Decorridas 15 jornadas da Liga Zon Sagres e com o Sporting fora da luta pelo título, é uma boa altura para tentar encontrar razões para mais uma má época desportiva.
Neste campeonato, o Sporting já sofreu 14 golos. Muito se fala dos centrais, que são fracos, mas a minha análise encontra um elo mais fraco no sector defensivo: João Pereira.
Analisando unicamente os jogos do campeonato, João Pereira, directa ou indirectamente, esteve envolvido em metade dos golos sofridos da equipa, ou seja, 7 golos!
Senão vejamos:
1ª Jornada: Sporting 1-1 Olhanense
João Pereira deu espaço nas costas a Wilson Eduardo, que recebeu a bola à vontade, e progrediu no terreno de jogo sem marcação para depois rematar para golo.
3ª Jornada: Sporting 2-3 Marítimo
O 2º golo do Marítimo nasce de um passe de João Pereira para um adversário.
5ª Jornada: Rio Ave 2-3 Sporting
No 1º golo do Rio Ave, João Pereira perde uma disputa de bola com um adversário que depois lança Atsu para este fazer golo, com Rui Patrício também a ser mal batido.
8ª Jornada: Sporting 6-1 Gil Vicente
Não sendo da sua responsabilidade directa a marcação a Roberto, ficou a vê-lo a cabecear à vontade para golo.
13ª Jornada: Académica 1-1 Sporting
Deixou Diogo Valente receber a bola à vontade nas suas costas e deu-lhe espaço para cruzar. No seguimento do lance Polga também falhou a intercepção da bola.
15ª Jornada: Braga 2-1 Sporting
No 1º golo do Braga, não acompanhou Hélder Barbosa e depois desentendeu-se com Onyewu, ficando os dois jogadores a olhar para a bola. No 2º golo bracarense, tinha a posição ganha mas deixou-se bater em velocidade e em força por Lima. Este golo nasce de um mau passe de Rodriguez.
Resumindo, são falhas a mais para um jogador só. João Pereira, contra equipas mais fracas, é muito útil devido ao que consegue render em situações de ataque, graças sobretudo à sua velocidade. Falha muito no aspecto defensivo, sendo frequentes as suas falhas de marcação, sobretudo em passes para as suas costas. Depois, o seu constante mau feitio dentro de campo, passando grande parte dos jogos a reclamar, também só prejudica a equipa.
Para mim, está mais do que na altura de arranjar um substituto para João Pereira. E para já, era sentá-lo no banco.