Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

segunda-feira, 10 de março de 2008

Sporting, que futuro?

Que futuro Sporting?

Desde o início da época que ouvimos Direcção, Treinador e Jogadores falar em objectivos. Objectivos esses que passam (ou passavam) pela conquista do Campeonato Nacional, Taça de Portugal, passar a 1ª fase da Champions e vencer a Taça da Liga.

Dos 4, estamos na final da Taça da Liga e na meia-final da Taça de Portugal. Na Champions fomos eliminados na 1ª fase sendo apurados para a Uefa, onde estamos nos oitavos de final com boas possibilidades de apuramento. Finalmente, no que ao Campeonato diz respeito, estamos num impensável 5º lugar a 20 (!!!) pontos do 1º lugar (em 12 jogos fora, só vencemos 2…). Com o objectivo principal falhado, o 2º objectivo passa pelo apuramento para a Champions. Para tal é necessário ficar em 2º lugar…neste momento estamos a 6 pontos desse tal objectivo.

Como é possível o Sporting ter chegado a esta situação? Época mal estruturada? Incompetência do treinador? Jogadores sem qualidade? Mau trabalho da Direcção? Falta de sorte? Arbitragens?

Na minha opinião, um pouco de tudo.

Da época passada, saíram jogadores importantes. Importantes não só dentro do campo, mas principalmente, na minha opinião, dentro do balneário. Ricardo era o capitão de equipa. Caneira tinha um passado dentro do Sporting e sabe-se da sua importância junto dos outros jogadores. Tello tinha muitos anos de Sporting. Depois, saiu também o jogador mais criativo, Nani. Para os seus lugares, foram contratados Stojkovic (deixou de ser opção há algum tempo), Had (já foi dispensado; Grimi vei trazer um pouco mais de solidez defensiva), Izmailov / Simon (Izmailov é muito inconstante; Simon tem sido um bom reforço). Foi também contratado Purovic (não teria sido preferível manter Alecsandro?), Celsinho (é mais conhecido pelas noitadas do que pelo que joga…). Derlei e Pedro Silva lesionaram-se logo no início da época e não puderam mostrar o seu valor. Neste aspecto não tivemos sorte.
Estes jogadores foram escolhidos por Paulo Bento, juntamente com Carlos Freitas. É sabido que o dinheiro para comprar jogadores não é muito, mas não se conseguiria arranjar alguma coisa melhor? Um bom exemplo é o “reforço” de Inverno, Tiuí, A “custo zero” penso que se podia arranjar bem melhor.
Entretanto Carlos Freitas saiu…e ainda não entrou ninguém para o seu lugar. Quem prepara a próxima época? Paulo Bento? Será que há condições para ele continuar?

As arbitragens, principalmente nos últimos jogos, também têm sido bastante adversas. Mas isso nunca pode servir de desculpa para o insucesso. O Sporting tem que ser forte o suficiente para vencer contra tudo e contra todos!

E a Direcção, no meio disto tudo, qual o seu papel? Acho que tem que fazer bem mais do que lançar campanhas para angariação de novos sócios (o timing escolhido foi péssimo). Sem vitórias não há sócio que resista! Em vez de aumentar ainda se arriscam é a perder sócios. A venda de GameBox’s também pode ser prejudicada. As pessoas gostam de ver bons espectáculos de futebol e esta época é coisa rara para os lados de Alvalade.
O Sporting tem que continuar a ser dos adeptos / sócios e não dos bancos. Vendeu-se Nani por 25,5 milhões de euros…conseguiu-se outros 25 da venda dos terrenos à Câmara Municipal de Lisboa…e onde anda esse dinheiro? Nos bancos, para pagar as dívidas. Todas as épocas se houve o Presidente dizer que os “talentos” não são para sair, mas eles acabam mesmo por ir embora. E o retorno? Nenhum.

Por isto tudo, penso que, infelizmente, o futuro do Sporting não me parece nada risonho. No presente estamos em crise, o futuro se verá.

As infra-estruturas já existem, secalhar o problema é mesmo do material humano que não é da melhor qualidade.

Apesar de tudo, SPORTING SEMPRE!

Peço a quem tiver paciência para ler isto tudo, que deixe o seu comentário / opinião para que entre todos possamos chegar a um veredicto acerca do nosso Sporting.

1 comentários:

Anónimo disse...

falta rigor, empenho e mão dentro do Sporting. O problema está nas direcções que temos tido. Todos os anos entra muito dinheiro de vendas, mas para saldar dividas antigas!! assim e dificil... constantemente sem poder investir!! temos k esperar que se saldem as dividas (ou a maioria) e ai sim, aproveitar os grandes talentos k criamos e rodeá-los de bons jogadores (lieds, polga, vuk, iz)

sporting sempre
URSO-CHANG

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops