Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

As minhas memórias

Neste espaço, vou falar sobre alguns jogos do Sporting que, de alguma forma, me marcaram ao longo destes anos, quer pela negativa, quer, sobretudo, pela positiva.
Força Sporting!

SPORTING 4-3 FAMALICÃO (Época 92/93)

Começo estas minhas memórias de jogos do Sporting com este Sporting - Famalicão. E porquê?
Porque foi o 1º jogo que vi ao vivo do Sporting! Decorria a época 92/93, tinha eu os meus 15 anitos. Vi o jogo na bancada Nova do velhinho Estádio José Alvalade. Era treinador Bobby Robson.
O Sporting chegou facilmente aos 4-0 com golos de Juskowiak, Cadete (2) e Peixe, mas viria a permitir a recuperação do Famalicão que reduziu para 4-3 e na última jogada da partida viu Peixe tirar uma bola de golo em cima da linha de baliza!


BENFICA 1-3 SPORTING (TAÇA PORTUGAL 1999/2000)

Na minha 1ª deslocação ao Estádio da Luz, uma grande vitória numa noite de temporal! Grande jogo de Beto Acosta ao marcar 3 golos (o 2º a meias com um defesa).

O 1º golo foi bem cedo, nem o vi...ia ainda a subir as escadas de acesso ao 3º anel!





SPORTING 7-1 BENFICA (ÉPOCA 86/87)

Como não podia deixar de ser, tinha que colocar aqui os famosos 7 a 1! Tarde chuvosa de Dezembro, estava no monte da minha falecia avó no carro a ouvir o relato. O meu pai estava a apanhar azeitonas. Lembro-me de ir ter com ele sempre que era um golo do Sporting. Às tantas já não acreditava em mim!!

O herói dessa tarde foi Manuel Fernandes que marcou 4 dos 7 golos.



SPORTING 4-1 NEWCASTLE (TAÇA UEFA - QUARTOS FINAL: 2005)

Depois de na 1ª mão o Sporting ter perdido por 1-0 em Inglaterra, o 2º jogo começou da pior maneira com o golo dos ingleses. A equipa não desistiu e perto do intervalo Niculae empatou o jogo.

A 2ª parte foi um hino ao espectáculo! 2-1, 3-1 e finalmente 4-1! Golos de Sá Pinto, Beto e Rochemback! O estádio mesmo não estando cheio estava com um ambiente fantástico!

No fim do jogo fui à internet comprar 2 bilhetes para a final! :)



AZ 3-2 (a.p) SPORTING (TAÇA UEFA - MEIA FINAL: 2005)

Depois de na 1ª mão o Sporting ter vencido os holandeses por 2-1 (tive lá), esperava-se um jogo difícil na 2ª mão, muito por culpa das reduzidas dimensões do terreno de jogo do AZ.

E tais dificuldades vieram-se a confirmar! O jogo não começou nada bem, os holandeses cedo chegaram à vantagem. O Sporting soube reagir e perto do intervalo Liedson empatou o jogo.

A 2ª parte foi mais repartida e num lance de alguma sorte os holandeses fizeram o 2-1 e empataram a eliminatória.

Prolongamento! Golo do AZ...3-1. Tudo estava perdido...mas no último minuto da compensação um momento mágico aconteceu: canto da esquerda e Miguel Garcia de cabeça a fazer o 3-2! Foi a loucura...até me senti mal de tanto vibrar com o golo! Inesquecível!



BENFICA 2-1 SPORTING (ÉPOCA 93/94)

Este jogo disputou-se alguns dias depois do acidente de Cherbakov que o deixou paraplégico. Um grande jogador que viu terminada muito cedo uma carreira que muito prometia.

Ficou-me sempre na memória a comemoração do Figo na altura do golo... CHERBA! CHERBA!



SPORTING 2-0 PORTO (ÉPOCA 99/00)

Foi considerado nessa época o jogo do título! Antes do jogo, o FCP tinha 2 pontos de vantagem sobre o Sporting. O Estádio de Alvalade engalanou-se para esta importante partida. Um bilhete para a bancada nova custou-me 6 contos! Valeu a pena!

O 1º golo foi marcado por Beto Acosta a passe de Secretário (!) e o 2º por André Cruz num livre directo superiormente executado!

Depois do jogo terminado fomos jantar à Portugália...e quem é que lá apareceu também? Acosta! Foi a loucura total!







SPORTING 2-1 REAL MADRID (TAÇA UEFA 94/95)

Que grande noite de futebol em Alvalade! E que grande injustiça e sabor a frustração no final do jogo...

Já a 1ª mão tinha sido o que sido. Domínio total do jogo por parte do jogo, 3 bolas nos ferros e no final, derrota por 1-0.

No 2º jogo, o Sporting cedo chegou ao 1-0 por Sá Pinto. Uma fífia de Lemajic permitiu o empate por Laudrup. Ainda na 1ª parte, Oceano fez o 2-1 e restavam 45 min para recuperar. Não aconteceu e não foi por falta de oportunidades...e nem a arbitragem ajudou.

Fica na memória um lance perto do fim do jogo com um remate de Juskowiak ao poste com a bola a percorrer a linha de golo e a não entrar...




3 comentários:

Anónimo disse...

que bom recordar momentos gloriosos do nosso sporting, por momentos até me arrepiei.

Master Mike disse...

Concordo...Arrepio completo...
Principalmente nos dois em k estive presente no estadio(3-1 taça contra o benfica e o ineskecivel newcastle) e o do az alkmar k sufri mt frente a televisão... os mais antigos n m recordo pois era um puto...
Muita pena k o nosso sporting ja não jogue a bola com essa raça e vontade de vencer k vemos nestas memorias...
Saudações leoninas!

jo-p disse...

É um bom site principalmente porque eu sou um SPORTINGUISTA ferrenho , amo o SPORTING , vivo pelo SPORTING e jogo pelo Sporting porque um dia mais tarde quero ser jogador do SPORTING.

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops