Aqui fica o conteúdo do e-mail, na íntegra:
No respeito pelos valores da informação que devemos aos nossos Sócios, entendi prestar "contas" sobre o rumo assumido desde Março de 2011. Antes de mais, há um princípio fundamental que quero partilhar convosco: A gestão que temos feito tem o único objectivo de engrandecer o nosso Clube do coração.
Os objetivos do triénio assentaram em três pilares temporalmente definidos:
1) Primeiro ano - Aproximar o Clube dos seus Sócios e adeptos e reposicionar a Marca Sporting. Acabar com a lógica dos Sócios e adeptos tratados como meros consumidores;
2) Segundo ano - Consolidar o projeto desportivo. Reestruturar o Clube quer do ponto de vista financeiro, tornando-o independente, quer da sua organização;
3) Terceiro ano - Com sustentabilidade e consistência voltar a ter um Sporting vencedor em todas as áreas.
Apostámos na união dos Sócios em torno do Clube, em devolver o orgulho aos sportinguistas e no reforço da Marca Sporting.
Procedemos à modernização dos estatutos onde demos direito de voto a todos os Sócios e criámos o voto descentralizado, eletrónico e por correspondência. Reunimos em todo o país com os nossos Núcleos e prestámos esclarecimentos nas Assembleias-Gerais e em sessões promovidas no Auditório Artur Agostinho. Levámos a cabo a auditoria e trouxemos mais Sócios e adeptos a Alvalade. Valorizámos os nossos patrocinadores e parceiros. Aproximámos os atletas da massa associativa.
Queremos uma Marca internacional e que valorize a excelência da nossa formação e Academia. Estamos a recuperar a ambição dos nossos fundadores. Tornar o Clube tão grande como os maiores da Europa. É para esse desígnio que estamos a trabalhar incansavelmente. Iniciámos parcerias com India, China, Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos e Angola. É um caminho que estamos a consolidar.
Trabalhamos, diariamente, para a sustentabilidade e independência financeira do Clube assim como para a sua reorganização interna. Fazer mais e melhor com menos é o nosso lema. Nesse sentido, aprovámos a fusão da SPM com a SAD, criámos a Fundação Sporting, reformulámos o funcionamento da Academia e reestruturámos a área comercial.
Do mesmo modo, procedemos ainda a alterações na área de comunicação. A sua unificação, a remodelação do Jornal, em papel e em versão digital, o site, as redes sociais, bem como os passos dados no canal de televisão, todos os meios articulados entre si, servem, igualmente, a perspetiva de consolidar a proximidade aos Sócios e adeptos e a internacionalização da Marca Sporting.
Muito se tem dito e escrito sobre a entrada de investidores no capital da SAD. Trata-se de um objectivo crucial para o futuro, num contexto que não é fácil à escala internacional. É uma área em que temos feito um trabalho incansável e, no tempo certo, apresentaremos resultados aos Sócios.
No Futebol, as renovações de André Martins, Adrien Silva, Cédric Soares e Rui Patrício, todos eles jovens e talentosos jogadores e, acima de tudo, formados no Clube reforçam o nosso ADN: a Formação. E a aposta na manutenção, mais duradoura, dos nossos talentos.
Esta aposta deve, cada vez mais, fazer parte de uma estratégia de afirmação da Marca Sporting. A criação da Equipa B insere-se neste desígnio. Recordo “só” que no Euro 2012 fomos o Clube com mais jogadores formados. Facto que mereceu ampla divulgação nos órgãos de comunicação social de todo o mundo. Tal como a homenagem a Aurélio Pereira.
Paralelamente temos reforçado a equipa com jogadores internacionais de inquestionável qualidade. Resistindo à sua venda precipitada. Mas norteando sempre a nossa política numa óptica de sustentabilidade financeira. Porque soluções fáceis e de curto prazo são sempre um entrave a ganhar de forma sustentada.
Reafirmámos igualmente a nossa condição de Clube de Portugal. Os protocolos assinados com os municípios de Odivelas e de Rio Maior, a par do futuro pavilhão desportivo João Rocha, a ser construído em Alvalade, constituem três novos pólos e três novas centralidades do universo leonino.
A utilização do Multiusos de Odivelas bem como os passos que estão a ser dados no complexo Desportivo que servirá o futebol de formação e o atletismo, com a projectada construção do Centro de Alto Rendimento Moniz Pereira, cumpre o desígnio ecléctico do nosso Clube e permitirá recuperar o conceito de família. E Rio Maior, uma zona do país plena de sportinguismo, é já hoje a “casa” da equipa B.
Apostámos na recuperação de modalidades e reforçámos a aposta Olímpica. Emanuel Silva, Pedro Fraga e Nuno Mendes, para além de uma série de outros atletas, alcançaram relevantes resultados que foram o expoente da participação portuguesa. O Sporting foi, de longe, o Clube português mais representado nestes Jogos, na linha da gloriosa história olímpica da nossa instituição. Somos a grande potência desportiva de Portugal. E esta natureza do Sporting é algo que nos deve orgulhar.
Em frente, Sporting! É o lema que nos une a todos. Massa associativa e adepta, atletas, treinadores, membros da estrutura, dirigentes. É para isso que trabalhamos. Em todas as áreas e modalidades.
Mas o Sporting não é uma ilha isolada dos problemas, financeiros e económicos, que afetam o mundo. Antes pelo contrário. E este esforço tem de ser pedido a todos nós. Sportinguistas, de todo o País, de todas as condições, com as mais diversas responsabilidades. Servir o Sporting é tarefa de todos, sem excepções nem exclusões e independentemente de resultados pontuais.
Cada um de nós deve contribuir para convencer todos os sportinguistas a tornarem-se Sócios, a adquirirem Gameboxes, a comprarem merchandising e o Jornal, contribuindo para sermos cada vez mais fortes.
Conto com todos para este caminho. E podem os Sócios contar com o trabalho discreto, paciente, eficiente e sustentável que está a ser feito. E que produzirá os seus frutos. Iremos, estou certo, recuperar, com trabalho e empenhamento, o lugar que merecemos: sermos o primeiro Clube Nacional.
Saudações Leoninas
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