Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Balanço da Pré-época

Terminada a pré-época, e com o arranque do campeonato já no horizonte, está na hora de fazer um balanço do que foi feito até aqui pelo Sporting.

A equipa começou a trabalhar no passado dia 4 de Julho e até ao último Sábado realizou 8 jogos amigáveis. Esses 8 jogos podem ser divididos em dois grupos de dificuldade: nos primeiros 4 jogos, contra equipas de menor valia, o Sporting somou 4 vitórias e não sofreu nenhum golo, tendo marcado 17. Nos restantes 4 jogos, contra equipas mais fortes, apenas 1 vitória foi conseguida contra 3 derrotas. Foram marcados 5 golos e sofridos 9.

Domingos Paciência, que chegou ao Sporting esta época, conta com 14 caras novas em relação à época passada. Mas pare ele são todos caras novas, ou seja, 28 novos jogadores para formar uma equipa.

E não tem sido fácil o trabalho de Domingos até aqui. Muitos dos novos jogadores contratados chegaram mais tarde, outros têm estados lesionados e outros ainda estiveram a participar na Copa América. Basta reparar que para o estágio de 10 dias na Holanda foram chamados 7 juniores. Até hoje, Domingos ainda não conseguiu ter o plantel todo à sua disposição. Onyewu chegou no fim do estágio na Holanda, Rodriguez e Carrillo estrearam-se no jogo de apresentação contra o Valência, Luís Aguiar foi operado e só fez alguns minutos no jogo de apresentação, Matías Fernandez veio lesionado da Copa América e ainda não está recuperado, Bojinov também está lesionado, Capel chegou em má forma física, Jeffrén chegou há 5 dias, Turan fez os primeiros 45 min no Sábado. Complicado trabalhar assim.

A equipa já mostrou em alguns jogos bons momentos de futebol. A defesa subida e a pressão alta têm sido uma das apostas de Domingos. O técnico leonino tem apostado principalmente num 4x1x3x2, jogando por vezes também em 4x3x3. O principal problema parece estar no sector defensivo, com os adversários sistematicamente a jogarem bolas para as costas da defesa para aproveitarem a lentidão dos centrais e o mau posicionamento dos laterais. É certo que alguns jogadores ainda se estão a conhecer, não tendo ainda as rotinas necessárias, mas têm muito que melhorar, as falhas têm sido evidentes e infantis.

No ataque as coisas também não têm funcionado da melhor forma. Postiga continua a mastigar muito jogo, Wolfswinker está ainda a tentar adaptar-se e Bojinov está lesionado. Só Diego Rubio tem sido uma lufada de ar fresco, marcando golos e mostrando muita qualidade. Os extremos também não têm contribuído com muito jogo para os avançados, é um facto.

No próximo Sábado, Domingos já não pode fazer experiências. O 11 inicial que entrar em campo terá que dar tudo por tudo para vencer o jogo e conseguir os 3 primeiros pontos no campeonato. Temos que ser pacientes e estar já à espera que nem tudo será perfeito no próximo jogo. Certamente que se irão falhar muitos passes, erros defensivos serão cometidos, oportunidades de golo serão falhadas, mas o importante é apoiar o Sporting. Apoiando a equipa, certamente que ela, com menor ou maior dificuldade, vencerá o jogo.

0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops