Bem-vindo ao Blog Sporting na Mente, onde se vive e respira Sporting!             O dia a dia do Universo Leonino aqui debatido. Opine deixando o seu comentário.                 Obrigado pela visita, volte sempre! http://sportingnamente.blogspot.com

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Goleador precisa-se!

Goleador - diz-se de um jogador que está constantemente a marcar golos ou que faz um maior número de golos durante um jogo.

Depois desta definição de goleador e olhando para o actual plantel do Sporting, não encontramos ninguém que encaixe nesse perfil.

Só tendo em atenção os 3 jogos oficiais já realizados, o Sporting ainda só marcou 1 golo, por Izmailov no jogo frente ao Olhanense na 1ª jornada da Liga Zon Sagres. Nos outros 2 jogos, várias oportunidades de golo, mas nenhum marcado. Analisando ao pormenor os jogadores do Sporting, em especial os avançados, não temos nenhum que possamos chamar de goleador. Na última década tivemos, pelo menos 3 goleadores no Sporting: Acosta, Jardel e Liedson. Actualmente, não temos nenhum. Senão vejamos:

- Hélder Postiga, tem quase 300 jogos feitos e só marcou 68 golos. O seu melhor registo no campeonato foram 13 golos marcados numa época. No Sporting, em 3 épocas, marcou 12 golos... mais palavras para quê.

- Van Wolfswinkel, chegou esta época do campeonato holandês, e ainda está longe de render o que se espera de um avançado goleador. Os seus números até não são maus, 40 golos em 97 jogos, mas jogar na Holanda convenhamos que deve ser bem mais fácil do que jogar em Portugal. Pelo que já mostrou nos jogos até agora disputados, Wolfswinkel não me parece ser o homem golo que necessitamos. Era bom que eu estivesse enganado...

- Diego Rubio, de apenas 18 anos, é um jogador de futuro, que já mostrou ter um grande potencial. Fez vários golos no Chile, no Colo Colo e já é internacional A. Foi o melhor marcador na pré-época com 8 golos, mas só tem 18 anos. O Sporting não pode estar dependente dum miúdo de 18 anos, por muito bom que ele seja.

- Bojinov é mais conhecido pelas lesões que tem tido ao longo da carreira e pela bela mulher que tem do que pelos golos que tem marcado. Em 113 jogos, apenas marcou 18 golos. Goleador? não...

Mas nem só de avançados vive uma equipa. Cada vez mais, uma equipa tem que ter um bom meio campo que construa jogo e que auxilie o ataque. Nas grandes equipas há sempre médios que marcam muitos golos (Xavi, Lampard, Iniesta, Ozil,...) mas não vemos isso no Sporting. Os únicos que parecem ter alguma capacidade "goleadora" são Matías Fernandez e Luís Aguiar, muito por culpa dos lances de bola parada, e Marat Izmailov, dono de um bom pontapé de meia distância. De resto, Schaars tem 2 golos marcados na sua carreira, Rinaudo tem 1, André Santos também tem 2.

Nas alas, o Sporting conta este ano com vários jogadores novos, e que muito prometem face ao seu reconhecido valor. Capel, extremo esquerdo, não tem grande apetência pelo golo. Tem uma dezena de golos marcados em 167 jogos, é pouco. Jeffrén, que não foi muito utilizado em Barcelona, parece ser um jogador que pela sua capacidade de desiquilibrio pode vir a resolver alguns jogos, mas também dele não se podem esperar muitos golos. Carrillo ainda é um menino e por isso é uma incógnita o que pode dar à equipa.

Resumindo, uma equipa que não tenha uma referência no ataque, não pode estar talhada para o sucesso. Em 1999/2000 fomos campeões com Beto Acosta a resolver muitos jogos. Em 2001/2002, depois de um início de época complicado, contratámos Mário Jardel e fomos novamente campeões. É certo que tivemos Liedson durante vários anos a marcar golos e não fomos campeões, mas uma equipa não se faz só de avançados. O que é certo é que sem eles, não vamos a lado nenhum...

Por isso, a 9 dias do fecho do mercado de transferências, goleador precisa-se!

0 comentários:

 
©2008 'Sporting na Mente' Por Gnitrops