Aproveitando a paragem de 3 semanas no campeonato, faço um 1º Balanço à época do Sporting até agora. Analiso também individualmente a prestação de cada um dos jogadores do plantel.
Era difícil pedir melhor! 2 jogos no campeonato, 2 vitórias. Vitória no 1º troféu oficial da temporada, a Supertaça. Vitória ainda no Troféu Guadiana na pré-temporada. Por isto tudo só posso classificar a época do Sporting até ao momento como altamente positiva! O ponto negativo foi a derrota em Madrid, não tanto pelo resultado final mas sim pela 1ª parte desse jogo: muito má!
Individualmente:
Rui Patrício: É o titular! Muito bom o início de época com o ponto alto na final da Supertaça onde rubricou uma grande exibição. No campeonato apenas tem lo sofrido e de penalty. Os 5 golos sofridos em Madrid parece que não o perturbaram.
Tiago: Muito utilizado nos jogos amigáveis, esteve bem.
Ricardo Batista: Apenas 15 minutos contra o PSV na pré-época e 1 golo sofrido.
Stojkovic: Ainda não foi utilizado e dificilmente o será.
Abel: Atravessa bom momento de forma. Muito bem no jogo de Braga onde até fez a assistência para o golo de Postiga. Com o Trofense teve algumas dificuldades para parar Hélder Barbosa.
Pedro Silva: Começou bem a época com um grande golo no Troféu Guadiana. Em Madrid borrou a pintura com uma exibição miserável nos 45 min que esteve em campo. Já antes, no amigável com o PSV, tinha sido expulso perto do fim do jogo por palavras dirigidas ao árbitro.
Grimi: Relativamente mal nos primeiros jogos, muito por culpa do atraso na preparação da nova época. Tem vindo a melhorar e realizou 2 bons jogos no campeonato.
Ronny: Ainda não foi utilizado em jogos oficiais. Tal como Pedro Silva teve mal em Madrid. Nos restantes jogos em que participou esteve discreto.
Polga: O central brasileiro fez um bom jogo na final da Supertaça. Na estreia do campeonato foi expulso e não jogou em Braga. Espera-se um Polga ao melhor nível esta época.
Tonel: Marcou o 1º golo do Sporting no campeonato e tem estado irrepreensível no centro da defesa. Já está em muito boa forma.
Caneira: Regressado ao Sporting, começou por jogar a lateral esquerdo na final da Supertaça. Cumpriu! Na ronda inaugural do campeonato foi suplente utilizado tendo regressado à titularidade no jogo de Braga no lugar do castigado Polga. Boa exibição.
Daniel Carriço: Ainda não jogou em jogos oficiais mas foi dos mais utilizados na pré-época. Muito jovem mas já mostra muita maturidade. Parece-me ser uma opção credível para o centro da defesa.
Adrien Silva: O jovem meio campista do Sporting ainda não foi utilizado em jogos oficiais. Nos jogos de pré-temporada esteve discreto.
Miguel Veloso: Começou mais tarde devido à participação no Euro e por isso tem sido sempre suplente. Tem vindo a melhorar jogo após jogo. Em Madrid marcou um belo golo de livre directo.
Rochemback: Talvez a melhor aquisição da época. Rochemback tem sido igual a si próprio. Mandão no meio campo e sempre disposto a usar o seu pé canhão. Ainda pode melhorar os aspectos físicos mas já veio dar outra maturidade e qualidade ao meio campo leonino.
João Moutinho: Apesar da "novela Moutinho" o capitão tem feito bons jogos. Mais recuado do que é habitual, João Moutinho nunca vira cara à luta e dá tudo por tudo pela camisola que veste.
Izmailov: Tem sido dos melhores neste início da época. Tem jogado e feito jogar para além de marcar golos. Espero que continue assim.
Romagnoli: Tem sido aposta de Paulo Bento e não tem desiludido. Ainda não tem ritmo para 90 minutos mas tem mostrado bons pormenores. Em Braga talvez tenha feito o seu jogo menos conseguido.
Simon Vukcevic: Outro dos problemas da pré-época. Marcou um grande golo contra o PSV e na semana antes da Supertaça lesionou-se. Falhou esse jogo, foi à selecção e voltou com 1 dia de atraso. Não foi também utilizado na 1ª jornada tendo jogado 5 min em Braga. Espera-se muito dele, para tal, é bom que não entre em conflito com Paulo Bento.
Pereirinha: Quase sempre utilizado por Paulo Bento, tem feito jogos razoáveis sem grandes rasgos. Discreto.
Derlei: Apesar dos 33 anos, o avançado brasileiro continua incansável. Ainda não marcou em jogos oficiais mas tem dado muito que fazer às defesas adversárias. Marcou 2 golos na pré-época.
Yannick Djaló: A grande figura do Sporting até ao momento. Fez os 2 golos na final da Supertaça e outro na 1ª Jornada com um bonito toque de calcanhar. Atravessa um grande momento de forma tendo sido chamado pela 1ª vez à Selecção A. Por lesão não jogou em Braga.
Hélder Postiga: Muito esforçado ao longo dos jogos teve o seu momento de glória em Braga ao apontar o único golo do jogo. Ainda pode melhorar muito.
Rodrigo Tiuí: Muito inconstante este avançado. O jogo de Braga é um bom exemplo disso. Tanto consegue dominar mal 2 bolas junto à linha e deixá-las sair do campo como a seguir consegue arrancar 2 cartões amarelos após boas jogadas individuais. Preciso de afinar a finalização.
Liedson: Continua a recuperar da intervenção cirúrgica ao joelho e ainda não foi utilizado.
O próximo ciclo de jogos do Sporting adivinha-se complicado. Começa com uma ida à Catalunha para defrontar o Barcelona na 1ª Jornada da Champions. Segue-se a recepção ao Belenenses, deslocação à Luz e jogo em casa com o Porto.
É preciso um Sporting forte para superar todas estas dificuldades.
3 comentários:
Boa análise, que dá para comprovar as melhorias do Sporting esta temporada.
Um plantel mais equilibrado, experiente e de maior qualidade.
Vamos a eles...
Abraço
Muito bem elaborado este teu artigo.
Continua com o excelente trabalho neste magnífico Sporting na Mente. :)
Temporada muito boa ate agora!
Saudacoes Leoninas
Enviar um comentário