Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sábado, 10 de janeiro de 2009

Liga Sagres - 14ª Jornada: Sporting 2-0 Marítimo

Na frente!

Com a vitória desta noite frente ao Marítimo, o Sporting ascendeu ao 1º lugar da Liga Sagres, ainda que à condição. Foi uma vitória justa, da melhor equipa em campo, que teve em Liedson, mais uma vez, a sua melhor unidade. O Levezinho tornou-se hoje o melhor marcador estrangeiro da história do Sporting ao apontar o seu 127º golo, destronando o "Chirola" Yazalde.

O Sporting, em relação ao último jogo, apenas trocou o castigado Carriço por Caneira, entrando Grimi para a lateral esquerda. E foi um Sporting com vontade de vencer aquele que iniciou o jogo. Dominante e pressionate, os leões cedo se adiantaram no marcador, aos 11 minutos, por intermédio de Vukcevic. O montenegrino aproveitou uma excelente jogada de Liedson e marcou facilmente o 1º golo da partida. Depois do golo, o Sporting baixou um pouco as linhas, não perdendo no entanto o controlo do jogo. Aos 25 minutos de jogo, a primeira contrariedade com a lesão de Miguel Veloso. O médio foi substituído por Rochemback. À passagem da meia hora o Sporting não fez o 2º golo somente por mera infelicidade. Na sequência duma bola parada, a bola foi desviada para a baliza e bateu na linha de golo tendo saído caprichosamente devido ao efeito que levava...um lance incrível!

A 2ª parte do jogo foi mais "chata", sendo disputada mais lentamente e com o Sporting mais retraído. Paulo Bento foi forçado a fazer nova substituição, desta vez por lesão de Abel que foi rendido por Pedro Silva. O Sporting continuava dono e senhor do jogo mas sem conseguir criar grandes lances de perigo. Só após a expulsão de Olberdam é que os leões estabilizaram o jogo mas sem nunca forçar muito o andamento. Foi já com Pereirinha em campo, que havia rendido Vukcevic, que o Sporting chegou ao 2º golo pelo inevitável Liedson que aproveitou um bonito lance de Pereirinha.

Estava feito o resultado e garantidos os 3 pontos em disputa, que era o mais importante. Apesar da vitória, o Sporting continua a mostrar algumas lacunas no aspecto ofensivo do jogo. Parece que custa criar oportunidades de golo e quando as consegue criar mostra-se pouco eficaz. O melhor exemplo disto é Hélder Postiga que remata muito mas quase sempre sem sucesso. Em relação à defesa, mostra muita coesão não permitindo grandes chances ao adversário.

À 14ª Jornada, o Sporting perfaz 29 pontos, mais 3 que em igual periodo da época passada. Espero que o 1º lugar seja para manter por muito tempo!


Sporting: Rui Patrício, Abel (Pedro Silva, 47 m), Caneira, Polga, Grimi, Miguel Veloso (Rochemback, 28 m), João Moutinho, Izmailov, Vukcevic (Pereirinha, 74 m), Liedson e Postiga

Suplentes não utilizados: Tiago, Adrien, Romagnoli e Derlei

Golos: Vukcevic (11 min) e Liedson (81 min)


Marítimo: Marcos, Fernando, João Guilherme, Van der Linden, Paulo Jorge (Fugaça, 74 m), Olberdam, Bruno, Miguelito, Marcinho, Djalma (João Luiz, 70 m) e Baba (Manu, 20 m)

Suplentes não utilizados: Marcelo Boeck, Briguel, Luís Olim e Vítor Júnior

6 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

A tranquilidade, palavra que Paulo Bento riscou do seu discurso depois de ter sido alvo de rábulas humorísticas, parece ter regressado à equipa de futebol do Sporting. Pelo menos, foi com a maior tranquilidade que a equipa leonina venceu o Marítimo, por 2-0, em Alvalade. Com tranquilidade e com Liedson, mais uma vez, presente nos dois golos: fabricou o primeiro (11’), assistindo Vukcevic de forma primorosa, e marcou o segundo, concluindo uma jogada iniciada na velocidade de Bruno Pereirinha.

LEÃO DA ESTRELA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruy Moura disse...

O Sporting fez as duas últimas partidas com grande tranquilidade, manifestando estabilidade de jogo. O modelo de jogo atingiu um ponto alto, a defesa é 'impermeável', o meio campo funciona, Liedson está sempre lá, mas... o ataque é perdulário. É preciso afiná-lo se quisermos ser campeões. Porque possibilidades disso há certamente.

Pessoalmente prefiro o Derlei ao Postiga, mas tem o incomveniente de ser indisciplinado e prejudicar a equipa com amarelos e expulsões.

Saudações leoninas.

Gnitrops disse...

Eu até acho o Derlei parecido com o Postigo...ambos são lutadores, não viram cara à luta e...são perdulários!

Outro Liedson é que era :)

Armando Silva disse...

O Sporting venceu mas acima de tudo convenceu... Finalmente já se vê uma verdadeira equipa, forte e capaz de ultrapassar as dificuldades... Esta boa fase abre boas perspectivas, mesmo na champions, onde agora começo a acreditar na passagem à fase posterior... Nota ainda para a nossa liderança agora não provisória, foi pena o benfica ser empurrado para o nosso lado, mas pronto!!!, fica a liderança para já repartida.

Grande abraço caro amigo

Visconde disse...

O Sporting chegou ao topo da Liga, mostrando boa forma e muitas melhorias no seu futebol, algo a que a entrada de Vuk no meio campo não é alheia. A equipa leonina mostra-se defensivamente sólida, mais solta, com o meio campo mais criativo e capaz de discutir o titulo até ao final, isto se as forças "externas" não continuarem...

Abraço

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops