Não deu para mais.
O Sporting entrou a perder na Liga dos Campeões ao ser derrotado esta noite em Barcelona por 3 bolas a 1. Paulo Bento apresentou o 11 inicial esperado, confirmando-se a entrada de Caneira para lateral esquerdo.
Foi um início de jogo muito complicado para o Sporting. Os jogadores pareceram perdidos dentro de campo, o meio campo não pressionava e a defesa mostrava-se incapaz de parar os ataques blaugranas. Foi sem surpresa, por isso, que surgiu o 1º golo do Barcelona, na sequência de um pontapé de canto, onde Rafael Marquez nem precisou de saltar tal a liberdade que lhe foi concedida. A partir daqui o Sporting melhorou um pouco mas sem nunca criar grandes problemas à defesa adversária à excepção de um livre directo de Rochemback que Valdez parou com dificuldade.
No 2º tempo o Sporting surgiu um pouco melhor, a segurar e circular mais a bola, tentando chegar ao golo do empate. Contudo, o árbitro iria assinalar uma grande penalidade por suposta falta de Abel sobre Eto'o (a meu ver não houve nada). O camaronês agradeceu e fez o 2-0. Quando se pensava que o Sporting tinha o jogo perdido, os jogadores mostraram o contrário e conseguiram reduzir diferenças ao marcar por Tonel após cruzamento do recém-entrado Miguel Veloso. Depois do golo marcado, o Sporting não conseguiu criar mais oportunidades de golo. Neste aspecto, penso que Paulo Bento esteve mal ao colocar Pereirinha em campo e mudando a forma de jogar da equipa. O Sporting perdeu o meio campo e o Barcelona mesmo sem Eto'o e Henry que tinham sido substituídos, continuou a criar vários lances de perigo. Não surpreendeu por isso o 3º golo da autoria de Xavi.
Apesar da derrota, nada está perdido nesta competição. À partida, este seria o jogo mais complicado. Ficou no entanto à vista de todos que o Sporting ainda tem muito a melhorar. Os primeiros 45 minutos não foram nada bons e se realmente o objectivo passa pela qualificação para os Oitavos de Final então a equipa tem que jogar muito mais do que aquilo que jogou esta noite em Barcelona.
No outro jogo do Grupo C, o Shakhtar Donetsk foi à Suiça bater o Basel por 1-2.
Classificação à 1ª Jornada:
1º Barcelona - 3 pontos
2º Shakhtar Donetsk - 3 pontos
3º Basel - 0 pontos
4º Sporting - 0 pontos
Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Puyol (Sylvinho, 88 m), Márquez e Piqué; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Eto'o (Touré, 65 m) e Thierry Henry (Pedro Rodríguez, 75 m)
Suplentes não utilizados: Pinto, Cáceres, Pedro Rodríguez, Bojan e Gudjohnsen
Golos: Rafael Márquez (21 m), Eto'o 62 m g.p.) e Xavi (87 m)
Sporting: Rui Patrício; Abel, Tonel, Anderson Polga e Marco Caneira (Pereirinha, 79 m); João Moutinho, Fábio Rochemback, Izmailov e Romagnoli (Miguel Veloso, 64 m); Derlei e Yannick Djaló (Hélder Postiga, 62 m).
Suplentes não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Pereirinha, Rodrigo Tiuí
Golos: Tonel (71 m)
2 comentários:
Uma equipa leonina com demasiados receios e longe do que pode e deve mostrar. Faltou agressividade, concentração, disponibilidade e mais atitude.
Espero que Paulo Bento tira as ilações certas e sábado apresente Veloso a trinco e Moutinho a 10, ou então voltaremos a dar-nos a curto prazo.
Agora é tempo de levantar a moral e vencer mais uma final no fim de semana. Depois virá o Basileia e os nossos primeiros 3 pontos.
Como não havia motivos para grandes euforias, também agora não há para grandes dramatismos.
Abraço
Eu até preferia ver Rochemback a nº10 e Moutinho do lado direito do losango. O Rocha naquela posição perde-se um pouco...
Enviar um comentário