Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

sábado, 10 de setembro de 2011

Os negócios do Sporting

O Sporting divulgou ontem o relatório e contas de 2010/2011.

Também ontem, a SAD do Sporting comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que apresentou um registo negativo de 43,99 milhões de euros no último exercício. Esta situação significa um agravamento de 56 por cento em relação ao último exercício.
Analisando ao pormenor o relatório de contas, saltam à vista algumas situações menos claras, pelo menos para mim que não sou nenhum expert em economia.

Começando pelas transferências:


Ficámos a saber que o Sporting só tem 50% do passe do Carrillo.
Mais grave, é que os chamados "a custo zero", Arias e Rodriguez, afinal custaram mais de 2M de euros! E do Arias só temos 50% do passe e do Rodriguez 70%... haja comissões!
Pensava que o Rinaudo tinha sido mais barato, sempre se falou em meio milhão de euros por metade do passe, afinal foi quase 2,5M. Pagar quase 1 milhão de euros por 75% do passe de Marcelo Boeck também acho puxado.
Passando para o Van Wolfswinkel, na altura da sua contratação o Sporting comunicou à CMVM que o holandês tinha custado 5,4 milhões. No relatória referem que foi adquirido por 5,075 milhões. Onde é que param os outros 325 mil euros?


Ainda agora contratámos novos jogadores, e já estamos a ceder metade dos direitos económicos a um fundo? E ainda mais estão a ser negociados?
E por quanto é que esses direitos foram adquiridos? Pois é, não se sabe...


O passivo da SAD do Sporting é de quase 96 milhões de euros.

Não se tratam nada mal... e ainda se fala em crise. Parece que no Sporting não há crise...

Pensava que só Eric Dier é que tinha sido vendido (50% do passe) ao QFI. Afinal, o Tobias Figueiredo também foi... É assim que querem que a Academia seja rentável? A vender as jovens promessas ao desbarato?
Vá lá que ainda se conseguiu ganhar algum com o Stojkovic, com o Ameli e com o Nuno André Coelho.

Estamos, sem dúvida, nãos mãos dos bancos...

Vale a pena ler o relatório de contas. É a única forma de ficarmos a saber o que se passa no nosso clube. As notícias que vêm cá para fora é só sobre o que interessa saber. Por trás, passa-se muita coisa que, em condições normais, não chegam aos adeptos.

O Sporting, neste momento, está entregue aos bancos, está entregue a fundos desconhecidos e nada do que é feito dentro do clube é comunicado aos sócios. É esta a transparência que o Sr. Godinho Lopes defende para o Sporting?

0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops