Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

domingo, 30 de dezembro de 2012

Em jeito de balanço

O ano de 2012 está a terminar e, futebolisticamente falando, o Sporting nada ganhou. Foi um ano em que as vitórias foram quase tantas como as derrotas, em que mudámos de treinador várias vezes, em que diariamente vimos o clube nas páginas do jornais pelos variadíssimos motivos, a maioria deles maus.

O ano não começou bem. Depois do grande investimento na equipa de futebol, Domingos Paciência foi despedido em Fevereiro, depois de ser eliminado na fase de grupos da Taça da Liga e quando se encontrava no 5º lugar na Liga Zon Sagres. Para o seu lugar foi contratado Ricardo Sá Pinto. Os meses seguintes foram de algum fulgor, muito por culpa da boa prestação na Liga Europa, onde caímos apenas nas meias-finais frente ao Atlético Bilbao. Na Liga, apesar da razoável ponta final, o Sporting não foi além do 4º lugar, tendo uma vez mais ficado fora da Liga dos Campeões.

O primeiro grande contratempo para Sá Pinto foi a derrota na final da Taça de Portugal contra a Académica de Coimbra. Num jogo onde o Sporting era o claro favorito, os estudantes acabaram por vencer por 1-0. Na minha opinião, foi a partir desta derrota que os sportinguistas começaram a olhar de outra forma para Sá Pinto.

Para a época 2012/2013, novas esperanças se levantaram, com o clube a contratar mais alguns jogadores, a maioria deles a custo zero, a dispensar/vender outros, e a prometer uma boa temporada. O planeamento do plantel, quanto a mim, foi mal feito. Foi vendido Matías Fernandez e não foi contratado ninguém para o seu lugar. Wolfswinkel é o único ponta de lança da equipa. Viola, que nem avançado é, foi contratado como tal. João Pereira foi vendido em saldos e Onyewu emprestado ao Málaga.

Depois de mais um mau início de campeonato, Sá Pinto foi despedido depois de uma derrota na Hungria contra o Videoton. O Sporting até não perdia há 5 jogos, apesar de três empates, mas ainda sim, Godinho Lopes não cedeu a pressões e acabou por despedir Sá Pinto. Até à contratação de um novo treinador passou-se quase um mês, com Oceano a orientar interinamente a equipa, somando 3 derrotas e 1 empate. Lá chegou Franky Vercauteren e desde a sua chegada não se vêm melhoras, antes pelo contrário.

Antes da chegada de Vercauteren, e depois da eliminação na Taça de Portugal, Luís Duque e Carlos Freitas foram demitidos do Sporting. Do projeto apresentado por Godinho Lopes, já nada restava. Domingos, Duque, Freitas, Pereira Cristóvão e Carlos Barbosa estavam fora do clube. Godinho Lopes passou então a ficar encarregue do futebol do Sporting.

Sabendo perfeitamente que é muito complicado a um treinador pegar numa equipa com a época em andamento e ainda por cima na situação em que o Sporting se encontrava, penso no entanto que Franky Vercauteren não tem feito por merecer a sua continuidade à frente da equipa do Sporting. Em 10 jogos oficiais, apenas 2 vitórias, sendo apenas 1 para a Liga Zon Sagres. Muito pouco. Será que Sá Pinto fazia pior?

Entretanto chegou Jesualdo Ferreira para ser o manager de todo o futebol leonino. Segundo Godinho Lopes, fica agora com um braço direito para comandar o futebol do Sporting. Na minha opinião e de muitos outros sportinguistas, Jesualdo foi contratado para a breve prazo ficar como treinador principal.

As vozes contra Godinho Lopes fazem-se ouvir cada vez mais. A Assembleia Geral é cada vez mais uma forte hipótese, e caberá aos sócios do Sporting decidir o futuro do clube. Como está actualmente é que não pode continuar. Estamos a viver o momento mais triste da história do Sporting Clube de Portugal.

A foto deste artigo é um bom exemplo do actual estado do Sporting. O que torto nasce, tarde ou nunca se endireita, e tem sido assim o mandato de Godinho Lopes. O Sporting bateu no fundo e é urgente encontrar soluções para o colocar no lugar que merece.

Que 2013 traga uma vida nova ao Sporting!

0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops