Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Visita ao passado - Queda do Varandim

Nem só de histórias felizes é feito o passado do Sporting Clube de Portugal. E a tarde de 7 de Maio de 1995 é um bom exemplo disso mesmo.

Corria a época 1994/1995 e o Sporting recebia em Alvalade o FC Porto em jogo a contar para a 31ª Jornada. As equipas estavam separadas por 5 pontos...jogo do título portanto. Mas rapidamente o jogo passou para 2º plano...

À chegada do autocarro azul e branco junto à porta 12-A, como era costume, um grupo de dezenas de adeptos leoninos concentrou-se junto a um dos varandins do velhino Estádio José Alvalade para "receber" os jogadores portistas. O dito varandim não aguentou a pressão e o peso de tanta gente e acabou por ceder provocando a queda a muitos jovens que ali se encontravam. O resultado da queda foi trágico: dezenas de feridos, alguns com gravidade e, pior que tudo, 2 mortes a lamentar, Zé e Paulo. Os momentos que se seguiram à queda foram dramáticos com membros da Juventude Leonina e da Polícia a ocorrerem ao local para socorrem as pessoas que tinham caído. O próprio médico do FC Porto na altura, Dr. Domingos Gomes, ocorreu ao local para prestar os 1ºs socorros mas consta que acabou por ser apedrajado...ridículo e lamentável!

A vontade dos jogadores leoninos, após este episódio, era de não disputar o jogo, mas tal não foi possível. Jorge Sampaio também se mostrou incrédulo com a situação: "Fiquei muito impressionado com tudo o que se passou, mas também com a normalidade com que tudo prosseguiu. Senão fosse a faixa preta da Juve Leo, nem se teria notado que algo de anormal se tinha passado antes."

O FC Porto acabaria por vencer o jogo por 0-1 e sagrar-se Campeão Nacional.



6 comentários:

Visconde disse...

Episódio triste da nossa história...

Anónimo disse...

Nessa altura ainda era um jovem mas já acompanhava o Sporting.
Era por essa porta que costumava entrar. E muitas vezes também eu me encostei a esse varadim. Não com alguem das claques mas com outros amigos.
Nesse dia fui convidado para ir a Alvalade mas algo me disse para ficar em casa.
Uma memória bastante triste a par da morte no estádio do jamor onde
estive presente.
Um abraço.

Anónimo disse...

o medico apedrejado pAlhaços estava a ajudar e levou coça SPORTING MERDA BEM FEITOS POR IR QUERER FUDER A CAMIONETE DO PORTO

Anónimo disse...

Olha-me este filho da puta

Anónimo disse...

Eu ainda me lembro desse triste episodio, e fiquei chocado com o que aconteceu, aliaz nunca devia ter acontecido, tal como o episodio do estádio Nacional, mas o que é triste é eu ouvir um sportinguista ( na correio da manha tv o deputado do CDS ) comparar a agressão do slimane com a morte de um chefe de família, sem argumentos vem dizer vocês benfiquistas mataram um dos nossos, e eu como Benfiquista pergunto, e os sportinguistas não mataram dois dos vossos?? deixem os mortos em paz

Unknown disse...

Boas recordações desse jogo. Campeonato conquistado na casa do rival, primeiro título do Penta. Mt bom!

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops