Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Descansa em paz, Madiba!

Aos 95 anos, faleceu Nelson Mandela, primeiro Presidente negro da África do Sul e sócio de mérito do Sporting Clube de Portugal. «Madiba» deixou-nos, esta quinta-feira, em paz, na sua casa, junto dos seus.

Nelson Mandela tornou-se sócio de mérito do nosso Clube a 28 de Julho de 1997. Nesse dia, recebeu, em Pretória, uma delegação «leonina», liderada por José Roquette, que, na altura, era presidente do Sporting Clube de Portugal.

Refira-se que essa foi a primeira vez que Mandela recebeu dirigentes desportivos, papel que deixava a cargo do ministro dos Desportos. Na génese desta sua filiação esteve João Gomes, nosso consócio na África do Sul e que ali tem desenvolvido um importante papel na expansão do nosso Clube.

Aquele que é considerado uma das figuras mais marcantes da História Universal, esteve 27 anos preso na África do Sul, depois de ter travado uma luta incessante contra o Apartheid, sistema racista introduzido em 1948 e que discriminava os negros.

Em 1990, foi finalmente libertado pelo então Presidente, Frederik De Klerk, e, três anos depois, foi Prémio Nobel da Paz. Em 1994, venceu as primeiras eleições livres, mantendo-se como Presidente até 1999.

"Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia", era um dos seus lemas e, por isso, tratou de criar as condições para que a democracia não fosse uma palavra vã.

Que descanse em paz!

0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops