Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Falência Técnica?

"Os dados constantes do relatório enviado à CMVM permitem concluir que a situação de falência técnica da Sporting SAD se agravou.

Com um prejuízo de quase 13,35 milhões de euros no exercício 2008/2009, o Sporting viu os seus capitais próprios negativos agravarem-se de menos 2,595 milhões de euros em 30 de junho de 2008 para 15,981 milhões de euros na mesma data de 2009.

De acordo com o artigo 35.º do Código das Sociedades Comerciais (CSC), uma sociedade que tenha capitais próprios iguais ou inferiores a metade do seu capital social (42 milhões de euros no caso do Sporting SAD) deve convocar uma assembleia geral para adoptar medidas para ultrapassar a situação.

O relatório e contas da Sporting SAD recorda que a Assembleia Geral de 30 de Maio de 2008 deliberou autorizar a administração da sociedade a emitir valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis (VMOC) no valor de 60 milhões de euros, "operação que elevará os capitais próprios no montante correspondente ao da emissão". O relatório prevê que a operação de emissão de VMOC pela SAD do Sporting esteja concluída durante o primeiro semestre do exercício 2009/2010, isto é, até ao fim do ano civil em curso. O relatório recorda que o acordo de reestruturação financeira que o Sporting assinou em Janeiro com a banca e que deverá ser revisto, em princípio até ao fim de Outubro, previa também um aumento de capital da SAD.

"O Conselho de Administração tem a convicção firme de que as dificuldades de implementação das medidas previstas no plano de reestruturação serão ultrapassadas com as alterações que as partes considerarem adequadas, o que lhe permitirá durante o exercício em curso repor os capitais próprios para os níveis exigidos no disposto no referido artigo 35.§ do CSC", adianta o documento.

A Sporting SAD tinha a 30 de junho de 2009 um activo total de 124,46 milhões de euros, quase 17 milhões de euros menos do que um ano antes, e um passivo de 142,44 milhões de euros, o que representa uma redução de 3,57 milhões de euros face ao passivo em 30 de Junho de 2008. A dívida financeira da Sporting SAD situava-se a 30 de Junho de 2009 em 43,922 milhões de euros, um ligeiro acréscimo de 0,35 por cento face a um ano antes, mas a reestruturação financeira permitiu que a dívida de curto prazo, que representava 34,2 por cento do endividamento financeiro, diminuísse o seu peso para 5,2 por cento.

O valor contabilístico do plantel da equipa de futebol do Sporting baixou de 28,686 milhões de euros em 30 de Junho do ano passado para 26,34 milhões de euros no fim do último exercício."

in Record

Começa a ser preocupante esta situação...

É o que dá ter muitos jogadores da formação...são valorizados pelo custo de formação, que são valores muito baixos, tal como as aquisições que temos feito, regra geral a preços baixos e que têm um valor superior.

0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops