Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mundo Sporting


Aproveitando uma ida a Lisboa, e depois de ter almoçado na Churrasqueira do Campo Grande, "peguei" na minha mulher e na minha filha e decidi fazer uma coisa que há muito tempo queria fazer: visitar o Mundo Sporting, o nosso museu.

Depois de uma caminhada de alguns minutos, chegámos à entrada vip do Estádio de Alvalade. A mítica porta 10 A lá está... Comprados os bilhetes, fomos recebidos por uma senhora muito simpática que nos acompanhou até ao museu. Antes de entrar, pudemos ver uma mesa que foi usada por muitas direcções do Sporting para realizar as suas reuniões e a camisola utilizada por José Travassos na Selecção da Europa.

Entramos no Mundo Sporting e vemos logo à nossa frente a frase imortalizada pelo Visconde de Alvalade: "Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa".

Entramos depois na zona do ecletismo do Sporting. Muitos troféus e muitas histórias em imagens e notícias do 2º maior clube a nível mundial com mais títulos. Gostei de ver a camisola do Zézito (futsal) a agradecer pelos 13 anos passados no Sporting. Fiquei um pouco descontente por ver fotografias do Simão e do João Moutinho na parte do futebol de formação. Para mim, os mal agradecidos não têm lugar na história do Sporting. Também lá está uma das biciletas do grande Joaquim Agostinho, entre muitas outras preciosidades.
De seguida, vimos a evolução das camisolas do Sporting e a história dos Estádios de futebol onde já jogámos. Dá para ver camisolas do Sporting com dezenas de anos em muito bom estado de conservação. Aqui é de louvar todos aqueles que diariamente trabalham para manter todos estes objectos em perfeitas condições. Podemos também ver as fotografias de todos os presidentes do Sporting. Mais à frente, chegamos à zona mais ampla do museu onde podemos apreciar as vitrinas com milhares de troféus, cerca de 4 mil. Somos grandes, sem dúvida. E se alguém duvidar, no dia que vir aqueles troféus deixa de o fazer. Nesta zona podemos também ver várias curiosidades que se passaram no Estádio de Alvalade, entre outras. Destaco os bilhetes dos inúmeros concertos que se realizaram em Alvalade, os pins dos clubes adversários e uma história sobre um megafone.
Depois dos troféus, ficamos perante uma parede de verdadeira história leonina: Um Sporting 5-1 Benfica que vai sendo relatado (penso que por Artur Agostinho) e onde podemos também ver vários jornais da altura e frases dos treinadores na parede e recortes de jornais. Espectacular! Estão lá também rádios e televisões antigas.
Entramos depois numa zona de várias momentos da história do Sporting. Participações em torneios internacionais, vários troféus conquistados (alguns deles com mais de 1 metro de altura, era preciso quase uma equipa inteira para os carregar), camisolas, bolas, chuteiras com algum significado especial, enfim, respira-se Sporting. Destaco a camisola do Manuel Fernandes, os tenis e camisola com que Carlos Lopes venceu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, a camisola do Schmeichel e ainda mais uma camisola da equipa que venceu o campeonato na época 1999/2000, assinada por todos os jogadores.
 
Mais à frente, entramos num mundo virtual. Entramos no "túnel de acesso ao relvado" e do nosso lado direito vemos a passar vários jogadores do Sporting (Ronaldo, Sá Pinto,...). Ficamos depois numa mini bancada e durante alguns instantes ficamos a ver o antigo estádio a encher de público a grande velocidade. Depois assistimos a um vídeo que fala dos melhores momentos do Sporting, desde os 5 violinos, passando pela conquista da Taça das Taças, a inauguração do novo estádio e alguns títulos conquistados. Ouvimos também vários testemunhos de pessoas ligadas ao Sporting, tais como Iordanov, Obikwelu, Manuel Fernandes, Hilário, entre outros.

A visita termina com uma mensagem deixada no Livro de Honra deste grandioso museu. Um verdadeiro Mundo Sporting!

0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops