Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Visita ao passado - Frank Rijkaard

É verdade, Frank Rijkaard, um dos melhores jogadores holandeses de todos os tempos passou pelo Sporting. Sim, passou, porque não chegou a jogar, foi mesmo só de passagem.

Esta história começa em Outubro de 1987 quando Rijkaard chegou a Lisboa com, o então empresário, Jorge Gonçalves (o popular "Bigodes"). Jorge Gonçalves ambicionava presidir o Sporting e prometeu que colocaria Rijkaard no Sporting tendo 300 mil contos à disposição. Nos dias seguintes Rijkaard assistiu aos treinos do plantel do Sporting mas depressa voltaria para a Holanda por haver divergências nas verbas a pagar ao Ajax. Só em Fevereiro é que o jogador realmente chegou e em apoteose! Foi a loucura no aeroporto de Lisboa com a chegada do holandês... até Dias Ferreira se abraçou a Jorge Gonçalves e chorou como uma criança.



A partir daqui, Rijkaard começou a treinar em Alvalade mas não podia jogar porque a FPF não autorizou (Silva Resende era o Presidente) por alegado atraso na inscrição do jogador.

Rijkaard, triste por não jogar, acabou por rumar ao Saragoça, de forma a não perder a carruagem para o Euro 88. Dias antes da competição, confirmava-se a sua transferência para o AC Milan, com o Sporting a lucrar uma verba entre 115 e 155 mil contos (há quem diga que o Sporting não lucrou nada...). Jorge Gonçalves, um mês depois, era eleito presidente do Sporting, e com ele chegaram muitas 'unhas', mas poucas cumpriram com o que prometera: "neste leão só quem tem unhas toca guitarra". Desde Rodolfo Rodriguez, passando por Carlos Manuel, Douglas, Silas e Eskilsson, todos foram chegando para formar uma grande equipa, coisa que nunca se verificou.

2 comentários:

Anónimo disse...

www.portugalultrastv.blogspot.com

Armando Silva disse...

Foi de facto um dos acontecimentos mais caricatos do nosso Sporting... Era um craque, uma lenda, esteve cá mas nunca jogou!!! Sinto no entanto orgulho por este prodígio já ter estado ligado ao nosso Sporting, mesmo que de forma relâmpago.

Grande abraço caro amigo

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops