1 anos e 7 meses depois, José Eduardo Bettencourt deixou de ser Presidente do Sporting Clube de Portugal. Depois da derrota caseira frente ao Paços de Ferreira, Bettencourt tomou a decisão por muitos já esperada, saindo assim pela porta pequena e sem ter conseguido conquistar qualquer título durante o tempo em que foi Presidente.
Neste período de tempo, e na minha opinião, foram vários os erros cometidos por Bettencourt.
Tudo começou ainda antes das eleições, na fase da "campanha eleitoral". JEB afirmou que "Paulo Bento Forever", ou seja, que o seu treinador seria sempre Paulo Bento e que nem outra possibilidade se punha em questão. Pois este "forever" durou 4 meses... foi esse o tempo que Paulo Bento demorou até bater com a porta.
Na altura da saída Paulo Bento, as críticas em torno da equipa e da direcção aumentaram, havendo mesmo algumas manifestações em Alvalade. Uma "Minoria", classificou JEB, chegando mesmo a compará-los ao "Erri Batasuna". Comparação ridícula e escusada. Bettencourt nunca soube gerir muito bem a sua relação com os adeptos.
Com a saída de Paulo Bento, foi contratado a prazo Carlos Carvalhal. Pensaríamos nós que seria para ir buscar um treinador conceituado no princípio da época. Puro engano. Paulo Sérgio foi o técnico escolhido, ou seja, farinha do mesmo saco... os resultados falam por si.
A época 2009/2010 foi mal preparada, com contratações descabidas como as de Caicedo e Angulo e sabendo-se que o Sporting vive momentos difíceis a nível financeiro, como justifica Bettencourt a contratação de Sinama Pongole por 6,5 milhões de euros! Pior, "jogou" 6 meses e depois foi emprestado. Tão à espera de retorno? eu não...
Terminada a época, uma das piores da história verde e branca, a nova temporada trouxe, para começar, a saída de João Moutinho do Sporting para o rival FC Porto. "Maçã podre" foi como Bettencourt classificou Moutinho. Meses mais tarde, nas vésperas do clássico contra o Porto, Bettencourt afirmou que Moutinho sempre tinha sido um profissional exemplar. Com ou sem razão, este tipo de declarações nunca se podiam ter antes de um jogo tão importante e depois de ter dito o que disse no início da época.
A tudo isto, junta-se a colecção de Directores Desportivos que passaram pelo Sporting (Pedro Barbosa, Sá Pinto, Salema Garção, Costinha) a que se junta o agora Director Geral, José Couceiro.
Resumindo, foram 1 ano e 7 meses de muitas coisas negativas, e poucas positivas. Desportivamente falando, fazer pior era difícil. Financeiramente, a seu tempo se verá...
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Os erros de Bettencourt
Escrito por Gnitrops à(s) 14:05
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
o grande problema do sporting e ser so doutoureszecos ke de futebol percebem 0 mas parece ke o senhor ke escreveu este artigo e muitos sportinguistas kerem continuar a ser enganados pelo sr.pinto da costa a ficar em 3º ou 4º ja agora a ir buscar pongois(pongolle)por 6.5 com hipotese de ser 7.5 e a ver o braga ir buscar lima, salinopor 500mileuros ke jogam o drobo dos ke nos ca temos.eu voto na lista ke tiver luis duque e nunca em rogeri alves ke e um dotorzeco ke so percebe de leis futebol 0.
O blogue do jose maria martins tem uma ofensa ao sporting que merece resposta.
Saiu o polvo, faltam os tentáculos.
Saudações Leoninas,
Sociedade Sporting
Enviar um comentário