Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Toca a reunir!

O meu historial Sportinguista tem que se lhe diga. O meu 1º jogo ao vivo aconteceu em Setúbal, no tempo em que a malta do Alentejo enchia o Bonfim pois chegar a Lisboa antigamente não era tão fácil como agora. As estradas eram piores, os carros andavam menos, e a malta de cá nos anos 80 ia muito a Faro ao São Luis ou a Setúbal, mamar o belo choco frito e ver os leões. Jogava lá o bejense Vitor Madeira, outro fator de interesse.No meu 1º jogo ao vivo perdi 1-0 com o golo desse filho da terra…baba e ranho até Beja. Mais tarde, 94, o meu 1º jogo como sócio! Chovia água que Deus a mandava, a pala da central não chegava à mítica curva Sul, e…3-6 com o Benfica em casa, num jogo com o dedo maravilhoso do professor Queiroz a fazer das suas. Tenho portanto um arranque leonino cheio de coisas boas que, aliado a 18 anos de seca, aturando colegas ao longo do meu percurso académico, ano após ano, com o esfreganço de mãos tradicional do “para o ano é que é”, me criaram uma carapaça de segurança pronta para qualquer ataque.

Esta introdução para quê? Pois, para dizer que o meu clube continua a ser o Sporting. Que podendo ter opiniões discordantes, criticas, acredito sempre que o dia de amanhã vai ser melhor. Os ilustres Sportinguistas ressabiados por o couto ser de outros e não seu neste momento, levantam a voz a cada semana que passa. Colocam-se em bicos de pés na expectativa de colocarem a sua cabecinha de fora e de terem algum protagonismo, que os jornais e rádios, sedentos de sangue, oferecem a troco de meia dúzia de disparates para correrem nas redes sociais e afins.

Depois de Setúbal tivemos mais 3. O Fernando Mendes, ilustre Sportinguista dos beijinhos no símbolo (que curiosamente também deu beijinhos na águia e no dragão) a vir falar de raça, o menino Caneira, esse que fugiu em juniores para Itália, e que regressou para o Benfica, e o Sr. Litos. Pergunto ao senhor Litos, o que ganhou o Sporting com as declarações em jeito de chacota que fez no dia de ontem? Pergunto aos Litos deste país se realmente são Sportinguistas ou vampiros, prontos para ajudar à festa em que nos tornam os palhaços do país? “O meu filho perguntou-me se podia mudar de clube”. O que vais dizer amanhã? “A minha mulher disse-me que já não quer fazer amor com preservativos de mentol, porque são verdes” ou “a minha sogra passou a fazer a açorda com tomate em vez de poejos para não ver a cor”, ou ainda “o vizinho de baixo pediu-me se posso mudar de andar com ele para não ouvir as minhas gargalhadas todas as semanas depois dos jogos do sporting”?  São estes sportinguistas da treta que temos. Que não se imiscuam de fazer piadas sobre o seu próprio clube e de lançar broncas para o ar, a troco de 2 minutos de fama, de publicidade.

Nesta altura em que tudo está mal, em que podemos questionar o presidente, o treinador, o diretor e os jogadores (finalmente Franky, alguém teve a coragem de lhes tocar, de criticar o seu comportamento!), é hora do toca a reunir. Não para apoiar o presidente, ou a decisão da escolha do treinador, ou as suas opções. Para apoiar o Sporting! Para ajudar a equipa, sejam quais sejam os interpretes, a tática ou as decisões, a ganhar! Estamos num momento delicado, o mais delicado em termos desportivos que me lembro enquanto adepto, vamos entrar numa fase absolutamente decisiva: jogamos a continuidade na Liga Europa, defrontamos o 2º e o 3º em nossa casa, e vamos onde caímos para a taça, Moreira de Cónegos. Podemos, claramente, cair para a zona de despromoção, queimar mais um treinador, e claro, escrever mais rios de tinta e ouvir declarações babosas no final do mês que agora entrou. Mas caramba, temos de ajudar o Sporting a ganhar! Temos de guiar a verde e branca às vitórias, temos de apoiar não pessoas mas sim o Clube. O nosso. Que nos faz chorar e perder tantas horas de sono, mas que tanto já nos deu e que, neste momento, necessita o nosso suporte. Que apenas nós, adeptos leoninos, sabemos dar. Vamos encher Alvalade, vamos apoiar 90 minutos o clube, sem que sirva claro, para os oportunistas virem puxar para si as médias de assistências e reclamar que uniram os Sportinguistas! Nós, sportinguistas, é que temos de nos unir.
Os anónimos, os notáveis, os pseudonotáveis, todos juntos. É hora de apoiar a equipa de futebol. Urge somarmos vitórias, adicionar pontos. E não há adeptos como nós!

Ao contrário de outros, gostei da entrevista do treinador. Só espero que haja agora nos próximos jogos. Estou cansado desta “geração Twitter” que tão calmamente dorme no banco como tem apetite de ir festejar para a noite, sabe-se lá o quê. Mas são os que temos. E serão estes que temos de apoiar agora, porque não há outros! Por isso amigo Litos, quando o puto te perguntar se pode mudar de clube, só há 2 tipos de resposta, a educativa:” tu mudas mas é merda!”, ou a mais acertada: um par de estalos e ficar 2 dias sem jogar Nintendo, obrigado a ver os 7-1 em VHS a preto e branco, para ver se pára com as parvoíces, que conversas dessas, se acompanhadas de comichão no cú, podem ser indícios de desvios sexuais graves no futuro.

Cajó

1 comentários:

Anónimo disse...

muito bem dizido hehehe saudacoes leoninas

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops