Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Gent à lupa

O 3º adversário do Sporting na Liga Europa é a equipa belga do KAA Gent. Fundado em 1864, o Gent o melhor que conseguiu a nível interno foi ter sido 2 vezes vice-campeão, uma das quais a época passada. Conta também com uma Taça da Bélgica. Em 1991-92, no entanto, a equipa conseguiu o seu maior feito europeu: alcançou os quartos-de-final da então Taça UEFA.

Esta época, no campeonato belga, está no 2º lugar a 7 pontos do primeiro, o Genk. Atrás, ficam clubes com mais história e tradição como o Anderlecht, Standard de Liége ou Club Brugge. No playoff de acesso à Liga Europa, virou o resultado de 1-0 da primeira mão frente ao Feyenoord, conseguindo o apuramento. Nas duas primeiras jornadas da Liga Europa, perdeu por 3-2 com o Levski e empatou em casa com o Lille.

Koninklijke Atletiek Associatie Gent é o nome completo do clube, cuja casa, desde 1920, é o estádio Jules Ottenstadion, com capacidade para apenas 13 mil pessoas. Apesar de tudo, o clube planeia concluir as obras do seu novo projecto – o estádio Atreveldestadion, para 42 mil pessoas – em 2012. São conhecidos como os "Búfalos", pois durante o ano da fundação da liga belga e consequente participação do clube – 1900 -, o original Buffalo Bill e o seu circo do Wild West estavam de passagem pela cidade, e o termo ficou até hoje.

A equipa do Gent é treinada por Francky Dury, um antigo detective da polícia, de 52 anos, que sucedeu em 2010 a Michel Preud’homme, o famoso ex-guarda-redes. Do plantel do Gent, destacam-se os dois avançados, ambos com 4 golos em 9 jogos: Y. El Ghanassy e E. Coulibaly.

Depois das vitórias sobre Lille e Levsky, penso que o Gent é um adversário também ao alcance do Sporting.

0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops