O Barcelona parte como grande favorito ao 1º lugar neste Grupo C da Liga dos Campeões.
O FC Barcelona foi fundado em 1899 e é um dos grandes colossos mundiais. Com um vasto palmarés nacional e internacional, o popular "Barça" é ano após ano uma dos mais fortes candidatos à conquista da Champions, título que conquistou em 2006.
O Barcelona tem no seu estádio uma das suas imagens de marca. O imponente Nou Camp tem actualmente capacidade para 98 797 lugares.
Para a época 2008/2009 foi feita uma revolução no plantel. A começar no treinador: Pepe Guardiola, antigo médio do clube catalão, substituiu Frank Rijkaard. Muitos dos craques das últimas épocas também sairam: Deco, Ronaldinho, Thuram, Zambrotta, entre outros.
Vários milhões foram gastos em novas contratações: à cabeça o lateral direito brasileiro Daniel Alves que custou 32 milhões de euros! Do Sevilha também foi Keita, do Arsenal foi contratado Hleb.
Equipa tipo 2008/2009:
Valdez; Daniel Alves, Mlito, Puyol e Abidal; Xavi, Keita, Iniesta; Messi, Eto'o e Henry
Outros jogadores: Piqué, Sylvinho, Rafael Marquez, Martin Caceres, Hleb, Yaya Touré, Gudjohnsen e Bojan Krkic
O actual campeão suiço volta a cruzar-se no caminho do Sporting depois de na época passada se terem encontrada na Taça Uefa.
Nessa eliminatória o Sporting foi claramente mais forte e venceu ambos os jogos: 2-0 e 0-3.
O FC Basel foi fundado em 1893 e joga os seus jogos no St. Jacob-Park com capacidade para 38 mil pessoas.
À partida, é a equipa com menos hipoteses neste Grupo mas todo o cuidado é pouco. Lembramos que para aqui chegarem os suiços eliminaram, entre outros, o Vitória de Guimarães.
Uma das grandes figuras desta equipa é o português Carlitos que passou em Portugal pelo Estoril e pelo Benfica tendo sido depois transferido para o Sion.
Equipa tipo 2008/2009:Constanzo; Renni, Abraham, Marque e Safari; Carlitos, Ergic, Huggel e Gelabert; Stocker e Derdiyok
Outros jogadores: Leutwiler, Hodel, Perovic, Eduardo, Ferati, Mustafi
Os ucranianos do Shakhtar Donetsk são os outsiders deste grupo. Capazes do melhor e do pior, esta equipa vive muito do que os jogadores brasileiros são capazes ou não de fazer em campo. Outro dos seus trunfos é o clima em que muitos dos jogos são jogados na Ucrânia: chuva, frio e neve são uma constante.
O Shakhtar foi fundado em 1936 tendo conquistado o título da Ucrânia por 3 vezes. O Stadion Shakhtar tem capacidade para 50 mil pessoas.
O romeno Mircea Lucescu mantem-se à frente do clube mantendo-se também a espinha dorçal das últimas épocas.
Penso que vão ser fundamentais os jogos com esta equipa visto que considero que estão num nível muito semelhante ao do Sporting. O Shakhtar foi adversário do Benfica na época passada tendo vencido na Luz por 0-1 e perdido em casa por 1-2. Todo o cuidado é pouco com esta equipa.
Equipa tipo 2008/2009:
Pyatov; Srna, Chygrynskiy, Kucher e Shevchuk; Hübschman, Duljaj, William e Fernandinho; Brandão e Luiz Adriano
Outros jogadores: Khudzhamov, Rat, Jadson, Gai, Seleznov, Marcelo