Setúbal, mamar o belo choco frito e ver os leões. Jogava lá o bejense Vitor Madeira, outro fator de interesse.No meu 1º jogo ao vivo perdi 1-0 com o golo desse filho da terra…baba e ranho até Beja. Mais tarde, 94, o meu 1º jogo como sócio! Chovia água que Deus a mandava, a pala da central não chegava à mítica curva Sul, e…3-6 com o Benfica em casa, num jogo com o dedo maravilhoso do professor Queiroz a fazer das suas. Tenho portanto um arranque leonino cheio de coisas boas que, aliado a 18 anos de seca, aturando colegas ao longo do meu percurso académico, ano após ano, com o esfreganço de mãos tradicional do “para o ano é que é”, me criaram uma carapaça de segurança pronta para qualquer ataque.

Esta introdução para quê? Pois, para dizer que o meu clube continua a ser o Sporting. Que podendo ter opiniões discordantes, criticas, acredito sempre que o dia de amanhã vai ser melhor. Os ilustres Sportinguistas ressabiados por o couto ser de outros e não seu neste momento, levantam a voz a cada semana que passa. Colocam-se em bicos de pés na expectativa de colocarem a sua cabecinha de fora e de terem algum protagonismo, que os jornais e rádios, sedentos de sangue, oferecem a troco de meia dúzia de disparates para correrem nas redes sociais e afins.

Depois de Setúbal tivemos mais 3. O Fernando Mendes, ilustre Sportinguista dos beijinhos no símbolo (que curiosamente também deu beijinhos na águia e no dragão) a vir falar de raça, o menino Caneira, esse que fugiu em juniores para Itália, e que regressou para o Benfica, e o Sr. Litos. Pergunto ao senhor Litos, o que ganhou o Sporting com as declarações em jeito de chacota que fez no dia de ontem? Pergunto aos Litos deste país se realmente são Sportinguistas ou vampiros, prontos para ajudar à festa em que nos tornam os palhaços do país? “O meu filho perguntou-me se podia mudar de clube”. O que vais dizer amanhã? “A minha mulher disse-me que já não quer fazer amor com preservativos de mentol, porque são verdes” ou “a minha sogra passou a fazer a açorda com tomate em vez de poejos para não ver a cor”, ou ainda “o vizinho de baixo pediu-me se posso mudar de andar com ele para não ouvir as minhas gargalhadas todas as semanas depois dos jogos do sporting”?  São estes sportinguistas da treta que temos. Que não se imiscuam de fazer piadas sobre o seu próprio clube e de lançar broncas para o ar, a troco de 2 minutos de fama, de publicidade.

Nesta altura em que tudo está mal, em que podemos questionar o presidente, o treinador, o diretor e os jogadores (finalmente Franky, alguém teve a coragem de lhes tocar, de criticar o seu comportamento!), é hora do toca a reunir. Não para apoiar o presidente, ou a decisão da escolha do treinador, ou as suas opções. Para apoiar o Sporting! Para ajudar a equipa, sejam quais sejam os interpretes, a tática ou as decisões, a ganhar! Estamos num momento delicado, o mais delicado em termos desportivos que me lembro enquanto adepto, vamos entrar numa fase absolutamente decisiva: jogamos a continuidade na Liga Europa, defrontamos o 2º e o 3º em nossa casa, e vamos onde caímos para a taça, Moreira de Cónegos. Podemos, claramente, cair para a zona de despromoção, queimar mais um treinador, e claro, escrever mais rios de tinta e ouvir declarações babosas no final do mês que agora entrou. Mas caramba, temos de ajudar o Sporting a ganhar! Temos de guiar a verde e branca às vitórias, temos de apoiar não pessoas mas sim o Clube. O nosso. Que nos faz chorar e perder tantas horas de sono, mas que tanto já nos deu e que, neste momento, necessita o nosso suporte. Que apenas nós, adeptos leoninos, sabemos dar. Vamos encher Alvalade, vamos apoiar 90 minutos o clube, sem que sirva claro, para os oportunistas virem puxar para si as médias de assistências e reclamar que uniram os Sportinguistas! Nós, sportinguistas, é que temos de nos unir.
Os anónimos, os notáveis, os pseudonotáveis, todos juntos. É hora de apoiar a equipa de futebol. Urge somarmos vitórias, adicionar pontos. E não há adeptos como nós!

Ao contrário de outros, gostei da entrevista do treinador. Só espero que haja agora nos próximos jogos. Estou cansado desta “geração Twitter” que tão calmamente dorme no banco como tem apetite de ir festejar para a noite, sabe-se lá o quê. Mas são os que temos. E serão estes que temos de apoiar agora, porque não há outros! Por isso amigo Litos, quando o puto te perguntar se pode mudar de clube, só há 2 tipos de resposta, a educativa:” tu mudas mas é merda!”, ou a mais acertada: um par de estalos e ficar 2 dias sem jogar Nintendo, obrigado a ver os 7-1 em VHS a preto e branco, para ver se pára com as parvoíces, que conversas dessas, se acompanhadas de comichão no cú, podem ser indícios de desvios sexuais graves no futuro.

Cajó

Sporting vs Genk

Jogo decisivo para o Sporting amanhã frente ao Genk. Com apenas 1 ponto somado em três jornadas, ao Sporting só a vitória interessa para continuar a ter aspirações nesta Liga Europa. Sem vencer há 7 jogos oficiais, os jogadores leoninos têm que deixar para trás todas as frustrações desta época e mentalizar-se de uma vez por todas que jogam no Sporting e que têm que jogar sempre para vencer! Vercauteren não vai poder contar com Jeffrén que sofreu um entorse no joelho no último jogo em Setúbal. Carrillo, 4 jogos depois, volta a ser convocado. Em Frente Sporting!

Lista de convocados:
 
Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck e Vítor Golas;

Defesas: Cédric, Xandão, Rojo, Tiago Ilori, Ínsua;

Médios: Schaars, Rinaudo, Adrien, Capel, Izmailov, Carrillo, Labyad, André Martins, Elias, Gelson;

Avançados: Ricky van Wolfswinkel, Viola e Betinho.
Ficha de jogo:
 
Liga Europa - 4ª Jornada
Data: 8 de Novembro de 2012
Hora: 20:05
Local: Estádio Alvalade XXI
Árbitro: Stefan Johannesson (Suécia)
Transmissão TV: SIC

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Taça da Liga: Sporting no Grupo C

Realizou-se hoje o sorteio da Fase de Grupos da Taça da Liga.

O Sporting ficou incluído no Grupo C e não vai ter tarefa fácil.

Marítimo, Paços de Ferreira e Rio Ave vão ser os adversários do Sporting.

Caso consiga a qualificação, o Sporting pode vir a encontrar nas meias finais o Porto, caso estes sejam os vencedores do Grupo A.

Os jogos estão agendados para os dias 19 e 30 de Dezembro e 2 e 9 de Janeiro, sendo que estas datas estão sujeitas a alteração.

Vitória Setúbal 2-1 Sporting

Mais uma derrota...

Onde é que vai parar este Sporting?

Treinador novo, mas o resultado foi o mesmo. E vão 7 jogos sem vencer... apenas 2 vitórias em 14 jogos...estamos em 13º lugar... só marcámos 6 golos em 8 jogos...estamos a 13 pontos do primeiro lugar...

E onde é que isto vai parar?

Hoje até fizemos uma razoável primeira parte, desperdicámos vária ocasiões de golo, não tivemos sorte no primeiro golo sofrido... até tivemos um Jeffrèn em bom plano... mas, como em tantas outras ocasiões, voltámos a facilitar e os erros pagam-se caro.

Espero que seja na próxima 5ª feira que comecemos a vencer...

domingo, 4 de novembro de 2012

Benfica B 1-3 Sporting B

Segunda Liga - 12ª Jornada

Benfica B 1-3 Sporting B

Golos: Diego Rubio, Eric Dier e Gael Etock

Classificação: 1º Lugar - 31 Pontos

Excelente vitória dos jovens leões no terreno do velho rival.

Vitória Setúbal vs Sporting

O jogo de amanhã vai ficar marcado pela estreia de Franky Vercauteren como técnico principal do Sporting. Longe dos primeiros lugares, com apenas duas vitórias em 13 jogos oficiais, o Sporting tem que, obrigatoriamente, vencer. Na sua primeira convocatória, Vercauteren não promoveu nenhuma revolução, sendo a chamada de Pedro Mendes a maior surpresa, face às ausências de Boulahrouz e Carriço. Betinho também foi novamente chamado enquando Carrillo continua ausente. Vamos lá Sporting!

Lista de convocados:
 
Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck

Defesas: Xandão, Marcos Rojo, Pedro Mendes, Cédric, Ínsua

Médios: Jeffren, Schaars, Izmailov, Diego Capel, Labyad, Fito Rinaudo, Adrien, Elias e Gelsón Fernandes

Avançados: Ricky van Wolfswinkel, Viola e Betinho.
 
Ficha de jogo:
 
Liga Zon Sagres - 8ª Jornada
Data: 4 de Novembro de 2012
Hora: 20:15
Local: Estádio do Bonfim
Árbitro: Paulo Baptista
Transmissão TV: Sport TV1

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops