8 Golos!
8 golos apenas marcados em 8 jornadas. Muito pouco para um clube que luta pelo título. Pior ainda se notarmos que desses 8 golos, 6 foram marcados nas primeiras 3 jornadas. Só 7 equipas da Liga Sagres é que conseguem ter menos golos marcados.
Até à 3ª jornada, nos jogos com Trofense, Braga e Belenenses o Sporting tinha 6 golos marcados, o que faz uma média de 2 golos por jogo. De lá para cá, apenas 2 (!!) golos marcados sendo que só 1 desses golos deu triunfo. De resto, 3 jogos sem marcar o que perfaz 2 golos em 5 jogos o que é manifestamente pouco e muito preocupante.
Se defensivamente a equipa mostra ser segura (apenas 6 golos sofridos), ofensivamente ainda apresenta muitas lacunas. O 4x4x2 losango normalmente permite ao Sporting ter muita posse de bola mas essa posse de bola não é traduzida em muito volume de jogo ofensivo nem em oportunidades de golo. É raro assistir-se nos jogos do Sporting a uma pressão sufocante que faz com que os adversários não consigam sair da sua zona defensiva. A equipa ora joga muito com passes curtos entre os seus médios ora usa e abusa do passe longo da defesa para o ataque sem muito sucesso. Apesar do modelo de jogo estar bem definido a equipa muitas vezes parece perdida em campo, num deserto de ideias. O 10 da equipa, Romagnoli, é muito inconstante. Miguel Veloso e Rochemback, apesar da boa qualidade de passe, não conseguem jogar rápido. João Moutinho é pau para toda a obra mas não é um "maestro". Izmailov é o que ainda mais desiquilibra mas também ele muitas vezes anda desaparecido do jogo (ainda ontem mal se viu). Pereirinha quando chamada nada de novo tem trazido à equipa e Simon não tem sido opção.
Outro facto curioso é que o período em que o Sporting menos marca para o campeonato coincide com o regresso de Liedson. Dos 2 golos marcados, 1 foi por Moutinho (de penalty frente ao Porto) e outro pelo levezinho em Vila do Conde. Liedson dependência? É provável...basta ver que Liedson resolveu para a Taça em Leiria e frente ao Shakhtar na Ucrância e também marcou para a Taça com o Porto. Só Derlei também fez o gosto ao pé no jogo com os ucranianos em Alvalade. No Campeonato, o melhor marcador do Sporting continua a ser Hélder Postiga com 2 golos marcados (Braga e Belenenses) na tal fase positiva da equipa até à 3ª jornada. De lá para cá, nada. Djaló que começou muito bem a época eclipsou-se! Derlei mostra-se sempre muito lutador, mas também tem andado arredado dos golos. Tiuí raramente é opção.
Outro aspecto preocupante está nas bolas paradas. Ontem foi mais um bom exemplo com o Sporting a dispor de vários pontapés de canto e livres sem daí tirar qualquer proveito e com a maioria dos lances a serem mal cobrados. Falta de trabalho específico? Falta de qualidade nos executantes? Algo está mal...
Sem golos não há vitórias e torna-se por isso urgente o Sporting começar a marcar!
And Now for Something Completely Different
Há 28 minutos
1 comentários:
Ora aqui está uma grande verdade. Não percebo como num ano em que as opção são muitas e boas, o pecúlio ofensivo seja esta miséria...
Abraço
Enviar um comentário