Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Visita ao passado - Manuel Fernandes

Manuel Fernandes, o grande capitão leonino! É sobre ele que hoje vou escrever um pouco...

O "Manel" chegou ao Sporting na época seguinte à saída do Yazalde, ou seja, era visto como o substituto de um grande goleador e a pressão era maior. Mas Manuel Fernandes não desiludiu, e logo na 1ª época apontou 26 golos!

A sua estreia com a camisola dos leões foi num jogo particular com a Académica de Coimbra. Ganhou o Sporting por 5-3 e Manuel Fernandes marcou três golos. Nada mau para começar...

"Manuel Fernandes, amigos que nos lêem , é desses: dos que se admiram em silêncio e se aplaudem com todo o frenesim de quem presta modesta vassalagem a um trabalhador honesto íntegro, perfeito e vertical." por Neves de Sousa

Manuel Fernandes esteve 12 anos em Alvalade como jogador, participou em 433 jogos e marcou 255 golos no total das partidas oficiais, com um parcial de 326 jogos e 189 golos a contar para o Campeonato Nacional. É o 3º. melhor marcador de sempre, atrás dos violinos Peyroteo e Vasques.

Ao serviço do Sporting, conquistou 5 títulos (duas vezes campeão, duas vitórias na Taça de Portugal e uma Supertaça).

Para a história ficam os 4 golos marcados Manuel Fernandes no célebre Sporting 7-1 Benfica. "Marquei quatro golos, uma sensação inesquecível, mas estou convencido que se o jogo durasse mais algum tempo...Mas, sinceramente, mais do que qualquer golo ou qualquer jogo, o maior momento de glória da minha vida foi aquele em que vesti, pela primeira vez, a camisola do Sporting".

Actualmente, Manuel Fernandes é treinador da União de Leiria.

5 comentários:

Visconde disse...

O eterno capitão, grande Manel...

Tite disse...

Tiveste uma óptima ideia.
Lembrar uma lenda viva do nosso Sporting.
É que tudo vale a pena quando precisamos esquecer certos jogos que nos obrigam a ver.
Viva o Manuel Fernandes e a época em que se jogava bom futebol.

Rugidos de preocupação

Leão Transmontano disse...

O meu idolo de infância, o Grande capitão, o Grande Manel, um Grande e Nobre Leão. Este sim, é um dos nossos...

Fez as delicias da minha infância e recordo-o como o jogador com mais mística que serviu o Sporting.

Bela recordação que nos trouxe Gnitrops...

Saudações Leoninas

Gnitrops disse...

Um dos meus ídolos também! :)

Aquela dupla com o Jordão é inesquecível...

Leão de Alvalade disse...

Gnitrops:
O melhor ataque que vi no Sporting, ou pelo menos o que me ficou gravado na memória, foi o formado pelo trio Manuel Fernandes, Jordão, com Oliveira atrás.

Mas M Fernandes é muito mais que um avançado que passou pelo Sporting. Quando se pensa em jogadores que encarnam a forma de ser e estar sportinguista pensa-se logo nele.

SL

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops