Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sábado, 22 de novembro de 2008

Liga Sagres - 9ª Jornada: Naval 0-1 Sporting

Contra tudo e contra todos!

Se há vitórias que moralizam e podem marcar uma época, esta foi, claramente, uma delas. Num jogo atípico, o Sporting demonstrou um grande espírito de grupo, união, entrega e vontade de vencer que superaram todas as adversidades que lhe foram surgindo ao longo dos 90 minutos.

Paulo Bento supreendeu ao colocar 3 avançados em campo, com Postiga a jogar nas costas de Derlei e Liedson. Caneira ocupou a lateral esquerda com Miguel Veloso a jogar como 6. E Postiga até se adaptou bem ao lugar, notando-se mais a sua exibição nos aspectos defensivos que ofensivos, tendo recuperado muitas bolas e estado muito voluntarioso. E o Sporting até marcou cedo, à passagem dos 15 minutos de jogo e logo na 1ª oportunidade de golo que teve. Na sequência de um pontapé de canto a favor da Naval, os leões recuperaram a bola e num rápido contra-ataque Liedson e Derlei desenharam um bonito lance que culminou na assistência do Ninja para o Levezinho facturar à saída do guarda-redes adversário. Estava feito aquele que acabaria por ser o único golo da partida. Pouco minutos volvidos e tudo se podia ter complicado quando o árbitro assinalou uma grande penalidade contra o Sporting por mão de Caneira na área. Rui Patrício, no entanto, rubricou uma excelente defesa e evitou o golo adversário. Patrício que mais uma vez se mostrou muito seguro durante todo o jogo, transmitindo muito segurança aos seus companheiros de defesa. Até ao final da 1ª parte, destaque para 2 oportunidades desperdiçadas por Liedson, que permitiu a defesa ao guarda redes Peiser, e por Izmailov que rematou ligeiramente acima da baliza.

A 2ª parte foi de sofrimento! Tudo começou aos 55 min quando Derlei, mais uma vez, viu o cartão vermelho de forma completamente desnecessária, depois de uma entrada mais feia sobre um adversário. É certo que o brasileiro não necessitava de ter entrado daquela forma mas também é certo que começa a ser muito fácil mostrar cartões vermelhos a jogadores do Sporting. Lembro que ainda há bem pouco tempo, no mesmo estádio, um jogador que usa e abusa das faltas graves, nem amarelo viu por uma entrada bem pior sobre um adversário. Se tudo ficou mais difícil a jogar com 10, pior ficou aos 66 minutos quando Caneira viu o 2º amarelo e também foi expulso. Paulo Bento já tinha tirado Postiga e colocado Pereirinha para equilibrar o meio campo, viu-se obrigado a deslocar Miguel Veloso para lateral esquerdo, ficando Liedson sozinho com as despesas do ataque. Mas como um azar nunca vem só, Abel lesionou-se tendo que entrar para o seu lugar Adrien Silva, que se estreou assim no campeonato, tendo recuado Pereirinha para lateral. Muitas adversidades para um jogo só mas às quais os jogadores leoninos corresponderam sempre com muita bravura! É de notar que a Naval não conseguiu criar uma verdadeira oportunidade de golo na 2ª parte. Notável! Acabaria por ser o Sporting a poder marcar num grande lance de Liedson que só uma grande intervenção de Peiser fez com que não desse golo.

O Sporting regressou assim às vitórias depois do desaire caseiro da jornada passada. Uma vitória difícil mas, sem dúvida, muito saborosa! De negativo, mais uma expulsão de Derlei que prejudicou a equipa. Está na altura de colocar o jogador em sentido...já tem idade e experiência mais do que suficientes para não cometer asneiras deste tipo.


Naval: Peiser; Carlitos (Baradji, 74 min), Paulão, Daniel (Marcelinho, 59 min) e Diego; Lazaroni, Hauw, Davide (Dudu, 59 min) e Bolívia; Marinho e Simplício.

Suplentes não utilizados: Jorge Baptista, Fabrício e Godemech e Saulo


Sporting: Rui Patrício; Abel (Adrien Silva, 73 min), Daniel Carriço, Anderson Polga e Marco Caneira; Miguel Veloso, João Moutinho, Marat Izmailov e Hélder Postiga (Bruno Pereirinha, 64 min); Liedson e Derlei.

Suplentes não utilizados: Tiago, Ronny, Yannick Djaló, Rodrigo Tiuí e Leandro Romagnoli.

Golos: Liedson (15 min)

6 comentários:

Armando Silva disse...

Hoje merecemos este triunfo pela luta e querer dos nosso jogadores... É desta atitude que precisamos para o resto da temporada... Muito querer, muito suor, muita luta e muita vontade!!!

Grande abraço caro amigo

Anónimo disse...

Análise perfeita do que se passou neste jogo... uma vez mais.
Parabéns, Gni.
Uma vitória contra o Barcelona vinha mesmo a calhar agora :P

Anónimo disse...

Este teu comentário está certinho mas; as criticas que fazes ao Derlei,devias fazêlas ao palhaço de preto que mais não fêz do que cumprir com as ordens dos porcos Pres. da APAF/e Vitor Pereira,estes bandalhos apostaram em abater o SCP.São estes que fazem a morte do SCP e não aqueles que Dias da Cunha ataca.Nos teus comentários não esqueças os INIMIGOS do SCP

Gnitrops disse...

Certo que o árbitro teve mal ao não expulsar o Carlitos pela entrada ao Derlei...se o tivesse feito o Derlei não reagia daquela forma.

Mas reafirmo que o Derlei já devia ter maturidade suficiente para não reagir daquela maneira! Prejudicou-se a ele e, principalmente, prejudicou o Sporting.

Agora, pelo menos, fica 2 jogos na bancada...

Tite disse...

O positivo foi o regresso às vitórias e ter-se visto uma tentativa de PB dar mais dinamismo à equipa. Acresce todo o sacrifício necessário aos 9 para não deixar fugir os 3 pontos.
O negativo foram as expulsões.
O penoso foi ver o jogo todo desenrolado frente à baliza do Rui Patrício que esteve impecável.
Desta já nos "safemos". Venha o próximo.
Rugidos de confiança

Visconde disse...

Suor, Liedson e Patricio...
Houvesse sempre tanta vontade e garra e o campeonato estava ganho!!!

SL

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops