Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Jefferson é o primeiro reforço

Jefferson é o primeiro reforço do Sporting para a época 2013/2014.

O lateral esquerdo que actuou na época passada no Estoril, assinou pelo Sporting um contrato válido para as próximas 4 temporadas.

"Estou muito satisfeito por ter chegado a um dos melhores clubes de Portugal. Tenho consciência da grandeza do clube e isso compensa o facto de não jogar na Europa na próxima época", disse o jogador de 24 anos, que não quis falar em títulos.

"O meu objetivo é lutar pelas vitórias em todos os jogos e depois o futuro a Deus pertence. Os jogadores do Sporting têm que ter consciência da grandeza do Sporting e vamos tentar reconstruir a história do clube", acrescentou.

Boa sorte Jefferson!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tu mereces!

André Martins foi convocado por Paulo Bento para o jogo frente à Russia.

Parabéns André, tu mereces!

sábado, 25 de maio de 2013

Sporting 8-0 Módicus

Estamos nas meias finais!

Ao segundo jogo do playoff, a segunda vitória. Depois da vitória em Sandim na semana passada, o Sporting voltou hoje a vence o Módicus por expressivos 8-0.

Foi um jogo com pouca história para além dos golos do Sporting e da enorme diferença entre as equipas.

Ainda não estava decorrido 1 minuto de jogo e já o Sporting vencia por 1-0 com o golo a ser marcado por Alex. O segundo foi marcado por Pedro Cary após bom passe de Deo. Alex, em tarde inspirada, carimbou um hattrick tendo Divanei antes do intervalo colocado o marcador em 5-0.

Na segunda parte, mesmo num ritmo mais baixo, o Sporting fez mais 3 golos. Caio Japa fez o 6-0, Alex marcou o 4º golo da conta pessoal e finalmente Divanei bisou e fechou o resultado em 8-0.

O Sporting vai agora defrontar nas meias finais a equipa do Fundão.

Em Frente Sporting!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Judas Moutinho rende mais 3,5 milhões

João Moutinho, ou melhor, Judas Moutinho, foi vendido ao Mónaco por 25 milhões de euros.

Como o Sporting tem que receber 25% das mais valias acima dos 11 milhões, irá receber 3,5 milhões de euros. Podia ser mais, claro que podia, mas já sabe que os tripeiros tudo fizeram para que o Sporting viesse a receber o mínimo possível.

Na transferência conjunta de 70 milhões com James Rodriguez, o colombiano saiu pelo valor da clausula de rescisão que era de 45 milhões... Moutinho ficou 15 milhões a baixo. Coincidência... ou não.

A transferência acaba por render 14,5 milhões de euros ao Sporting mais metade do passe de Nuno André Coelho que só esteve 1 época em Alvalade. Resta saber se ainda teremos direito a algum dinheiro pelos direitos de formação.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Náutico 1-1 Sporting

Náutico e Sporting empataram a um golo no jogo de inauguração da Arena de Pernambucano.

Foi um jogo marcado pela péssima arbitragem do árbitro brasileiro que expulsou em cima do intervalo Miguel Lopes, depois de este ter sido agredido... e inventou uma grande penalidade perto do final do jogo por suposta falta de Ventura.

Em relação ao jogo, não há muito a dizer. O Sporting entrou mais forte, controlou o jogo, e chegou com naturalidade ao golo. Depois de boa jogada de combinação do ataque leonino, acabou por ser um defesa a introduzir a bola na própria baliza. A partir do golo, o Náutico subiu no terreno, mas o melhor que conseguiu foi enviar uma bola ao poste da baliza de Marcelo Boeck.

Para a segunda parte, a jogar com 10 e num clima complicado, com muito calor e humidade, o Sporting recuou as linhas e procurou sair em contra-ataque, não permitindo grandes chances de golo ao Náutico. Acabou por ser o árbitro a entregar de bandeja o golo do empate.

Termina assim a época para o Sporting, época essa que não vai ser recordada pelas melhores razões.

Resta agora começar desde já a preparar a próxima temporada e esperar que não sejam cometidos os mesmos erros do passado recente.

EM FRENTE SPORTING!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Leonardo Jardim apresentado

Que seja em boa hora!

Boa sorte, Leonardo Jardim!

OFICIAL: Leonardo Jardim é o novo treinador do Sporting

Rei morto, rei posto.

Ontem Jesualdo Ferreira anunciou que não ia continuar no Sporting. Hoje, o Sporting anuncia que o novo treinador é Leonardo Jardim.

O treinador madeirense assinou contrato até 2015.

No seu curriculum conta com subidas de divisão ao serviço do Desportivo de Chaves e do Beira Mar, um 3º lugar no Braga e um título da Grécio pelo Olimpiacos.

Outro ponto a favor de Jardim é o seu clubismo, é sportinguista como nós.

Aqui fica o comunicado à CMVM:

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD vem informar que a nova estrutura do Futebol, a partir da próxima época desportiva de 2013/14, terá Augusto Inácio como Director Geral para o Futebol Profissional, Virgílio Lopes como Director Geral para o Futebol de Formação e Leonardo Jardim como Treinador da Equipa Principal Sénior da Sociedade, ao abrigo de contrato de trabalho válido até 30 de Junho de 2015.

Lisboa, 20 de Maio de 2013

O Conselho de Administração,

Boa sorte, Leonardo Jardim!

domingo, 19 de maio de 2013

Obrigado, Ricky!


Jesualdo Ferreira não continua no Sporting

Jesualdo Ferreira não vai continuar no Sporting na próxima época.

Na conferência de imprensa do final do jogo de Aveiro, Jesualdo Ferreira, juntamente com Bruno de Carvalho, confirmou que não irá continuar no Sporting:

"Nunca falámos de dinheiro. O que nos afastou não foram questões financeiras. Tomei esta decisão com tristeza, é dos momentos mais difíceis da minha carreira mas é também um momento de honestidade".

"Aprendi a gostar do Sporting. Foi uma benção de Deus treinar este clube."

Para Bruno de Carvalho, todo o processo foi tratado com lealdade:

"Todos os sócios querem agradecer a Jesualdo o carinho e dedicação. Todo este processo, ao contrário do que foi dito, foi interno e tratado com a maior lealdade. Isso é importante e o Sporting gosta de funcionar assim, reconhecendo quem consigo colabora".

Resta-me agradecer ao professor Jesualdo Ferreira os meses que esteve como treinador do Sporting que tenha boa sorte no futuro.

Leonardo Jardim será o senhor que se segue?

Beira-Mar 1-4 Sporting

Vitória a terminar.

O Sporting conseguiu a sua vitória mais folgada da época, vencendo em Aveiro o Beira-Mar por 1-4. Em jogo de despedidas, e já sem poder chegar aos lugares europeus, o Sporting fez um bom jogo, dominou o seu adversário e podia ter construido um resultado ainda mais volumoso.

A 1ª parte foi muita boa, com o Sporting a construir bons lances de futebol, a criar ocasiões para finalizar e, mais importante, a marcar golos.

O primeiro golo nasceu na conversão de uma grande penalidade a castigar falta sobre André Carrillo. Adrien Silva, o melhor em campo, não falhou. Pouco depois, mais dois golos para o Sporting, ambos marcados por Wolfswinkel que fez hoje o seu último jogo de verde e branco vestido. Dois golos plenos de oportunidade. Vai deixar saudades...

A vencer por 3 golos, na 2ª parte o Sporting baixou o ritmo de jogo, limitando-se a controlar. O Beira-Mar ainda consegui reduzir mas foi insuficiente para evitar a derrota e, pior que isso, a despromoção à segunda liga. Seria mesmo o Sporting a voltar a marcar, já perto do final do jogo, novamente por Adrien Silva.

O Sporting termina assim a época em 7º lugar, a pior de sempre, onde nada se ganhou e onde ficámos fora dos lugares europeus.

Que a próxima seja a época da mudança e em que voltemos a ter um Sporting forte e vencedor!

Futsal: Módicus 2-6 Sporting

A primeira já está!

No primeiro jogo do playoff, em jogo dos quartos de finais, o Sporting deslocou-se a ao pavilhão do Módicus e venceu por expressivos 2-6.

O Sporting teve uma entrada em jogo muito forte e depressa chegou aos 2 golos de vantagem. João Matos primeiro e Leitão depois foram os autores dos golos. O Módicus ainda conseguiu reduzir, depois de uma boa jogada, mas na resposta e Sporting voltou novamente aos dois golos de vantagem, com Alex a fatura. O pivot brasileiro foi o jogador em destaque neste jogo, ao apontar 3 golos, todos na 1ª parte.

A vencer por 1-5, o Sporting encarou a 2ª parte com mais tranquilidade, limitando-se a controlar o jogo. Ainda assim, o Sporting conseguiu mais um golo, apontado por Leitão.

Com o triunfo por 2-6, o Sporting está na frente da eliminatória e pode resolver já em casa e apurar-se para as meias finais.

sábado, 18 de maio de 2013

A novela Jesualdo

Jesualdo sai?

Jesualdo fica?

Não sei... ninguém pode dizer que sabe... só se esse alguém for Bruno de Carvalho ou alguém da estrutura do Sporting.

Esta novela em torno da continuidade ou não de Jesualdo no Sporting a mim, sinceramente, já chateia. Vejos outros clubes em situação semelhante e não vejo este folclore todo.

Jesualdo entrou no Sporting pela mão de Godinho Lopes, com a função de manager. Dois meses depois, depois do despedimento de Vercauteren, assumiu a função de treinador principal.

Como tem sido o trabalho de Jesualdo? Na minha opinião, não tem sido mau. Longe de ser um trabalho excelente, dou-lhe mérito por ter pegado numa equipa com muitos jovens e ter conseguido melhorar a qualidade de jogo. Em alguns jogos, fui crítico das opções que tomou. Até ao momento, nos 16 jogos disputados, conseguiu 8 vitórias, 3 empates e somou 5 derrotas. Não foi mau, mas podia ser melhor...

Sinceramente, se Jesualdo Ferreira eventualmente continuar como treinador do Sporting, fico satisfeito. Mas se não ficar, também não é o fim do mundo. Mas não serei daqueles que criticam Bruno de Carvalho se o professor não continuar. O presidente do Sporting desde inicio que tem definida a sua forma de trabalhar e a forma como quer conduzir o Sporting. Se Jesualdo, por alguma razão, não concorda com a proposta que lhe terá sido feita, é livre de seguir a sua vida. E o Sporting é livre de escolher alguém que lhe pareça ser a pessoa indicada para ser o treinador principal.

Em Frente Sporting!

domingo, 12 de maio de 2013

A Taça é nossa!

O Sporting conquistou hoje a 4ª Taça de Portugal da sua história.

Na final disputada em Guimarães, o Sporting venceu o Braga por 7-1.

Apesar do dominio do Sporting, o jogo foi para o intervalo empatado a zero.

Golos, só na 2ª parte. Pedro Cary abriu o marcador com um forte remate de longe. O mais difícil estava feito e a partir daqui só deu Sporting. Paulinho fez logo a seguir o 2º golo, tendo Alex dilatado o marcador. Quando o Braga já jogava em 5x4, foi Leitão que marcou, aproveitando a baliza deserta do adversário. Deu até para Cristiano marcar por duas vezes, com dois remates de longe, e Alex também bisou.

Foi uma vitória da melhor equipa. Venha agora o campeonato...

A Taça já é nossa!

37 anos depois...

Estamos fora das competições europeias.

A última vez que tal aconteceu foi na distante época de 1976/1977, há 37 anos.

Desde então, temos marcado sempre presença nas provas da uefa, seja na Taça dos campeões europeus, seja na taça uefa, taça das taças, liga dos campeões ou liga europa.

Na época 2013/2014, o Sporting não vai participar na Liga Europa. E de quem é a culpa? De todos aqueles que tão mal prepararam esta época... que tanto dinheiro gastaram para construir uma equipa que conseguiu a pior classificação de sempre no campeonato.

Que esta ausência sirva, pelo menos, para preparar melhor a próxima época!

sábado, 11 de maio de 2013

Sporting 1-0 Olhanense

Estamos fora da europa.

O Sporting venceu o Olhanense por 1-0 mas foi uma vitória que de nada serviu. O Estoril venceu o Beira-Mar o que faz com que já não temos hipóteses de chegar aos lugares europeus.

É o culminar de uma época a todos os níveis desastrosa, que termina com a pior classificação de sempre do Sporting. Muito mau...

Em relação ao jogo, foi igual a tantos outros nesta época. Sporting dominador, com mais posse de bola, mais remates, muitas ocasiões de golo desperdiçadas... o golo lá apareceu, a 15 minutos do final do jogo por Diego Capel. Depois disso, o sofrimento do costume, com os jogadores a acusarem a pressão.

Resta-nos esperar e acreditar que a próxima época vai ser melhor. Mas vai custar ver o Sporting fora das competições europeias...

Futsal: Cascais 3-6 Sporting

Estamos na final!

Na meia final da final four da Taça de Portugal de futsal, o Sporting venceu o Cascais por 3-6.

O jogo teve um início animado, de parada e resposta, com o Sporting a chegar ao primeiro golo por Divanei, na marcação de um livre direto. Na jogada seguinte, o Cascais empatou, com um autogolo de Caio Japa. Pouco depois, novo golo leonino, desta vez por Paulinho. O Cascais voltou a responder e chegou novamente ao empate. A meio da primeira parte, Leitão fez o 3º golo e o 4º chegou pouco depois nos pés de Alex. Com uma vantagem de 2 golos, o Sporting chegou ao intervalo a vencer.

A segunda parte começou mais morna, só animando depois do Cascais ter feito o 3º golo. O Sporting pareceu acordar e Leitão, por duas vezes, colocou o resultado em 3-6.

A final será disputada amanhã contra o vencedor do jogo Fabril - Braga.

Em Frente Sporting!

Sporting vs Olhanense

O Sporting defronta esta tarde o Olhanense naquele que vai ser o último jogo da época em Alvalade. Depois do desaire na jornada anterior em Paços de Ferreira, o Sporting comprometeu, e muito, a presença nas competições europeias. Precisa agora de vencer os dois últimos jogos e esperar que o Estoril não ganhe os dois. Sem poder contar com Fito Rinaudo, que está castigado, Jesualdo Ferreira vai lançar no onze Adrien Silva, que se irá juntar a Schaars e André Martins no trio de meio campo. Eric Dier continua a recuperar de lesão. Este jogo marca também a despedida de alguns jogadores de Alvalade. Ricky Van Wolsfinkel é um deles. Em Frente Sporting!

Lista de convocados:
 
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;

Defesas: Miguel Lopes, Cédric Soares, Rojo, Boulahrouz, Tiago Ilori, Joãozinho;

Médios: Schaars, Adrien Silva, Capel, Ricardo Esgaio, Bruma, Zezinho, André Martins e Carrillo;

Avançados: Viola e Ricky van Wolfswinkel.
 
Ficha de jogo:
 
Liga Zon Sagres - 29ª Jornada
Data: 11 de Maio de 2013
Hora: 18:15
Local: Estádio Alvalade XXI
Árbitro: Olegário Benquerença
Transmissão TV: Sport TV1

domingo, 5 de maio de 2013

Paços de Ferreira 1-0 Sporting

E a Europa ficou mais longe...

Mais uma vez, como em tantas outras vezes, o Sporting não soube aproveitar a derrota dos seus mais diretos adversários, e saiu derrotado na deslocação a Paços de Ferreira.

Era, à partida, um jogo fundamental na luta pela europa e agora, esse objectivo, está mais longe.

O Sporting não fez um mau jogo, não posso dizer isso. Mandou em largos períodos, construiu algumas boas jogadas, mas não conseguiu finalizar as poucas ocasiões de golo que criou. O Paços teve menos, mas acabou por marcar a 15 minutos do fim num lance de bola parada.

Nos momentos decisivos, o Sporting mostrou mais uma vez que ainda lhe falta estofo. A essa facto não será alheio a muita juventude da equipa e consequentes faltas de concentração.

Resta agora vencer os 2 jogos que faltam, em casa com o Olhanense e fora com o Beira-Mar, duas equipas que luta pela manutenção, e esperar que os adversário diretos percam pontos. Não vai ser fácil chegar à Europa...

sábado, 4 de maio de 2013

Paços de Ferreira vs Sporting

Jogo do tudo ou nada! Quando faltam apenas 3 jornadas para o final do campeonato, e com os lugares que dão acesso à Europa a 2 pontos, o Sporting desloca-se a Paços de Ferreira com o único objectivo de vencer o jogo. O Paços tem vindo a fazer um campeonato extraordinário, estando no 3º lugar a lutar pela ida à Champions. Espera-se por isso um jogo muito complicado mas onde o Sporting tudo tem que fazer para vencer os castores. Para este jogo, Jesualdo não pode contar com os lesionados Labyad e Eric Dier. Bruma esteve em dúvida mas recuperou a tempo. Em Frente Sporting!

Lista de convocados:
 
Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck;

Defesas: Joãozinho, Cédric, Marcos Rojo, Boulahrouz, Tiago Ilori, Miguel Lopes;

Médios: Schaars, Diego Capel, Fito Rinaudo, Carrillo, Adrien, André Martins, Ricardo Esgaio, Bruma;

Avançados: Ricky van Wolfswinkel e Viola
 
Ficha de Jogo:
 
Liga Zon Sagres - 28ª Jornada
Data: 5 de Maio de 2013
Hora: 20:15
Local: Estádio da Capital do Móvel
Árbitro: Pedro Proença
Transmissão TV: Sport TV1

Futsal: Sporting 5-3 Fundão

Mais uma vitória a finalizar a primeira fase.

A jogar em casa, o Sporting venceu o Fundão por 5-3. Vitória justa e normal da melhor equipa.

O primeiro golo foi marcado por Marcelinho, à passagem dos 11 minutos do jogo, aproveitando uma falha do guarda-redes adversário. Pouco depois, aos 13, foi a vez de Paulinho marcar, picando a bola à saída do guarda-redes. O Fundão reagiu e consegui reduzir, chegando ao intervalo a perder por 2-1.

O Sporting entrou forte na segunda parte, e logo aos 2 minutos João Matos fez o 3º golo, depois de boa jogada de combinação entre Alex e Divanei. O Fundão, tal como havia feito na 1ª parte, voltou a reagir e conseguiu mesmo chegar à igualdade, quando estávamos a meio da segunda metade. Perto do fim do jogo, o Sporting optou por jogar em 5x4, e conseguiu garantir a vitória. O 4-3 foi marcado por Pedro Cary após passe de Leitão. Cristiano ampliou o resultado, com um golo de baliza a baliza, quando os visitantes jogavam, também, com a estratégia de 5x4, fechando as contas dos «leões», em 5-3.

O Sporting termina, assim, a fase regular do Nacional no primeiro posto, com 75 pontos, conquistando a marca histórica de 16 pontos de avanço sobre o segundo classificado.

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops