Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Visita ao passado - Vítor Damas

O Génio das Balizas!

Vítor Damas foi, sem dúvida, um dos melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos, ágil, felino, determinado e elegante, marcou uma época no Sporting e no futebol português, tornando-se num mito. Um verdade capitão dentro do Sporting!

Damas começou a jogar no Sporting aos 14 anos e logo num Sporting-Benfica: "Tenho muito boas recordações, mas simbolicamente a melhor é o primeiro jogo que fiz aqui (Antigo Estádio José Alvalade), com 14 anos, pela equipa de principiantes B. Foi uma emoção muito grande, pela idade que tinha, porque vi muitos jogos na bancada e porque foi a primeira vez que joguei no relvado do Estádio José Alvalade. Foi um jogo maravilhoso, por toda a emoção, por tudo aquilo que envolveu o próprio jogo e pelo que eu já gostava do Clube. Perdemos, mas não foi importante. O resultado não conta, o que conta foi a emoção de ter jogado no terreno onde jogou Peyroteo e todos os outros grandes jogadores do Sporting, embora o Estádio já fosse outro." Assim era Vítor Damas, um verdadeiro sportinguista.

Chegou à equipa principal do Sporting com 18 anos, na época 66/67, mas só 2 épocas depois se afirmou como titular, destronando Carvalho e tornando-se no dono da camisola 1 e mais tarde Capitão de equipa, até à época de 1974/75. Jogou depois 5 temporadas em Espanha, no Racing de Santander, regressando a Portugal para jogar no Vitória de Guimarães e mais tarde no Portimonense. Regressou a Alvalade em 1984 tendo jogado até 1988. Depois de terminada a carreira de futebolista, Damas foi treinador adjunto no Sporting, treinador dos guarda-redes até 1999 tendo passado a treinador principal do Lourinhanense e mais tarde o Sporting B.

O seu estilo nas balizas era inconfundível...o passar da bola por detrás das costas, a agilidade e espectacularidade que punha em cada defesa que fazia...era único!

Damas continua a ser o jogador que mais jogos disputou com a camisola leonina, 444 jogos sendo que 332 foram para o Campeonato. No seu currilum constam 2 Títulos Nacionais e 3 Taças de Portugal.

Damas faleceu há mais de 5 anos, a 13 de Setembro de 2003, vítima de cancro. Antes de partir, Damas afirmou "quero estar presente na inauguração do novo Estádio e se isso acontecer posso morrer feliz."

Vítor Damas partiu, mas ficou e ficará para sempre na memória de todos os sportinguistas.


2 comentários:

Visconde disse...

O eterno nº 1, o grande Damas.

Um verdadeiro campeão...

Tite disse...

Que saudade!!!!
Este foi o primeiro jogador por quem o meu coração bateu.
Nessa altura, teria eu os meus 15/16 anos, ainda acreditava e desejava casar com um jogador do Sporting para acompanhar o meu clube por todo o lado em que o meu "marido" jogasse.
Não cheguei a realizar tal sonho porque o Damas não me viu do mesmo modo que eu o via a ele (eheheheh!)
Mas foi bom matar saudades dum Sportinguista tão especial.

Rugidos Natalícios

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops