Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Visita ao passado - Ivailo Iordanov

Numa altura em que o nome de Iordanov vem a público pelos motivos que menos se desejavam, devido ao seu diferendo com a Direcção do Sporting, o Blog Sporting na Mente prefere destacar o contributo que o Iorda deu ao Sporting ao longo de várias épocas.

Iorda chegou a Alvalade na época 1991/1992 proveniente do clube búlgaro Lokomotiv Gorna. Rotulado de goleador, cedo se percebeu que as suas virtudes eram outras. A raça, a determinação e a entrega ao jogo superavam algumas lacunas técnicas e alguma falta de pontaria na hora de chegar ao golo. Nunca foi um titular indiscutível mas foi sempre um jogador de grande utilidade. Fosse a avançado, médio ou defesa, Iordanov deixava sempre tudo o que tinha em campo.

Foi o primeiro capitão de equipa do Sporting não português a ser ecolhido no iníco de uma temporada para desempenhar tal função. Nas 9 épocas que jogou de leão ao peito, 1 jogo ficou na memória de todos: a Final da Taça de Portugal da época 94/95. Há 13 anos que o Sporting nada vencia e naquela tarde Iordanov fez provavelmente o melhor jogo da sua carreira ao apontar os 2 golos do triunfo leonino sobre o Marítimo e ter travado um "duelo" inesquecível com o guarda redes Ewerton. Nesse mesmo ano, Iorda conquistou ao serviço da Bulgária um brilhante 4º lugar no Mundial de Futebol.

A vitória mais importante de Iordanov foi, no entanto, a de ter superado uma doença, a Esclerose Múltipla (já antes tinha tido um acidente de automóvel que também o afastou dos relvados algum tempo). Apesar de algumas vozes que se levantaram contra (Simões de Almeida referiu que Iordanov estava acabado para o futebol), Iordanov mostrou mais uma vez o lutador que é e regressou aos relvados, fazendo ainda mais 4 épocas pelo Sporting antes de abandonar a carreira em 2001. Em 2000 cumpriu um dos seus sonhos e foi Campeão Nacional de leão ao peito.

Depois de retirado do futebol, Iordanov ainda continuou ligado ao Sporting como treinador principal da extinta equipa B.

Em relação ao actual diferendo de Iordanov com o Sporting, é urgente que a SAD do Sporting abra de uma vez por todas os olhos e deixe de envergonhar o bom nome do Sporting Clube de Portugal! Lembre-se que a 27 de Outubro o Tribunal da Relação deu razão a Iordanov tendo condenado o Sporting a organizar um jogo de homenagem ao jogador búlgaro (mais do que merecido!). Agora os senhores administradores, como não têm mais nada de interessante para fazer, não assumem a derrota e recorreram para o Supremo Tribunal de Justiça. Ridículo...

Obrigado por tudo Iorda!




2 comentários:

Armando Silva disse...

Iordanov foi um excelente profissional, além do talento que tinha, talvez não fosse dos mais talentosos mas tinha qualidade, sempre se destacou pela entrega, amor e carinho pelo nosso Sporting... Foi daqueles jogadores que, mesmo jogando mal, era impossível criticar, pois nunca se pode criticar quem dá tudo pelo nosso Sporting, e o Iorda sempre o fez...

Boa recordação amigo

Grande abraço caro amigo

Visconde disse...

Justa homenagem a um grande profissional e um grande leão...pena que nem todos assim o entendam!!!

Abraço

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops