Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sábado, 5 de abril de 2008

Soares Franco

O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, concedeu ontem uma entrevista ao Jornal "Semanário Económico" onde fala de diversos aspectos da vida do Sporting em especial, no que concerne à sua parte económica.

Aqui ficam os excertos do que de mais importante foi dito.

"Quando tomei conta do Sporting, em 2005, havia uma dívida da ordem dos 280 milhões de euros. Hoje é de 238 milhões. A diferença está totalmente amortizada ao passivo. Também estava estipulado que o Sporting ia fazer encaixes com a venda de património. Com o adiamento da assembleia geral, o património foi vendido seis meses mais tarde, o que gerou encargos financeiros. Além disso, o Sporting ainda não conseguiu fazer o encaixe dos terrenos do antigo estádio e do interface. (cerca de 38 milhões)"

"Mas quando tivermos essa renegociação fechada creio que podemos chegar a um endividamento à volta dos 150 milhões. Isto em termos consolidados de todo o grupo Sporting, porque o passivo da Sporting SAD é da ordem dos 62 milhões de euros."

Em resposta à pergunta se retirava o Sporting da Bolsa: "Seguramente. Acho que não é uma boa decisão, neste tipo de negócio, que precisa de uma enorme flexibilidade, as administrações das empresas estarem sujeitas a todas as regulamentações que a bolsa exige. Se o Sporting fosse suficientemente rico podia fazer uma OPA sobre a Sporting SAD e retirá-la de bolsa."

"Mas o problema do Sporting não é o problema das contas da Sporting SAD, é o problema das contas consolidadas do Sporting. Porque não há nenhuma empresa saudável que subsista e que possa investir se não tiver um accionista saudável. Quando terminar este processo com a Câmara Municipal de Lisboa e a renegociação com a banca o Sporting terá uma vida económica e financeira saudável. Provavelmente a partir do fim desta época ou da época que vem."

"O IRS dos jogadores é de 42%. O encargo salarial de um jogador de qualidade em Portugal é superior a Inglaterra, Espanha ou França."

"Devia ser 35%."

"O Sporting tem 93 mil sócios registados, mas deve ter 60 mil a 70 mil pagantes."

"É minha opinião pessoal, que não vincula a administração da SAD nem o conselho directivo, que não é necessário o Sporting deter 70 e tal por cento do capital da SAD. É um tema que deixaremos para debate no congresso que o Sporting pretende realizar."


Aqui ficou parte da entrevista de Soares Franco. Passivo e mais passivo, o eterno problema do Sporting.

Para quando uma grande equipa de futebol?

Aguardemos...




0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops