Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O elo mais fraco

Decorridas 15 jornadas da Liga Zon Sagres e com o Sporting fora da luta pelo título, é uma boa altura para tentar encontrar razões para mais uma má época desportiva.

Neste campeonato, o Sporting já sofreu 14 golos. Muito se fala dos centrais, que são fracos, mas a minha análise encontra um elo mais fraco no sector defensivo: João Pereira.

Analisando unicamente os jogos do campeonato, João Pereira, directa ou indirectamente, esteve envolvido em metade dos golos sofridos da equipa, ou seja, 7 golos!

Senão vejamos:

1ª Jornada: Sporting 1-1 Olhanense

João Pereira deu espaço nas costas a Wilson Eduardo, que recebeu a bola à vontade, e progrediu no terreno de jogo sem marcação para depois rematar para golo.

3ª Jornada: Sporting 2-3 Marítimo

O 2º golo do Marítimo nasce de um passe de João Pereira para um adversário.

5ª Jornada: Rio Ave 2-3 Sporting

No 1º golo do Rio Ave, João Pereira perde uma disputa de bola com um adversário que depois lança Atsu para este fazer golo, com Rui Patrício também a ser mal batido.

8ª Jornada: Sporting 6-1 Gil Vicente

Não sendo da sua responsabilidade directa a marcação a Roberto, ficou a vê-lo a cabecear à vontade para golo.

13ª Jornada: Académica 1-1 Sporting

Deixou Diogo Valente receber a bola à vontade nas suas costas e deu-lhe espaço para cruzar. No seguimento do lance Polga também falhou a intercepção da bola.

15ª Jornada: Braga 2-1 Sporting

No 1º golo do Braga, não acompanhou Hélder Barbosa e depois desentendeu-se com Onyewu, ficando os dois jogadores a olhar para a bola. No 2º golo bracarense, tinha a posição ganha mas deixou-se bater em velocidade e em força por Lima. Este golo nasce de um mau passe de Rodriguez.

Resumindo, são falhas a mais para um jogador só. João Pereira, contra equipas mais fracas, é muito útil devido ao que consegue render em situações de ataque, graças sobretudo à sua velocidade. Falha muito no aspecto defensivo, sendo frequentes as suas falhas de marcação, sobretudo em passes para as suas costas. Depois, o seu constante mau feitio dentro de campo, passando grande parte dos jogos a reclamar, também só prejudica a equipa.

Para mim, está mais do que na altura de arranjar um substituto para João Pereira. E para já, era sentá-lo no banco.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não é preciso considerar os minutos em campo?

1260 João Pereira
890 Insua
855 Polga
810 Onyewu
...

Gnitrops disse...

Minutos a mais para tão pouco rendimento...

A.R disse...

E as coisas que ele faz bem? gente injusta esta!

J disse...

E onde estavam os outros jogadores? Eu não sabia que o Sporting joga com só um na defesa.

contra aposta disse...

É um problema de grupo e não de um individuo..

Fábio disse...

O João Pereira é um dos nossos melhores jogadores!!! ALGUMA VEZ SENTÁ - LO NO BANCO!!??
UM SUBSTITUTO!?
ELE PODE TER ERROS MAS NÃO É SEMPRE E JÁ SALVOU A EQUIPA!!!
FOGO!!!

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops