Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A falta de referências

Ter um puto com 6 anos e outro com 3 a serem adeptos do Sporting no estado actual é obra de um pai com as mãos do Patrício, o pé esquerdo de Balakov, direito de Ronaldo e cotovelos de Beto Acosta! Se o mais novo no infantário apenas tem de levar com alguns miúdos formatados a músicas que ficam no ouvido e que até algumas donas de casa troteiam quando  varrem o chão, sem saber do que se trata, ou com aqueles conhecidos que quando o vêm com pai (que educadamente lhe diz, “fala lá ao senhor filho”) só têm a dizer “atão pá, já és do Benfica?!” seguido daquele olhar sarcástico, quase maléfico que atiram à criança, e pelo canto do olho ao progenitor, que já rosna, o mais velho na escola já se vai apercebendo das constantes brincadeiras e da pressão que é ser do Sporting. Se ao período negro que passámos sem ganhar, em que de manhã a expressão triste era sempre a mesma (perdemos outra vez pai) tínhamos sempre a mesma resposta de que mesmo sem ganhar, o nosso clube é o maior seremos sempre do Sporting, a perca de referências é sem dúvida um flagelo, não apenas dentro do campo, como na constituição de uma massa associativa forte.

Em 6 anos de existência, o pequeno leão Luis Carlos já teve vários ídolos. Vários posters colados na parede do quarto (sim, no papel de parede, naquele sítio onde a mãe dá fita mas onde o pai se impõe e diz gritando ”……deixa lá o menino filha….”, se desatualizam quase a cada semana que passa. Nos tempos do Só Eu Sei Porque Não Fico Em Casa, João Moutinho-ex-maça-podre fazias as delícias. Era mais um menino como ele que ali andava no campo a jogar à bola. Depois Yanick Djaló deu nome ao Leãozinho que o acompanha no sono, fruto da sua crista e de ser “aquele escurinho que corre muito pai”. Passado uns tempos, Matias com a sua magia, numa fase em que o jogo já lhe dizia algo (e assim Djaló passou à história, naturalmente), era o eleito. Todos eles saíram, como tantos outros. O maior de todos, surgiu numa noite onde viu o pai com uma lagriminha no olho a seguir a um jogo. O Liedson, seu grande ídolo, ia sair do Sporting. Não percebeu porquê, perguntou e fez uma birra grande. Ainda até há bem pouco tempo falávamos dele. Revíamos vídeos no YouTube, nas fases onde o Pintinho Piu e o Spy davam algum descanso ao pessoal. O Liedson estava no Brasil, mas continua a ser do Sporting filho! E o Sá Pinto pai? Esse é igual, não tem trabalho mas é do Sporting!
Hoje para mim é um dia triste. É um dia em que me faz alguma comichão a chegada do Levezinho ao Porto. Do “nosso” Levezinho. Deixa ir o Moutinho, caga no Simão, o Izmailov se fosse preciso até o ia levar no meu carro ao Porto. O Viana deixa-o andar com o Custódio. O Varela é sem stress. O Veloso, vamos vendo os penteados na Nova Gente e na Selecção Nacional. Mas o Liedson não. Foi provavelmente a minha grande referência do Sporting na última década. O homem que fazia 50 jogos por época. O homem que me fazia ir a Alvalade acreditando que sempre iria marcar. O tal que nunca se cansa, e que vai a todas. Que me fez manter a forma invejável que tenho com as pernas impecavelmente torneadas e esbeltas (pronto, exagerei um pouquinho) tantas as vezes que me fez levantar da cadeira a festejar com ele, ou a saltar com ele mais alto que o Morto (ndr: o que usa a braçadeira do clube de Carnide), ou a esticar-me naquele cruzamento do Pereirinha em que a bola saia quadrada mas que teimosamente ele ia buscar sabe-se lá como e marcava. Indiscritível esquecer a sua despedida no centro do campo em Alvalade! Inesquecível!. Não te censuro Liedson. Custa-me, parece-me mal, mas entendo-te. Tens 35 anos nas nalgas e dão-te um bom contrato. Sei que se tivéssemos batido a nota estavas connosco. Sei que nunca irás festejar um golo contra nós (1º porque não vais marcar, mas mesmo que seja um colega teu, não festejarás) porque a relação que tiveste com os adeptos, com o povo, marcou-te tanto quanto a nós. Mas caramba…ter de explicar a tantos jovens que o Liedson vai jogar para o Porto, é complicado. E destas pequenas/grandes coisas se fazem as místicas, as massas associativas, os verdadeiros adeptos. Não temos referências.

Resta Patrício. A última. Por aqui se deverá começar a olhar e a construir o futuro. Criar-se uma base, seja em termos de jogadores, seja em termos de estrutura. Até ao fim do mês trememos com o que há-de vir, numa época onde normalmente esperamos prendas… esta desejo que acabe rápido. E agora não me lixem: o cabrão do Leãozinho foi rebatizado, chama-se Wolkswinkel, e o puto adora o gajo! Se o venderem… chamo-lhe Joãozinho, e não João, como vocês querem!

Nota 1: Se ganharmos domingo ficamos em 5º. Um lugar acima da minha linha de água, se é que me entendem…
Cájo

3 comentários:

RAP disse...

Cajó, pode ser que o puto tenha sorte e o sacana do Liedson não saia do banco.
Já agora...pode ser que num destes dias...num treino...ele, o Judas Moutinho e o Ismaylov (com Y) no meio de uma jogada batam com cabeça num poste e fiquem lesionados o resto da época!

A esperança é a ultima coisa a morrer, ou não fossemos nós do Sporting!

SEVE disse...

Meu caro Amigo Rudy Kroll até tou almariado, esta crónica até me arrepiou. Isto de ser do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (atenção de PORTUGAL não é do Bolhão nem de Carnide) não é para todos é algo especial que só as pessoas com um coração do tamanho do mundo conseguem.

Obrigado

Não é possível destruir o passado para reconstruir o presente, mas é possível reconstruir o presente para reescrever o passado!

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Se voce é mesmo alentejano faça-me um favor e não baixe mais as calças.
"Vim para o Porto para ser campeão" e "Realizei o sonho de há muitos anos" dissem-lhe alguma coisa.
Mas num clube em que os dois ultimos presidentes queriam ser como o pinto da costa é normal que um jogador diga isto.

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops