Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sábado, 29 de novembro de 2008

Resultados Futebol Formação

Juniores - 12ª Jornada

Sporting 1-1 Benfica

Golos: William Carvalho

Classificação: 2º Lugar - 27 pontos


Iniciados - 11ª Jornada

Sporting 10-0 Os Elvenses

Golos: Tobias Figueiredo (3), Filipe Chaby (3), David Crespo, Rafael Floro (2) e Francisco Geraldes

Classificação: 1º Lugar - 33 pontos

Futsal - Taça Portugal: Sporting 4-6 Benfica

O Sporting foi esta noite eliminado pelo Benfica na 2ª Eliminatória da Taça de Portugal em jogo disputado no Pavilhão Paz e Amizade em Loures.

O resultado final foi de 4-6. O Sporting, mais uma vez, esteve mal nos aspectos defensivos, tendo consentido vários golos de forma infantil.

Ao intervalo o marcador registava 1-3.

No 2º tempo, o Sporting intensificou a pressão que já tivera na 1ª parte mas não conseguiu ser eficaz na hora da finalização, tendo as individualidades do Benfica aproveitado para resolver o jogo. O Sporting "até" conseguiu sofrer um golo jogando 5 contra 3...incrível! Bebé acabou por ser o melhor jogador em campo.

O Sporting perdeu assim a oportunidade de revalidar o título conquistado na época passada.

Sporting: João Benedito, Davi, Alex (1), Paulinho (2), Deo, João Matos, Bibi e Café

Liga Sagres - 10ª Jornada: Sporting vs V.Guimarães

30 de Novembro
20:15
Liga Sagres - 10ª Jornada
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Ronny, Grimi, Pedro Mendes e Cedric Soares

Médios: Adrien, Izmailov, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Romagnoli

Avançados: Yannick, Tiuí, Hélder Postiga e Liedson

A convocatória para a recepção ao Vitória de Guimarães é marcada por 2 estreias e por muitas ausências. Pedro Mendes, que já tinha sido convocado para a Champions, e Cedric Soares, ambos juniores, estreiam-se em convocatórias no Campeonato. Pedro Mendes é central enquanto Cedric é lateral direito. Ambos falham hoje o derby com o Benfica em Juniores. No que diz respeito a ausências, o panorama não é animador. Lesionados continuam Tonel, Abel, Rochemback e Pedro Silva a que se juntam os castigados Caneira e Derlei. Vukcevic continua de fora mas já vai treinar com o grupo na próxima semana.
Espera-se um jogo complicado frente a uma boa equipa que não tem estado a fazer uma grande temporada.
Ao Sporting pede-se empenho e atitude para levar de vencida o conjunto vimaranense.

Liedson no mercado?

Confesso que já tinha saudades do Gilmar Veloz...ou então não.

Surgiu hoje a notícia que "Liedson está no mercado". Será que vai voltar a trabalhar como repositor de supermercado?

Sempre que se aproxima o periodo de transferências, Gimar Veloz surge do nada e começa a falar em possíveis transferências...é e foi com Liedson, foi com Polga...certo que consegue sempre escolher os timings perfeitos para o fazer... Então mas o Liedson não tem contrato com o Sporting? Quando estava lesionado não se falou constantemente que o jogador estava muito satisfeito em Alvalade e que já havia conversações para a renovação? Para quê agora esta mudança de discurso? Dinheiro à vista para os seus bolsos Sr. Veloz?

"Sim, há interesse de Spartak". Estão a ver o Liedson no Spartak de Moscovo? Frio? Neve? Rússia? Eu não....

Estes empresários cansam!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Visita ao passado - Frank Rijkaard

É verdade, Frank Rijkaard, um dos melhores jogadores holandeses de todos os tempos passou pelo Sporting. Sim, passou, porque não chegou a jogar, foi mesmo só de passagem.

Esta história começa em Outubro de 1987 quando Rijkaard chegou a Lisboa com, o então empresário, Jorge Gonçalves (o popular "Bigodes"). Jorge Gonçalves ambicionava presidir o Sporting e prometeu que colocaria Rijkaard no Sporting tendo 300 mil contos à disposição. Nos dias seguintes Rijkaard assistiu aos treinos do plantel do Sporting mas depressa voltaria para a Holanda por haver divergências nas verbas a pagar ao Ajax. Só em Fevereiro é que o jogador realmente chegou e em apoteose! Foi a loucura no aeroporto de Lisboa com a chegada do holandês... até Dias Ferreira se abraçou a Jorge Gonçalves e chorou como uma criança.



A partir daqui, Rijkaard começou a treinar em Alvalade mas não podia jogar porque a FPF não autorizou (Silva Resende era o Presidente) por alegado atraso na inscrição do jogador.

Rijkaard, triste por não jogar, acabou por rumar ao Saragoça, de forma a não perder a carruagem para o Euro 88. Dias antes da competição, confirmava-se a sua transferência para o AC Milan, com o Sporting a lucrar uma verba entre 115 e 155 mil contos (há quem diga que o Sporting não lucrou nada...). Jorge Gonçalves, um mês depois, era eleito presidente do Sporting, e com ele chegaram muitas 'unhas', mas poucas cumpriram com o que prometera: "neste leão só quem tem unhas toca guitarra". Desde Rodolfo Rodriguez, passando por Carlos Manuel, Douglas, Silas e Eskilsson, todos foram chegando para formar uma grande equipa, coisa que nunca se verificou.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Liga dos Campeões: Sporting 2-5 Barcelona

Respeito a mais!

É certo que era um jogo sem pressão, em que só estava em causa quem ficaria em 1º lugar no grupo. Mas não era necessário estender a passadeira vermelha aos jogadores do Barcelona. O Sporting prestou esta noite claramente vassalagem ao Barcelona, em especial na 1ª parte, com os seus jogadores a temerem os rivais catalães.

Golos consentidos, 2 auto-golos, muita passividade, a isto se resume a noite futebolística do Sporting. O 1º golo do Barcelona surgiu após uma perca de bola a meio-campo do Sporting e a uma falha de Carriço na altura de cortar a bola perante Messi que ofereceu facilmente o golo a Henry. O 2º, pouco depois, nova falha do sector defensivo leonino com Polga infeliz a cortar com a barriga para a própria baliza. Com 0-2 e uma pálida imagem por parte do Sporting se chegou ao intervalo.

No 2º tempo, Paulo Bento deixou o apagadíssimo Romagnoli no balneário e lançou Derlei. O Sporting até entrou melhor mas nova falha defensiva (ingenuidade pura) permitiu a Messi fazer calmamente o 3º golo. Curiosamente, ou talvez não, só após a saída do prodígio argentino é que os leões despertaram e em 3 minutos o Sporting fez 2 golos: Miguel Veloso na cobrança de um livre directo (excelente execução) e Liedson a aproveitar falha na defesa catalã. De um momento para o outro um jogo que parecia perdido estava novamente em aberto. Mas foi sol de pouca dura e o Sporting rapidamente passou do céu ao inferno. Primeiro foi Caneira a fazer novo auto-golo e pouco depois Rui Patrício seria mal expulso e o Sporting sofreria o 2-5 na sequência da grande penalidade assinalada.

Estava assim feito o resultado final tendo vencido a melhor equipa. O Sporting só se pode queixar de si próprio. Onde esteve a atitude demonstrada na Figueira da Foz? Falta também qualidade a esta equipa. Sem Izmailov, Vukcevic e com outros jogadores claramente desinspirados a equipa tem pouca criatividade em campo.

Resta agora ir à Suiça e conquistar os últimos 3 pontos em disputa na 1ª Fase de Grupos da Liga dos Campeões para depois abordar da melhor forma possível os Oitavos de Final da Competição.

Nota: Depois de mais de 20 jogos sem perder em casa, nos últimos 3 jogos, 3 derrotas. Algo vai mal... Espero que regressemos às vitórias caseiras já no próximo fim de semana.


Sporting: Rui Patrício, Caneira, Carriço, Polga, Grimi, Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho, Romagnoli (Derlei, 45 m), Yannick (Tiago, 72 m) e Liedson (Postiga, 78 m).

Suplentes Não utilizados: Adrien Silva, Ronny, Tiuí e Pedro Mendes

Golos: Miguel Veloso (64 min) e Liedson (65 min)


Barcelona: Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Marquez, Pique, Cáceres, Busquets, Gudjohnsen, Xavi (Keita, 74 m), Hleb, Messi (Pedro Rodriguez, 56 m) e Henry (Krkic, 45 m).

Suplentes Não utilizados: José Pinto, Eto’o, Sylvinho e Sánchez.

Golos: Henry (10 m), Polga (17 m pb), Messi (49 m), Caneira (67 m pb), Krkic (73 m, gp)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Liga dos Campeões: Sporting vs Barcelona

26 de Novembro de 2008
19:45
Liga dos Campeões - 5ª Jornada
Estádio Alvalade XXI
Tansmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago

Defesas: Caneira, Polga, Carriço, Pedro Mendes, Ronny e Grimi

Médios: Adrien, Miguel Veloso, Pereirinha, Izmailov, Moutinho e Romagnoli

Avançados: Tiuí, Yannick, Hélder Postiga, Derlei e Liedson

Pedro Mendes! O jovem central ainda júnior é a grande novidade nos convocados do Sporting para o jogo de amanhã. Face a tantas baixas no sector defensivo (Abel, Pedro Silva, Tonel), Paulo Bento chamou Pedro Mendes para completar a convocatória. De fora fica também Rochemback, ainda a recuperar de problemas físicos, bem como Vukcevic pelas razões que se conheçem.

Amanhã espera-se um bom jogo por parte do Sporting onde a única coisa que está em causa é o 1º lugar do grupo! Frente ao Barça de Messi e Cª os jogadores leoninos terão que jogar sem pressão e disfrutar do momento. Do outro lado está uma equipa recheada de estrelas mas que não pode nem vai meter medo.

Eu acredito!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sporting vs Barcelona - Repetir a vitória de 86/87

Há 21 anos vencemos por 2-1!

4ª feira vamos repetir a vitória!

FORÇA SPORTING!

domingo, 23 de novembro de 2008

Futebol Formação - Resultados

Juniores - 11ª Jornada

Vitória Setúbal 0-3 Sporting

Golos: Wilson Eduardo, Pedro Mendes e Amido Baldé

Classificação: 2º Lugar - 26 pts


Juvenis - 9ª Jornada

Sporting 9-2 Eléctrico

Golos: Alexis, Josué Sá, Daniel Pereira, Leandro Albano e Peter Caraballo (2), João Freitas (2) e Daniel Pereira

Classificação: 1º Lugar - 25 pts


Iniciados - 10ª Jornada

Real Massamá 0-10 Sporting

Golos: Tobias Figueiredo, Armindo Bangna (3), Carlos Mané, Iuri Medeiros, Antoninho Silva (2), Rúben Marques e Adónis Romão

Classificação: 1º Lugar - 30 pontos

sábado, 22 de novembro de 2008

Liga Sagres - 9ª Jornada: Naval 0-1 Sporting

Contra tudo e contra todos!

Se há vitórias que moralizam e podem marcar uma época, esta foi, claramente, uma delas. Num jogo atípico, o Sporting demonstrou um grande espírito de grupo, união, entrega e vontade de vencer que superaram todas as adversidades que lhe foram surgindo ao longo dos 90 minutos.

Paulo Bento supreendeu ao colocar 3 avançados em campo, com Postiga a jogar nas costas de Derlei e Liedson. Caneira ocupou a lateral esquerda com Miguel Veloso a jogar como 6. E Postiga até se adaptou bem ao lugar, notando-se mais a sua exibição nos aspectos defensivos que ofensivos, tendo recuperado muitas bolas e estado muito voluntarioso. E o Sporting até marcou cedo, à passagem dos 15 minutos de jogo e logo na 1ª oportunidade de golo que teve. Na sequência de um pontapé de canto a favor da Naval, os leões recuperaram a bola e num rápido contra-ataque Liedson e Derlei desenharam um bonito lance que culminou na assistência do Ninja para o Levezinho facturar à saída do guarda-redes adversário. Estava feito aquele que acabaria por ser o único golo da partida. Pouco minutos volvidos e tudo se podia ter complicado quando o árbitro assinalou uma grande penalidade contra o Sporting por mão de Caneira na área. Rui Patrício, no entanto, rubricou uma excelente defesa e evitou o golo adversário. Patrício que mais uma vez se mostrou muito seguro durante todo o jogo, transmitindo muito segurança aos seus companheiros de defesa. Até ao final da 1ª parte, destaque para 2 oportunidades desperdiçadas por Liedson, que permitiu a defesa ao guarda redes Peiser, e por Izmailov que rematou ligeiramente acima da baliza.

A 2ª parte foi de sofrimento! Tudo começou aos 55 min quando Derlei, mais uma vez, viu o cartão vermelho de forma completamente desnecessária, depois de uma entrada mais feia sobre um adversário. É certo que o brasileiro não necessitava de ter entrado daquela forma mas também é certo que começa a ser muito fácil mostrar cartões vermelhos a jogadores do Sporting. Lembro que ainda há bem pouco tempo, no mesmo estádio, um jogador que usa e abusa das faltas graves, nem amarelo viu por uma entrada bem pior sobre um adversário. Se tudo ficou mais difícil a jogar com 10, pior ficou aos 66 minutos quando Caneira viu o 2º amarelo e também foi expulso. Paulo Bento já tinha tirado Postiga e colocado Pereirinha para equilibrar o meio campo, viu-se obrigado a deslocar Miguel Veloso para lateral esquerdo, ficando Liedson sozinho com as despesas do ataque. Mas como um azar nunca vem só, Abel lesionou-se tendo que entrar para o seu lugar Adrien Silva, que se estreou assim no campeonato, tendo recuado Pereirinha para lateral. Muitas adversidades para um jogo só mas às quais os jogadores leoninos corresponderam sempre com muita bravura! É de notar que a Naval não conseguiu criar uma verdadeira oportunidade de golo na 2ª parte. Notável! Acabaria por ser o Sporting a poder marcar num grande lance de Liedson que só uma grande intervenção de Peiser fez com que não desse golo.

O Sporting regressou assim às vitórias depois do desaire caseiro da jornada passada. Uma vitória difícil mas, sem dúvida, muito saborosa! De negativo, mais uma expulsão de Derlei que prejudicou a equipa. Está na altura de colocar o jogador em sentido...já tem idade e experiência mais do que suficientes para não cometer asneiras deste tipo.


Naval: Peiser; Carlitos (Baradji, 74 min), Paulão, Daniel (Marcelinho, 59 min) e Diego; Lazaroni, Hauw, Davide (Dudu, 59 min) e Bolívia; Marinho e Simplício.

Suplentes não utilizados: Jorge Baptista, Fabrício e Godemech e Saulo


Sporting: Rui Patrício; Abel (Adrien Silva, 73 min), Daniel Carriço, Anderson Polga e Marco Caneira; Miguel Veloso, João Moutinho, Marat Izmailov e Hélder Postiga (Bruno Pereirinha, 64 min); Liedson e Derlei.

Suplentes não utilizados: Tiago, Ronny, Yannick Djaló, Rodrigo Tiuí e Leandro Romagnoli.

Golos: Liedson (15 min)

Futsal - 7ª Jornada: NS Tires 4-7 Sporting

O Sporting regressou esta tardes aos triunfos, ao bater o Núcleo Sportinguista de Tires por 4-7.

Foi um jogo bem disputado onde o Sporting podia ter construído um resultado ainda mais dilatado já que para além dos 7 golos marcados ainda enviou 8 (!) bolas aos postes da baliza adversária.

Ao intervalo o Sporting já vencia por 2-4. Davi foi a figura do jogo ao apontar 3 golos.

Sporting: João Benedito, João Matos (1), Davi (3), Alex (2), Deo, Djo, Paulinho (1), Café, Diogo

Nota: João Matos foi chamado pela 1ª vez aos trabalhos da Selecção A Portuguesa. É, sem dúvida, um prémido para o jovem jogador leonino pelo trabalho que tem vindo a realizar ao serviço do Sporting.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Simon Vukcevic - A saga continua...

Depois da ausência no treino de Domingo, Vukcevic regressou da sua Selecção e ficou hoje a saber que foi multado e irá treinar à parte nos próximos tempos.

Numa nota publicada na ficha do treino, o Sporting revela ter "informado" Vukcevic da sanção disciplinar, "consubstanciada em multa pecuniária", não especificada, e em "treino individualizado até informação em contrário".

Parece-me que é uma penalização justa e já esperada.

Resta saber se o atleta irá acatar a decisão e se de futuro irá agir de outra forma...

-----------------------------Últimas do caso Vukcevic--------------------------------

Ilija Vukcevic (pai do jogador): “Não é importante porque ele vai sair do Sporting em Janeiro”, garantiu, em declarações à imprensa de Podgorica.

Zoran Stojadinovic (empresário): “evidente atrito com o treinador, que tem provocado os últimos acontecimentos.” À TSF, Stojadinovic acusou Paulo Bento de tratamento desigual. Viajar para Montenegro ao domingo tem de ser de manhã, logo, não podia treinar-se. O mais lógico seria o treinador deixá-lo ir, mas disse-lhe que não e autorizou o Stojkovic. Como se explica isto?”

Enfim, já pouco podemos esperar de Vukcevic e "sus amigos". Só espero que o Sporting não saia prejudicado no meio disto tudo.

Liga Sagres - 9ª Jornada: Naval vs Sporting

22 de Novembro de 2008
20:30
Liga Sagres - 9ª Jornada
Estádio Municipal José Bento Pessoa
Transmissão TV: Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago

Defesas: Daniel Carriço, Polga, Ronny, Caneira e Abel

Médios: Adrien, Izmailov, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli

Avançados: Derlei, Yannick, Tiuí, Postiga e Liedson

Para a "Batalha Naval" de amanhã, Paulo Bento tem vários jogadores indisponíveis por lesão. Rochemback, Pedro Silva, Grimi, Tonel não podem dar o seu contributo devido a problemas físicos. Djaló foi convocado mas também está em dúvida já que ontem sofreu um traumatismo no pé.
Apesar das ausências, espera-se que o Sporting consiga regressar às vitórias sob pena de se começar a atrasar cada vez mais na luta pelo título.
Atitude precisa-se!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Visita ao passado - Ivailo Iordanov

Numa altura em que o nome de Iordanov vem a público pelos motivos que menos se desejavam, devido ao seu diferendo com a Direcção do Sporting, o Blog Sporting na Mente prefere destacar o contributo que o Iorda deu ao Sporting ao longo de várias épocas.

Iorda chegou a Alvalade na época 1991/1992 proveniente do clube búlgaro Lokomotiv Gorna. Rotulado de goleador, cedo se percebeu que as suas virtudes eram outras. A raça, a determinação e a entrega ao jogo superavam algumas lacunas técnicas e alguma falta de pontaria na hora de chegar ao golo. Nunca foi um titular indiscutível mas foi sempre um jogador de grande utilidade. Fosse a avançado, médio ou defesa, Iordanov deixava sempre tudo o que tinha em campo.

Foi o primeiro capitão de equipa do Sporting não português a ser ecolhido no iníco de uma temporada para desempenhar tal função. Nas 9 épocas que jogou de leão ao peito, 1 jogo ficou na memória de todos: a Final da Taça de Portugal da época 94/95. Há 13 anos que o Sporting nada vencia e naquela tarde Iordanov fez provavelmente o melhor jogo da sua carreira ao apontar os 2 golos do triunfo leonino sobre o Marítimo e ter travado um "duelo" inesquecível com o guarda redes Ewerton. Nesse mesmo ano, Iorda conquistou ao serviço da Bulgária um brilhante 4º lugar no Mundial de Futebol.

A vitória mais importante de Iordanov foi, no entanto, a de ter superado uma doença, a Esclerose Múltipla (já antes tinha tido um acidente de automóvel que também o afastou dos relvados algum tempo). Apesar de algumas vozes que se levantaram contra (Simões de Almeida referiu que Iordanov estava acabado para o futebol), Iordanov mostrou mais uma vez o lutador que é e regressou aos relvados, fazendo ainda mais 4 épocas pelo Sporting antes de abandonar a carreira em 2001. Em 2000 cumpriu um dos seus sonhos e foi Campeão Nacional de leão ao peito.

Depois de retirado do futebol, Iordanov ainda continuou ligado ao Sporting como treinador principal da extinta equipa B.

Em relação ao actual diferendo de Iordanov com o Sporting, é urgente que a SAD do Sporting abra de uma vez por todas os olhos e deixe de envergonhar o bom nome do Sporting Clube de Portugal! Lembre-se que a 27 de Outubro o Tribunal da Relação deu razão a Iordanov tendo condenado o Sporting a organizar um jogo de homenagem ao jogador búlgaro (mais do que merecido!). Agora os senhores administradores, como não têm mais nada de interessante para fazer, não assumem a derrota e recorreram para o Supremo Tribunal de Justiça. Ridículo...

Obrigado por tudo Iorda!




Brasil 6-2 Portugal

Carlos Queiroz continua o seu bom trabalho à frente da Selecção Portuguesa...

"E o burro sou eu?!"

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Liga Intercalar - 4ª Jornada: Sporting 1-0 Torreense

Sporting: Rúben Luís; Ricardo Alves, Pedro Mendes (Cédric Soares 45 min), Ignácio Ameli e Michael Santos (Nuno Reis 45 min); Luís Almeida, Alex Zahavi (Diogo Rosado 43 min), Renato Neto (André Martins 57 min), Luís Oliveira; Wilson Eduardo (Amido Baldé 57 min) e José Lopes

Golos: José Lopes (89 min)

Classificação:

1º Estrela Amadora - 9 pts
2º Mafra - 9 pts
3º Belenenses - 8 pts
4º Benfica - 6 pts
Sporting - 5 pts
6º Torreense - 0 pts

Próxima Jornada (03/12/2008):

Torreense - Belenenses
Mafra - Estrela Amadora
Benfica - Sporting

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Rui Mendes


TAMBÉM FORAM ELES!

NOJO NACIONAL!

Simon Vukcevic - Fim à vista

Não bastava a derrota de ontem à noite frente ao Leixões e os problemas que por si só daí advêm, eis senão Simon Vukcevic nos brinda com mais uma das suas já famosas atitudes.

Aparentemente, o jogador montenegrino viajou para o Montenegro para representar a sua Selecção, faltando ao treino matinal e não comunicando ao Sporting a sua decisão.

O clube leonino informa, através do seu site, crer que o médio montenegrino «terá antecipado a sua integração na Selecção», contudo, «sem a devida autorização da SAD».
A ausência de Vukcevic vai, agora, ser analisada pelo departamento jurídico do Sporting, a quem o «assunto foi remetido».

Assim, dificilmente Simon Vukcevic voltará a jogar de leão ao peito. As atitudes ficam com quem as praticam e se Vukcevic tinha alguma razão em toda esta novela está a perdê-la (se é que já não a perdeu).

domingo, 16 de novembro de 2008

Sporting e a Finalização

8 Golos!

8 golos apenas marcados em 8 jornadas. Muito pouco para um clube que luta pelo título. Pior ainda se notarmos que desses 8 golos, 6 foram marcados nas primeiras 3 jornadas. Só 7 equipas da Liga Sagres é que conseguem ter menos golos marcados.

Até à 3ª jornada, nos jogos com Trofense, Braga e Belenenses o Sporting tinha 6 golos marcados, o que faz uma média de 2 golos por jogo. De lá para cá, apenas 2 (!!) golos marcados sendo que só 1 desses golos deu triunfo. De resto, 3 jogos sem marcar o que perfaz 2 golos em 5 jogos o que é manifestamente pouco e muito preocupante.

Se defensivamente a equipa mostra ser segura (apenas 6 golos sofridos), ofensivamente ainda apresenta muitas lacunas. O 4x4x2 losango normalmente permite ao Sporting ter muita posse de bola mas essa posse de bola não é traduzida em muito volume de jogo ofensivo nem em oportunidades de golo. É raro assistir-se nos jogos do Sporting a uma pressão sufocante que faz com que os adversários não consigam sair da sua zona defensiva. A equipa ora joga muito com passes curtos entre os seus médios ora usa e abusa do passe longo da defesa para o ataque sem muito sucesso. Apesar do modelo de jogo estar bem definido a equipa muitas vezes parece perdida em campo, num deserto de ideias. O 10 da equipa, Romagnoli, é muito inconstante. Miguel Veloso e Rochemback, apesar da boa qualidade de passe, não conseguem jogar rápido. João Moutinho é pau para toda a obra mas não é um "maestro". Izmailov é o que ainda mais desiquilibra mas também ele muitas vezes anda desaparecido do jogo (ainda ontem mal se viu). Pereirinha quando chamada nada de novo tem trazido à equipa e Simon não tem sido opção.

Outro facto curioso é que o período em que o Sporting menos marca para o campeonato coincide com o regresso de Liedson. Dos 2 golos marcados, 1 foi por Moutinho (de penalty frente ao Porto) e outro pelo levezinho em Vila do Conde. Liedson dependência? É provável...basta ver que Liedson resolveu para a Taça em Leiria e frente ao Shakhtar na Ucrância e também marcou para a Taça com o Porto. Só Derlei também fez o gosto ao pé no jogo com os ucranianos em Alvalade. No Campeonato, o melhor marcador do Sporting continua a ser Hélder Postiga com 2 golos marcados (Braga e Belenenses) na tal fase positiva da equipa até à 3ª jornada. De lá para cá, nada. Djaló que começou muito bem a época eclipsou-se! Derlei mostra-se sempre muito lutador, mas também tem andado arredado dos golos. Tiuí raramente é opção.

Outro aspecto preocupante está nas bolas paradas. Ontem foi mais um bom exemplo com o Sporting a dispor de vários pontapés de canto e livres sem daí tirar qualquer proveito e com a maioria dos lances a serem mal cobrados. Falta de trabalho específico? Falta de qualidade nos executantes? Algo está mal...

Sem golos não há vitórias e torna-se por isso urgente o Sporting começar a marcar!

Futebol Formação - Resultados

Juniores - 10ª Jornada

Sporting 6-0 Torreense

Golos: Wilson Eduardo, Renato Santos (2), Renato Neto, Amido Baldé (2)

Classificação: 3º Lugar - 23 pontos


Iniciados - 9ª Jornada

Sporting 7-0 Barreirense

Golos: Armindo Bangna (2), Antoninho Silva, Carlos Mané (2), Tiago Bernardo e Edilino

Classificação: 1º lugar - 1º Lugar - 27 pontos

Futsal - 6ª Jornada: Mogadouro 4-4 Sporting

O Sporting continua a não acertar o passo no Campeonato Nacional de Futsal. Mais 2 pontos perdidos, desta vez em Mogadouro, ao empatar a 4 bolas.

O Sporting até esteve a vencer por 0-2, mas acabou por não conseguir segurar o resultado (onde é que já vimos este filme?). O Mogadouro chegou mesmo a estar a vencer por 3-2. O Sporting voltou a ter o ascendente da partida e fruto disso ficou em vantagem (4-3), mas de seguida o Mogadouro empatou novamente o jogo, fixando assim o resultado final.

Em 6 jornadas, o Sporting tem 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, somando apenas 8 pontos. Muito pouco para uma equipa que se diz querer lutar pelo título...


Sporting: João Benedito, Cristiano, Paulinho, Diogo, Zézito, Bibi, Djo, João Matos, Deo (1), Davi, Alex (2) e Café (1)

sábado, 15 de novembro de 2008

Liga Sagres - 8ª Jornada: Sporting 0-1 Leixões

Assim não!

O Sporting perdeu esta noite pela 3ª vez na Liga Sagres, em apenas 8 jornadas. Pior ainda, foi a 2ª derrota consecutiva em casa. Perdeu assim o Sporting o jogo e a oportunidade de igualar o Leixões no 1º lugar da Classificação.

Este foi mais um daqueles jogos em que parece que o Sporting podia ficar a noite toda a jogar que não iria conseguir marcar qualquer golo. Não que tivesse feito um bom jogo, porque não fez, mas porque jogou o suficiente para conseguir vencer a partida falhando no entanto na concretização. Na primeira parte foram pelo menos 3 as oportunidades de golo flagrantes: a primeira à passagem dos 18 min com Romagnoli isolado na cara de Beto a permitir a defesa do Guarda Redes; depois um cabeceamento de Carriço por cima da baliza; finalmente Postiga isolado novamente a permitir a defesa de Beto. Ao intervalo o nulo era escasso para o domínio de jogo leonino. De salientar a dupla substituição por lesão: Rochemback saiu lesionado entrando Pedro Silva para o seu lugar que só aguentou 10 minutos em campo tendo também sido substituído por Grimi (porque é que não entrou logo o argentino em campo?)

Na 2ª parte o Sporting continuou mais dominador mas sempre com a sensação de ser tudo feito em esforço, com pouca clarividência. A 1ª ameaça do Leixões surgiu aos 60 min com Rui Patrício a efectuar uma boa defesa. Postiga logo de seguida podia ter marcado mas mais uma vez Beto evitou. Até que aos 68 min uma perca de bola de Izmailov permitiu a Roberto Souza fazer o golo do Leixões. Era o balde de água fria em Alvalde. Paulo Bento ainda arriscou retirando Carriço e fazendo entrar Djaló. O Sporting ainda desperdiçou algumas oportunidades mas podia até ter sofrido uma derrota maior já que desguarneceu a sua defesa em procura do golo.

O Sporting perdeu assim frente a este surpreendente Leixões que jogou para não perder e acabou por conseguir os 3 preciosos pontos. Uma equipa que se diz candidata ao título não se pode dar ao luxo de perder tantos pontos em casa. Se animicamente a equipa já não estava bem depois da eliminação da Taça de Portugal, com esta derrota as coisas certamente que ficam ainda mais complicadas.

Avizinha-se mais uma semana difícil em Alvalade...


Sporting: Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço (Djaló 71 min), Polga e Miguel Veloso; Rochemback (Pedro Silva 36 min) (Grimi 44 min) , João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Postiga e Liedson

Suplentes não utilizados: Ricardo Baptista, Adrien, Pereirinha e Derlei


Leixões: Beto; Vasco Fernandes, Joel, Élvis e Laranjeiro; Bruno China, Roberto Sousa, Hugo Morais e Diogo Valente (Zé Manuel 74 min); Braga (Sandro 90 min) e Wesley (Nwoko 87 min)

Suplentes não utilizados: Berger, Ruben, Diogo Luís e Marques

Golos: Roberto Souza (68 min)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Liga Sagres - 8ª Jornada: Sporting vs Leixões

15 de Novembro de 2008
20:30
Liga Sagres - 8ª Jornada
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: RTP1 e Sport TV1

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patricio e Ricardo Baptista;

Defesas: Abel, Pedro Silva, Polga, Daniel Carriço, Ronny, Grimi;

Médios: Adrien, Izmailov, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Rochemback, Moutinho e Romagnoli;

Avançados: Derlei, Yannick, Tiuí, Postiga e Liedson.

São 20 os convocados de Paulo Bento para a recepção ao líder Leixões. De destacar o regresso de Derlei após castigo. De fora fica o castigado Caneira, expulso na Taça de Portugal, Tonel ainda a recuperar de lesão e Vukcevic por opção (mais uma vez...).
Certa é a titularidade de Daniel Carriço ao lado de Anderson Polga no centro da defesa leonina.
Espera-se uma grande afluência de público neste que é o jogo dos Núcleos e onde o preço dos bilhetes variam entre os 5€-10€.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Taça da Liga - Sorteio 3ª Fase

Realizou-se esta tarde o sorteio da 3ª Fase da Taça da Liga - Carlsberg Cup. Esta fase já conta com os 6 primeiros classificados da última época a que se juntam os 6 apurados da 2ª Fase.

O Sporting irá defrontar o Marítimo, o Paços de Ferreira e o Rio Ave. Estas 4 equipas compõem o Grupo B. Qualificam-se para as meias-finais (04 de Fevereiro) os três primeiros de cada grupo e o melhor segundo.

Relembre-se que o Sporting foi finalista vencido a época passada tendo o troféu sido conquistado pelo Vitória de Setúbal.

Sorteio das Equipas:

Grupo A

FC Porto, Vitória de Setúbal, Nacional e Académica

Grupo B

Sporting, Marítimo, Paços de Ferreira e Rio Ave

Grupo C

Benfica, Vitória de Guimarães, Belenenses e Olhanense

Calendário de Jogos:

1ª jornada (07 de Janeiro de 2009)

Grupo A: FC Porto-Vitória de Setúbal e Académica-Nacional
Grupo B: Sporting-Marítimo e Paços de Ferreira-Rio Ave
Grupo C: Vitória de Guimarães-Benfica e Olhanense-Belenenses

2ª jornada (14 de Janeiro)

Grupo A: Vitória de Setúbal-Académica e Nacional-FC Porto
Grupo B: Marítimo-Paços de Ferreira e Rio Ave-Sporting
Grupo C: Benfica-Olhanense e Belenenses-Vitória de Guimarães

3ª jornada (18 de Janeiro)

Grupo A: FC Porto-Académica e Vitória de Setúbal-Nacional
Grupo B: Sporting-Paços de Ferreira e Marítimo-Rio Ave
Grupo C: Vitória de Guimarães-Olhanense e Benfica-Belenenses

Visita ao passado - Pala de Alvalade

Decorria o Verão de 1992, a equipa já se encontrava em pré-época, e o Universo Leonino foi abalado por uma notícia de todo inesperada:

Um parecer do Laboratório Nacional de Engenharia Civil apontava para riscos imediatos de queda da cobertura da antiga bancada central!

Seguiu-se a interdição da zona da bancada por Despacho da Secretaria de Estado da Cultura (da responsabilidade de Pedro Santana Lopes...não acerta uma o rapaz) tendo o Sporting realizado mesmo o 1º jogo da época com o Tirsense (empate a 0) com a bancada central encerrada! Uma vergonha... Lembro-me que durante o jogo a Juventude Leonina ameaçou invadir o espaço da bancada central como forma de protesto!

É então que surge em cena o Engº Edgar Cardoso tendo ficado célebres as imagens do Engº a pular em cima da pala garantindo que " é mais segura do que o Viaduto Duarte Pacheco".

A situação foi então desbloqueada, a pala foi reforçada e só veio abaixo aquando da construção do novo Estádio Alvalade XXI.

Antes, como agora, o Sporting sempre a ser prejudicado.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Liga Intercalar - 3ª Jornada: Sporting 1-2 E.Amadora

Sporting: Ricardo Batista; André Oliveira (Diogo Amado 45m), Ignácio Améli, Ricardo Alves e Michael Santos (Diogo Rosado 45m); Luís Almeida, Renato Santos (Alexis Quintulen 58m), Gregory Garza, Henrique Gomes (Amido Baldé 65m); José Lopes e Luís Oliveira (André Martins 65m)

Suplentes não utilizados: Victor Golas e Pedro Mendes

Golos: José Lopes (34 m)

Marcha do marcador: 0-1, 1-1, 1-2

Classificação:

1º Mafra - 9 pts
2º Estrela Amadora- 6 pts
3º Benfica - 6 pts
4º Belenenses - 5 pts
Sporting - 2 pts
6º Torreense - 0 pts

Próxima Jornada (19/11/2008):

Estrela Amadora - Benfica
Belenenses - Mafra
Sporting - Torreense

Sporting vs Leixões - Todos a Alvalade!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Bruno Paixão

Bruno Paixão.

É este o nome do árbitro internacional que, mais uma vez, nos brilhou a todos com mais umas das suas milaborantes arbitragens.

Sem pensar muito, vem-me logo à memória a 1ª grande arbitragem deste senhor, no ano de 2000: o célebre Campomaiorense - Porto em que houve desde expulsões, a casos de arbitragens, lambadas entre Vítor Baia e Morcela...um circo! O senhor árbitro em questão foi punido durante alguns meses.

Pouco tempo depois, Paixão foi acusado de atentado ao pudor por duas agentes da policia após um jogo em Coimbra entre a Académica e o Imortal de Albufeira já que começou a passear-se à porta do balneário de toalha à cintura e depois todo nu dentro do mesmo. Belo exemplo dado por um pai de família...

Benfiquista de coração, este senhor também teima em prejudicar o Sporting. Quem não se lembra dum Boavista - Sporting em que Paixão com o Sporting a vencer por 0-1 conseguiu expulsar Rui Jorge e mais tarde Pedro Barbosa. Rui Jorge viria mais tarde a ver o seu castigo retirado...é pena é que já tivesse cumprido castigo e o Sporting perdido o jogo...

Mais recentemente (há 2 épocas), mais uma vez o "visionário" Paixão lembrou-se de assinalar uma grande penalidade no estádio dos Barreiros contra o Sporting numa falta cometida bem fora da área. Vá lá que o Rui Patrício no seu jogo de estreia conseguiu defender.

Depois, a trágico-comédia do último Sábado. Uma arbitragem vergonhosa, como não há memória. Um "nojo" como referiu, e bem, Paulo Bento! Amarelos atrás de amarelos, 3 vermelhos, vários penalties por marcar (para ambos os lados)...enfim, uma catadupa de disparates.

E agora o que irá acontecer a este senhor? irá continuar a passear-se pelos relvados nacionais e até mesmo internacionais? Ou virá a APAF insurgir-se contra o Paulo Bento em vez de criticar a arbitragem do seu associado?

E o Bruno Paixão se tivesse um pingo de vergonha naquela cara também podia vir a público admitir os erros cometidos.
Assim vai a arbitragem em Portugal...

domingo, 9 de novembro de 2008

Taça de Portugal - 4ª Eliminatória: Sporting 1-1 (4-5gp) Porto

Na lotaria...

O Sporting foi afastado esta noite da Taça de Portugal ao perder no desempate por grandes penalidades. Mais uma vez o Sporting não foi feliz na lotaria dos penalties.

Paulo Bento viu-se obrigado a fazer uma alteração de última hora face à lesão de Grimi. Miguel Veloso entrou para lateral esquerdo e Romagnoli foi chamado para o meio campo. De resto, a equipa habitual. E o Sporting fez uma grande 1ª parte! Como há muito não se via. O Porto foi uma equipa banal nas garras do leão e só a falta de eficácia fez com que o Sporting não pudesse ter talvez resolvido o jogo no 1º tempo. Izmailov com um remate por cima, Rochemback a obrigar Helton a grande defesa e Postiga a cabecear para nova defesa do brasileiro deram o aviso para o golo de Liedson à passagem do minuto 29. O brasileiro aproveitou uma falha da defesa portista e cabeceou para a baliza do desamparado Helton. Era o corolário do domínio do Sporting. Até ao intervalo o Sporting continuou a dominar mais e a jogar melhor mas não conseguiu ampliar o marcador.

No 2º tempo, o Porto mexeu na equipa e começou a tentar jogar mais no último reduto verde e branco. Mas foi do Sporting a 1ª grande oportunidade com João Moutinho a corresponder muito bem de cabeça a um grande cruzamento de Miguel Veloso mas novamente Helton com uma grande defesa salvou o Porto. Porto que acabaria por empatar num lance individual de Hulk que correu 50 metros com a bola e fusilou Rui Patrício. A partir daqui, o Sporting começou a tentar procurar um novo golo mas sofreu um grande revéz quando Bruno Paixão decidiu tornar-se o protagonista do jogo e expulsou de forma incompreensível Marco Caneira. O Sporting mesmo com 10 unidades nunca perdeu o controlo do jogo mas teve que baixar o ritmo do mesmo. A 10 minutos do fim Pedro Emanuel também viu o cartão vermelho e a partir daqui o Sporting foi para cima do Porto tentanto evitar o prolongamento. Bruno Paixão fez vista grossa a uma clara mão dentro da área de Rolando. O golo não apareceu e foi necessário jogar mais 30 minutos.

No prolongamento destaque para um grande remate de Abel a proporcionar mais uma boa defesa a Helton e para a expulsão já perto do final de Hulk por simular uma grande penalidade (este senhor é um verdadeiro "Simulão"!).

Nos penalties, o Porto foi mais feliz. Rochemback e Abel falharam no lado do Sporting.

A equipa mais feliz acaba por ser apurada, não aquela que jogou melhor e que mais fez por ganhar.

Sporting: Rui Patrício; Abel, Caneira, Polga, Miguel Veloso, Rochemback, Moutinho, Izmailov, Romagnoli (Pedro Silva, 68 m), Postiga (Yannick Djaló, 81 m) e Liedson

Suplentes não utilizados: Tiago, Carriço, Ronny, Tiuí e Pereirinha

Golos: Liedson (28 m).


Porto: Helton; Fucile (Lino, 99 m), Rolando, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fernando, Meireles (Rodriguez, 56 m), Mariano Gonzalez (Tomás Costa, 45 m), Lucho, Hulk e Lisandro

Suplentes não utilizados: Nuno, Stepanov, Tarik e Pelé.

Golo: Hulk (59 m).

Grandes Penalidades:

Veloso, Tiuí, Moutinho e Polga marcaram. Rochemback e Abel falharam.
Lisandro, Tomás Costa, Lino, Bruno Alves e Rodriguez marcaram. Lucho falhou.

Futebol Formação - Resultados

Juniores - 9ª Jornada

Nacional 2-1 Sporting

Golos: Pedro Mendes

Classificação: Sporting - 4º lugar - 20 pontos


Juvenis - 8ª Jornada

Sporting 3-0 Real

Golos: Daniel Pereira (2) e Nathan

Classificação: Sporting - 1º lugar - 22 pontos


Iniciados - 8ª Jornada

Odivelas 0-8 Sporting

Golos: Armindo Bagna, Carlos Mané (2), Frederick Maciel, Bruno Moreira, Alexandre Guedes (2) e Adónis Romão

Classificação: Sporting - 1º lugar - 24 pontos

sábado, 8 de novembro de 2008

Futsal - 5ª Jornada: Sporting 3-1 Sassoeiros

O Sporting regressou esta tarde às vitórias ao vencer o Sassoeiros por 3-1, num jogo disputado em Ansião.

Foi uma vitória justa mas difícil, só construída na 2ª parte. Na 1ª parte assistiu-se a um jogo lento, com maior domínio dos leões. Só perto do fim da 1ª parte o Sporting realmente assustou o adversário dispondo de algumas boas oportunidades por Alex que rematou por 2 vezes ao poste da baliza e num outro lance rematou ao lado com a baliza aberta.

Na 2ª parte o Sporting esteve melhor e, sobretudo, mais eficaz! Marcou cedo, por Alex, que assim se redimiu dos lances falhados na 1ª parte. O 2-0 foi marcado pelo regressado Paulinho, que fez golo na única vez que tocou na bola no jogo. Melhor regresso era difícil. O jogo ficou sentensiado com o 3º golo da autoria de Deo. O Sporting acabou por consentir já perto do final do jogo o tento de honra do Sassoeiros.

Nota negativa para a transmissão televisiva da SIC. Em nada abona a divulgação da modalidade.

Sporting: João Benedito, João Matos, Davi, Zézito, Deo (1), Café, Bibi, Djo, Alex (1), Paulinho

Taça de Portugal - 4ª Eliminatória: Sporting vs Porto

9 de Novembro
20:45
Taça de Portugal - 4ª Eliminatória
Estádio Alvalade XXI
Transmissão TV: TVI

Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Tiago

Defesas: Pedro Silva, Abel, Polga, Caneira, Daniel Carriço, Ronny e Grimi

Médios: Miguel Veloso, Rochemback, João Moutinho, Pereirinha, Romagnoli e Izmailov

Avançados: Tiuí, Yannick, Hélder Postiga e Liedson

São 19 os jogadores convocados por Paulo Bento para o importante jogo com o Porto. Em relação ao que vem sendo habitual, Ronny e Tiuí regressam, ficando de fora Derlei por castigo e Tonel devido a lesão. Como vem sendo hábito, Simon Vukcevic continua fora das opções do treinador leonino.
Ao Sporting só a vitória interessa rumo ao Jamor! Não se podem cometer os erros cometidos no jogo para o Campeonato. Ambas as equipas vêm de vitórias importantes para a Liga dos Campeões sendo por isso de esperar um bom espectáculo com uma boa afluência de público (os preços dos bilhetes são convidativos).

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Papoilas Saltitantes



Lá diz a música, e parece que com razão, "São papoilas saltitantes"...

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Visita ao passado - Paulinho

A visita ao passado de hoje do Sporting é ao mesmo tempo uma visita ao presente e, porque não, ao futuro.

Paulo Gama, mais conhecido por todos por "Paulinho", é um dos técnicos de equipamentos do Sporting (vulgo roupeiro) e está em Alvalade há mais de 20 anos. Paulinho, “Coxo” para os jogadores, é uma das figuras mais carismáticas do clube leonino e porque não, do futebol internacional. Em 2000, a UEFA chegou mesmo a distinguir o trabalho social do Sporting através do roupeiro do clube com o galardão “Os 7 Magníficos”. Em 2007, foi homenageado nos Prémios Stromp onde recebeu um prémio especial e na hora dos agradecimentos dedicou-o aos saudosos Vitor Damas e António Livramento pela forma como o receberam no clube, quando nele entrou ainda muito miúdo. De louvar...

Paulinho foi abandonado pela mãe quando era muito novo, mas “renasceu” desde que passou a fazer parte do universo do Sporting. Paulinho entrou em Alvalade pela mão de Carlos Antunes, antigo gestor de recursos humanos, tendo começado a trabalhar na equipa de futebol de Juvenis. Contava então 16 anos de idade e vivia numa instituição de deficientes sendo a sua característica principal a de que se tratava de alguém cuja referência e modo de lhe fixar a atenção ter a ver unicamente com tudo o que se relacionava com o Sporting.

Depois, é a história que todos conhecemos. Paulinho é a "alma" do balneário do Sporting...treino sem o meinho com o "coxo" não é treino..."moshes" ao coxo...despir o coxo...tudo momentos de grande convívio entre o plantel e o roupeiro que só mostram que o grupo é unido.

Quem não se lembra dos "mil escudos" por cada golo que o Sá Pinto marcava..."Então Sr. Sá, mais um golito?"...ou das almoçadaras em casa do Custódio e do João Alves (sempre à borla claro!), as apostas com o Caneira...mil e uma histórias desde "míudo em corpo de homem" que só enchem de orgulho os sportinguistas.

Se há alguém que seja um bom exemplo para a mensagem "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória" esse alguém é, sem dúvida, o nosso Paulinho!

Fica a homenagem mais do que merecida do Blog Sporting na Mente.



Liga Intercalar - 2ª Jornada: Belenenses 2-2 Sporting

Sporting: Ricardo Batista; Cédric Soares (Diogo Amado, 60 m), Daniel Carriço, Nuno Reis (Pedro Mendes, 77 m), Ronny, Adrien Silva, Renato Santos (Diogo Rosado, 45 m), André Martins (Rabiu Ibrahim, 45 m), Luís Almeida, Alex Zahavi (Amido Balde, 68 m) e Tiuí.

Suplentes não utilizados: Victor Golas e Henrique Gomes.

Golos: Tiuí (43 e 75 min)

Marcha do marcador: 1-0, 1-1, 2-1 e 2-2

Classificação:

1º Mafra - 6 pts
2º Belenenses - 5 pts
3º Estrela Amador - 3 pts
4º Benfica - 3 pts
5º Sporting - 2 pts
6º Torreense - 0 pts

Próxima Jornada (12/11/2008):

Benfica - Belenenses
Torreense - Mafra
Sporting - Estrela Amadora

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Futsal - 5ª Jornada: Sporting - Sassoeiros

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops